Celular

16/10/2015 11h00 - Atualizado em 18/11/2015 19h05

Testamos o iPhone 6S: conheça a experiência de uso do celular da Apple

Carolina Machado
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S não passou por drásticas mudanças no design, assim como em outras gerações do iPhone com “S” no nome – a Apple tem o histórico de não mexer no visual destes aparelhos. Para os usuários que possuem o iPhone 6, a sensação é de que – pelo menos externamente – nada mudou. A única diferença no smartphone é mais uma opção de cor, um ouro rosa. Entretanto, não há como tirar o mérito da empresa em produzir smartphones de altíssima qualidade e muito atraentes fisicamente.

iPhone 6S e 6S Plus já podem ser vendidos no Brasil, diz site

O novo iPhone, porém, é o que podemos chamar de “bonito por fora e por dentro”. É quase tão leve quanto o iPhone 6 (ele pesa 14 gramas a mais). Mas o que impressiona de verdade no iPhone 6S são as mudanças no sistema e principalmente na experiência do usuário. Sem dúvida, bastante significativas e certamente serão copiadas pelos rivais.

iPhone 6S tem mais memória RAM e opção de acabamento em ouro rosa (Foto: Carolina Machado / TechTudo)iPhone 6S tem mais memória RAM e opção de acabamento em ouro rosa (Foto: Carolina Machado / TechTudo)



Vamos começar pelo 3D Touch, o sensor de pressão aplicada sobre a tela do smartphone. Até se acostumar com ele, a ação não é tão intuitiva como parece ser. Leva um pouco de tempo para se adaptar à nova funcionalidade. A parte boa é que ela evita o acionamento do botão central toda vez que o usuário queira abrir ou fechar um aplicativo. E mais: deixa as ações mais simples de serem executadas. Podemos dizer que são aquelas funcionalidades que à primeira vista parecem só um algo a mais, e de repente, viciam.

Por exemplo, ao abrir uma mensagem de SMS e pressionar com força, respostas automáticas como “sim”, “não”, “talvez” e “é claro” tendem a facilitar a vida do usuário. Ao acessar um convite no seu calendário, apertando mais forte você aceita ou rejeita. Ao abrir o app Mail, pressione com força e você verá uma nova janela com as primeiras linhas da mensagem (como se fosse uma prévia).

Se soltar o dedo, a janela some e você volta à caixa de entrada. Ao abrir um e-mail, ou continuar pressionando com força, deslize para a esquerda se quiser arquivar, para a direita se preferir deletá-lo, ou para cima para encaminhar ou lembrá-lo de voltar a ele depois.

Pressionar com força sobre uma localidade no aplicativo oficial de Mapas faz aparecer um pino. Em seguida, o próprio app dá o caminho para chegar ao local. Ele também mostra o telefone ou abre o site, se for um estabelecimento.



O 3D Touch ainda depende da adoção das empresas que desenvolvem aplicativos. Embora não esteja presente em absolutamente todos, dá para usar o recurso nos mais populares: Facebook, WhatsApp, Instagram e Spotify. No app de Notas é possível até mesmo fazer desenhos.

O iOS 9 ficou muito mais ágil do que os anteriores. Os aplicativos abrem em milésimos de segundos. Para quem teve o primeiro iPhone - aquele da geração 3 em 2007 -, é uma diferença gigantesca.

iPhone-6S-1 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

A câmera também apresenta algumas novidades. A opção do 3D Touch oferece ao usuário uma lista de ações como tirar uma selfie, gravar um vídeo – inclusive em slow motion – ou simplesmente tirar uma foto. No campo das fotos também tem o Live Photo – uma espécie de GIF nativo do iPhone. O telefone grava de um a três segundos antes do momento de uma fotografia, gerando animações. Pode ser divertido para capturar o instante de uma foto especial. A função pode ser desativada, para que as imagens sejam sempre estáticas.

Comprar o iPhone 6 ou esperar o 6S? Opine no Fórum do TechTudo

iPhone-6S-2 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

A câmera frontal do iPhone 6S é bem melhor do que a versão 6, graças a nova resolução de 5 MP. Definitivamente algo que os usuários da Apple esperavam da fabricante. Afinal, as críticas às câmeras do iPhone são sempre pesadas. Parece que resolveram ouvir o lamento dos usuários.

O iPhone 6S é um investimento que vale a pena para aqueles que pretendem dar um upgrade em versões anteriores ao iPhone 5S. O preço, entretanto, é bem salgado. Na Austrália, um dos primeiros países onde o smartphone começou a ser vendido, o iPhone 6S sai por 1.079 dólares australianos (algo em torno de R$ 3.005), enquanto o iPhone 6S Plus custa 1.229 dólares australianos (R$ 3.620). Ou seja, o novo iPhone não cabe em qualquer bolso – e não estou falando só das opções de tamanho da tela.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Alditore
    2015-10-23T23:12:38  

    Não adianta! Podem falar o que quiserem. O iPhone 6S é o melhor smartphone do momento! Vai vender milhões pelo mundo. Nada vai mudar isso!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-10-23T23:12:38  

      Na verdade, nada vai mudar sua opinião, só isso!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-10-23T23:12:38  

      WILLIAM MELO KKKKKKKKKK FRACO

  • Ana Oliveira
    2015-10-17T08:10:44  

    Eu e milhões de pessoas no mundo acham que vale comprar o iPhone 6S, se vocês não querem e nem gostam do iPhone 6S, porque estão aqui?

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-10-17T08:10:44  

      Pelo visto Gustavo, sua falta de conhecimento vai além de celulares! rsrs

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-10-17T08:10:44  

      Engraçado que as pessoas que não gostam dos aparelhos da Apple, estão todos aqui criticando e invejando por não ter uma condição para comprar um ótimo aparelho.. e ficam colocando defeito no aparelho. Dignos de dó

  • Michel Silva
    2015-10-16T19:11:38  

    Af, quem pode compra, quem não pode fica chupando dedo.....

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2015-10-16T19:11:38  

      Papo de riqueza = falta de argumento.

    recentes

    populares

    • Michel Silva
      2015-10-16T19:11:38  

      kkkkkk

  • Thiago P
    2015-10-17T10:46:54  

    a notcia foi pra falar se vale a pena comprar. ai eles dizem q vale a pena comprar pq o celular é muito melhor q as versões anteriores ao 5s, hauhahuaua ta de brincadeira ne.. no mais, o resultado final da materia é q , 4 mil reais, q é o preço q vira pro brasil, é ridiculo, n vale a pena hora nenhuma comprar essa porcaria.ate qria trocar meu 5s, mas jogar fora 3 conto pra ter um upgrade minimo igual é é burrice demais pros meus bolsos.

    recentes

    populares

    • Thiago P
      2015-10-17T10:46:54  

      A vantagem desses aparelhos é a qualidade material e o requinte, já em termos de funcionalidade deixa muito a desejar, quem explora pelo menos 40% das funções de um bom aparelho Android entende o que tô falando!

  • Sparrow Silva
    2015-10-16T18:46:12  

    Cara sem dúvida não tem comparacão com sansung nada haver ? Só quem tem sabe que apple é apple e o resto e imitação

    recentes

    populares

    • Sparrow Silva
      2015-10-16T18:46:12  

      Só que usufrui dos dois sistemas pode fazer uma comparação, e isso eu posso fazer!

    recentes

    populares

    • Sparrow Silva
      2015-10-16T18:46:12  

      Concordo com uns e discordo de outros mas vou dar minha opinião sou usuario da apple desde o primeiro iphone, a apple é muito boa mas confesso que outras marcas são boas são superiores sim o problema é o android que de fato estão acertando aos poucos e quando pegar na veia ja era. Tenho um Iphone 6 e ano que vem vou para o galaxy realmente esta ficando impossivel continuar na apple devido a valores.

  • André Lima
    2015-10-16T15:27:12  

    "Tim Cook eleva seu patrimônio em 200%, por aumentar os preços no Brasil." Gosto da Apple, mas cada dia mais está difícil adquirir um produto deles, lamentável. Aliás, tudo no Brasil está difícil de ser adquirido, tanto da Marca X, quanto da Y. Obrigado, Políticos, vocês realmente conseguiram.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2015-10-16T15:27:12  

      Concordo meu xará, na verdade, tudo e quanto é coisa no Brasil está difícil. Carro popular? Só semi novo ou de 2012 pra baixo.

  • Fernanda Voi
    2015-10-17T09:14:37  

    Pessoa com iPhone ostenta felicidade. Pessoa com Android ostenta dificuldade.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-17T09:14:37  

      José, vai estudar as "vantagens" do iPhone e quem sabe daqui há 10 anos vc discute comigo! ;)

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-17T09:14:37  

      eu sei que vai me xingar e tals, falar de opniao...

  • Luiz Santos
    2015-11-19T18:16:32

    Eu sempre usei smart da Apple, tenho o iPhone 6, tenho mais por causa do sistema operacional que da de mil no androide e assistência técnica, agora falar que o iPhone é o mais bonito, mais poderoso de todos aí é muita hipocrisia. Em questão de designe come mosca, tem muitas mais com o aparelho mais bonito sem falar em hardware.

  • Pedro Almeida
    2015-11-19T07:11:11

    O que acho bacana no Iphone é a durabilidade. Apesar de que se você tiver cuidado com seu aparelho ele dura vários anos. O que acho ridículo no Iphone (Brasil) é o preço absurdo. Mas no final das contas compra quem quiser. flw vlw

  • Paulo Payão
    2015-11-18T01:09:54  

    Pra pensar na cama..... esse tal de William Melo é um completo idiota, um acéfalo, um homem das cavernas ou um ocioso que na falta de coisa melhor na vida, vive de falar besteiras por ai? Cada um tem o livre arbitrio de comprar a marca que quiser pelo preço que puder pagar, ora bolas!! Que coisinha mais pobre e chata, essa discussão besta!

    recentes

    populares

    • Paulo Payão
      2015-11-18T01:09:54  

      Paulo, pra pensar com a cabeça... Vc é só mais um desinformado e apaixonado pela Apple, vai chorar lá fora vai! ;)

  • Samuel Vieira
    2015-11-12T20:44:25

    Eu nunca ví um milionario que cresceu vendendo usando um telefone de 4,000 reais, só Apple funs idiotas e funcionarios da Caixa economica.... Heheehhehe Quem realmente dá valor ao dinheiro, não vacila.....

  • Leandro Ribeiro
    2015-10-30T16:51:47

    blá, blá, blá, ...

  • Fernanda Voi
    2015-10-17T09:17:01  

    A Apple pediu para avisar que sem ela vocês estariam na idade da pedra.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-17T09:17:01  

      Graham Bell mandou avisar que você precisa estudar!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-10-17T09:17:01  

      E Antonio Meucci chorou na cova.

  • Hevair Silva
    2015-10-16T19:13:33  

    O s6 humilha

    recentes

    populares

    • Hevair Silva
      2015-10-16T19:13:33  

      Humilha o dono por não deixá-lo fazer a metade do que ele quer! kk

  • André Giacomeli
    2015-10-16T19:38:48  

    Essa de celular x ser melhor que y, vocês ai discutindo! Apple e Samsung nem ai pra opinião de vocês. Parece Coca vs Pepsi. Aff

    recentes

    populares

    • André Giacomeli
      2015-10-16T19:38:48  

      Ah, mas a Coca é melhor mesmo! kk

  • Joyton Padilha
    2015-10-17T12:07:46  

    Eu uso iphone desde o 3 , hoje tenho o 6 , sempre gostei da apple e tbn acabei me acostumando e nunca tive problemas , algumas pessoas tem raiva do iphone sem motivos e pelo simples fato de nao ter um , mais se tiver opotunidade compre um , tenho ctz que vai gostar , seja o 4 s , 5, 5s ou 6 , faz um teste ai....quem usa um iphone nao troca mais rsrsrs

    recentes

    populares

    • Joyton Padilha
      2015-10-17T12:07:46  

      É, tem razão. Pra algumas pessoas um iPhone é o suficiente, mesmo pagando caro. Agora tem pessoas que querem o que há de melhor em tecnologia, e para essas um smartphone sem nenhum grande diferencial que justifique o preço não são ideais. Além disso conheço pessoas que saíram do iPhone 4s e do 5s para outras marcas, alguns que pegaram o S6, da Samsung, e elogiaram pelas funcionalidades que eles não viam nos aparelhos que tinham antes.

    recentes

    populares

    • Joyton Padilha
      2015-10-17T12:07:46  

      Joyton se vc usa desde o 3 obviamente seus aparelhos anteriores não eram smartphones, nesse caso você não tem nenhum embasamento pra dizer que quem prova iPhone não troca, a nao ser que a experiência dos outros sejam iguais a sua, ou seja, nenhuma!

  • William Morihama
    2015-10-17T18:09:38  

    a unica coisa ruim dos produtos da Apple no Brasil é o preço dos produtos, se fossem mais acessíveis garanto que de 10 pessoas 8 teriam iphone, porque esse smart é o melhor que eu ja tive.

    recentes

    populares

    • William Morihama
      2015-10-17T18:09:38  

      Pode ser o melhor que você já teve xará, mas definitivamente não é o melhor celular do momento, nunca será!

  • Rodrigo Silva
    2015-10-17T09:39:38  

    Um celular que vcs compraram em 18x, somente pra ostentar. Tem que ser muito tonto ou muito alienado pra achar que um celular tornará vc uma pessoa melhor.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-10-17T09:39:38  

      Papo de riqueza nada mais é que falta de argumento, e quem se liga mesmo em tecnologia, obviamente não opta por iPhones, tendo em vista que existem muitos outros aparelhos no mercado que explorar muito mais tecnologias que iPhones. Um pouco de conhecimento seria o suficiente pra vc enxergar isso!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-10-17T09:39:38  

      *exploram

  • Daniel Lima
    2015-10-26T08:04:39

    Ja foi o tempo da Apple, prefiro ficar com o 6 mesmo, e quando eu ver algo de inovador ai quem sabe compro o 7, os adnroid's estão muito mais inovador me desculpe fan boys de marcas, mas a Apple é muito privada esse preço vendido não vale

  • Victor Liberal
    2015-10-19T00:17:52  

    E quando ele deve está disponível pra venda aqui no Brasil?

    recentes

    populares

    • Victor Liberal
      2015-10-19T00:17:52  

      Ele deve chegar a partir do final de novembro, que eles estão focados nas compras de natal.

  • Andre Moras
    2015-10-18T13:42:46

    Já comprei o meu iPhone 6s na NoteTec, vale a pena!

  • Barbieri Neto
    2015-10-16T11:48:24  

    "Os aplicativos abrem em milésimos de segundos. Para quem teve o primeiro iPhone - aquele da geração 3 em 2007 -, é uma diferença gigantesca." Sério que precisava escrever isso?! Qualquer aparelho atual, de 300 conto, roda absurdamente mais rápido que os smartphones top de 2007 e 2008... tá de brincadeira, né? E o aparelho lançado em 2007 era a primeira geração do iPhone. Vamo pesquisar só um pouquinho antes de escrever.

    recentes

    populares

    • Barbieri Neto
      2015-10-16T11:48:24  

      Leni, o iPhone 3G foi vendido no Brasil sim. E o 3GS só foi lançado em 2009... se a Carolina tivesse falado desse modelo, não teria falado que era de 2007. Vamos pesquisar também?!

    recentes

    populares

    • Barbieri Neto
      2015-10-16T11:48:24  

      Vendido até o primeiro iphone foi, mas o que eu quis dizer com chegar no Brasil, foi em relação a ser lançado oficialmente pela Apple, só a partir do 3GS isso aconteceu! Ela acertou quando falou da geração 3! Sobre a data de lançamento não comentei, mas você está correto!

  • Fellipe Mazzoni
    2015-10-17T21:47:26

    caro. mas vale o preço pra quem pode. tantas outras coisas com preços absurdos que no que diz repeito a comparação. e coisas fúteis, esse iphone liga e desliga tua casa. já tive todos vou continuar pagando

  • Thiago Souza
    2015-10-17T16:41:18  

    "Sem dúvida, bastante significativas e certamente serão copiadas pelos rivais."? Sério mesmo? Caramba a única coisa "inovadora" nesse iPhone em relação aos anteriores é o Force Touch, com esse nome de "3D Touch", e a Apple nem foi a primeira fabricante a incorporar esse recurso em seus smartphones (a primeira foi a Huawei dias antes do lançamento do 6s), e são os rivais que vão copiar a Apple? Acho que é válido parar de ler a partir daí, já que é nítida a falta de imparcialidade ao escrever sobre esses iPhones.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2015-10-17T16:41:18  

      Realmente Thiago. Praticamente nada de novo, só uma balaca na tela, que se fosse de outro fabricante, seria completamente dispensável. Minha filha tem um Iphone, parece um telefone convencional com fio, vive na tomada, trava toda hora (entupido de vídeo, sem memória). No meu transfiro para o microSD (128 Gb) e troco a bateria em 1 min, não me deixando na mão nunca. O inverso é verdadeiro, quem tem um top Android, não troca por um Iphone.nunca.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2015-10-17T16:41:18  

      Luciano, falou tudo cara.

  • Carlos Leonardo
    2015-10-17T10:40:53  

    Pessoal, comprei um Iphone 6 em uma assistência técnica autorizada da Aplle, e depois de 7 meses o telefone está bloqueado. Levei na loja e o funcionario me informou que o aparelho está bloqueado ipo bloqueio de furto. O que posso fazer nesse caso?

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2015-10-17T10:40:53  

      Uma pena amigo, me roubaram um Iphone 6 em SP a duas semanas em uma viagem. A única coisa que você pode fazer e tentar achar o dono do Iphone e conversar com ele. Só ele pode desbloquear o seu iphone com o BO. Entra com uma ação contra quem te vendeu, receptação é crime.