Educação

25/10/2015 16h16 - Atualizado em 27/10/2015 09h35

Veja como simular sua nota no ENEM e ‘descubra’ se foi aprovado

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Sair do ENEM e já ter uma ideia se você será aprovado no curso que tanto quer pode ser um belo alívio depois de várias semanas de estudos e pressão. Para isso, o Enem Plus, um aplicativo gratuito para celulares com Android, permite calcular a sua nota geral na prova e descobrir se ela é suficiente para passar no curso que você sempre sonhou.

Cinco aplicativos para estudar melhor e passar no Enem

O aplicativo usa como base os dados do ENEM anterior e, portanto, possui a mesma metodologia e padronização dos cálculos utilizados pelo INEP. Está curioso para saber se você será aprovado no curso que escolheu? Confira as dicas de como usar o app para calcular a sua nota geral e descubra em quais cursos você seria aprovado.

smartphone-android-faixa (Foto: Brecha de segurança pode garantir acesso fácil a smartphones com Android 5.0 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Aplicativo Enem Plus simula sua nota no exame (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Em seu celular Android, baixe e instale o aplicativo ENEM Plus;

Passo 2. Ao abri-lo pela primeira vez, será necessário entrar usando o Facebook. Para isso, clique em “Login com o Facebook” e entre com os dados da sua conta na rede social;

Faça login com a sua conta do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Faça login com a sua conta do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, clique em “OK” para permitir que o ENEM Plus tenha acesso aos dados da sua conta do Facebook. Por padrão, o aplicativo vem configurado para usuários cotistas e para exibir os cursos de todo o país;

Permita que o app tenha acesso à sua conta do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permita que o app tenha acesso à sua conta do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso você não possua direito a nenhum tipo de cota, selecione a opção “Ampla concorrência”. Logo abaixo, escolha “Universidade” e encontra a instituição na qual você gostaria de estudar;

Selecione a universidade que você quer estudar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a universidade que você quer estudar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Se você ainda não decidiu em que universidade quer estudar mas gostaria de permanecer no mesmo estado, você pode usar a opção “Estado”. Feito isso, toque em “Lançar Pontuação” e digite os pontos de cada área de conhecimento (entre 0 e 45) e a pontuação estimada da sua redação (entre 100 e 1000);

Participou do ENEM 2015? Conte sua experiência no Fórum do Techtudo.

Lance as suas pontuações para calcular a nota geral (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Lance as suas pontuações para calcular a nota geral (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Após lançar as notas, toque em “Calcular Pontuação”. A sua nota geral, baseada nos dados informados no passo anterior, será exibida na tela. Por fim, toque em “Lista de Cursos” para combinar a sua pontuação com a nota de corte de cada curso para o estado ou instituição que você selecionou.

Descubra em quais cursos você seria aprovado com a sua nota (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Descubra em quais cursos você seria aprovado com a sua nota (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! O aplicativo listará os cursos para o qual você seria aprovado usando como base as notas de corte do último ENEM. Entretanto, é importante lembrar que, apesar de confiável, o ENEM Plus não é totalmente confiável. Independente do resultado, ele pode mudar – para o bem ou para o mal.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Gonzalez
    2015-10-25T17:50:45  

    Só que no ENEM a pontuação não depende somente do número de acertos, existe a teoria de resposta ao item que divide as questões em três níveis, fácil, médio e difícil. Portanto esse app não vai estimar a pontuação de forma precisa.

    recentes

    populares

    • Victor Gonzalez
      2015-10-25T17:50:45  

      o aplicativo não diz nada !

    recentes

    populares

    • Victor Gonzalez
      2015-10-25T17:50:45  

      ai gente... esse aplicativo não calcula com precisão... ele faz uma media com a nota das pessoas que acertaram x questões