Câmera

05/10/2015 06h01 - Atualizado em 05/10/2015 06h01

Veja dicas para conservar e aumentar a vida útil de sua câmera fotográfica

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

Câmeras fotográficas podem ser sensíveis e frágeis e merecem ter alguns cuidados especiais para que sua vida útil seja prolongada. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com tudo que um bom fotógrafo deve se preocupar para preservar o seu equipamento fotográfico. Mochilas, produtos especiais e acessórios de qualidade são alguns dos conselhos.

Entenda as vantagens e desvantagens de comprar uma câmera 4K

Conheça dicas simples e procedimentos práticos que vão garantir bons cliques da sua câmera fotográfica por anos.

Cuidados simples podem prolongar a vida útil de sua câmera digital (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Cuidados simples podem prolongar a vida útil de sua câmera digital (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Transporte e armazenamento

Utilize bolsas e mochilas próprias para câmeras fotográficas. No dia-a-dia, enquanto você não está fotografando, o melhor lugar para deixar sua câmera é dentro do case ou bolsa. Deixar a câmera em cima de uma mesa é uma péssima ideia principalmente quando há bebidas, animais de estimação ou crianças por perto.

Em viagens aéreas, leve o equipamento fotográfica como bagagem de mão, de preferência em mochilas ou cases próprios para câmeras. As divisórias deste tipo de mochila servem para acondicionar o corpo e as lentes sem apertos ou atritos.

Cases e mochilas para câmeras ajudam a proteger o equipamento durante seu transporte (Foto: Reprodução/Leadership e ALHVA)Cases e mochilas para câmeras ajudam a proteger o equipamento durante seu transporte (Foto: Reprodução/Leadership e ALHVA)

Limpeza

Ao retornar de viagens e passeios, limpe o corpo da câmera e as lentes, para evitar que a sujeira se acumule. Nunca utilize produtos de limpeza doméstica em sua câmera. A umidade para danificar os circuitos internos, e substâncias ácidas ou abrasivas podem comprometer a vida útil das partes emborrachadas.

A limpeza interna do corpo da câmera pode ser acionada pelo próprio menu de configuração. Com um soprador, você também pode remover o excesso de poeira que se acumula no interior do corpo ao longo do tempo, e isto acontece principalmente quando você realiza a troca das lentes. Por isto, evite remover a lente da câmera sem necessidade ou realizar a troca lente em ambientes com poeira.

Acessórios próprio para limpeza de câmeras são indicados para preservar a integridade do equipamento (Foto: Reprodução/Canon)Acessórios próprio para limpeza de câmeras são indicados para preservar a integridade do equipamento (Foto: Reprodução/Canon)

Saiba como limpar sua câmera DSLR.

Condições climáticas adversas

Câmeras possuem partes feitas de plástico e borracha, e por isso, você nunca pode deixar sua câmera exposta ao sol. Estas partes pode se deformar ou rachar. A maresia também é uma vilã de qualquer equipamento eletrônico. Não deixe seu equipamento descansando fora do case, quando estiver perto do mar.

Ambientes úmidos como cachoeiras, rios e piscinas cobertas também podem danificar componentes internos ao longo do tempo, ou até propiciar o surgimento de fungos. Nos casos de surgimento de fungos na superfície da lente, uma limpeza pode ajudar a recuperar lente. Mas caso eles se alojem no interior das lentes, será necessária a análise de um especialista. Com sorte, sua lente será recuperada.

Lembre-se de limpar o case, a bolsa ou mochila também, e caso perceba que esteja úmido, seque devidamente para evitar que a umidade entre em contato com a câmera. Um secador de cabelo por ser útil.

Proteja suas lentes

Se as lentes são os “olhos” de uma câmera, todo o cuidado com elas é pouco. Para evitar arranhões, que na maioria dos casos pode comprometer definitivamente a qualidade da imagem, não é aconselhável ficar “esfregando” sua superfície de qualquer maneira.

A principal recomendação é a utilização de um “filtro de proteção”. Eles são uma espécie de “vidro”, que podem ser enroscados na lente, protegendo contra poeira, marcas de gordura e até choque físico. Observe se sua lente possui o encaixe para filtros, e adquira um filtro “de cor neutra” (“Neutral Color – NC”) do tamanho correto de sua lente (diâmetro). Caso o tamanho do filtro seja diferente, será necessário um anel adaptador.

Filtros ajudam a proteger as lentes contra poeira, arranhões ou pequenos choques (Foto: Reprodução/Nikon)Filtros ajudam a proteger as lentes contra poeira, arranhões ou pequenos choques (Foto: Reprodução/Nikon)

A melhor ferramenta para limpeza das lentes são os sopradores, já que com eles a remoção de poeira é realizada sem contato físico. Em segundo lugar, estão os pincéis. Para manchas de gordura ou sujeira impregnada, utilize soluções líquidas próprias para lentes, e para limpar, lenços de microfibra. Utilize sempre movimentos bem suaves, pois o atrito de grãos de poeira na lente pode arranhá-la facilmente.

Utilize acessórios de qualidade

Para quem utiliza tripés, uma reflexão. É seguro usar um tripé de R$ 50 para segurar uma câmera 100 vezes mais cara? Bem, em todos os casos, desconfie. Apoie a câmera no tripé, mas segure a correia da câmera.

Alguns tripés são tão leves, que o vento ou um simples esbarrão pode derrubar a câmera. Outros, oferecem um gancho na parte inferior que permite acrescentar um peso extra ao tripé para garantir fotos mais estáveis. Quando se trata de um tripé amador, os conectores são de plástico e geralmente muito frágeis, e podem se desencaixar ou quebrar repentinamente, por isso, mas uma vez recomendamos que você mantenha a correia sempre em mãos.

Tripés devem suportar o peso de sua câmera e oferecer estabilidade e segurança (Foto: Reprodução/Vivitar e Manfrotto)Tripés devem suportar o peso de sua câmera e oferecer estabilidade e segurança (Foto: Reprodução/Vivitar e Manfrotto)

Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Conversores de lentes “olho de peixe” ou “grande angular”, devem ser usados com muita cautela. Os conversores “paralelos” certamente custarão muito menos os que das marcas líderes ou uma lente grande angular, mas eles podem danificar a câmera. Os mais pesados, por exemplo, podem acelerar o desgaste do motor de foco ou comprometer o alinhamento das partes móveis da lente. A qualidade da imagem também não se compara às das lentes específicas para este tipo de clique.

Acessórios não recomendados pelos fabricantes podem danificar as lentes ou a câmera (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Acessórios não recomendados pelos fabricantes podem danificar as lentes ou a câmera (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)


Outras dicas importantes

Fique atento a procedimentos que violam os termos da garantia do equipamento, e esteja ciente que ao desparafusar a tampa de uma câmera ou utilizar acessórios paralelos, o risco é totalmente seu. Caso não prefira arriscar, consulte a assistência autorizada para uma manutenção preventiva e utilize somente acessórios indicados pelos fabricantes.

Como todo equipamento eletrônico, câmeras também possuem uma expectativa de vida. Este é até um critério de avaliação importante na avaliação de câmeras usadas. Não estamos dizendo para você economizar cliques, mas também não precisa brincar com o “disparo contínuo” ou acionamento do flash sem necessidade.

Câmeras chamam a atenção. Não leve seu equipamento para locais perigosos e seja discreto na hora de guardá-lo em bolsas ou mochilas. É pouco provável que você consiga recuperar um equipamento furtado, mas antes que o pior aconteça, tome nota do número de série do corpo e das lentes, e também guarde a nota fiscal. Assim será possível comprovar que o equipamento é seu.

Em tempos de Dólar em alta, cuidar bem de sua câmera e proteger seu investimento é uma excelente ideia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Nascimento
    2015-10-05T20:28:00  

    boa

    recentes

    populares

    • Roberto Nascimento
      2015-10-05T20:28:00  

      Muito boa

    recentes

    populares

    • Roberto Nascimento
      2015-10-05T20:28:00  

      muito muito boa