Sistemas Operacionais

19/11/2015 09h29 - Atualizado em 19/11/2015 13h07

Android permite rodar apps sem instalar no celular; conheça “Stream”

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google anunciou nesta quarta-feira (18) o início do streaming de aplicativos em celulares Android. Com a novidade, que funciona através dos resultados de busca do próprio Google, o usuário poderá experimentar as funções de um app, mesmo se não o tiver instalado no smartphone. O recurso utiliza uma tecnologia baseada na nuvem e requer uma conexão Wi-Fi de alta velocidade para funcionar corretamente. 

Seis aplicativos legais disponíveis para Android, mas não para iOS

Outra novidade inclui os dados presentes somente dentro de aplicativos nos resultados de busca do Google. A companhia já mostrava informações de apps que possuíam páginas correspondentes na web, como redes sociais e também os apps Facebook, Instagram e Pinterest. A mudança anunciada ontem irá expandir o alcance dessa pesquisa.

Google começa a testar streaming de apps na busca (Foto: Reprodução/Google)Google começa a testar streaming de apps na busca (Foto: Reprodução/Google)


O streaming funcionará de forma simples. Ao encontrar um aplicativo compatível com o recurso nos resultados do Google o usuário precisará clicar no botão "Stream". Em seguida, o app será aberto, sem precisar de instalação, e será possível realizar ações como reservar um quarto em um aplicativo de hotéis, conforme a empresa demonstrou.

Por enquanto, há nove apps compatíveis com o streaming mas, segundo o site The Verge, a fluidez do uso pode ser comprometida se houver variação na velocidade da conexão. Segundo o Google, o recurso chega para se adequar a uma nova era de buscas na internet, na qual 40% das pesquisas feitas no Android são por conteúdo presente em apps.

Qual o melhor app para economizar a bateria? Comente no Fórum do TechTudo.

“Quando o Google começou, pesquisar [na web] significava ficar sentado em sua mesa e buscar pelas melhores informações em websites. Hoje, você está mais propenso a fazer isso no seu dispositivo móvel, e as melhores respostas podem estar enterradas em um app, talvez em um que você ainda não tem instalado”, explicou o gerente de engenharia Jennifer Lin no blog oficial do Google.

Apps poderão ser usados na web como se estivessem instalados no aparelho (Foto: Reprodução/Google)Apps poderão ser usados na web como se estivessem instalados no aparelho (Foto: Reprodução/Google)

Por enquanto, o streaming de aplicativos ainda está sendo testado e, por isso, só funcionará nos Estados Unidos, em alguns poucos apps parceiros.

Ainda não há previsão de expansão do leque de softwares suportados, muito menos para a chegada da função para brasileiros.

Via Google e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ribeiro
    2015-11-19T16:59:31  

    Isso sim parece revolucionário. É só a Google investir pesado e lançar para a maior parte dos usuários o mais rápido possível, senão vem uma certa empresa com nome de fruta fazer o mesmo e dizer que ela inventou isso pra depois processar a Google.

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-11-19T16:59:31  

      Isso já existe desde os tempos do terminal burro, é só uma readaptação da idéia. O mesmo do PlayStationNow

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-11-19T16:59:31  

      Se eles anunciaram é porque já está muito avançado, além do mais a maçã não tem motor de busca, que é a base do software.

  • José Gustavo
    2015-11-19T22:40:08

    Android permite rodar apps sem instalar no celular, requer uma conexão Wi-Fi de alta velocidade para funcionar corretamente. Resumindo.... Se você tem um celular ching ling e uns 10gb de internet dá pra rodar um PES... Sem os bandeirinhas e o campo embaçado!

  • Lucas Lima
    2015-11-19T19:19:43

    E isso é solução para?

  • Fabio
    2015-11-19T16:57:18

    parei de ler no "requer WI-FI de alta velocidade para funcionar corretamente". Aqui no brasil sil sil estamos lascados....