Antivírus

05/11/2015 10h57 - Atualizado em 05/11/2015 11h32

Avast 2016: O que muda na nova versão do antivírus para celular e PC

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Avast lançou a versão 2016 com vários recursos novos, que oferecem desde a criação automática de senhas e navegação segura em sites bancários no desktop, até o bloqueio de apps para evitar o assédio de curiosos no celular.

Avast Browser CleanUp: App remove todas as barras de ferramentas indesejadas do seu navegador

O objetivo do programa parece ser transformá-lo em uma ferramenta mais versátil, com versões gratuita e paga, indo além do usual antivírus para PC e dispositivos móveis. Confira um resumo completo das novidades do Avast 2016, disponível para download no Windows, Mac OS, iOS e Android

Avast Cover Photo (Foto: Avast)Versão 2016 traz novos recursos com mais segurança (Foto: Divulgação/Avast)

Gerenciamento de senhas

Parecido com programas como 1Password e LastPass, a função Avast Passwords (Avast Senhas, sem português) gera senhas fortes e automaticamente as memoriza com segurança na nuvem, para serem acessadas no PC ou no celular, a qualquer momento. A intenção é evitar que seja necessário memorizar muitas senhas, ao mesmo tempo em que oferece criptografia para guardá-las em sigilo.

O recurso analisa senhas atuais cadastradas manualmente e alerta quando há combinações de fácil adivinhação, que podem apresentar risco. Além disso, o software é capaz de varrer navegadores em busca de senhas gravadas, apagando-as para garantir que suas credenciais estejam armazenadas só em um lugar, dificultando o trabalho de hackers. Integrado a sistemas de alerta na web, o programa ainda avisa quando servidores de terceiros são comprometidos e sugere troca de senhas.

Avast analisa e gera senhas, sincronizando no celular (Foto: Divulgação)Avast analisa e gera senhas, sincronizando no celular (Foto: Divulgação/Avast)


Navegação bancária segura

O SafeZone Browser é um navegador integrado ao Avast no PC que abre sites de bancos e de pagamentos online no chamado Pay Mode, evitando a contaminação por malware presente em páginas externas suspeitas. O sistema agrupa sites que apresentem possíveis ameaças em um ambiente virtual secundário, isolando a conexão e protegendo as finanças pessoais do usuário. A função para bankline só está presente nas versões Internet Security e Premier do Avast, que são pagas.

Versão 2016 traz ambiente controlado para sites, além de sandbox de appsVersão 2016 traz ambiente controlado para sites, além de sandbox de apps

Avast no celular: Privacidade, bloqueio de apps e roteador seguro

No Avast Mobile Security & Antivirus, versão do antivírus para Android, o usuário tem um novo mecanismo de escaneamento em nuvem e três recursos extras de segurança. O Privacy Advisor analisa os aplicativos instalados no smartphone e informa quais dados estão sendo acessados no celular, assim como possíveis redes de anunciantes incorporadas em apps gratuitos.

Versões móveis têm análise de privacidade, bloqueio de apps e mais (Foto: Divulgação)Versões móveis têm análise de privacidade, bloqueio de apps e mais (Foto: Divulgação)

O Wi-Fi Security protege o telefone de conexões inseguras ao varrer roteadores em busca de códigos maliciosos que podem abrir portas para invasões. Com a função de bloqueio de apps, o usuário ainda pode definir senhas para abertura de qualquer programa instalado, ou até todos e uma vez, impedindo o acesso não permitido quando o telefone está desbloqueado.

Na versão para iOS (iPhone) do software, além da proteção de roteadores (entenda como funciona o "vírus do roteador" e saiba como se proteger), o Avast SecureMe ainda vem com VPN embutida (saiba o que é VPN), permitindo criar conexões seguras em redes públicas de forma gratuita.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Domingos Gonçalves
    2016-02-15T10:20:44

    Meu computador ficou muito lento. Demora para carregar. Não está valendo a pena. Não consigo pagar contas com o safezone.

  • Debora Leite
    2015-11-08T12:08:06  

    Já usei o Avast, mas achei a versão gratuita muito limitada... Aí estou provando no meu celular e no computador o Psafe, que parece ter mais funcionalidades...

    recentes

    populares

    • Debora Leite
      2015-11-08T12:08:06  

      Sabe aquelas propagandas que aparecem do nada? Então...