21/11/2015 07h00 - Atualizado em 26/11/2015 18h27

Black Friday 2015: lojas se preparam para evitar novo recorde de queixas

Isabela Giantomaso
por
Da Redação

A Black Friday 2015 acontece no dia 27 de novembro. Durante a ação, grupos, lojas e fabricantes esperam receber consumidores que querem adiantar as compras de Natal e aliviar as contas durante a crise. Em 2014, as vendas tiveram cresceram 40% em relação ao ano anterior e, para manter o sucesso, as lojas estão fazendo testes e preparando equipes de plantão para melhorar o atendimento. Afinal, ano passado, antes que o evento terminasse as reclamações bateram o recorde da edição 2013 em poucas horas.

Tudo Sobre a Black Friday Brasil 2015

De acordo com Felipe Pagiano, diretor de marketing do Reclame Aqui, entre as principais reclamações da Black Friday estão a lentidão dos sites, o erro ao clicar no carrinho de compras e a maquiagem de preços - famosa "metade do dobro", que gera o nada carinhoso apelido de "Black Fraude" para o evento.

Nos dias seguintes, a plataforma também recebe protestos sobre a entrega dos produtos. Em 2014, o Reclame Aqui teve um aumento de 50% no número de reclamações durante a ação. Foram 12 mil relatos negativos no site, organizados em um ranking nacional liderado por lojas famosas.

Testes de stress

Para garantir a estabilidade dos sites na Black Friday - período em que os acessos se multiplicam -, grupos como o Busca Descontos têm realizado testes de stress e volume de acessos. O objetivo dos experimentos é simular um número maior de visitantes simultâneos e preparar os servidores para a alta quantidade de clientes. Realizar esses testes é importante para melhorar a experiência de uso dos consumidores e ter mais certeza de que as vendas não serão prejudicadas por problemas técnicos.

Preços, crise econômica e o dólar

Com a moeda americana em alta, produtos importados ou fabricados no exterior podem não receber tantos descontos quanto seria possível se o dólar estivesse em valores mais baixos. Na Black Friday do ano passado - no dia 28 de novembro de 2014, a moeda americana valia R$ 2,57.

Por outro lado, o cenário de crise econômica pode ser favorável para a baixa dos preços de produtos específicos. Com o menor poder de compra da população, o que resta ao varejistas é lucrar menos.

Ainda para Pagiano, as lojas vão se preparar melhor para aproveitar o evento ao máximo. “Ninguém quer perder clientes durante uma crise. O consumidor quer comprar bem e gastar bem. Se isso for explorado, a Black Friday vai ser boa para os dois, tanto para o vendedor quanto para o consumidor”, afirma.

Eletrônicos e informática

No Busca Descontos, site que hospeda diversas lojas, uma pesquisa buscou entender o que os consumidores vão procurar durante a Black Friday. Com 16% de chance de compra, a categoria de eletrônicos lidera o ranking de itens mais desejados nas lojas, seguida por informática, eletrodomésticos, telefonia e games.

Apesar do aumento no número de acessos durante o evento, Juliano Motta, diretor geral do Busca Descontos, afirma que a preparação do site é a mesma. O que podem aumentar são as fraudes.

"A plataforma usada na Black Friday é a mesma usada no dia a dia, mas as compras fraudulentas podem, sim, aumentar. Há pessoas que se passam por varejistas, lojas falsas, e aqueles que tentam invadir sites oficiais", conta.

Diretor do Reclame Aqui acreditam que empresas estão mais preparadas  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Diretor do Reclame Aqui acreditam que empresas estão mais preparadas (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Mercado Livre, novos e usados

Há quatro anos participando da Black Friday, o MercadoLivre também acredita que está pronto para o evento. Segundo Leandro Soares, diretor de marketplace, em 2014 o site que abriga diversas lojas, entre elas Sony, Asus e Canon, teve 7 milhões de vendedores únicos no evento de descontos.

Para esse ano, Soares afirma que o site terá um SAC com equipe completa desde quinta-feira (26). Para o Mercado Livre, os consumidores podem ficar tranquilos com as compras: caso um produto esgote, o anúncio será pausado na hora e o botão ‘Comprar’ será removido da página, dando lugar a novas ofertas parecidas. Após a compra, Soares também promete que o prazo de entrega será realista. "Utilizamos um controle com a transportadora que conseguimos saber exatamente o tempo que vai levar para entregar em casa local”, afirma o diretor.

Computadores Dell 

Pelo quarto ano, a Dell também planeja ações especiais com descontos na loja online e na Central de Vendas por telefone. Além dos preços reduzidos em PCs, a fabricante vai oferecer serviços, como suporte de hardware e software e proteção (seguro) contra danos acidentais ao equipamento. 

"Em 2014, a Black Friday representou o maior volume de vendas, em um único dia, para a Dell Brasil, desde o início das operações no país. A data tem se consolidado como uma das maiores oportunidades para venda de computadores", diz Rosandra Silveira, diretora executiva para consumidor final da Dell.  

Kabum, B2W e Pão de Açúcar

O Kabum, site de produtos eletrônicos, despachou um pedido de compra a cada dois segundos na Black Friday de 2014. Para esse ano, a plataforma espera vender o equivalente a 15 dias normais e já preparou um novo centro de distribuição para realizar entregas mais rápidas desta vez. 

No Grupo Pão de Açúcar, os sites das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio estão se preparando para a Black Friday há um ano. De acordo com a Cnova, que cuida do e-commerce das lojas, foram feitas pesquisas com os clientes para saber os produtos em alta, atender a demanda do evento e o serviço de atendimento ao consumidor vai funcionar 24 horas via chat e redes sociais. Caso um produto esgote, a empresa afirma que vai sinalizar a ação na descrição da compra. O B2W, grupo que cuida das gigantes varejistas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, não quis comentar sobre a preparação.

Ano passado, algumas dessas lojas virtuais ficaram no topo 5 das mais reclamadas na Black Friday.

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Quer ficar por dentro da preparação para a Black Friday Brasil 2015? Confira dicas de segurança, veja como saber se uma loja é confiável e o que considerar antes de comprar um celular novo.

Para não errar: Veja o ranking consolidado do Reclame Aqui da Black Friday 2014

Black Friday 2014 encerra no Brasil com mais de 12 mil queixas no Reclame Aqui (Foto: Divulgação/Reclame Aqui)Black Friday 2014 encerra no Brasil com mais de 12 mil queixas no Reclame Aqui (Foto: Divulgação/Reclame Aqui)



*Colaborou Caio Bersot


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilberto Silva
    2015-11-22T06:46:26

    POVO BURRO E AGREDITAM NESSA BOSTA DE BLACK FRIDAY FRAUDE... TENHA SANTA PACIENCIA

  • Jean Silva
    2015-11-21T14:07:21  

    Americanas e Submarino sao do msm dono kkkk

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2015-11-21T14:07:21  

      Casas Bahia e Extra = GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2015-11-21T14:07:21  

      Ricardo Eletro e Lojas Insinuante = GRUPO INSINUANTE

  • Fabio Mecheletti
    2015-11-21T11:37:16  

    Estava pesquisando Xbox One para meu irmão ... começo do mês achei por 1.360,00R$ na americanas a versão com o Halo - Master Chief... hoje tá 1.700,00R$... Ai na Black Friday eles baixam o valor para o original(+-1.400,00) e falam que é promoção!

    recentes

    populares

    • Fabio Mecheletti
      2015-11-21T11:37:16  

      vc quer um LANÇAMENTO presenten na black friday BRASILEIRA?kkkkkkkk mt dificil amigo....quer o s6? espere a black fraude 2016

    recentes

    populares

    • Fabio Mecheletti
      2015-11-21T11:37:16  

      tô esperando pra ver o S6, sem er edge ou plus, vi o preço por 2178 na Fast e na Magazine Luiza. Tô espeando pelo menos até 2000

  • Howl Coelho
    2015-11-28T12:17:12

    Só quero entender por que nessa edição da black friday eles detonaram com as vendas por boleto? Já é a terceira edição que participo e deixei de comprar mais por causa disso.

  • Anderson Rocha
    2015-11-21T15:50:12  

    Quem faz pesquisa de preço durante o ano a respeito de um produto, sabe que o preço varia independente de black friday. Quem não sabe fazer uma boa pesquisa de preço reclama e nem sabe o pq. Soma uma black friday com casos de fraude a uma população que sempre vai reclamar de tudo=Brasil. Quem sabe procurar preços, se esbalda na Black Friday. Quem não sabe, chora.

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2015-11-21T15:50:12  

      BLACK FRAUDE...BLACK FRAUDE... BLACK FRAUDE......MEMORIZE

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2015-11-21T15:50:12  

      Anderson Rocha, pelo amor de Deus, vou ter que limpar meu monitor com água sanitária, vc melou tudo

  • Daniel Val
    2015-11-21T20:04:18  

    Será que ainda tem trouxa que cai nisso?

    recentes

    populares

    • Daniel Val
      2015-11-21T20:04:18  

      Sim e muitos em... Povo q elege o PT para governar o país, trouxa é o q mais tem.

  • Rafael Costa
    2015-11-21T13:47:38  

    Pesquisei o preço de um celular semana passada, no dia seguinte aumentou "R$150,00". Muitas tem estoque dos produtos comprados antes do aumento do Dólar, não justifica esse aumento absurdo. Black Friday + Dólar Alto = A Ganancia das empresas sem limites.

    recentes

    populares

    • Rafael Costa
      2015-11-21T13:47:38  

      E depois abaixa o valor em 150 e vão dizer que é promoção.

    recentes

    populares

    • Rafael Costa
      2015-11-21T13:47:38  

      Daniel, trouxas é o q mais tem nesse país.

  • Rodrigo Santos
    2015-11-22T14:32:04  

    SUBMARINO: Infelizmente os preços já estão subindo. O Submarino está dizendo que o preço normal do Zenphone 2 é de R$ 1.541 e vendendo a R$1.299. Quando na verdade a gente sabe que o preço do aparelho normal beira entre os R$1.000 a R$1.100. É possível comprar em promoção por R$899. A Loja certamente jogará o preço para R$899, porém irão dizer que o desconto é de 40% / 50%, quando na verdade não é o que acontece.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2015-11-22T14:32:04  

      Eu reparei isso tabem. O moto X estava sendo vendido no submarino e na loja da motorola por R$999,00 sendo que dia 01/10 ele teve o preço de R$967,12...... Esses R$999,00 é o preço padrão já faz tempo. É que pessoal nao pesquisa e compra, ai quem vai baixar o preço? Por isso que temos nossa "balck fraude"

  • Albert Cardoso
    2015-11-22T14:14:11

    Galera fiquem atentos pois já estou a mais de um mês pesquisando Smartfones, e já vi que subiram o valor de vários, está mais uma vez infelizmente está com cara de Black Fraude Brasil abram os olhos !

  • Luis Barbosa
    2015-11-21T14:22:59  

    NO BRASIL PAIS DA PILANTRAGEM VCS QUERIAM QUE A BLACK FRIDAY FOSSE HONESTA

    recentes

    populares

    • Luis Barbosa
      2015-11-21T14:22:59  

      Boa!

    recentes

    populares

    • Luis Barbosa
      2015-11-21T14:22:59  

      "É UMA CILADA, BINO" ! NÃO CAIAM NESTA ARMADILHA!

  • White Br
    2015-11-21T13:51:57  

    eu resolvi acreditar.

    recentes

    populares

    • White Br
      2015-11-21T13:51:57  

      papai noel ta vindo ai... pode acreditar!!!! ahUAHuahuAHha

    recentes

    populares

    • White Br
      2015-11-21T13:51:57  

      Você fez uma promessa, né? E agora tem que pagar!!!

  • Jose Valença
    2015-11-21T23:05:03  

    já estou tirando print de vários produtos de varias lojas, quero só ver se não vai ser armação. pretendo comprar um celular e um hd externo.

    recentes

    populares

    • Jose Valença
      2015-11-21T23:05:03  

      Isso aí galera, tem que ir monitorando os preços bem antes. No ano passado eu fiquei observando o preço do meu celular atual, e no dia ele baixou 300 pratas no ponto frio, quando então comprei. Fiquem de olho!

    recentes

    populares

    • Jose Valença
      2015-11-21T23:05:03  

      "É UMA CILADA, BINO" ! NÃO CAIA NESTA ARMADILHA! ESSA "PROMOÇÃO" É UMA FRAUDE ! SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ !

  • Jefferson Melo
    2015-11-22T11:12:16

    Estou acompanhando o preço do xbox one há meses, e percebi que muitas lojas aumentaram o valor nos últimos dias, ou seja, com esse produto haverá metade do dobro!

  • Alcione Braga
    2015-11-22T00:04:16  

    Uai, pensei que a black friday tivesse sido ontem. Foi até feriado em várias partes do Brasil.

    recentes

    populares

    • Alcione Braga
      2015-11-22T00:04:16  

      Que piadinha de mal gosto!!!

  • Luiz B.santos
    2015-11-22T10:41:24

    "É UMA CILADA, BINO" ! NÃO CAIAM NESTA ARMADILHA! ESSA "PROMOÇÃO" É UMA FRAUDE ! SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ !

  • Fabio Almeida
    2015-11-22T09:27:35

    no brasil já estão a uns 5 anos prometendo melhores serviços e ótimos descontos....e até agora nada.

  • Olivio Santos
    2015-11-22T09:01:43

    Quem pretende aproveitar a oportunidade de black friday, que faça uma pesquisa antecipada, das lojas participantes e compare no dia da promoção: Com certeza terá mais decepção, do que vantagem .

  • Robson Gonçalves
    2015-11-22T03:39:36  

    Um celular que eu vi no submarino essa semana estava de R$800,00 e hoje pra meu espanto quando olhei o mesmo link o preço já tinha saltado para R$1.300,00! Vou só ver se no dia 27 eles vão anunciar lá: "de 1300 por 800"

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2015-11-22T03:39:36  

      Compra coxinha sai mais em conta.

  • Ricardo Santos
    2015-11-21T18:45:22  

    As atividades empresariais pensam que somos idiotas né? qualquer um que acompanha preços ou até mesmo quem não acompanha(basta entrar em qualquer site de acompanhamento) irá notar ABSURDOS sendo praticados nessas citadas na materia, exemplo: americanas colocou preço absurdo no xbox one e esta colocando que o lumia 640xl era 990 REAIS KKKKK e agora esta 549

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-11-21T18:45:22  

      Poderia até ser 990, mas jo lançamento e não mês passado.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-21T20:47:43

    Antes de comprar no Black Friday consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo!

  • Gutemberg Araujo
    2015-11-21T18:54:20  

    No Extra ja temos por exemplo notebook i3 por 3398 ou seja dobro do preço, uma semana antes! No dia ele cai 50% e volta ao preço normal!!!

    recentes

    populares

    • Gutemberg Araujo
      2015-11-21T18:54:20  

      Só trouxa cai nisso

  • Claudio Kruger
    2015-11-21T19:57:36

    A black friday só funciona nos EUA, aqui no Brasil é pedaladas pixulecos e corrupção.

  • Victor
    2015-11-21T19:15:29

    tem duas coisas que nunca mais vao me enganar,PROMOÇÃO DE LOJAS E POLÍTICO BRASILEIRO

  • William Garcia
    2015-11-21T19:13:46

    A empresa deveria ter a liberdade de por qualquer preço que queira, se quiser por que baixou de 1 milhao pra 4 reais pode, oque vai ditar se vai dar certo ou nao sua tatica é se os clientes compram, chega de ser tonto, aprenda ter responsabilidade por si mesmo, e pare de chorar pro estado babá.

  • Ricardo Santos
    2015-11-21T18:48:19

    A black friday 2015 deveria se chamar "black fraude de coisas de 2014 ou anos anteriores". Vc que quer seu iphone 6s poderá ver uma excelente promoção no...5c, vc que quer um samsung s6, verá uma excelente promoção no....s4, vc que quer lumia 950....verá o 535 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk