07/11/2015 09h00 - Atualizado em 24/11/2016 13h26

Black Friday Brasil: Tire dúvidas e prepare-se para comprar

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

A data da Black Fridayse aproxima e, com isso, as lojas já se preparam para iniciar as ofertas e tentar minimizar os problemas do varejo online, que deve receber uma demanda acima do normal comparada ao resto do ano. Os consumidores querem aproveitar ao máximo os descontos oferecidos, mas é importante tomar certos cuidados, como não exagerar nos gastos e verificar se as promoções realmente valem a pena.

Tudo Sobre a Black Friday Brasil

Confira a seguir uma lista completa com todas as informações importantes sobre a Black Friday e entenda como funciona um dos eventos mais esperados por quem faz compras online no Brasil.

cartao-nova-home (Foto: Pexels/Reprodução)Tire duvidas e se prepare para comprar na Black Friday Brasil (Foto: Pexels/Reprodução)


1. O que é Black Friday?

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma ação de vendas anual, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, após o feriado americano de Ação de Graças. O evento tem 24 horas de duração com ofertas e descontos de grandes lojas do e-commerce nacional, com preços até 80% menores. As promoções são para diversos produtos, como eletrônicos, celulares, informática, eletrodomésticos, móveis, games, livros, CDs e DVDs, roupas, viagens, entre outras categorias.

2. Como chegou ao Brasil?

No Brasil, o termo surgiu por volta de 2007, mas foi apenas em 2010 que ganhou força, com a primeira Black Friday Brasil. O evento ocorreu graças ao site Busca Descontos, que reuniu dezenas de lojas virtuais para participar da ação. Desde então, o evento tem sido realizado todos os anos antes do Natal.

Bônus: Conheça a origem do nome Black Friday

3. Qual a data da Black Friday 2016?

Para seguir a tradição dos Estados Unidos, a Black Friday Brasil ocorre paralelamente, sempre na 4ª sexta-feira de novembro, dia 25, neste ano de 2016, após o feriado americano de Ação de Graças. 

4. Como saber se estou comprando no Black Friday oficial? 

Infelizmente, milhares de sites mal intencionados e não associados a nenhum grupo grande de e-commerce se aproveitam do evento para enganar clientes desprevenidos. Portanto, é sempre bom lembrar que é preciso ter cuidado para não cair em roubadas, afinal o barato pode sair caro.

Para evitar ofertas falsas, o Busca Descontos recomenda que os usuários se cadastrem no site oficial da Black Friday (blackfriday.com.br) para receber os descontos oficiais em primeira mão. No endereço, é possível saber quais companhias participam oficialmente. O Busca Descontos ainda alerta os clientes que, exceto pelas lojas divulgadas, o site não é responsável por quaisquer outros estabelecimentos. Para completar, nenhuma loja física faz parte da promoção, mesmo as listadas.

Black Friday Legal (Foto: Reprodução/Luana Marfim)Selo Black Friday Legal (Foto: Reprodução/Luana Marfim)


É possível, ainda, cadastrar-se no próprios sites de lojas confiáveis, participantes ou não da iniciativa oficial. O TechTudo tem um guia de segurança para comprar online que vale a pena ter em mãos.

Outra forma de se prevenir de golpes é procurar pelo selo oficial da Black Friday nos serviços online. Para ajudar os consumidores a distinguirem as lojas oficiais das falsas, a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial para identificar e evitar a "maquiagem dos preços" por comerciantes online duvidosos. Há ainda um código de ética, que deve ser seguido pelos estabelecimentos cadastrados. Para conseguir o "carimbo", os lojistas devem passar por inspeção da própria Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que identifica irregularidades. 

Vale lembrar que outra forma muito comum de golpe durante o evento são os e-mails com promoções falsas. Fique atento às mensagens que receber e sempre confirme no site oficial a origem das ofertas.

Veja também uma lista especial com dicas de segurança para Black Friday

5. Quais são as formas de pagamento? 

As formas de pagamento dependem exclusivamente da loja em que você pretende comprar, pois cada empresa tem as próprias condições. Por isso, antes de adquirir produtos que você deseja muito, informe-se sobre as formas oferecidas pelo estabelecimento e as condições de frete e entrega. 

Uma dica é priorizar as compras com o cartão de crédito. Muitas vezes, as varejistas dão grandes descontos nos boletos bancários, o que pode ser tentador. Mas, tenha em mente que o método mais seguro é pelo cartão. O cliente sempre terá o apoio do banco, caso algo saia fora do planejado.

6. Quais lojas estarão participando?

Entre as lojas participantes da ação Black Friday pelo Busca Descontos estão Hering, Nespresso, Walmart.com, Saraiva, Mercado Livre, Marisa, HP, Dell, CVC, Boticário, entre outras. Para ver a lista completa, entre na página oficial blackfriday.com.br/lojasparticipantes. Outras varejistas tem seus próprios eventos e contam com páginas especiais como Lojas Americanas, Submarino, Ponto Frio, Extra Supermercados e mais sites de e-commerce já famosos por baixarem os preços antes do Natal.

7. As lojas físicas também participam?

Segundo o Busca Descontos, em 2015 nenhuma loja física particippu oficialmente da Black Friday. Com isso, caso queira fazer comprar em um estabelecimento não-oficial, é importante tomar cuidado para saber se a oferta é verdadeira. Tradicionalmente, este é um evento online, com compras virtuais.

8. Como saber se um produto tem desconto?

Cada loja participante define os valores dos descontos para os produtos. Assim, para saber se um item vale a pena, o site divulgará, no dia do evento, uma lista com todos os produtos em promoção, monitorando preços 24h. Além disso, o selo de identificação será outra maneira de evitar fraudes.

9. Como checar a reputação de um site antes de comprar?

Para receber o selo Black Friday Legal, os estabelecimentos participantes devem atender requisitos importantes. Para ajudar, há uma lista de sites mal vistos pelo Procon-SP que tem crescido bastante desde 2011. Por isso, antes de fazer uma compra, é sempre útil verificar se o endereço está na tabela, que pode ser encontrada no portal oficial do serviço (procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites).

10. As políticas de troca e devolução continuam valendo?

Na Black Friday, é comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isso, é válido ter atenção a essa questão antes de efetuar uma compra. Fique atento às frases escritas no rodapé da página e eventuais condições diferentes de entrega. Muitos varejistas adicionam essas informações“escondidas” na página, e, se o consumidor for distraído, pode ter problemas depois.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristian Mesquita
    2015-11-07T18:15:10  

    lumia 640 xl tava 539 no zomm, algumas lojas ja colocaram agora por 999, um país de ladrões em tudo quanto é lugar

    recentes

    populares

    • Cristian Mesquita
      2015-11-07T18:15:10  

      ja sabe neh ae vem na black por 539 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Cristian Mesquita
      2015-11-07T18:15:10  

      Discordo de tudo que do dito acima. A Microsoft sempre tem seu preços de promoção diversificando a loja, hoje a promoção passou para uma certa loja de posto de gasolina que dá km de vantagens...preço do Lumia 640 XL está em 485 dilmas.

  • Samuel Vieira
    2015-11-09T01:40:39  

    Quero comprar um controle de Xbox One nessa Black friday, onde acho as melhores ofertas ?

    recentes

    populares

    • Samuel Vieira
      2015-11-09T01:40:39  

      Pesquise no BuskPreco e compare qual é o menor preço dentre as melhores lojas.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-15T19:21:13

    Antes de comprar no Black Friday veja o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo!

  • Rafael Datti
    2015-11-09T22:43:50

    Agora a Black Friday tem dono? Lojas físicas não participam? Se a loja for confiável e fizer promoção de verdade é o que vale. Aliás recomendo dar uma checada no histórico de preço dos produtos para ver se a oferta é real, gosto dos gráficos do comparador Econovia.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-09T07:46:29

    Antes de comprar no Black Friday acesse o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo!

  • Professor
    2015-11-08T11:20:35

    A Dell subiu o preço de seus produtos de forma exagerada, tudo para enganar incautos no Black Friday.

  • Roberto Oliveira
    2015-11-07T22:48:51  

    No dia de ações e graças nos EUA que é sempre numa quinta se parece com natal. todo mundo dá presente, faz compras e tal. aí eles fazem uma liquidação dos produtos na sexta. por isso black friday. e no Brasil? o motivo?? isso é bom sim. mais odeio essas coisas de imitar gingo sem motivo.

    recentes

    populares

    • Roberto Oliveira
      2015-11-07T22:48:51  

      Vdd, aqui o black friday devia ser dia 26 de Dezembro...

    recentes

    populares

    • Roberto Oliveira
      2015-11-07T22:48:51  

      O Brasil Tem que imitar coisas boas dos gringos...gosto da black friday

  • Edivaldo Gomes
    2015-11-08T07:38:29

    sera que vão levar a serio este ano, este negocio de aumentar os preços e depois falar que è promoção ja esta velho, devia ser excluido desta campanha esta lojas gaturnas,falcatrueira, nossos PROCONS são mancomunados com elas por isso não fazem nad deixa rolar a sacanagem toda.

  • Ney Pedra
    2015-11-08T06:09:45

    Infelizmente o empresariado brasileiro não é confiável. Nos EEUU existe concorrência e não são "gulosos". E nós, consumidores vorazes ,nos dispersamos da realidade. Veja a garantia estendida, em muitos casos é um engodo, Cardif e outros. Precisamos abrir os olhos.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-07T21:49:24

    Antes de comprar no Black Friday consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo!

  • Francisco Martins
    2015-11-07T13:04:14  

    Um problema grande da Black Friday que os órgãos de Defesa do Consumidor devem observar é o aumento do preço do produto disfarçado de FRETE. Nessa Semana fui comprar um pendrive, o preço era 20 reais e o frete 35.

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2015-11-07T13:04:14  

      Acontece MUITO isso. Tem que tomar cuidado mesmo, eu por exemplo, vou comprar um smartphone, nao vou pagar mais de 20 reais de frete. E se ele nao estiver 100/150 reais mais barato que o preço que vi em setembro, nao vou comprar também.

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2015-11-07T13:04:14  

      Verdade fui comprar uma película de vidro e uma case pro meu celular nas americanas, tava saindo por 18 reais, mas quando fui ver a taxa de entrega saia por 35 reais mais os 18.

  • Bruno Fernandes
    2015-11-07T18:52:22

    Black Friday.... Tudo pela metade do triplo.... Aproveitem!!!!

  • Cristian Mesquita
    2015-11-07T18:13:56

    tem um relogio technos no shoptime estou monitorando estava 250 reais foi pra 450 essa semana , não se pode confiar tem muito mau carater...

  • Diogo
    2015-11-07T17:18:31

    não comprem nada

  • Marcelo Barros
    2015-11-07T16:30:14

    tudo pela metade do dobro

  • Valmir
    2015-11-07T12:05:44

    Só pra constar: o consumidor brasileiro já sabe da farsa então que tal darem descontos REAIS?