Diagnósticos e melhorias

19/11/2015 08h00 - Atualizado em 06/04/2016 14h34

CCleaner ou Clean Master? Qual o melhor programa para limpeza de PC

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Para manter o funcionamento do PC sem travamentos ou lotar o armazenamento interno, é preciso fazer uma faxina de tempos em tempos. Para ajudar nessa missão, alguns programas gratuitos estão disponíveis para instalar e usar no seu computador Windows.

CCleaner ou Advanced SystemCare? Qual opção gratuita é a melhor no PC

Veja o comparativo entre os populares CCleaner e Clean Master para descobrir qual é o mais eficiente para fazer uma limpeza completa. Elimine arquivos temporários, desinstale programas inúteis e ainda veja o que está ocupando espaço no computador e pode ser jogado fora com uma dessas vassourinhas.

CCleaner x Clean Master (Foto: Arte/TechTudo)CCleaner x Clean Master (Foto: Arte/TechTudo)

Para começar, é preciso lembrar que a função dos dois programas é fazer uma varredura no computador e permitir que o usuário escolha o que deseja limpar. O grande destaque do CCleaner é a interface totalmente em português, enquanto o Clean Master não tem tradução, está todo em inglês.

Funções oferecidas na versão grátis – CCleaner

O CCleaner na versão gratuita oferece ferramentas completas. No menu de “Limpeza” o usuário pode limpar os arquivos de cache, histórico de Internet, cookies, histórico de download, senhas salvas, formulários e até localizações dos navegadores como Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer.

CCleaner permite fazer limpeza em programas, navegadores e no sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)CCleaner permite fazer limpeza em programas, navegadores e no sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ao rolar a tela, o usuário visualiza uma lista com os programas para análise de arquivos desnecessários, separados por categorias, como “Multimídia” e “Internet”. Já na aba de “Windows” é possível gerenciar a limpeza no sistema operacional do computador, como esvaziar a lixeira, remover arquivos temporários e dados não utilizados. Estão incluídas configurações avançadas para deletar registros de eventos do Windows, cache de formulários, arquivos e pastas personalizadas.

CCleaner oferece ferramenta para desinstalar programas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)CCleaner oferece ferramenta para desinstalar programas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na aba de “Registro”, o usuário pode procurar erros no Windows, em diferentes locais como o cache da interface, serviços, os programas, fontes e instaladores. Os erros podem ser corrigidos clicando em um botão, com ação rápida. Para quem está querendo liberar mais espaço no computador, o menu de “Ferramentas” permite desinstalar programas sem nem precisar abrir o Painel de Controle.

O software apresenta uma listagem completa dos itens para ações na lateral direita. Se quiser, é possível reparar, renomear ou até excluir. Nas ferramentas extras, o usuário pode filtrar para encontrar o software e fazer uma restauração do sistema. Vale lembrar que algumas ações são avançadas e só devem ser executadas com conhecimento específico. Portanto, evite se aprofundar demais.

Clean Master tem interface colorida, simples de usar e em inglês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clean Master tem interface colorida, simples de usar e em inglês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já no Clean Master, o programa apresenta uma interface mais colorida, mas em inglês, o que é uma desvantagem. Ao ser inicializado, o software executa uma análise automática no computador, separando tudo em pastas com arquivos temporários, programas do sistema, cache, lixeira e outros.

O software permite que o usuário descubra o quanto de espaço está sendo ocupado com os arquivos inúteis de cada categoria de programas, separado por “vídeo e áudio”, “web cache”, “redes sociais” e “outros softwares”. Nas configurações é possível programar-se para fazer uma limpeza.

Para ver mais detalhes e personalizar o que limpar e o que ignorar, o usuário do Clean Master precisar clicar em cada item e alterar as ações, para evitar remover algo útil. Mostrar o espaço ocupado por programa e por categoria em conjunto é uma função bem interessante, não disponível no CCleaner.

É possível personalizar o que deseja ignorar na limpeza do Clean Master (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)É possível personalizar o que deseja ignorar na limpeza do Clean Master (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Comparando os dois programas em suas versões gratuitas, o Clean Master é voltado para uma limpeza rápida, para quem não quer perder muito tempo e deseja um computador mais leve. Já o CCleaner é bem mais completo, em português, com ferramentas extras para gerenciar os arquivos e remover o que é desnecessário, com funções básicas e avançadas na mesma interface. Este, leva a melhor.

Funções oferecidas na versão paga – CCleaner

Durante a análise não foi encontrada uma versão premium do Clean Master. Com isso, as funcionalidades são completas na opção gratuita. Já o CCleaner oferece uma licença Professional que inclui função para início rápido, melhores ferramentas para otimização de PCs, além de correção de erros a partir de R$ 55. Quem preferir, também poderá adicionar funções extras como de backup em CD, desfragmentador de disco e recuperação de arquivos danificados ou apagados da máquina.

CCleaner oferece versão Professional do programa e permite adicionar ferramentas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)CCleaner oferece versão Professional do programa e permite adicionar ferramentas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Problemas resolvidos – CCleaner

O CCleaner remove arquivos desnecessários e permite deletar pastas avançadas. O interessante é que ele funciona ainda como um “desinstalador” de programas, tornando a limpeza mais completa.

CCleaner remove erros, programas e arquivos desnecessários para resolver problemas na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)CCleaner remove erros, programas e arquivos desnecessários para resolver problemas na máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já o Clean Master é voltado para uma faxina rápida, com análise automática e apenas um botão de controle para ativar a limpeza geral. Para quem está procurando por um programa que consiga livrar o computador de programas defeituosos, erros no sistema e até excluir históricos e senhas pessoais em navegadores, a melhor aposta é no CCleaner.

Clean Master é voltado para uma limpeza mais rápida no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clean Master é voltado para uma limpeza mais rápida no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Velocidade do computador – CCleaner

O Clean Master consegue deixar o computador mais leve com uma análise geral do sistema e remoção de arquivos inúteis em programas de áudio, vídeo, cache da navegação web e até de registros do Windows. É possível personalizar o que deseja limpar ou ignorar, o que é uma vantagem para não deletar arquivos importantes.

Clean Master faz limpeza de programas e recursos do computador, o que deixa o computador mais leve (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clean Master faz limpeza de programas e recursos do computador, o que deixa o computador mais leve (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mas, quando o assunto é melhorar a velocidade do computador, o CCleaner promete ser mais eficaz, principalmente pela ferramenta de desinstalar programas. Além disso, o software oferece uma lista de opções avançadas para quem quiser aprofundar a limpeza no sistema. Tudo isso ajuda a deixar o funcionamento da máquina mais rápido, o que vai além de apenas deletar programas temporários.

Por ser mais completo, CCleaner consegue deixar o funcionamento mais fluido com diversas ferramentas em conjunto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Por ser mais completo, CCleaner consegue deixar o funcionamento mais fluido com diversas ferramentas em conjunto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Conclusão – CCleaner

O Clean Master é bem interessante para uma limpeza rápida e simples no computador, oferecendo uma interface bem trabalhada e colorida. Além disso, o programa é bem leve para baixar, com apenas 5,5 MB. Mas, quando o assunto é desempenho e ferramentas, o CCleaner é mais completo. Na versão gratuita estão recursos para fazer a faxina no computador e ainda remover programas de forma simples e em português. Para os mais avançados, é possível optar pelo kit Professional e adicionar funções. 

Meu computador está muito lento, como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares