Sistemas Operacionais

08/11/2015 14h00 - Atualizado em 08/11/2015 14h00

Como resolver erro 0XC00007B no Windows

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Se você já tentou abrir um programa no Windows e recebeu o erro 0XC00007B, saiba que não está sozinho. Essa falha, na verdade, é comum no sistema da Microsoft e pode ocorrer de forma frequente em praticamente qualquer versão, do Windows 7 ao Windows 10.

Não gostou do Windows 10? Cinco dicas deixam com a cara do Windows 7

As possíveis causas costumam envolver arquivos DLL corrompidos, que podem deixar apps sem acesso às bibliotecas corretas do Windows. Confira 10 maneiras de solucionar o problema no PC e volte a abrir todos os programas sem dor de cabeça.

Execute como administrador

Execute o programa como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute o programa como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Alguns programas podem ser impedidos de acessar as DLLs corretas do Windows simplesmente porque o usuário não tem autorização para isso, o que acarreta no alerta 0XC00007B. Para verificar se a causa é essa, basta clicar com o botão direito sobre o atalho do programa e selecionar “Executar como administrador”.

Reinicie o computador

Reinicie a máquina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reinicie a máquina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você acabou de instalar um programa e não consegue abri-lo, experimente reiniciar o PC para resolver a falha. Alguns aplicativos precisam de um reset completo para ganhar acesso às DLLs, e inclusive avisam sobre esse requerimento ao final do processo de instalação, mas muitos usuários ignoram.

Reinstale o programa

Reinstale o programa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reinstale o programa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O erro 0XC00007B, na maioria dos casos, pode ser resolvido com a reinstalação completa do programa que apresenta a falha. Como a causa deve estar em duas DLLs, o instalador de pacote original poderá fazer sua reposição na pasta correta, permitindo que ele seja aberto normalmente em uma segunda instalação.

Reinstale o .NET

Baixe o .NET mais recente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o .NET mais recente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O .NET é o framework no qual se baseia boa parte dos programas feitos para Windows, e uma versão desatualizada pode impedir que apps sejam abertos no computador. Para resolver uma falha, quando não é possível instalar um programa de novo, basta acessar a página oficial da Microsoft e baixar a versão mais recente do .NET para o PC usando o instalador web.

Execute o Windows Update

Execute o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Muitos bugs podem ser evitados, incluindo o erro 0XC00007B, se o computador estiver com as atualizações do Windows Update em dia. Em qualquer versão do Windows, acesse o recurso por meio das configurações ou Painel de Controle, e instale os downloads mais importantes recomendados pela Microsoft. Em seguida, reinicie o computador e tente abrir o programa em questão novamente para ver se o problema foi resolvido.

Atualize o programa manualmente

Faça uma atualização manual (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça uma atualização manual (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Alguns programas vêm com um executável de atualização manual, que permitem baixar novas versões e, consequentemente, substituir DLLs defeituosas. Acesse a pasta “Arquivos de Programas” e procure por um arquivo como “Update.exe” ou similar e rode-o manualmente para buscar por soluções.

Reinstale o DirectX

Atualize o DirectX (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atualize o DirectX (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assim como o .NET, o DirectX é um conjunto de APIs que serve para criar programas e, por isso, sua atualização pode resolver alguns defeitos. Há duas maneiras de instalar a versão mais recente do recurso, seja por meio do Windows Update ou de forma manual.

Atualize o Visual C++

Baixe o Visual Studio mais recente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o Visual Studio mais recente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Visual C++ é a linguagem utilizada mais amplamente para criação de programas compatíveis com o Windows, e ela está presente no sistema por meio de bibliotecas que devem ser atualizadas constantemente. Para garantir que você está com tudo em dia, nada melhor que baixar o Visual Studio mais recente para se certificar de que isso não está afetando o funcionamento de um dos programas.

Cheque seu disco

Cheque a integridade do seu disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cheque a integridade do seu disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra possível causa de mal funcionamento no Windows é o próprio disco do PC. Se ele estiver apresentando falhas, poderá corromper arquivos de DLL aleatoriamente e causar o erro 0XC00007B e muitos outros. Uma das formas de verificar esse disco é usar o comando chkdsk, acionado no Prompt de Comando executado como administrador.

Substitua DLLs manualmente

Substitua DLLs manualmente com muito cuidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Substitua DLLs manualmente com muito cuidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em último caso, é possível arriscar e tentar uma solução substituindo arquivos de DLL manualmente. É importante salientar que o procedimento, feito sem cuidado, pode comprometer o funcionamento do Windows inteiro. Portanto, se decidir prosseguir, crie primeiro um ponto de restauração no sistema e obtenha online as DLLs mfc100.dll, mfc100u.dll, msvcr100.dll, msvcp100.dll e msvcr100_clr0400.dll, substituindo-as em seguida na subpasta de Arquivos de Programas.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Press Button
    2018-09-10T15:10:02  

    é incrivel como nada resolve meu problema, já vi mais de 20 videos no youtube, e mais esse artigo e nenhum funcionou

    recentes

    populares

    • Press Button
      2018-09-10T15:10:02  

      conseguiu resolver??

  • Lucas Simonelli
    2018-10-03T20:13:44

    d

  • Ronaldo Cabral
    2017-09-14T13:30:23

    estou com mesmo problema ainda

  • Renan Becker
    2016-10-28T16:06:42  

    Não resolveu pra mim :(

    recentes

    populares

    • Renan Becker
      2016-10-28T16:06:42  

      Luan, qual sua versão do .net?

    recentes

    populares

    • Renan Becker
      2016-10-28T16:06:42  

      Já tentei um bilhão de soluções nenhuma resolveu de fato o problema.