Celular

23/11/2015 06h00 - Atualizado em 23/11/2015 06h00

Moto E 2015 ou LG Leon: qual celular barato vale a pena comprar?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Moto E e LG Leon são dois celulares baratos lançados em 2015. Com preço entre R$ 300 e R$ 400, tanto o smartphone da Motorola quanto o da LG são dual chip e contam com especificações básicas. Para saber qual deles tem o melhor custo-benefício da nova geração e características adequadas para o seu uso diário, o TechTudo preparou este comparativo. 

Moto G 3: cinco coisas que você precisa saber sobre o novo smartphone

Quer saber qual dos dois "baratinhos" é a melhor escolha para quem quer comprar um celular novo? Confira a análise abaixo.

Moto E ou LG Leon? Descubra qual smartphone é o melhor (Foto: Arte/TechTudo)Moto E ou LG Leon? Descubra qual smartphone é o melhor (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto E

Tanto o Moto E quanto o LG Leon têm versões com conectividade 3G, com 4G e com TV digital. As demais especificações dos dois celulares também são parecidas. O Moto E tem processador quad-core Qualcomm Snapdragon 200 de 1.2 GHz e 8 GB de memória interna (no modelo 3G). Ou chipset quad-core Qualcomm Snapdragon 410 de 1.2 GHz e espaço interno de 8 GB ou 16 GB (no modelo 4G). Nos dois modelos estão o slot para cartões de até 32 GB, Bluetooth, Wi-Fi e 1 GB de RAM.

Moto E tem melhor desempenho (Foto: Divulgação/Motorola)Moto E tem melhor desempenho (Foto: Divulgação/Motorola)

O LG Leon, por sua vez processador quad-core de 1.3 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, com slot para cartões microSD de até 32 GB, Bluetooth e Wi-Fi nos modelos com 3G e 4G. 

O diferencial no quesito desempenho fica, então, com a bateria do Moto E, que tem 2.390 mAh contra apenas 1.820 mAh do LG Leon. O Moto E ainda tem corpo com revestimento repelente à água.

Tela: Moto E

Os dois aparelhos têm tela de 4,5 polegadas, porém o Moto E tem resolução um pouco melhor, 540×960 pixels, contra 854×480 pixels do aparelho da LG. Além disso, conta com o revestimento resistente do Corning Gorilla Glass 3. Ou seja, é um display de maior qualidade e resistência do que o rival.

Tela do Moto E tem melhor resolução (Foto: Divulgação/Motorola)Tela do Moto E tem melhor resolução (Foto: Divulgação/Motorola)


Moto X Play, iPhone 5C ou Zenfone 2? Comente no Fórum do TechTudo.

Dimensões e Design: Empate

O LG Leon mede 129,9 x 64,9 x 10,99 mm e o Moto E tem 129,9 x 66,8 x 12,3 mm. São bem parecidos, com a mesma altura, mas diferentes na largura e na espessura. O Leon tem um corpo mais extenso, porém mais fino do que o do Moto E. Por isso, um empate, certamente, é o mais justo aqui.

Modelo da LG tem visual mais elegante (Foto: Divulgação/LG)Modelo da LG tem visual mais elegante (Foto: Divulgação/LG)

No design, porém, o visual mais moderno do LG Leon é se destaca em relação ao Moto E. Assim como todos os aparelhos da Motorla, ele tem um aspecto mais simples, enquanto o Leon é mais elegante. Especialmente na cor Titânio e Azul. Ele tem também pode ser comprado na cor branca.

O Moto E pode ser preto ou branco. O legal dele são as Moto Bands removíveis. Elas são “bordas” coloridas que o usuário pode trocar para dar uma cara diferente ao aparelho. Ele é um gadget mais “jovem”, enquanto o Leon é mais tradicional. Isso fará toda a diferença ao analisar o visual deles, mas varia de acordo com o gosto do usuário.

Câmeras: LG Leon

Os dois aparelhos têm câmera de 5 megapixels, na traseira, e câmera frontal VGA. Porém, o LG Leon tem uma leve vantagem que faz com que ele ganhe a disputa neste quesito: filma em qualidade Full HD, enquanto o Moto E faz vídeos apenas em 720p. Ambos têm zoom digital, foco automático e flash.

LG Leon tem melhor câmera do que o rival (Foto: Divulgação/LG)LG Leon tem melhor câmera do que o rival (Foto: Divulgação/LG)

Sistema operacional: Empate

Em termos de funcionalidades e recursos do sistema, eles são iguais, usam Android 5.0 Lollipop. A diferença é apenas na interface que cada fabricante dá ao sistema e nos aplicativos pré-instalados. A Motorola leva vantagem neste ponto porque utiliza o Android "puro", porém esta é uma opção muito pessoal de cada consumidor. 

Preço e disponibilidade: Empate

O LG Leon com 3G ou com 4G não é vendido no site oficial da LG e tem preços que variam muito nas lojas online: entre R$ 400 e R$ 600. Já o Moto E custa a partir de R$ 569 no site da Motorola (a versão com 3G), mas pode ser encontrado em outras lojas virtuais entre R$ 450 e R$ 650. É bem fácil encontrar os dois nos sites nacionais, e os preços são de acordo com suas características. 

Conclusão: Empate

As diferenças entre Moto E e LG Leon são pequenas e dependem do gosto pessoal, como o design e as dimensões. O sistema é o mesmo, as especificações técnicas são bem parecidas, com exceção da bateria, onde o celular da Motorola leva vantagem. No mais, o Moto E tem a melhor tela, enquanto o LG Leon tem a melhor câmera. Pode-se dizer que há um empate entre eles. A decisão da compra pode depender do valor dos aparelhos. Como nenhum dos dois está disponível nas lojas oficiais das fabricantes, ganha quem estiver com valor mais baixo ou em promoção. 

Os dois smartphones empatam por serem opções baratas e com bom desempenho (Foto: Arte/TechTudo)Os dois smartphones empatam por serem opções baratas e com bom desempenho (Foto: Arte/TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Silva
    2015-11-23T16:44:21  

    Fiz uma comparação em um site entre o Moto E vs Lumia 535 ainda sim eu compraria um Lumia 535 quase R$ 100.00 . deixem de de besteira de falar que o Lumia e complicado de mexer ja escutei muitas pessoas falar que compraram o Lumia e não se adaptou. com o windows 10 mobile, fica muito mais legal ter seu pc e xbox em uma mesma conta de email e todos sincronizados. EU AMO MEU LUMIA 830....

    recentes

    populares

    • Renato Silva
      2015-11-23T16:44:21  

      vc ja atualzou ele? olha a linha do 530 tem apenas 512 mb entao nao tenta fazer dele um super telefone. mas tenta um reset e atualiza ele.

    recentes

    populares

    • Renato Silva
      2015-11-23T16:44:21  

      ESTOU PENSANDO EM COMPRAR O LUMIA 535 PARA MINHA FILHA DE TREZE ANOS,SERÁ Q VOU ACERTAR NA COMPRA?ME AJUDEM,GRATO À TODOS

  • Raul Santos
    2015-11-23T19:07:58  

    TENHO UM MOTO E 16G , GOSTEI MUITO DA COMPRA QUE FIZ , A BATERIA DURA BASTANTE , COLOCA JOGOS PESADOS , E TEM MUITA MEMORIA , SHOW !

    recentes

    populares

    • Raul Santos
      2015-11-23T19:07:58  

      Concordo!!!! E ainda filma em HD!!!!!

    recentes

    populares

    • Raul Santos
      2015-11-23T19:07:58  

      isso ai

  • MARCOS AZEVEDO
    2015-11-23T22:14:49  

    Naum troco meu iphone por nenhum desses lixos. Um iphone 5 é melhor q esse!

    recentes

    populares

    • MARCOS AZEVEDO
      2015-11-23T22:14:49  

      por 450 vale um Iphone4 usado

    recentes

    populares

    • MARCOS AZEVEDO
      2015-11-23T22:14:49  

      O digitar rápido e pequenos erros de concordância não revelam nada de uma pessoa, vocês estão que nem a televisão, mudando de assunto para que realmente se fuja do assunto foco. Voltem a trabalhar e quem sabe um dia terão um celular decente acima dos 450 reais.

  • Leo Viegas
    2015-11-24T11:10:44

    O melhor Smart por menos de 450 reais é um Iphone4 usado!

  • Professor
    2015-11-24T10:59:57

    A câmera do Lumia 640XL bate na lente traseira da iPhone 5s e xinga de minha prostituta.

  • Luis Andre
    2015-11-24T08:55:26

    Já perceberam que para o TechTudo tudo é "mágico", "top" e "baratinho"...........kkkkkkkkkkkk

  • Ozeias Paula
    2015-11-23T17:39:23  

    Gente ninguém gosta de windows em celular não .

    recentes

    populares

    • Ozeias Paula
      2015-11-23T17:39:23  

      Tinha resistência sobre o wp troquei um iPhone por um a 2 semanas nunca mais volto para o iPhone o aparelho e top fácil de mexer camera muito boa vale a pena

    recentes

    populares

    • Ozeias Paula
      2015-11-23T17:39:23  

      Migrei do Android para o WP, smartphones baratos. fluidos com excelente custo benefício e a câmera é superior ao do iPhone.

  • Queirós
    2015-11-24T06:57:34

    Mini S5 já tenho a 1 ano nunca deu problema e ainda é discreto pelo tamanho. Se sair o mini S6 comprarei.

  • Queirós
    2015-11-24T06:56:26

    Me ni S5

  • Rosemberg Segundo
    2015-11-24T00:03:21

    Celular top por R$400????!!!!!!!

  • Alexandre Teles
    2015-11-24T00:01:25

    Tenho o positivo s 480 melhor q esses dois e mais barato ...não trava.. tela boa ...câmera 8 mega...custa uns 320.00

  • Manoel Silvestre
    2015-11-23T20:24:21  

    Tenho um LG LEON 4G. É uma porcaria! Trava direto demora uma eternidade para acessar redes sociais deixa vc na mão quando descarrega pq só liga quando alcança 1% de carga q demora uma eternidade. Se alguém estiver em dúvida sobre estes dois. Tenho certeza q é impossível um aparelho ser pior q este LG LEON 4G.

    recentes

    populares

    • Manoel Silvestre
      2015-11-23T20:24:21  

      Interessante, pq eu tenho o LG Leon e ele é exatamente o contrário do que tu diz.O meu nunca travou e tudo que eu acesso , ele responde de forma ultra rápida.Ele baixou o WhatsApp em pouco mais de 30 segundos.

  • Marcelo Miranda
    2015-11-23T21:48:16

    Fico com o meu lumia com windowsphone. Sem dúvida um SO muito melhor.

  • Marcelo Júnior
    2015-11-23T21:45:43

    Por esse preço dá para comprar um S3 semi novo, que por sinal é bem melhor que esses dois

  • Alexandre Cunha
    2015-11-23T20:54:05

    Sony E4 ganha dos 2, paguei 420

  • Renato Silva
    2015-11-23T16:45:53  

    *LUMIA 535 e R$ 100.00 a menos que o MOTO E

    recentes

    populares

    • Renato Silva
      2015-11-23T16:45:53  

      Comprei faz duas semanas já gostei dele o problema que câmera não tem zoom isso achei muito bizarro.

  • Thiago Maia
    2015-11-23T17:27:10

    Se não for iphone não presta! Pronto, digo mesmo!!!!

  • Thiago Maia
    2015-11-23T17:26:03

    2 porcarias!

  • Alessandro Silva
    2015-11-23T12:48:11  

    Não entendi... o Moto E ganha em mais quesitos, empata em todos outros e só perde em 1 e no resultado final da Empate?????? a galera esta certa de reclamar dos estagiarios... kkkkkkk nem fazer conta de 1+1 eles estão sabendo

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2015-11-23T12:48:11  

      E nem contaram a Bateria, que dá um baile no Leon;

  • Carlos Eduardo
    2015-11-23T11:00:34  

    Por R$ 489, peguei o Lumia 640 DTV. Que por sinal é melhor que esse dois ai.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2015-11-23T11:00:34  

      Moto E não chega nem aos pés do Lumia.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2015-11-23T11:00:34  

      Moto E2 nao tem chances nem contra o Lumia 730, muito menos contra 640.

  • Ricardo Lemos
    2015-11-23T15:34:44

    Lumia da Microsoft é melhor que os dois citados

  • Professor
    2015-11-23T14:57:02  

    Por R$ 500,00 compre um Luma 640...e estupre a concorrência de entrada.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-11-23T14:57:02  

      *Lumia

  • Vanderson Azambuja
    2015-11-23T15:14:34

    O moto E 2 nao tem flash... Eu tenho um mas mesmo assim eh excelente

  • Silvia
    2015-11-23T15:13:32

    ..Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

  • Bruno Fonseca
    2015-11-23T12:30:23  

    Tem o Lumia 640XL que mesmo com 1 GB de RAM e processador 1,2 GHz quad-core... roda que é uma beleza. E sobre a loja de app, que mta gente reclama... realmente tem menos que Android (lógico, pela fatia de mercado) mas vem melhorando mto. Pelo menos todos os app que preciso encontrei la e com uma funcionalidade ótima. Tela de 5'7 memória interna de 8GB e expansível até 128GB, câmera de 13 MP e frontal de 5 MP por R$ 539,00 (americanas e submarino) é um ótimo custo-benéficio.

    recentes

    populares

    • Bruno Fonseca
      2015-11-23T12:30:23  

      A Microsoft está muito perto de unificar os sistemas mobile e desktop. Com o lançamento do windows 10 em breve, celular, tablet, pc, xbox one (gravar videos enquanto joga por exemplo), todos estarão rodando o mesmo sistema. A Apple está caminhando para o mesmo caminho, e o Google vai ficar pra trás nessa tecnologia. Quem tem windows phone tá contando os dias pro lançamento oficial.