Roteador

14/11/2015 06h00 - Atualizado em 14/11/2015 06h00

HomePlug: conheça a tecnologia que promete levar Wi-Fi pela tomada

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

HomePlug, ou Powerline, é um padrão de distribuição de rede via tomadas elétricas. A tecnologia consiste em padrões e aparelhos que possam ser usados nas tomadas para ligar uma grande quantidade de dispositivos a uma rede tirando proveito da fiação elétrica instalada numa residência. Dessa forma, o usuário pode eliminar problemas de alcance e transmissão de rede comuns em instalações wireless.

Vírus do roteador: o que é, como se instala e quais são os ‘sintomas’

Os produtos compatíveis com essa tecnologia são criados e homologados pelo HomePlug Alliance, um grupo que reúne grandes fabricantes de hardware para redes de computadores.

Dispositivos HomePlug permitem distribuição de Internet por fiação e tomadas elétricas (Foto: Divulgação/HomePlug Alliance)Dispositivos HomePlug permitem distribuição de Internet por fiação e tomadas elétricas (Foto: Divulgação/HomePlug Alliance)

Esse grupo estabelece os padrões de funcionamento da tecnologia e decide os parâmetros que cada fabricante deve seguir na hora de criar e lançar seus produtos HomePlug. É o mesmo princípio por trás das organizações que comandam USB, HDMI, Blu-Ray e outros padrões tecnológicos.

A tecnologia existe desde 2000 e é bastante popular em diversos países da Europa. No Brasil, primeiros produtos compatíveis com o HomePlug começaram a chegar recentemente.

Como funciona?

Há uma série de formatos e produtos que levam o selo HomePlug, mas, em geral, todos oferecem as mesmas funções.

Numa situação de uso típica, o HomePlug pode ser a saída para fazer com que o sinal de Internet chegue àquele ponto da casa onde a leitura é sempre fraca: usando um adaptador compatível com a tecnologia, o usuário pode ligar um cabo do roteador de Internet à tomada mais próxima.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

Isso fará com que todas as tomadas elétricas, e os próprios fios da rede elétrica doméstica, ligados nessa rede se tornem pontos de distribuição de Internet, desde que tenham adaptadores HomePlug conectados.

O interessante é que além de distribuir sinal Wi-Fi, o HomePlug pode ser usado para conectar dispositivos à Internet com cabos RJ45. Para usar o cabo Ethernet, o usuário precisa plugar a porta RJ45 num adaptador HomePlug na tomada escolhida.

As velocidades são altas?

Em situações ideais, o HomePlug Alliance afirma que os produtos compatíveis com o padrão devem atingir até 500 megabits por segundo (Mbps) via cabo e 300 Mbps, usando sinais sem fio.

São números bastante bons para qualquer rede doméstica, mas é importante considerar que esses valores são considerados como picos em situações ideais. Em seus produtos, os fabricantes costumam definir velocidades mais realistas, de até 150 Mbps.

O vídeo abaixo demonstra a instalação bastante simples de adaptadores HomePlug:


Mas não há interferências nos fios?

Fios elétricos geram campos eletromagnéticos com a circulação de energia e uma dúvida comum a quem se interessa pelos produtos HomePlug é se os fios não criam interferências no sinal de Internet.

Segundo o HomePlug Alliance, o problema da interferência é evitado porque a tecnologia opera com sinais de baixa frequência. Além disso, os adaptadores que recebem os cabos de rede, ou distribuem o sinal Wi-Fi, possuem filtros para eliminar o ruído que poderia ser causado pela eletricidade.

Esquema mostra a distribuição de Internet a partir da rede elétrica (Foto: Divulgação/TP-Link)Esquema mostra a distribuição de Internet a partir da rede elétrica (Foto: Divulgação/TP-Link)

Quais são as desvantagens?

A desvantagem do HomePlug é o fato de que, no Brasil, repetidores de Internet compatíveis com a tecnologia ainda são muito caros. A TP-Link oferece o Tl-Wpa4220kit, classificado como capaz de atingir até 500 Mbps, por valores que giram na casa dos R$ 450, por exemplo.

O kit vem com dois adaptadores, um deve ser conectado ao roteador e o outro na tomada do lugar em que o usuário quer distribuir Internet. A D-Link comercializa no Brasil o DHP-W220AV por preços na casa dos R$ 300. Ao contrário do TP-Link, esse HomePlug atinge velocidades de 200 Mbps.

TP-Link comercializa kit HomePlug no Brasil (Foto: Divulgação/TP-Link)TP-Link comercializa kit HomePlug no Brasil (Foto: Divulgação/TP-Link)

Pelo mesmo dinheiro, é possível encontrar roteadores de alta performance no mercado nacional. Além disso, se a necessidade é apenas distribuir sinal Wi-Fi pela casa, um repetidor, custando algo em torno de R$ 100, pode realizar a tarefa, desde que não existam muitas obstruções. Se a necessidade for expandir a rede via cabos, o preço fica em torno de R$ 5 o metro.

Vantagens

O ponto forte do HomePlug é a praticidade: se a ideia for distribuir Internet com cabos Ethernet, há a necessidade de ocultá-los nas paredes, o que gera necessidade de gastos com mão-de-obra e materiais.

Em relação à Internet sem fio, na abordagem convencional, exige repetidores que, dependendo da configuração do local em que são instalados, não serão a melhor solução para o problema.

O HomePlug é uma saída que pode contornar esses dois problemas em instalações domésticas em que sacrifícios em termos de velocidade de rede podem ser feitos em busca de sinal onipresente e estável, e sem a necessidade de intervenções mais drásticas, como o que seria necessário numa instalação com cabos.

Internet das coisas 

Uma das apostas em relação ao futuro do HomePlug é o uso da tecnologia em residências repletas de equipamentos e aparelhos conectados.

Nesses espaços, o uso de adaptadores HomePlug poderá ser bastante interessante, já que a entidade que desenvolve o padrão tecnológico trabalha em novos produtos capazes de atender esse tipo de demanda em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Guerra
    2015-11-14T16:26:13  

    Mágica! Esse 'aparelho' existe há uns 4 ou 5 anos.

    recentes

    populares

    • Gustavo Guerra
      2015-11-14T16:26:13  

      boa, kkk

  • Leonardo Araújo
    2015-11-15T02:50:16

    Você não gostaria de trabalhar na internet para complementar a sua renda mensal?? Venha conhecer a empresa B2C, uma empresa que comercializa Sites de internet e que trabalha no Sistema de Cotas e Participação nos Lucros. Aqui você não precisa ficar indicando pessoas, só mesmo se você quiser. Você compra uma cota da empresa e ganha com base na divisão dos lucros diários, sistema semelhante ao Mercado de Ações. Acessem o Youtube e procurem pelo vídeo - B2C Nova Apresentação Completa Grupo do Presidente - Me chame no Whatsapp (38) 9938-0911 que eu tiro as suas dúvidas.

  • Candido
    2015-11-14T12:35:30  

    Cadê o comentário!?

    recentes

    populares

    • Candido
      2015-11-14T12:35:30  

      Pergunta lá no posto ipiranga

    recentes

    populares

    • Candido
      2015-11-14T12:35:30  

      Um caminhoneiro me disse que está na casa da sua mãe!

  • Admir Rosa
    2015-11-15T08:15:06  

    Tenho Net Virtua tartaruga de 30 megas que não pegava o WiFi no quarto ao lado. Vergonhoso! Daí comprei um repetidor universal Wi-Fi 300Mbps da Tp-Link, o WA850RE e coloquei na tomada da sala. Configurei pelo PC e adeus problemas. WiFi cheio em toda casa. Gastei 97 reais.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2015-11-15T08:15:06  

      nossa onde vc comprou

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2015-11-15T08:15:06  

      Comprei em Curitiba, na internet esta disponível, na media, por 100,00

  • Wilson Silva
    2015-11-15T10:52:07

    Em vez do cabo RJ45, mais facil seria a função WDS nele.

  • Derlandes Henriques
    2015-11-14T21:02:07  

    O TELECINETORRENT. COM está bombando de verdade.

    recentes

    populares

    • Derlandes Henriques
      2015-11-14T21:02:07  

      Só virus.

    recentes

    populares

    • Derlandes Henriques
      2015-11-14T21:02:07  

      Vírus? kkkkk Mais de 3 mil cadastrados e você vem com estorinha de vírus? Primeiramente estude um pouquinho, pode ser o básico de informática. Aprenda o que é POPUP. Depois, entenda que todo site ganha dinheiro de alguma forma, e a maioria usa o método popup. Depois, experimente baixar um filme lá, instale codec de vídeo caso seu pc de lammer não tenha, Assista o filme que baixou, pois a qualidade dá de mil nesses dvd's que vc paga 2 reais em cada um. POR ÚLTIMO CRITIQUE O TRABALHO DE ALGUÉM.

  • Fluminense Stjd
    2015-11-15T01:03:06

    É engraçado ver os pobre desesperado dizendo que tem um desses a anos ! HAHAHAHAHA Vcs vivem no BRASIL, não precisam ter vergonha de assumir que NUNCA VIRAM um aparelho desses... HAHAHAHA

  • Geraldo Correa
    2015-11-15T09:29:15

    É importante destacar que este sistema só é eficiente se todas as tomadas estiverem no mesmo circuito (ou mesma fase).

  • Silvia
    2015-11-15T08:31:02

    .Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

  • Kalashnikov
    2015-11-15T02:29:55

    Techtudo, faça um favor, pare de usar a palavra ''mágico'' indiscriminadamente, já deu! Onde, na tecnologia, que tem mágico?

  • Diogo Bortolin
    2015-11-14T20:42:13

    Barichello, é voce meu filho?

  • Ana Santos
    2015-11-14T17:24:00  

    eu tenho e muito bom

    recentes

    populares

    • Ana Santos
      2015-11-14T17:24:00  

      Tecnologia Antiga, que a WD já usava a muito tempo. WD Livewire Powerline AV Network Kit 200Mbps funciona perfeitamente, já uso esta tecnologia em casa a mais de 3 anos. Não precisa configurar, simples fácil, um aparelho que ainda vem com 4 saídas de rede.

    recentes

    populares

    • Ana Santos
      2015-11-14T17:24:00  

      HAHAHAA

  • Irany Francisco
    2015-11-14T22:33:27

    Matéria paga de novo e repetida, porém dessa vez eles explicaram corretamente, deixando claro q são dois aparelho, o primeiro ligado ao modem que transforma os pulsos de internet em energia eletrica e os demais ligados nas tomadas transformando estes sinais em wi-fi, mas a tecnologia ja existe há algum tempo na gringa

  • CARLOS FRANCO
    2015-11-14T17:15:26  

    A rede elétrica brasileira é muito ruidosa para a utilização do PLC. Melhor usar Wi fi de protocolo moderno. Na Europa, os cabos elétricos geralmente são blindados.

    recentes

    populares

    • CARLOS FRANCO
      2015-11-14T17:15:26  

      Não concordo, o que manda e boa instalação de sua casa , uso 4 pontos em minha casa Xing Ling e me da throughput de 300 Mb/s

  • Felipe Reimao
    2015-11-14T17:54:39

    Tenho um a quase tres anos ... Vcs tão bem atualizados em.... próxima matéria vai ser sobre mp4 .

  • Alex Fernandes
    2015-11-14T17:19:23

    Old

  • Bernado Souza
    2015-11-14T16:43:48

    essas matérias são uma piada.

  • Claudia Santos
    2015-11-14T16:03:39

    Eu tive dele e joguei fora porque nunca funcionou .

  • Donodaverdade
    2015-11-14T15:38:02

    A D-Link tem esses aparelhos faz tempo,agora vem a Chinesa TP-Link fazer propaganda no site.Não tá fácil prá ninguém,não é Techtudo?

  • Alfredo
    2015-11-14T15:08:33

    Cumpre o que promete. Me livrei de um cabo de 25 m que meus cachorros insistiam em destruir. Barato não é, mas não tropeço mais em cabo de rede e não tenho que ficar ou trocando por ruptura ou refazendo a conexão com o conector, onde sempre tem alguns fios que acabam rompendo.

  • TELMO LOPES
    2015-11-14T15:03:48

    Tenho esse aparelho há uns 3 anos, mas nunca funcionou direito. Sempre tinha que retirar e colocar novamente na tomada, até que desisti de usa-lo.

  • Mateus
    2015-11-14T14:08:49

    Essa tecnologia, não é tão inovadora, pois antigamente, com o começo da internet, diversas empresas, que alugavam espaço para trabalhar e alocar sua empresa, n podia quebrar parede para passar cabo de rede tanto coaxial e par transado, a solução era transmitir o sinal da internet, através dos cabos elétricos do local, ou seja: em todas as tomadas tinha sinal da internet... oq pode ter mudado hoje, e a eficiência da transmissão, mas depende da instalação elétrica do local...

  • Eduardo Dias
    2015-11-14T12:52:08  

    Esses powerline existem há quase 300 anos e só agora que o techtudo descobriu...

    recentes

    populares

    • Eduardo Dias
      2015-11-14T12:52:08  

      Li uma noticia sobre essa tecnologia em 2010 se não me falha a memória

    recentes

    populares

    • Eduardo Dias
      2015-11-14T12:52:08  

      Mas não era popularizado antes

  • Francisco Junior
    2015-11-14T12:56:17

    Olha, TP-Link, TP - link, TP-Link . Muito boa a propaganda. Vou comprar

  • Mauricio Cruz
    2015-11-14T12:55:51

    Não funciona tão facilmente assim... eu comprei, coloquei o transmissor junto ao roteador e levei o repetidor a outro ponto distante da casa onde queria o sinal. A má notícia é que funcionou em apenas UMA tomada de todas que testei pelo caminho. Eficiência limitada.