Impressora 3D

03/11/2015 06h00 - Atualizado em 03/11/2015 09h26

Impressora 3D imprime fios de cabelos sintéticos para bonecos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que permite a impressão de fios de cabelo sintéticos. O conceito adapta uma ocorrência comum para quem manuseia pistolas de cola quente e precisa lidar com fios do material depois da aplicação da cola em alguma superfície.

Dispositivo transforma seu smartphone em uma impressora 3D compacta

A ideia é que a técnica permita que impressoras 3D criem objetos como pincéis, compostas de fios, e até imprimam cabelo para uso em bonecos.

Impressora 3D foi adaptada de maneira criativa e simples para criar fios macios (Foto: Divulgação/Universidade Carnegie Mellon)Impressora 3D foi adaptada de maneira criativa e simples para criar fios macios (Foto: Divulgação/Universidade Carnegie Mellon)

A técnica funciona criando o mesmo efeito da cola quente nas pistolas de aplicação comum. Primeiro, os cientistas depositaram uma quantidade grande de plástico de impressão (PLA) no suporte usado pela impressora para criar formas. Depois, um mecanismo afasta a cabeça de impressão desse suporte.

Esse ato faz com que o PLA em vias de ser depositado pela impressora acabe se esticando. Como o material está quente, ele cria um fio longo, da mesma forma que a pistola de cola quente costuma fazer.

Como já havia uma quantidade inicial de material no suporte, que poderia ser a cabeça de um boneco, por exemplo, os fios acabam depositados, um a um, no topo desse objeto previamente impresso. O efeito inusitado é a criação do que parece cabelo sintético.

Outro ponto interessante da invenção foi que o time de pesquisadores criou o método usando uma impressora 3D comum, daquelas que funcionam depositando camadas de material plástico para criar formas. Sem a necessidade de acessórios extras, tudo depende de um pouco de programação para funcionar corretamente.

O vídeo abaixo mostra os resultados possíveis com a técnica:

Embora o processo ainda não esteja refinado, já que pode demorar meia hora para formar um único fio, o resultado pode ser adaptado conforme a necessidade: aplicação sem um padrão definido dá um resultado que se assemelha ao cabelo de uma pessoa. O uso de um padrão de aplicação dos fios dá cria um padrão ordenado, ideal para pincéis, por exemplo.

Para que serve uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Via CNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Massanando
    2015-11-03T08:18:31  

    Procurem na Amazon pelo livro "A verdade sobre as impressoras 3D" Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento ou experiência na área de impressoras 3D este livro NÃO lhe será útil.

    recentes

    populares

    • Massanando
      2015-11-03T08:18:31  

      Vou pesquisar...