Celular

18/11/2015 06h00 - Atualizado em 19/11/2015 09h16

iPhone 5S ou iPhone 5C: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S e iPhone 5C foram apresentados pela Apple em setembro de 2013. Atualmente, a companhia já chegou ao modelo 6S, mas mesmo assim, muitos usuários ainda buscam modelos mais antigos, principalmente para economizar e ter um celular com o funcionamento fluido do iOS

iPhone 6S ou iPhone 5S: ainda vale a pena comprar o iPhone antigo?

Apesar de oferecer o mesmo tamanho de tela, 4 polegadas, os dois smartphones apresentam fichas técnicas diferentes quando o assunto é design e processamento. Quer saber em qual modelo investir? Então, confira o comparativo entre as especificações técnicas de cada um.

iPhone 5S ou iPhone 5C? Descubra qual smartphone antigo da Apple vale o investimento. (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 5S ou iPhone 5C? Descubra qual smartphone antigo da Apple vale o investimento. (Foto: Arte/TechTudo)


Design: iPhone 5S

O iPhone 5S, antigo top de linha da Apple, oferece um visual mais elegante, com design metálico nas cores cinza escuro, prateado e dourado. Sobre as medidas, ele tem um tamanho compacto de 123,8 x 58,6 x 7,6 mm, com peso de 112 g. O visual conta ainda com um diferencial: leitor de impressão digital frontal, no botão de menu Touch ID, o que garante mais segurança para o usuário.

iPhone 5S tem design mais fino e leve do que iPhone 5C (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem design mais fino e leve do que iPhone 5C (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Por outro lado, o iPhone 5C era conhecido como o modelo “colorido” na época do lançamento. O smartphone tem visual mais simples feito em plástico com tonalidades vibrantes de branco, rosa, amarelo, azul e verde. Nas dimensões estão números mais robustos: 124,4 x 59,2 x 9 mm e peso de 132 g. No final das contas, este modelo é mais voltado para o consumidor que gosta de versões personalizadas, com cores diferentes.

No entanto, para comparação, o iPhone 5S tem um visual mais trabalhado, leve, fino e menor, além de ser equipado com o leitor biométrico, o que garante o ponto neste quesito.

Tela: Empate

Começando com o iPhone 5S, a Apple aplicou no modelo uma tela Retina de 4 polegadas com resolução de 640 x 1136 pixels, o que resulta em 326 ppi. Mas o que isso quer dizer? No mercado de smartphones com telas amplas, o modelo surge com um display mais compacto. No entanto, graças à tecnologia Retina, as imagens e aplicativos não devem aparecer pixelados.

iPhone 5C oferece uma tela de 4 polegadas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 5C oferece uma tela de 4 polegadas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Já iPhone 5C também oferece uma tela de 4 polegadas com a mesma resolução (640 x 1136 pixels). Então, para a usabilidade do consumidor, este quesito pode ser considerado como um empate.

Desempenho: iPhone 5S

A grande vantagem do iPhone 5S é que, mesmo sendo apresentado junto com o 5C, ele vem com um processamento mais moderno. O smartphone é equipado com o chip A7 de 64 bits, que trabalha em conjunto com o coprocessador M7. Isso garante um funcionamento mais fluido e rápido nas ações do dia a dia.

Por ser um modelo mais “econômico” em sua fabricação e preço de venda, o iPhone 5C foi integrado com o chip mais antigo, o A6, o que deixa o modelo um pouco mais ultrapassado em comparação ao seu “irmão” de linha.

iPhone 5S vem com processador mais avançado A7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S vem com processador mais avançado A7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

É melhor comprar o iPhone 5S ou o iPhone 6? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre o armazenamento, o iPhone 5S tem modelos com 16 GB, 32 GB e 64 GB, enquanto o iPhone 5C vem com 8 GB, 16 GB ou 32 GB. Essa diferença pode fazer falta para quem gosta de registrar muitas fotos ou baixar diversos apps, já que nenhum dos modelos têm entrada para cartão externo de memória, limitando essa expansão para o consumidor.

O sistema operacional de fábrica de ambos os smartphones é o iOS 7, podendo ser atualizado para o mais recente, iOS 9. No final das contas, o iPhone 5S é a melhor opção quando o assunto é desempenho e espaço interno, vencendo este quesito.

Câmeras: Empate

Os dois modelos de iPhones vêm com configurações de câmeras mais modestas, principalmente por terem sido lançados há mais de dois anos. O iPhone 5S vem com sensor traseiro de 8 megapixels, lente de safira, para evitar arranhões, HDR automático, fotos panorâmicas, sensor de iluminação, dentre ouros recursos. A gravação de vídeos é em Full HD (1080p), com uso de flash. A lente frontal tem 1,2 MP e gravação em HD, com 720p.

iPhone 5C vem com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1,2 MP (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 5C vem com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1,2 MP (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O iPhone 5C também vem com 8 megapixels de lente traseira, gravação em 1080p e flash LED. Já na câmera frontal estão os mesmos 1,2 MP e filmagem em 720p.  A qualidade das fotos tiradas pelos dois modelos não devem ser muito diferentes e mais detalhes só podem ser identificados com testes em mãos. Então, no quesito câmeras, há mais um empate.

Bateria

A baixa durabilidade da bateria é um dos principais alvos de reclamação de muitos usuários, principalmente nos modelos mais antigos. Então, em ambos os casos, é preciso estar ciente deste problema. O iPhone 5S oferece um componente de íon de lítio de 1.560 mAh que promete durar até 10 horas com o uso de 3G.

iPhone 5S tem bateria que promete durar cerca de 10 horas com 3G (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem bateria que promete durar cerca de 10 horas com 3G (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A capacidade do iPhone 5C é quase igual, com 1.510 mAh, e também promete cerca de dez horas de autonomia com uso misto. Por isso temos mais um empate no quesito bateria.

Disponibilidade e preço: iPhone 5S

É nesse ponto que está uma das principais diferenças entre os modelos de iPhones. O iPhone 5S continua sendo vendido pela Apple e pode ser encontrado com facilidade na loja oficial, física ou online, com preço de R$ 2.299 (16 GB) e R$ 2.449 (32 GB). No entanto, o modelo tem valor mais baixo em outras lojas nacionais.

iPhone 5C não está mais disponível para venda no site oficial da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 5C não está mais disponível para venda no site oficial da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Já o iPhone 5C saiu de linha e não há modelos novos sendo vendidos nas lojas da Apple. Algumas lojas online ainda vendem o aparelho por preços a partir de R$ 1.319 (8 GB). No final das contas, caso o usuário esteja pensando em investir em um modelo mais antigo da Apple, a melhor escolha é o iPhone 5S, pois, apesar de ser mais caro ainda está em fabricação.

Conclusão: iPhone 5S

O antigo top de linha iPhone 5S sai na frente neste comparativo. O modelo tem uma ficha técnica melhor, com melhores configurações de processador, maior armazenamento interno, design mais caprichado e ainda está na linha de fabricação da Apple, ou seja, é mais fácil de encontrar, o que é uma boa vantagem.

iPhone 5S leva a melhor quando o assunto é ficha técnica (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S leva a melhor quando o assunto é ficha técnica (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Já o iPhone 5C é mais indicado principalmente para quem quer economizar e tem preferência por modelos coloridos. Quando o assunto é a ficha técnica, o iPhone 5S é melhor do que seu “irmão” lançado na mesma data.

iPhone 5S vence o 5C principalmente por ainda ser produzido pela Apple (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 5S vence o 5C principalmente por ainda ser produzido pela Apple (Foto: Arte/TechTudo)

Já que o assunto é o iPhone, aproveite para conhecer também o novo modelo: o iPhone 6S e o iPhone 6S chegaram ao mercado brasileiro em novembro deste ano. Entre as novidades está o sensor de pressão 3D Touch. Assista abaixo a um resumão com as informações mais importantes sobre o smartphone.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Santos
    2015-11-18T08:05:46  

    Com o preço do "baratinho" da Apple, compro um Zenfone 2 equivalente (em alguns aspectos, superior) a um iPhone 6.

    recentes

    populares

    • Bruno Santos
      2015-11-18T08:05:46  

      Ué? Pelo que você fala qualquer android supera iPhone não? galaxy não é o todo poderoso? Então você tá querendo dizer que pra poder ter ALGUMA qualidade o seu galaxy tem que custar mais caro que um iPhone e ainda depender de um sistema operacional de terceiros que é distribuido até nas salas de inclusão da África? hmmm interessante. E o Lumia, pode ter certeza que é MUITO superior a qualquer android pois FUNCIONA, e você tem uma qualidade muito maior na tela e na camera... coisa que se pegar um moto eca da vida já enxerga tudo atravessado

    recentes

    populares

    • Bruno Santos
      2015-11-18T08:05:46  

      kkkkkkkkkkkkkkkk... ô criança, pouco me importa o que vc tem(se é que tem), eu não uso iPhone porque não quero e porque NÃO ME SERVE, agora vai brincar com o seu celular de boneca vai, tenho mais o que fazer com meu Android! rsrs

  • Roberta Cotes
    2015-11-22T17:16:07

    1300 reais dá pra comprar Zenfone 2, LG G3, Moto X Play, S5 e/ou Lumia 930 que são infinitamente superiores em todos os sentidos. iPhone = telefone da classe média falida-endividada-alienada-iletrada que vive de aparências.

  • José Rodrigues
    2015-11-18T17:48:09  

    iPhone é iPhone e resto é resto... sempre foi assim, quer você queira ou não. É qualidade (iPhone e iPad) vs quantidade (Androids da vida). Tudo que é bom sempre vai custar mais caro. A vida é assim... quem pode pode, quem não pode, se Android.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-11-18T17:48:09  

      Iphone é iPhone e o resto é resto por que o resto é tudo IGUAL... Funciona 6 meses depois vira uma carroça

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-11-18T17:48:09  

      Vc pega um iPhone 4 e um iPhone 6s, não encontra nenhuma diferença e as limitações ainda são as mesmas... depois as outras e que são iguais! kkkk

  • André Rio
    2015-11-18T11:13:54  

    Apple é pra quem gosta de jogar dinheiro fora, na verdade muito dinheiro.

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:13:54  

      eu uso um Xperia z2, desde inicio de 2014, e continua com o mesmo desempenho dos tops de linha atuais. e só não uso iPhone por que a bateria não dura nada e as câmeras e resistência a agua da sony pesam muito tbm. ter android ou ios é só questão de qual se adapta melhor ao seu estilo. Por que na questão de preço, meu celular foi o mesmo preço que o iPhone 5S na época.

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:13:54  

      Tenho um iphone 2 a trussentos anos e roda tudo nunca deu problema!!!

  • Daniel Lima
    2015-11-19T08:22:16  

    Iphone 5s por 2.300 e 5c por 1..320... Só o brasileiro burro mesmo pra pagar! Comprei ontem um moto maxx por 1.570, com um hardware e bateria (3.900mha) monstruosos, que não precisa nem de comparação com esses 2 aí! As únicas coisas que eu eu tiro o chapéu pra Apple são o design (até o 5s - aparelho lindo. A partir do 6 a Apple se perdeu nesse quesito ), os materiais usados na construção, unificação do IOS com os apps, câmera e só. O moto maxx só perde para o 5s no quesito de não ter sensor biométrico, que facilita na hora de desbloquear o aparelho.

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2015-11-19T08:22:16  

      Aparelho com tamanho acima de 13 cm para meu uso não quero nem de graça.

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2015-11-19T08:22:16  

      Fora o peso de 180 gramas kkk dá pra quebrar uma vitrine com ele e levar umas roupas da VANS que é bem o estilo de quem tem moto maxx

  • Julio Costa
    2015-11-19T00:08:12  

    Iphone é celular de fresco. Tipo de pessoa que sofreu bullying na infância. Ele ainda acredita q usa um celular desses é ter status. Kkk. Conversar com uma pessoa que tem um aparelho desse q vc logo percebe q só tem minhoca na cabeça. Só lamento para vcs. Viva o galaxy s6 PLUS.

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-11-19T00:08:12  

      Se i5S tivesse 10% das funcionalidades do meu S6plus eu até que aceitaria pra dar de presente para meu sobrinho de 5 anos. Pois é o nível de atividade intelectual de uma pessoa que usa um iphone. No dia que a Apple inventar um celular que permita vc navegar na Internet, assistir vídeo e usar redesocial ao mesmo tempo sem travar. Permitir personalização da tela. Gravar 20 min de vídeo 4k. Instalar 8 jogos HD, aguentar 14hs de uso intenso no 4G. Ser usuario Root. Vc me avisa. Viva a Samsung!

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-11-19T00:08:12  

      "10% das funcionalidades" - Nossa você deve ser um gênio da geração Y que consegue mandar beijo pra mãe no Facebook, assiste desenho e ainda acessa o site da Disney tudo ao mesmo tempo... Ja te deram remédio para hiperatividade hoje ou você é só retardado mesmo? Eu te desafio a atender seu travoid de primeira 10 vezes SEGUIDAS... se você não conseguir eu corto seu dedo.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-18T10:37:09  

    Antes de comprar no Black Friday consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra histórico com as alterações de preço do ano todo, por produto e loja! :)

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-18T10:37:09  

      De quê adianta 4g de ram travando o tempo todo? tsc O meu celular tem 1gb de ram e não trava, além do sistema operacional super simples e leve

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-18T10:37:09  

      Zeca vc tô achando (quase certeza) que vc nao conhece nenhum dos dois tipos! rsrs

  • Thiago Borba
    2015-11-18T17:02:32

    O único lugar que achei esses preço foi no Groupon ( parcelado em 12x)...inclusive to bem inclinado a pegar um 5C seminovo que tá menos de 1.000 reais

  • André Rio
    2015-11-18T11:18:33  

    Muito caro para um Dual-core

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:18:33  

      Nao mesmo! rs

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:18:33  

      Ooooooolha... se eu fosse vc eu dava uma olhada melhor viu rsrsrs....

  • Almir Ribeiro
    2015-11-18T12:12:44  

    Apple, puro modismo. Há opções muito mais em conta e bem melhores até. Só Famboy mesmo para comprar ISSO. Nada de mais.

    recentes

    populares

    • Almir Ribeiro
      2015-11-18T12:12:44  

      Almir burrinho veja bem Fanboy não é uma palavra de origem portuguesa Desta forma , não obedece regras de nossa gramática Se liga

    recentes

    populares

    • Almir Ribeiro
      2015-11-18T12:12:44  

      pea kkkk

  • Diego Almeida
    2015-11-18T10:27:35  

    "O iPhone 5S oferece um componente de íon de lítio de 1.560 mAh que promete durar até 10 horas com o uso de 3G." Ah essa informação é mentirosa hein... Tenho um 5s e se o 4G estiver ligado a bateria não dura nem 3hs direito. Mesmo no modo de economia de bateria.

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2015-11-18T10:27:35  

      Tenho iPhone 5c porque é rosa e fofo e adoro ele. Meu note e um Mac book Air e tenho i pad não dá para comparar a resolução e velocidade Apple com samsung tive um samsung fala y mote então dá nem para discutir

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2015-11-18T10:27:35  

      Sorry galáxy note

  • Silvia
    2015-11-18T11:31:29  

    Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

    recentes

    populares

    • Silvia
      2015-11-18T11:31:29  

      -Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

  • Marcos Mira
    2015-11-18T19:27:26

    Não reclamo do Android, tenho um S4 e ele é show de bola. Tenho 01 Iphone 6 Plus, 01 Iphone 5s e um Ipad Air 2. Ou seja, 3 Ferrari e 01 Camaro. Entenderam né

  • Reginaldo Vieira
    2015-11-18T17:24:31  

    hahaha ...Meu Deus!!! Tem que sofrer de uma insanidade mental. Pagar mais de 2k num smartphone de 3 geraçôes passadas. Bateria desse 5s é uma piada, tela ridicula de pequena, só pra citar alguns exemplos de ponto negativo.

    recentes

    populares

    • Reginaldo Vieira
      2015-11-18T17:24:31  

      A propaganda mais negativa para o Iphone, seria você possuir um deles. Felizmente eles estão a milhares de anos luz distantes de você.

  • Thiago Borba
    2015-11-18T17:09:40

    Unico lugar onde achei a este preço eh no Groupon, com parcelamento em 12x...Inclusive vi um seminovo lá por menos de mil q to pensando ..

  • Augusto Castiglioni
    2015-11-18T13:52:33  

    Comprei um Lumia 640 XL por 1/5 do preço, e as configurações são quase todas superiores. Só perde pra memória interna.

    recentes

    populares

    • Augusto Castiglioni
      2015-11-18T13:52:33  

      Professor, esqueci disso de não expandir do Iphone. É realmente melhor em tudo então. Pra não ser injusto, o HDR do Iphone é superior.

    recentes

    populares

    • Augusto Castiglioni
      2015-11-18T13:52:33  

      Se fosse um Android até ia. Lumua zuou o sistema. Comprei um e vendi em 2 dias.

  • Bruno Ribeiro
    2015-11-18T15:49:02

    Hardware fraco e preço lá nas alturas....

  • Nina Lottaspaghetti
    2015-11-18T12:47:43

    qq coisa mesno esse 5c q é uma porcaria

  • André Rio
    2015-11-18T11:19:48  

    O Moto g 2014 é mais aparelho que isso ai

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:19:48  

      deve ser mesmo. LEIGO

    recentes

    populares

    • André Rio
      2015-11-18T11:19:48  

      Com certeza, agora pergunta para alguém que tenha um moto g, quantas vezes ele travou até hoje, e pergunta a quem tenha um iphone, não importa qual, quantas vezes travou? pode ser melhor em outras coisas, mas sistema operacional não tem igual.

  • Márcio Araújo
    2015-11-18T11:55:38

    Comprei ontem um "apple" na feira muito mais barato, saudável e gostoso!