Roteador

29/11/2015 06h00 - Atualizado em 29/11/2015 06h00

O que são bridges wireless? Saiba usar o aparelho para turbinar o seu Wi-Fi

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma conexão à Internet via cabo é sempre mais estável do que Wi-Fi, mas, o que fazer quando o roteador está longe demais do seu console ou computador desktop? É aí que entra o bridge wireless, um aparelho que funciona como um roteador ao contrário: em vez de obter o sinal via cabo e distribuir pelo ar, o bridge usa antena para se conectar ao Wi-Fi e entregar o sinal via cabo ethernet para outros aparelhos, estendendo a conexão. Conheça suas vantagens e desvantagens.

Rádio FM pode melhorar o sinal do seu Wi-Fi, afirma pesquisador

Vantagens

Entre os pontos positivos de se usar um bridge em casa é a possibilidade de estender a conexão wireless da residência para aparelhos que só podem se conectar via cabo, mas não estão próximos o bastante do roteador, ou o cabo é curto demais. É possível conectar um PC desktop, um console de vídeo game ou qualquer outro aparelho diretamente ao bridge, e este, por sua vez, se conecta ao Wi-Fi desde que esteja dentro do alcance do sinal.

Entenda como funciona o bridge wireless (Foto: Reprodução/Creative Commons)Entenda como funciona o bridge wireless (Foto: Reprodução/Creative Commons)


É possível, assim, aproveitar uma conexão estável graças à conexão confiável da antena de um bridge e de um cabo ethernet, o que favorece o streaming de vídeo e jogos online, por exemplo. Além disso, esse método de conexão é mais barato, pois evita que seja necessário adquirir adaptadores wireless para cada equipamento que precisa se conectar à rede sem fio – um só bridge pode ligar vários dispositivos ao mesmo à rede wireless por meio de cabo.

Desvantagens

É preciso ter cuidado na hora de usar um bridge, especialmente se você não estiver usando um aparelho dedicado, ou seja, fabricado especialmente para essa função. Alguns roteadores podem ser configurados no modo bridge, mas dificilmente apresentam o mesmo rendimento de um equipamento feito somente para esse fim. Portanto, se você precisa de alta performance, prefira comprar um bridge wireless a usar um roteador velho jogado por casa.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo

Bridges não são mágicos: se o sinal original no Wi-Fi não estiver ao alcance da antena do bridge, a conexão não será entregue com eficiência para os computadores ligados via cabo. É preciso posicionar bem o bridge em relação ao roteador para obter máximo desempenho, e usuários iniciantes podem ter dificuldade em fazer – é preciso entender, por exemplo, como direcionar as antenas do seu roteador dependendo do ambiente em que ele está localizado, algo que varia conforme o modelo do roteador.

Como usar

Quase qualquer roteador, como o barato Nano da TP-Link, tem função bridge (Foto: Divulgação)Quase qualquer roteador, como o barato Nano da TP-Link, tem função bridge (Foto: Divulgação)

Se você adquiriu um bridge, configurá-lo é simples: conecte-o via cabo ao seu computador e entre no IP padrão, que normalmente é 192.168.1.1. Ao acessar o painel de controle do dispositivo, procure pelo SSID da sua rede sem fio e conecte-se usando a senha do Wi-Fi, como em um dispositivo comum. Imediatamente, o bridge irá começar a canalizar o sinal do W-Fi para qualquer aparelho ligado a ele por meio das portas ethernet.

Se você prefere usar um roteador antigo, o processo pode ser um pouco mais trabalhoso. Isso porque, além de conectar ao IP padrão e acessar o painel de controle, você deverá encontrar a função bridge, localizada na mesma seção da conexão PPPoE, entre outros tipos. Lembre-se também de desativar o DHCP nesse roteador, já que a distribuição de IPs será feita somente pelo roteador principal, e desligue funções como NAT e firewall. Por fim, designe um IP fixo ao aparelho, fora do trecho considerado pelo DHCP, e conecte-se à sua rede para começar a distribuir o sinal Wi-Fi via cabo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Inácio Nandi
    2019-04-19T16:10:13

    Alguém tem link que ensina a configurar bridge wireless com roteadores technocolor?

  • William Melo
    2015-11-30T12:48:41  

    Ao invés de comprar esse aparelho e configurá-lo, não seria mais prático e econômico fazer um cabo maior?

    recentes

    populares

    • William Melo
      2015-11-30T12:48:41  

      Não. Esse aí usa um RJ45 de 10 metros e fica reclamando da internet ruim. Sabe de nada, inocente.

    recentes

    populares

    • William Melo
      2015-11-30T12:48:41  

      O William tem razão, sim. Mas não é do que se trata uma bridge, no caso do "artigo". Agora se cabos eth de 10m estão te dando problema, é hora de comprar em um lugar melhor. Mas nem wifi em 5GHz vai ter a mesma estabilidade de um cat-5 ou cat-6, não passe infomação errada.

  • Sérgio Lucio
    2015-11-30T10:52:33

    Depois de infinitas matérias sobre andressa urach, sobre o ken humano, agora dia sim e dia também sai uma matéria sobre turbinar a internet. Globo cada vez mais caça cliques e sem compromisso nenhum com a informação.

  • Thiago Silva
    2015-11-30T10:29:23

    Jesus ... o titulo da reportagem nao tem nada a ver !

  • Joao Oliveira
    2015-11-30T09:55:54

    Não importa o que você façam... tudo vai depender da operado que vocês contratarem... se você contratou 1Mb ou 100Mb... não adianta querer fazer milagres.... você terá a velocidade igual ou inferior... a não ser que contrate um link dedicado... mas isso é outra conversa. abs

  • Marcus Gomes
    2015-11-30T08:38:45  

    caraca, o techtudo só descobriu o ancorador agora... KKKKK

    recentes

    populares

    • Marcus Gomes
      2015-11-30T08:38:45  

      WI FI JÁ ERA..... AGORA TEMOS A NOVA ONDA.....SHOW DE BOLA..

  • Fabio Dias
    2015-11-30T08:13:59  

    Turbinar Wi-Fi! deixem de lorota, é muito fácil ter um bom wi-fi, contrate uma boa internet!

    recentes

    populares

    • Fabio Dias
      2015-11-30T08:13:59  

      Boa internet e bom wi-fi não são sinônimos. Não importa que você tenha uma internet de 100MB em casa se seu aparelho de wi-fi não consegue distribuir o sinal por entre os cômodos.

  • Rolembergue Cruz
    2015-11-29T15:31:07  

    Aqui na Europa já têm e faz tempo. Basta ir na loja da operadora, comprar o aparelho por 20 euros, levar para casa e tá conectado com internet rápida e em toda a casa. Depois vai pagar 25 euros por mês. Intenet sem interrupções, sem constantes faltas de luz, etc. Mas o Brasil também é avançado em tecnologia, principalmente bancária e eleitoral.

    recentes

    populares

    • Rolembergue Cruz
      2015-11-29T15:31:07  

      Putz, o maluco tá cotando o euro a R$ 7,00! O euro dele tá subindo mais rápido de que a velocidade da net aqui de casa!

    recentes

    populares

    • Rolembergue Cruz
      2015-11-29T15:31:07  

      E vocês acreditaram nessa conversa mole desse Rolembergue Cruz? O cara mora no morro do Alemão e fica contando vantagens...kkkkk só Brasileiro tonto prá acreditar nisso....

  • Jessica Carvalho
    2015-11-30T09:40:40

    Antes de comprar no Cyber Monday consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra histórico com as alterações de preço do ano todo, por produto e loja! :)

  • Luis Andre
    2015-11-30T09:25:22

    Tudo no TechTudo é " mágico ", " milagroso " e " turbinado ".....kkkkkkkkk

  • Ademir Lima
    2015-11-30T09:20:32

    O pessoal por aqui confunde o alcance do sinal wifi dentro da residencia com a velocidade da conexão que vem da operadora... kkkk

  • Célio Azevedo
    2015-11-30T03:56:47

    Se for mais rápido vale a pena.

  • Célio Azevedo
    2015-11-30T03:56:47

    Se for mais rápido vale a pena.

  • Oliver Schultes
    2015-11-30T03:21:14

    Ou então compre um placa de rede wireless e instale no pc. Mais barato e prático.

  • Roberson Rodrigues
    2015-11-30T01:06:35

    E o que isto tem a ver com o título da matéria "Aparelho 'milagroso' promete turbinar o wi-fi na casa inteira". Isto já existe faz tempo e não faz 'milagres'. Estagiários.

  • Hugo Rafael
    2015-11-29T15:42:20  

    Melhor usar dois roteadores em WDS

    recentes

    populares

    • Hugo Rafael
      2015-11-29T15:42:20  

      Sqn, dois roteadores de 60 reais da Tp-link faz essa função, só os leigos não sabem disso.

    recentes

    populares

    • Hugo Rafael
      2015-11-29T15:42:20  

      No ML tem o modelo Tp-link Tl-wr740n por 50 reais, novo.

  • Gustavo
    2015-11-29T21:16:32

    minha internet é via rádio e a sua e via do. (poucos vão entender)

  • Fábio Magalhães
    2015-11-29T20:16:45  

    Melhor solução pra isso seria conectando modem a um aparelho PLC que distribuiria via rede elétrica a internet pra casa toda. Na outra ponta onde vc quer um sinal estável vc conecta o outro par do aparelho PLC e ligue o computador ou console ao aparelho PLC através do cabo RJ45.

    recentes

    populares

    • Fábio Magalhães
      2015-11-29T20:16:45  

      Se tiveres tomada sobrando do outro lado e rede de energia estável é bom. Não é recomendável usar filtros de linha ou régua de tomadas conectando outros dispositivos na mesma saída do utilizado pelo PLC.

  • Luiz Geroldi
    2015-11-29T17:47:02  

    O ser humano trabalha um monte para transformar o sinal em wireless ai a pessoa vai lá cria um aparelho para ficar refém dos cabos novamente! Que mundo é esse??????

    recentes

    populares

    • Luiz Geroldi
      2015-11-29T17:47:02  

      Um mundo aonde nem tudo se resolve com o wifi

  • Omar Francisco
    2015-11-29T12:52:56  

    balela

    recentes

    populares

    • Omar Francisco
      2015-11-29T12:52:56  

      Por quê eu usaria um outro aparelho se posso colocar o meu roteador ao lado de minha máquina?

    recentes

    populares

    • Omar Francisco
      2015-11-29T12:52:56  

      ISSO É PARA APARELHOS TIPO SMARTV ONDE MUITAS VEZES O SINAL DO WI FI CHEGA COM DIFICULDADE

  • Ashlee Kairs
    2015-11-29T17:33:54

    Isso já existe nos USA há uns 8 anos, sempre o Brasil apresentando novidades velhas ... afffff

  • Carlos Alvarez
    2015-11-29T15:20:44

    Não vi nada demais tenho um repetidor da TPLINK que "espalha" o sinal WI-FI tanto pelos ambientes mas também via cabo aonde o roteador não "chegava". E nem precisou configurar poi meu roteador é da mesma marca e reconheceu na hora.

  • Robson Pedro
    2015-11-29T13:07:58  

    Muito bom mesmo !

    recentes

    populares

    • Robson Pedro
      2015-11-29T13:07:58  

      pocaria de aparelho! com tempo vc descobre q seu roteador e muito melhor.