Armazenamentos

26/11/2015 13h36 - Atualizado em 26/11/2015 13h36

Pente de memória RAM da Samsung é o mais poderoso do mundo com 128 GB

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Samsung é a fabricante do pente de memória mais poderoso do mundo, com incríveis 128 GB de capacidade. Este é o resultado da produção em massa de módulos DRAM usando a técnica “Through Silicon Via” (TSV), capaz de criar pentes de memória DDR4 com alta eficiência energética e, mesmo assim, mantendo taxas elevadas de transmissão de dados, a  2.400 megabits por segundo.

Quais as melhores memórias RAM DDR3 disponíveis no Brasil?

A novidade é destinada a grande servidores empresariais e ainda não tem preço definido.

Samsung lança memória RAM mais poderoso do mundo, com 128 GB de capacidade e alta velocidade (Foto: Divulgação)Samsung lança memória RAM mais poderosa do mundo, com 128 GB de capacidade e alta velocidade (Foto: Divulgação/Samsung)

A melhor memória RAM do mundo foi criada usando um método de fabricação que encaixa chips verticalmente na placa, usando eletrodos que passam por pequenos orifícios, economizando espaço e facilitando a dissipação de calor. Com essa técnica, a Samsung consegue montar pentes potentes, que contam com até 36 chips de 4 GB, cada um contendo quatro chips de 8 GB com arquitetura de 20 nm, resultando em 128 GB de capacidade disponível para uso.

A empresa tem investindo pesado no seu negócio de semicondutores, especialmente considerando o declínio nas vendas de smartphones nos últimos trimestres. A mudança de rumo inclui a inauguração de uma nova fábrica da Coreia do Sul para produção de memória RAM e outros componentes, orçada em US$ 14,4 bilhões, ou R$ 54 bilhões.

Qual é o melhor notebook de baixo custo? Veja no Fórum do TechTudo.

Em 2014, a fabricante lançou seu primeiro protótipo usando a técnica TSV, mas com somente 64 GB. Em um ano, sua capacidade foi dobrada para atender a clientes empresariais que precisam de data centers mais rápidos e mais econômicos energeticamente, cortando em até 50% seu consumo com a nova memória RAM. Não há qualquer previsão para que a tecnologia seja empregada na produção de pentes DDR4 para uso doméstico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares