Celular

09/11/2015 08h01 - Atualizado em 11/11/2015 13h26

Quantum Go é bom? Confira pontos positivos e negativos do smartphone

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Quantum Go, primeiro smartphone lançado pela Quantum, tem chamado atenção desde seu lançamento, em setembro. A combinação de preço baixo e especificações razoáveis, aliada ao suporte dual-chip, tem tudo para agradar os consumidores brasileiros.

Quantum Go é o smartphone brasileiro com preço para peitar Xiaomi

A concorrência do telefone, porém, é bem grande. O celular, fabricado por uma divisão da Positivo, chega para disputar espaço com intermediários de peso, como Moto G, Zenfone 5 e Redmi 2. Será que o aparelho consegue? Confira os pontos fortes e fracos do Quantum Go e veja se o gadget vale a pena em relação aos concorrentes.

Quantum Go, primeiro smartphone da Quantum, é dual-chip intermediário (Foto: Divulgação)Quantum Go, primeiro smartphone da Quantum, é dual-chip intermediário (Foto: Divulgação)

PONTOS FORTES

Preço

O preço é, sem dúvidas, um dos grandes atrativos do Quantum Go. A versão básica, com rede 3G e 16 GB de armazenamento, custa R$ 699. Esse é o mesmo valor do modelo básico do Moto G 2, que também vem com conexão 3G, mas tem 8 GB de espaço interno.

Por R$ 799, é possível comprar o Quantum Go com 3G e o dobro de memória: 32 GB. Enquanto isso, o Moto G 2014 mais avançado tem exatamente o mesmo preço, com menos memória (16 GB), mas com conexão 4G. Ainda existe o Redmi 2 Pro, que traz as mesmas especificações do dispositivo da Motorola, só que um pouco mais barato, por R$ 729.

O custo limite do Quantum é de R$ 899, para a versão completa, com conexão 4G e 32 GB de armazenamento interno. Essa configuração só vai ser encontrada no Moto X (2014), cujo preço é de R$ 1.399. Com isso, é válido dizer que o smartphone oferece boas características por uma faixa de preço satisfatória.

Câmera

As duas câmeras do Quantum Go tem especificações competentes. O sensor traseiro traz 13 megapixels, o que é uma resolução alta para um intermediário. Mesmo assim, o aparelho ainda traz o Quantum Resolution, recurso que permite capturar imagens de até 24 megapixels. A presença de sensor BSI (Backside Illumination) garante fotos melhores em ambientes com pouca luz.

A câmera frontal, por sua vez, tem resolução de 5 megapixels. O diferencial aqui é que a estrutura conta com recurso de flash da tela, assim como o iPhone 6S. Isso não quer dizer que a qualidade da imagem será a mesma do modelo da Apple, mas a tecnologia usada demonstra que o aparelho está à frente dos rivais nesse sentido.

Quantum Go traz câmeras de 5 e 13 megapixels (Foto: Divulgação)Quantum Go traz câmeras de 5 e 13 megapixels (Foto: Divulgação)

Armazenamento

É difícil encontrar smartphones de 32 GB de espaço interno por menos de R$ 900 à venda no Brasil. O celular da Quantum ainda conta com suporte a microSD de até 32 GB, o que pode ampliar a capacidade total para até 64 GB. Esse é um grande acerto da fabricante e uma característica indispensável para quem guarda muitos vídeos, fotos, músicas e outros arquivos.

Processamento

O hardware interno responsável pelo desempenho do Go pode ser considerado potente. O processador do modelo mais simples é um MediaTek MTK6592M, com oito núcloes de 1,3 GHz. O modelo mais avançado, com Internet 4G, traz como componente o MediaTek MT6753, também quad-core de 1,3 GHz. Os dois modelos contam com memória RAM de 2 GB, o que promete ajudar o Android 5.1 (Lollipop) a rodar com fluidez. Resta saber se, no dia a dia, essas especificações vão garantir o desempenho fluido do sistema e dos aplicativos.

Processador octa-core e RAM de 2 GB fazem Android rodar bem (Foto: Divulgação)Processador octa-core e RAM de 2 GB fazem Android rodar bem (Foto: Divulgação)

TV Digital e 4G

O suporte à rede 4G tem se tornado cada vez mais comum nos novos smartphones. No entanto, entre os intermediários, essa conexão mais rápida ainda não é tão presente. Por isso, é importante ressaltar que a LTE faz parte das características do Quantum Go. Além disso, a TV Digital é outra função que agrada usuários brasileiros, mesmo sem reproduzir conteúdos em alta resolução.

PONTOS FRACOS

Logo da Anatel na traseira

O design do Quantum Go foi uma das características mais elogiadas do smartphone. Fino, com três opções de cores – branco, prata e dourado -, bordas com acabamento que lembra metal e traseira revestida com vidro, o celular teria tudo para merecer uma ótima avaliação nesse quesito.

Xiaomi no Brasil: vale a pena comprar? Descubra no Fórum do TechTudo.

Apesar disso, a logo da Anatel e a inscrição do modelo na parte traseira podem comprometer bastante o visual do aparelho, de acordo com os gostos do cliente. Visualmente, a impressão que fica é que essa ainda é uma versão de testes.

Logo da Anatel e código do modelo dão impressão de modelo de teste (Foto: Divulgação)Logo da Anatel e código do modelo dão impressão de modelo de teste (Foto: Divulgação)

Bateria

Com tela de 5 polegadas, rede 4G, flash frontal e uma série de recursos que consomem bastante energia, a capacidade de bateria de 2.300 mAh pode não ser suficiente para durar o tempo necessário. O display AMOLED, geralmente, compensa um pouco, por exigir menos do conjunto interno. Mas, ainda assim, a autonomia do Quantum Go é menor que a de concorrentes da mesma categoria.

Interface dos apps próprios

A personalização do Android pela Quantum não interferiu muito no visual, o que costuma agradar os usuários. O problema é que os aplicativos próprios não usam a interface Material Design. O resultado disso é que o dono do Go passa boa parte do tempo lidando com o layout criado pelo Google e, de repente, é "jogado" para uma tela com aparência defasada. Não é nada tão grave, nem deve ser motivo para a maioria das pessoas deixarem de comprar o aparelho, mas demonstra certo amadorismo na confecção do celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joel Ferreira
    2016-01-14T15:22:06  

    Pessoal é apenas um celular!

    recentes

    populares

    • Joel Ferreira
      2016-01-14T15:22:06  

      hahahahahaha

    recentes

    populares

    • Joel Ferreira
      2016-01-14T15:22:06  

      Eu tenho um e não me arrependo aparelho bom e tira otimas fotos bom tbm pelo preço!

  • Washington Oliveira
    2016-05-31T16:38:24  

    Android nunca mais,nem de graça eu quero! Essa porcaria só sabe travar e dar bugs e além de ser cheio de vírus por ai. Meu Lumia 950 xl está chegando hahahahahaha

    recentes

    populares

    • Washington Oliveira
      2016-05-31T16:38:24  

      Mais um trouxa que caiu no meme do Windows Phone ahahahahahahah

    recentes

    populares

    • Washington Oliveira
      2016-05-31T16:38:24  

      Eu tenho um Windows Fhone..Lumia..é uma porcaria

  • Marcelo Aires
    2016-11-24T14:11:36

    Bom vcs reclama q e feito com estrutura da positivo porem ignoram q a Sony utiliza da mesma estrutura... Vai entender esses seres mal informados

  • Joao Lima
    2016-02-03T17:06:37  

    Gostei da análise, mas uma coisa foi bizarra: nunca vi ninguém reclamar do simbolo CE, por exemplo, na traseira de vários aparelhos eletrônicos, mas dai o simbolo da Anatel nesse é uma ofensa ao design. Por favor né...

    recentes

    populares

    • Joao Lima
      2016-02-03T17:06:37  

      Boa João !!!!!! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Lima
      2016-02-03T17:06:37  

      fora q a maioria bota capinha... irrelevante.. estou considerando comprar este aparelho p incentivar o mercado nacional...

  • Rodrigo Perez
    2015-11-09T14:44:44  

    Parei de ler em "especificações razoáveis"....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-11-09T14:44:44  

      Vamos falar de teckpix!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-11-09T14:44:44  

      quem e esperto aproveita, fiz os testes, ele e mais potente que o xperia z2, nao trava e jogo normalmente.

  • Thiago Lobato
    2016-09-30T16:11:13  

    ia comprar ate descobrir que é feito pela Positivo

    recentes

    populares

    • Thiago Lobato
      2016-09-30T16:11:13  

      só de ser nacional já não quero

    recentes

    populares

    • Thiago Lobato
      2016-09-30T16:11:13  

      então compra um chinês ou um paraguaio

  • Camila
    2016-10-31T19:17:01

    Ele é bom msm? Trava? A camera é boa? Vou comprar um mas ainda to em duvida, tem q ter muito cuidado msm?

  • Wesley Santos
    2016-02-18T21:34:44  

    FUJA DO QUANTUM GO. SMART É FICAR LONGE DELE. TELA QUEBRA EM MENOS DE 3 MESES DE USO CUIDADOSO, SEM QUEDAS. LEVOU 1 MÊS PARA TROCAR O VIDRO. EM UMA SEMANA, VIDRO QUEBROU DE NOVO!!! NUNCA VI ISSO. TIVE NOKIA N8, MOTOROLA DUAL CHIP, GALAXY S2 E NOTE 2, E NUNCA QUEBREI NEM ARRANHEI NENHUMA TELA. APARELHO DESCARTÁVEL. QUANTUM NUNCA MAIS.

    recentes

    populares

    • Wesley Santos
      2016-02-18T21:34:44  

      por isso prefiro ficar com meu Nokia Lumia que além de ser melhor, rápido e sem bugs já caiu no chão varias vezes e nunca quebrou

    recentes

    populares

    • Wesley Santos
      2016-02-18T21:34:44  

      Gente, vou comprar um quantum, queria saber se é bom msm, se trava ou não, a camera é boa? Me ajudem pf

  • Daniel Barbosa
    2016-09-23T10:55:54

    Chegou ontem o meu e to gostando muito achei muito top !!!!!!

  • Claudio Santos
    2016-09-21T09:13:57

    Não procede a informação que esse aparelho tem TV DIGITAL. É uma informação equivocada, pois entrei em contato com a empresa e eles VENDEM SEPARADO um "sintonizador" para ATIVAR essa função TV. Aliás, o site da Quantum passa poucas informações úteis de seu aparelhos.

  • Katia Silva
    2016-09-12T17:29:24

    A Quantum, lançou esse mês o Quantum Muv e Muv Pró. Dá pra atualizar a reportagem para conhecermos as melhorias. Obrigada!

  • Edgar Henrique
    2016-08-13T14:17:52  

    Estou a comprar um Quantum Go 32Gb...quero saber de quem tem um se realmente vale a pena se ter...vou usar para trabalho...sou motorista de App. Alguém aí pra me ajudar? Desde já agradeço! Abrax.

    recentes

    populares

    • Edgar Henrique
      2016-08-13T14:17:52  

      Recentemente comprei o meu Quantum Go 32 GB e estou muito contente com ele. Ele não trava, tem uma ótima câmera e ele é lindo. Super contente!!!

  • Diego Aguiar
    2016-07-31T00:47:20

    Vou apostar num quantum...torcendo para dar certo! Se não der, to feliz com meu s7

  • Victor Anderson
    2016-04-22T19:33:20  

    ele é original?

    recentes

    populares

    • Victor Anderson
      2016-04-22T19:33:20  

      aparelho muito bom custo x beneficio comprei a quatro meses estou gostando muito.

  • Professor
    2015-11-09T16:18:17  

    Compraria se fosse iOS ou Windows Phone....já Android nem de graça.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-11-09T16:18:17  

      nao com esse nome de cleonildo kkkkkkkkkkkkkk nao reclama do celular reclama pra mae por ter te dado esse nome kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-11-09T16:18:17  

      kkkk

  • Antonio Pedro
    2015-11-13T19:13:06  

    Tenho pouco conhecimento sobre celulares vou deixar o meu relato por experiência própria, comprei um moto G segunda geração no inicio do ano um excelente celular mas tive que dar ele pra minha mulher, fui pesquisar para comprar outro e encontrei o Quantum GO comprei o 4G com 32g de memória e garanto o moto G2 nao anda nem perto dele pra fazer as mesmas coisas e a bateria também é bem melhor do que a do moto G2 e gostei muito do moto G2

    recentes

    populares

    • Antonio Pedro
      2015-11-13T19:13:06  

      Isso sim é um comentário útil... Eu tive um Moto G e agora tenho um Moto E e um moto G 2.. O moto E me passou muita raiva por ter míseros 4gb de memória interna que não permitem atualizar nem o android nem os aplicativos...não dá pra instalar nada... maior mancada.. mas por 499 tá razoável... a câmera de 8mp é inútil, não serviu pra tirar foto legível dos documentos para enviar pora o NU bank por exemplo... Por esse preço parece ótimo, porque o moto G G3 ficou muito caro... E o moto E2 tá do preço que era o moto G...

  • Edmilson Hora
    2015-11-09T17:51:58  

    Quando li positivo vim pros comentários, que grande bosta hein.

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-11-09T17:51:58  

      Da próxima vez o Edmilson Hora nem vai comentar

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-11-09T17:51:58  

      Outra questão que o pessoal fala dizem que ele é positivo ELE NÃO É POSITIVO ELE É APENAS MONTADO PELA POSITIVO POR ESSE MOTIVO NAO PODEMOS DIZER QUE A MOTOROLA, NOKIA, SHARP, IPHONE, NINTENDO, INTEL, DELL, SONY, ASUS, XIAOMI, HP, SAO A MESMA COISA OU TEM A MESMA QUALIDADE POIS TODOS ELES SAO FABRICADOS PELA MONTADORA FOXCONN

  • Rodrigo Teixeira
    2016-03-25T23:38:46

    O aparelho é ótimooooo....incrível! E olha que o meu saiu de graça....graças a um acordo com a Positivo que ficou meu X800 mais de 30 dias na assistência técnica!

  • Raphael Maciel
    2015-11-09T16:41:39  

    Deveriam ter falado sobre a garantia,de apenas 275 dias (menos de 1 ano ) e se o aparelho der algum defeito,terá ser enviado via correio para empresa.

    recentes

    populares

    • Raphael Maciel
      2015-11-09T16:41:39  

      Olá Willians...onde consigo esse desconto usando o codigo acima? Grato.

    recentes

    populares

    • Raphael Maciel
      2015-11-09T16:41:39  

      No próprio site da Quantum

  • Victor Corrêa
    2016-02-24T00:03:02  

    Para um aparelho brasileiro, confesso que fiquei surpreso.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-02-24T00:03:02  

      Eu também !

  • Adir Junior