Computadores

26/11/2015 10h04 - Atualizado em 01/11/2017 15h42

Raspberry Pi Zero é o novo computador de bolso que custa apenas 5 dólares

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Raspberry Foundation anunciou nesta quinta-feira (26) a chegada de um novo modelo, o Raspberry Pi Zero. O destaque do novo computador é o fato de que ele custa apenas US$ 5 (equivalente a R$ 18) e tem especificações técnicas que o fazem mais poderoso do que o primeiro Raspberry Pi, tudo isso sendo ainda menor do que o primeiro computador compacto com o nome Raspberry. A nova unidade já pode ser encontrada em lojas especializadas nesse tipo de equipamento.

Kit para Windows 10 de Internet das Coisas funciona com Raspberry Pi 2

O Raspberry Pi Zero conta com um processador Broadcom de 1 GHz, baseado no design ARM11, tendo performance 40% superior àquela encontrada no primeiro Raspberry Pi. O computador dispõe de 512 MB de memória RAM DDR2 de baixa energia e slot para cartão microSD.

Novo Raspberry Pi Zero é menor que os modelos anteriores e custa apenas US$ 5 (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)Novo Raspberry Pi Zero é menor que os modelos anteriores e custa apenas US$ 5 (Foto: Divulgação/Raspberry Pi Foundation)

Com saída mini HDMI, a Raspberry Foudation acredita que a nova criação deva ser capaz de distribuir vídeo a 1080p e 60 quadros por segundo pela interface. Há dois conectores com portas micro USB para alimentação de energia e transferência de dados.

Vale a pena comprar o Raspberry Pi 2? Comente no Fórum do TechTudo.

Outra novidade, mais direcionada a quem utiliza o Raspberry Pi para projetos de automação, é a presença da interface GPIO de 40 pinos em um sistema em que o usuário precisa soldar os conectores nos contatos. Essa solução foi adotada para reduzir custos e as dimensões do Raspberry Pi Zero.

Assim como os demais produtos, o Raspberry Pi Zero roda diversas distribuições Linux e pode aceitar o Android com algumas adaptações e um pouco de criatividade.

Via Raspberry Foundation


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Darken
    2015-11-26T15:01:28  

    Potente? o que é pontencia para este PC? ele roda um game pesado de PC com placa de video de 2gb e memoria ram DDR4 com HD SSD? e processador i7?

    recentes

    populares

    • Darken
      2015-11-26T15:01:28  

      "HD SSD". Ok.

    recentes

    populares

    • Darken
      2015-11-26T15:01:28  

      Ou é HD ou SSD, agora falar "HD SSD" é a mesma coisa de falar "carro moto", "bicicleta skate" ou "windows linux"

  • Emerson
    2015-11-26T18:42:27  

    pc potente ? agora rodar qualquer sistema operacional e ter wifi é potente? roda crysis por acaso kkk

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-11-26T18:42:27  

      Circuito para cama giratoria de motel.

    recentes

    populares

    • Emerson
      2015-11-26T18:42:27  

      Por US$5?? Blz, vai lá comprar um então

  • Bruno
    2015-11-26T11:45:12  

    Ele não é só esta placa né, ele vem revestido numa especie de pocket, na importadora que trabalho já fizemos o pedido do lote, sairá 20 reais cada um, porem o imposto mais margem de lucro estaremos comercializando-o por 450, mas vale a pena um pc positivo é mais de mil.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-11-26T11:45:12  

      Já anunciamos na nossa loja virtual com outro nome fantasia, e ja começamos a vender alguns na nossa pre-venda, muitas criticas nao nos abalam, temos que pagar contas e o decimo amanha dos funcionarios, quem critica entao deixe de comprar tudo pois os comerciantes nao vivem de vento, é cada uma.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-11-26T11:45:12  

      boas vendas Bruno , alias , a quanto vc ta vendendo ???

  • Carlos Dinão
    2015-11-26T14:39:50

    Xiiiiiii!!!! Fiquem quietinhos todos vocês. Trouxa e burro do jeito que é o brasileiro de merlda vai pagar o que for imposto pelo governo e ainda vai dizer amém..." Consegui meu raspberryyyyyy... ebaaaaaaaa!!!!" Brasileiro tem mais é que tomar na flor de couro mesmo. Povinho acomodado!!!!

  • Leonel Reis
    2015-11-26T17:46:34  

    Cume qui é?? de 20 vai pra 450.???? Chama a PF!!!!

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2015-11-26T17:46:34  

      Chama 0 o L3nga

  • Guilherme Colnaghi
    2015-11-26T17:57:01

    roda liero se pá

  • Edson Pessotti
    2015-11-26T17:27:34

    imagina a potencia disso na internet vendo um video mo youtube, não vai travar nao fica socegado viu ou vai???, isso ai e pra automação.

  • Duas Barras
    2015-11-26T11:01:12  

    Roda GTA 5?

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-11-26T11:01:12  

      Se rodar minecraft é lucro

  • Jessica Carvalho
    2015-11-26T11:07:29  

    Hoje já começa o BlackFriday. Ninguém tem mais desculpa para ser enganado, no bizoo .com.br tem histórico de preços de 1 ano inteiro, por produto e loja :)

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-26T11:07:29  

      Ja acabou Jessica?

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-11-26T11:07:29  

      "Black Fraude" - Sorria Vc Continua sendo enganado...

  • Júlio Silva
    2015-11-26T15:58:42

    vai chegar ao brasil custando 2500

  • André Costa
    2015-11-26T15:20:35  

    Pros gringos, ele sairá mesmo pelos US$ 5. Pra nós brasileiros, isso sairá uns R$ 900 ou mais. E ainda compraremos achando baratinho. kkkkkkkkk. Desculpem pela brincadeira, mas essa tem sido a nossa realidade.

    recentes

    populares

    • André Costa
      2015-11-26T15:20:35  

      Não, por isso my friend... Usamos tanto as zoações que não sabemos mais se é porque simplesmente gostamos ou se é para nos distrair das mazelas em que vivemos...rs

  • Joelmir Nunes
    2015-11-26T11:07:18  

    Onde tem esse Dollar a 3,60 que quero comprar...

    recentes

    populares

    • Joelmir Nunes
      2015-11-26T11:07:18  

      Num é...

  • Cicero
    2015-11-26T14:25:08

    Atenção: black friday... O Ifhone6 será vendido amanha nas lojas americanas por 499,00..mas somente nas lojas americanas, nas lojas brasileiras continua sendo vendido a 3 mil reais..achei importante avisar,

  • Marcio Gonçales
    2015-11-26T11:01:53  

    Brasil, R$ 1.500,00, sem os impostos...

    recentes

    populares

    • Marcio Gonçales
      2015-11-26T11:01:53  

      eu já pesquisei sai em média R$ 300 só a placa, R$ 350 com case.

  • Luiz Zampronio
    2015-11-26T11:19:44  

    U$5.00 lá fora, aqui no brasil vai custar uns R$2000,00 e vai vender bastante ainda...

    recentes

    populares

    • Luiz Zampronio
      2015-11-26T11:19:44  

      Compra quem é trouxa. Com impostos e muito lucro o máximo que deveria custar seria em torno de R$ 120,00. Acima disso é uma verdadeira extorsão.

    recentes

    populares

    • Luiz Zampronio
      2015-11-26T11:19:44  

      com este premio que saiu da nega sena so dar para comprar so um .e ainda vai faltar dinheiro para pagar os impostos ., digo o cafezinho do pessoal do df.

  • Gustavo Ayres
    2015-11-26T12:17:32

    no que realmente e "baratinho" eles não colocam no titulo!

  • Bruno Lopreiato
    2015-11-26T11:31:38  

    Se custa 5 dolares aqui no brasil chega por 800,00 + impostos

    recentes

    populares

    • Bruno Lopreiato
      2015-11-26T11:31:38  

      Você tem razão!!! O PT precisa roubar mais um pouquinho!!!

  • Rafa Marquez
    2015-11-26T11:03:14

    hum !!!!