Áudio e Vídeo

17/11/2015 16h32 - Atualizado em 18/11/2015 17h27

Rdio vai acabar; saiba como transferir playlists para Spotify e outros

Caio Bersot
por
Da redação

O Rdio, serviço concorrente de Spotify, DeezerApple Music, vai acabar em breve. Comprado pelo Pandora Radio, o serviço de música online vai transferir todo o seu conteúdo e tecnologias para a nova plataforma. Saiba o que fazer com suas playlists.

Como cancelar a assinatura do Rdio pelo celular?

Anunciado nesta terça-feira (17), o acordo de US$ 75 milhões já está fechado. No entanto, o Rdio ainda deve receber algumas atualizações antes de fechar as portas em definitivo (o que ainda não tem data definida). O funcionamento do streaming será normal pelas próximas semanas. A ideia é dar tempo aos usuários para se adaptarem às mudanças.

Rdio (Foto: Reprodução/Raissa Delphim )O Rdio vai encerrar as atividades; veja como transferir playlists (Foto: Reprodução/Raissa Delphim )

Até o fim do ano que vem, o Pandora espera lançar a nova versão da plataforma, integrando a interface e a propriedade intelectual do Rdio com seu sistema de descoberta de música. Além disso, a companhia vai manter parte dos funcionários do serviço de streaming como equipe Pandora. 

"A equipe do Rdio construiu um produto tecnológico aclamado que tem trazido inovação para a jovem indústria do streaming. Estou feliz que integrantes do time vão continuar a moldar o futuro da música, aplicando nossa tradição de design e engenharia inovadora em um nível ainda maior com o Pandora", diz o chefe executivo do Rdio, Anthony Bay.

Com cinco anos de serviços online e disponível em mais de 85 países (incluindo Brasil), o Rdio é uma das maiores ferramentas do gênero e deve deixar milhares de usuários "órfãos". No entanto, não há motivo para preocupação: os assinantes do serviço vão poder transferir suas playlists para outras plataformas, como Spotify e Apple Music. Confira as possíveis soluções a seguir.

Soundiiz

O Soundiiz é um site que permite aos clientes fazer login com a conta do Rdio, e transferir as playlists para outros programas concorrentes. Simples, a página do app tem suporte para produtos como Deezer, Tidal, YouTube, Napster, Apple Music e Spotify.

Spotificator

Mais específico, o Spotificator permite exportar listas de músicas do Deezer ou Rdio para o Spotify. O site reúne os dados da conta e transfere tudo para o novo serviço, de maneira direta. Com isso, os usuários podem manter canções, artistas e álbuns a salvo, sem ter muito trabalho.

Playlist Exchange

O Playlist Exchange não é útil apenas para usuários do Rdio enviarem suas playlists para o Spotify. O site também permite passar músicas do finado Last.fm para o programa de forma rápida. Confira o tutorial para saber como transferir suas listas do Rdio para o Spotify.

Rdio Enhancer

Quem quer importar playlists do Rdio pode usar uma extensão para o Chrome. O Rdio Enhancer traz funções básicas que faltam ao reprodutor de músicas. A partir disso, é possível transferir faixas, remover músicas duplicadas e outras funções que vão ajudar nesse momento de mudanças.

Move to Apple Music

Para quem só trocaria o Rdio pelo serviço de streaming da Apple, o Move to Apple Music é uma boa opção. Com versão gratuita e paga, a ferramenta está disponível para Mac OS 10.9 ou superior, e promete ser prática ao transferir músicas do Rdio e de sites semelhantes para o streaming da maçã.

Entretanto, se você deseja encerrar a sua conta do Rdio, veja essa dica e cancele a assinatura.

Veja o comunicado de falência do Rdio, na integra.

Declaração do Rdio em relação à Proposta da Pandora

"Estamos orgulhosos de ter criado um serviço de streaming de música global, inovador e aclamado pela crítica. Dado o estado do mercado de streaming, chegamos a um acordo com a Pandora – um líder em streaming de música que compartilha nossa paixão em oferecer a melhor experiência musical possível para os fãs de música em todos os lugares - para a compra dos principais ativos do Rdio, incluindo a propriedade intelectual e tecnologia.

As visões das empresas têm muito em comum. Ambas acreditam que uma experiência de serviço de rádio com suporte da publicidade é o modelo certo para o streaming gratuito. Ambas acreditam que uma assinatura de entrada com preço mais baixo é a chave para o crescimento do mercado. Pandora é o líder em streaming de rádio com 80 milhões de ouvintes mensais ativos. Rdio é reconhecido como um dos melhores serviços de música por assinatura no mundo. A adição da tecnologia, do produto, do IP e da equipe do Rdio vai abrir oportunidades para a Pandora - incluindo velocidade no mercado para seus serviços on-demand; expansão global e as relações diretas de licenciamento. O resultado será a melhor combinação da indústria em streaming de rádio e assinatura de músicas on-demand.

Estamos satisfeitos em saber que muitos dos nossos funcionários terão oportunidades no Pandora, onde poderão continuar a nossa tradição de excelência em design e engenharia inovadora, em um palco ainda maior. Estamos declarando falência, pois a venda planejada para a Pandora depende desta declaração e, por lei, é necessário apresentar ofertas competitivas durante este processo que está sendo gerido pela Moelis & Company".

Qual é o melhor streaming de música? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wellington Telles
    2015-11-19T09:35:48

    Venham para o lado Spotify da força. :-)

  • Moisés Silva
    2015-11-18T09:14:37

    Algum desses serviços exporta também a coleção de álbuns?

  • Bruno Santos
    2015-11-18T08:16:37

    Nossa, o Rdio é tão bom. Pandora Radio nem funciona no Brasil.