Internet

06/11/2015 09h53 - Atualizado em 06/11/2015 09h53

Realidade virtual chega no YouTube com Google Cardboard e Android

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A realidade virtual chegou ao YouTube. Quando a expectativa por cada vez mais acessórios que permitam a reprodução de conteúdo VR é enorme, a maior página de vídeos do mundo não poderia ficar de fora. O Google anunciou na quinta-feira (5), em post no blog oficial do YouTube, que agora a plataforma terá reprodução dos vídeos imersivos, que podem ser vistos, por exemplo, usando um Google Cardboard, um alternativa a aparelhos mais caros como o Oculus Rift e outros acessórios e hardwares do tipo. 

Saiba como fazer o seu Google Cardboard

App do YouTube para Android agora reproduz vídeos em Realidade Virtual (Foto: Divulgação/Google)App do YouTube para Android agora reproduz vídeos em Realidade Virtual (Foto: Divulgação/Google)

Vídeos em realidade virtual são aqueles que inserem o usuário no ambiente, com uma visão de 360 graus do que se passa, e que acompanha o movimento dos olhos ou da cabeça do usuário. Para visualizar o conteúdo, é preciso usar algum dispositivo de reprodução, os “óculos inteligentes”, como por exemplo, o Oculus Rift, o Samsung Gear VR e o PlayStation VR. Além, é claro, do Google Cardboard, que é uma solução própria da gigante das buscas.

Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Comente no Fórum do TechTudo.

“Se aprendemos algo nestes mais de 10 anos no YouTube, é que capturar e compartilhar vídeos é uma grande maneira de trazer as pessoas para junto de você (…). A realidade virtual faz essa experiência ser ainda mais incrível e imersiva”, explicou Kurt Wilms, que assina o post e é gerente de produto.

YouTube mostra outro exemplo de vídeo em realidade virtual no Android (Foto: Divulgação/Google)YouTube mostra outro exemplo de vídeo em realidade virtual no Android (Foto: Divulgação/Google)


Além desta novidade, o YouTube também está apostando no Google Cardboard, que é o óculos de realidade virtual do Google. A partir de agora, os usuários dele poderão assistir qualquer vídeo do catálogo do serviço usando o acessório. Basta somente clicar em um ícone especial no player.

As novidades estão disponíveis para os usuários do YouTube no Android, que já podem fazer download da nova versão do aplicativo pelo Google Play Store. Para assistir os vídeos e mergulhar nesta nova possibilidade, basta acessar uma playlist criada pelo próprio YouTube (youtube.com/playlist).

Lembrando que é preciso um óculos de VR para assistir. Você pode fazer um de graça, seguindo o tutorial no topo da matéria, ou escolher modelos prontos na loja do Google (google.com/get/cardboard).

Via YouTube

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Allan Martins
    2015-11-06T12:32:51

    Esse recurso existe no Youtube/Android já algum tempo: a matéria dá a entender que é uma "novidade"