Roteador

30/11/2015 07h00 - Atualizado em 30/11/2015 07h00

Tecnologia sem fio promete carregar celular e câmera com qualquer roteador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, trabalham em uma tecnologia que vai permitir que as ondas de rádio de redes Wi-Fi, emitidas por roteadores comuns, carreguem as baterias de dispositivos compatíveis. A tecnologia, batizada de Power Over Wi-Fi (PoWiFi), já foi testada com algum sucesso em laboratório, se mostrando capaz de alimentar a bateria de uma câmera simples posicionada a cinco metros do roteador.

Rádio FM pode melhorar o sinal do seu Wi-Fi, afirma pesquisador

Noutro teste, eles usaram uma pulseira fitness, com bateria completamente zerada, a 8,5 metros de distância do roteador. Depois de duas horas e meia, a bateria do acessório apresentava 41% de carga.

Roteador modificado conseguiu alimentar a pequena câmera com energia transmitida via Wi-Fi (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)Roteador modificado conseguiu alimentar a pequena câmera com energia transmitida via Wi-Fi (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)

A recarga funciona porque as ondas que o roteador emite são, também, uma forma de energia que, em geral, é suficiente para fazer com que dispositivos de menor consumo funcionem. O que os cientistas fizeram foi desenvolver um componente eletrônico capaz de captar essas ondas de rádio no ambiente e convertê-las em energia.

Roteadores wireless emitem pacotes de informação numa rede o tempo todo, de forma intermitente. A grande sacada dos cientistas da Universidade de Washington foi perceber esse potencial inexplorado, adaptando um roteador para liberar esses pacotes o tempo todo, sem interrupções, ocupando canais que não são usados para dados.

Como acessar um roteador conectado a outro roteador? Veja no Fórum do TechTudo

Dessa forma, a conexão de Internet não é perturbada pela transmissão de eletricidade, já que a energia é emitida pelo dispositivo pelos canais alternativos.

As aplicações do PoWiFi devem ser interessantes para o desenvolvimento de dispositivos com Internet das Coisas, já que eles costumam ter um perfil que alia falta de fios e baixo consumo de energia.

Via Phys.org, BGR e Washington University

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Hora
    2015-11-30T15:20:23  

    Se ta na internet é verdade

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2015-11-30T15:20:23  

      retardado é quem acredita nisso, energia transmitida em meio ao ar kkkkk. É eólica é? Nem com um catavento dentro de casa.

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2015-11-30T15:20:23  

      se vc nao viu nos usa ja desenvolveram um equipamento que transmite energia pelo ar sem precisar de cabos.

  • Sinto Autorizado
    2015-11-30T12:13:20  

    Nem sei por que perco tempo lendo TechTudo.. Parecem índios. Tudo é "magico" tudo é "absurdo" tudo é "insano" ah cara, vai estudar e se formar na ária primeiro. Depois tentem falar sobre tecnologia, por que vocês são muito analfabetos tecnologicos

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-11-30T12:13:20  

      Guilherme Pinheiro, falou, falou, falou e não falou absolutamente nada... Parabéns! Estamos fazendo uma crítica/ feedback a quem escreve. Estamos aqui, pois acreditamos que com um pouco mais de capricho (do redator) conseguiremos informações de qualidade.

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-11-30T12:13:20  

      Só esqueceu de dizer que em muitos títulos de reportagem do Techtudo, vem escrito tbm "Bizarro". affs de onde eles tiram isso.

  • Carlos Almeida
    2015-11-30T14:01:33  

    Não é magico, é físico e também não é novo, esse principio já era usado no antigo rádio de Galena, captando ondas AM, funcionando sem energia, pois essa energia vem das ondas AM. O que fizeram aqui e legal é que adaptaram para receber na frequência e modulação do padrão IEEE 802.11, a,b, g ou n. Isso foi inteligente.

    recentes

    populares

    • Carlos Almeida
      2015-11-30T14:01:33  

      Mandou muito bem no comentário, não acredito que muitos aqui lembrariam do radio de galena., ou melhor, saberia o que é...

  • Marcio
    2015-11-30T15:04:49

    Isso é o principio, essa tecnologia pode ser usada em conexões de teclado, mouse monitor, tudo para substituir esses malditos cabos, já sei que existe essa tecnologia sem fio, mais esse modelo pode abrir uma concorrência...