29/11/2015 07h00 - Atualizado em 29/11/2015 07h00

Você usaria? Tatuagem tech permite monitorar saúde e onde usuário está

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Tecnologias vestíveis podem se referir mais comumente a smartwatches e outros acessórios “tech”, mas uma startup dos EUA quer levar o conceito um nível acima. Trata-se da TechTats, uma tatuagem capaz de monitorar a saúde do usuário, enviando informações como batimentos cardíacos, temperatura e outras para um aplicativo no smartphone, ou melhor, direto para o seu médico. Segundo os fundadores da Chaotic Moon, o futuro dos wearables está nos chamados biowearables.

Veja os melhores projetos de realidade virtual do Kickstarter e Indiegogo

O funcionamento promete ser simples. Aplique uma tatuagem temporária sobre a pele com a ajuda de um pano quente, e aguarde alguns segundos para que um pequeno circuito seja implantado e comece a monitorar seu fluxo sanguíneo e suor, por exemplo, para determinar níveis de estresse e possíveis anormalidades que podem indicar doenças.

TechTats são tatuagens que colocam circuitos sobre a pele para monitorar a saúde (Foto: Divulgação)TechTats são tatuagens que colocam circuitos sobre a pele para monitorar a saúde (Foto: Divulgação)


“É uma plataforma não-invasiva e amigável ao meio ambiente que basicamente o transforma em uma placa de circuito humana”, explicam os desenvolvedores. Há uma variedade de cenários de uso, que vão desde atividades físicas e monitoramento de idosos e crianças - o gadget também pode rastrear a localização do usuário – até o uso militar.

Aplicação sobre a pele detecta febre, nível de estresse entre outras anormalidades (Foto: Divulgação)Aplicação sobre a pele detecta febre, nível de estresse entre outras anormalidades (Foto: Divulgação)

Outra utilidade promissora da tecnologia está na realização de pagamentos. Tatuagens implantadas nas mãos, por exemplo, podem guardar dados bancários e de cartões de crédito, incrementando sensivelmente o nível de proteção oferecido hoje por cartões físicos guardados em carteiras que podem ser roubadas facilmente nas ruas. Isso sem falar na comodidade, que chega a superar os pagamentos móveis usando Apple Pay ou Android Pay.

Informações são enviadas via Bluetooth para app no celular (Foto: Divulgação)Informações são enviadas via Bluetooth para app no celular (Foto: Divulgação)

Usar tecnologia no copo não é exatamente novidade, pois há tempos comunidades de biohackers testam uma diversidade de usos de chips sob a pele para abrir portas eletrônicas ou até fazer pagamentos com bitcoins. Porém, o procedimento que usam é invasivo, pois requer implantar chips sob a pele, algo que a Chaotic Moon quer evitar com uma tatuagem que pode ser lavada a qualquer momento, ao mesmo tempo em que é mais eficiente que simples adesivos tecnológicos.

Tatuagem pode ser aplicada com um papel especial e removidas com uma lavagem (Foto: Divulgação)Tatuagem pode ser aplicada com um papel especial e removidas com uma lavagem (Foto: Divulgação)

A tatuagem cibernética, porém, ainda está na fase de prototipagem, devendo demorar alguns anos até que esteja disponível no mercado para compra. Os criadores ainda estão à procura de um parceiro que possa fabricar o produto em larga escala, pois desejam se dedicar, ao menos por enquanto, somente no desenvolvimento da tecnologia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Guimarães
    2015-11-29T13:19:09  

    Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite". Apocalipse 14:9-11

    recentes

    populares

    • André Guimarães
      2015-11-29T13:19:09  

      Thiago KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RISOS ETERNOS !!

    recentes

    populares

    • André Guimarães
      2015-11-29T13:19:09  

      sabia que ia ter alguém com esse papinho...

  • A Doi
    2015-11-29T19:57:30  

    A hora esta chegando, ...''e eis que Ele vem...''. Quem não quer acreditar...sinto muito...vai ficar!!!!

    recentes

    populares

    • A Doi
      2015-11-29T19:57:30  

      Mano já esta acontecendo vc n vê .... n quero converter vcs até pq isso vem de cada um, minha vida mudou pra mt melhor depois q comecei a buscar Deus. fé em Deus só isso ...!

    recentes

    populares

    • A Doi
      2015-11-29T19:57:30  

      - Ver pra que , quero e curti minha vida se o mundo estiver acabando quero nem perceber mesmo nao !

  • Carlos Ferreira
    2015-11-30T04:20:23  

    - Tatuagem coisa do capeta , curti noitada coisa do capeta , os invetam uma tecnologia coisa do capeta , o povo reclama que é uma beleza mas clica na materia pra ler , ai vem da uma de pastor , usa quem quer , a tecnologia estará ai para quem quiser usar ninguem e obrigado nao , PASTORES.

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2015-11-30T04:20:23  

      - Ler biblia pra que ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' poupe-me

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2015-11-30T04:20:23  

      Junior Rocha leia livros de biologia, matemática, física, historia...

  • Beatriz
    2015-11-29T20:42:19  

    jesus está voltando ,

    recentes

    populares

    • Beatriz
      2015-11-29T20:42:19  

      Querido Bruno, é assim mesmo, não se preocupe, aconteceu com a maioria de nós antes de nos convertermos a Jesus, eramos assim tb. O q esta acontecendo com vc é q vc recebeu o chamado do Sr. e daí fica assim cheio de perguntas, duvidas, mas não esquenta qdo estiver dando Glória a Deus vai entender o q estou dizendo!!!! O q vc pode ter certeza é q : Jesus ama vc e tem um plano de salvação p/ sua vida.

    recentes

    populares

    • Beatriz
      2015-11-29T20:42:19  

      Querido fake, calma, é Jesus ou Deus quem faz os planos e salva? ahhahaha eu to falando, vocês não leram a historia direito. Lembra tinha a virgem, ficou grávida, o filho do espirito santo, filho esse que se sacrificou para livrar o mundo dos pecados? Ta no livro mais alterado pelos homens na historia, acho que vocês não leram tudo !

  • Eduardo Ribeiro
    2015-11-30T10:48:19

    legal!! vou garantir o meu logo

  • Diego Correa
    2015-11-29T15:16:53  

    Isso nao é apocalipse, marca da besta, etc. Isso é tecnologia. Claro, pessoas idiotas que usam isso. Por isso fanáticos bitolados, saiam da Internet e vão se ocuparem de cuidarem de suas vidas.

    recentes

    populares

    • Diego Correa
      2015-11-29T15:16:53  

      É ai que se enganam,tolos mesmo, isso irá ser aos poucos pra não ter alarde.Mais é profético a marca da besta, então ao invés de criticar os crentes,fique com medo disso e comece a acreditar em Deus,por que isso tudo vai acontecer está escrito.

  • Fabio Cardoso
    2015-11-29T13:26:59  

    só faltam querer tatuar ou conectar um 666 na testa e o mundo acabar.

    recentes

    populares

    • Fabio Cardoso
      2015-11-29T13:26:59  

      - Eu ja vi um cara com 666 na testa kkk'

    recentes

    populares

    • Fabio Cardoso
      2015-11-29T13:26:59  

      Esse já está relacionado pra enfrentar capeta fc lá no inferno

  • Leandro Trindade
    2015-11-30T09:53:33  

    No inferno vai ter um lugar reservado para os que dizem ""Nada a ver"

    recentes

    populares

    • Leandro Trindade
      2015-11-30T09:53:33  

      lá eles verão que tem TUDO A VER! mas será tarde demais.

  • Darken
    2015-11-30T10:34:30

    dois pontos me chamaram a atenção no texto acima sobre as tatuagens uma delas é USO MILITAR a outra palavra é FABRICAR O PRODUTO EM GRANDE ESCALA! ou seja.. em escala GLOBAL!!! estamos caminhando para um futuro numero da besta.

  • Sergio Lauro
    2015-11-29T17:02:19  

    Anticristo mostrando sua cara.

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2015-11-29T17:02:19  

      Fecha a biblia e vai ler um livro! Jesus não vai salvar os burros não!

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2015-11-29T17:02:19  

      Ele vem com poder e grande glória!

  • Darken
    2015-11-30T10:18:08

    666 the number of the beast

  • Gerson Júnior
    2015-11-30T09:32:53  

    Meus Deus, está mais rápido do q eu imaginava! "O pior cego é aquele que não quer enxergar."

    recentes

    populares

    • Gerson Júnior
      2015-11-30T09:32:53  

      Nossa muito rápido mesmo

  • Jaziel Santos
    2015-11-29T14:53:16  

    Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite". Apocalipse 14:9-11

    recentes

    populares

    • Jaziel Santos
      2015-11-29T14:53:16  

      Não tem nada ave isso meu amigo, a "marca" em questão é no braço, já existe um chip nos EUA que se é implantando dentro da mão, ai sim, vc poderia até questionar se é a marca da besta ou não... se for pra ser um crente paranoico seja coerente, por favor.

    recentes

    populares

    • Jaziel Santos
      2015-11-29T14:53:16  

      Jaziel da biblia você manja... e terminar o ensino médio que é bom nada?

  • João Silva
    2015-11-30T08:14:17  

    marca da besta

    recentes

    populares

    • João Silva
      2015-11-30T08:14:17  

      Marca da besta é essa pinta que vc tem na testa

  • Diego Fujihama
    2015-11-30T02:13:14  

    Sou evangélico e vejo que as pessoas tem pouco conhecimento sobre a volta de Jesus, Jesus só irá voltar quando a maioria tiver preparado e conhecer a verdade ai sim irá voltar e não tem dia e nem hora, por isso diz na bíblia para estarmos preparados todos os dias. Acho que sempre ira existir tecnologias que iram ajudar sim as pessoas e algumas pessoas acabam se enganando devido a falsos profetas que só querem a grana das pessoas.

    recentes

    populares

    • Diego Fujihama
      2015-11-30T02:13:14  

      Pela primeira vez, uma reposta sensata!!! Parabéns Diego!

  • André Amorim
    2015-11-29T16:17:03

    TAMBÉM ACHO PARA QUE USAR A INTERNET QUE É UMA TECNOLOGIA AVANÇADA SI VCS FANATICOS ACHAM QUE TECNOLOGIA É INSTRUMETO DO MALO CRIADOR DEU A CIENCIA AO HOMEM PARA SI DESENVOLVER NO PLANO MATERIAL

  • Alexandre Juliano
    2015-11-29T16:05:07

    "Usar tecnologia no copo não é exatamente novidade, pois há tempos comunidades de biohackers testam uma diversidade de usos de chips sob a pele para abrir portas eletrônicas ou até fazer pagamentos com bitcoins" No copo? Que legal! Quer dizer que agora até os copos vão ter microchips?