Celular

19/11/2015 07h00 - Atualizado em 19/11/2015 07h00

Xperia Z5 ou iPhone 6S: qual top de linha tem as melhores especificações?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Xperia Z5, fabricado pela Sony, chegou ao mercado com ficha técnica repleta de quesitos avançados. Neste comparativo, ele enfrenta o iPhone 6S, atual top de linha da Apple. Os dois smartphones foram lançados no Brasil em novembro de 2015 e são apostas das empresas o mercado de usuários mais avançados, que procuram smartphones com alto desempenho.

Xperia Z5 ou Galaxy S6: qual smartphone top de linha é o melhor?

A batalha vai além dos sistemas operacionais rivais, Android e iOS, e analisa as especificações de design, tela, bateria e até as câmeras dos aparelhos, para quem gosta de registrar muitas fotos no dia a dia. Veja a análise abaixo e descubra qual deles combina mais com você.

Xperia Z5 ou iPhone 6S? Descubra qual top de linha você deve comprar (Foto: Arte/TechTudo)Xperia Z5 ou iPhone 6S? Descubra qual top de linha você deve comprar (Foto: Arte/TechTudo)


Design: Empate

O iPhone 6S um smartphone fino, leve, com bordas laterais discretas e visual arredondado. Na parte frontal está o botão físico equipado com o leitor de impressões digitais. O modelo, com corpo metálico, está disponível nas cores prateado, cinza espacial, dourado e ouro rosa. As dimensões são de 138,3 x 67,1 x 7,1 mm e peso de 143 g.

iPhone 6S oferece design mais fino e leve do que Xperia Z5 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S oferece design mais fino e leve do que Xperia Z5 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)


O Xperia Z5 oferece um design feito em vidro fosco (Frosted Glass é o nome comercial), para evitar marcas de digitais, e também conta com bordas arredondadas. O modelo, com leitor biométrico na lateral, pode ser encontrado nas cores de branco, preto e dourado. Sobre o tamanho, ele ocupa mais espaço do que seu rival, com 146 x 72 x 7,3 mm e mais encorpado, pesando 154 g. A vantagem do modelo da Sony é a vedação à prova d’água, com botão físico de disparo para fotos.

Os dois aparelhos são bem diferentes visualmente e cada um oferece vantagens que podem agradar a diferentes estilos de usuários. O iPhone é mais leve, fino e elegante, já o Xperia Z5 é resistente à água, então podemos considerar um empate.

Tela: iPhone 6S

Começando com o Xperia Z5, temos um display de 5,2 polegadas Full HD (1080 x 1920 pixels) e densidade de 428 pixels por polegadas, com uma boa qualidade da imagem. Já o iPhone 6S oferece uma tela de Retina HD de 4,7 polegadas com uma resolução menor, de 750 x 1334 pixels, resultando em 326 ppi.

Xperia Z5 vem com um display Full HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia Z5 vem com um display Full HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O grande destaque no smartphone da Apple é a tecnologia 3D Touch, que reconhece a intensidade do toque para realizar diferentes ações no smartphone. No dia a dia a diferença de resolução entre a tela do Xperia Z5 e do iPhone 6S não deve ser tão discrepante, mesmo com o celular da Sony contendo mais pixels por polegadas. Isso porque a Apple investiu na tecnologia de Retina, permitindo bater de frente com o Full HD.

Quem prefere um display maior, o Xperia Z5 deve apresentar um bom resultado, principalmente para usuários que gostam de jogos com alta resolução, além de assistir vídeos, acessar redes sociais e ver imagens com boa qualidade. Mas o iPhone 6S ganha o ponto pela inovação do 3D Touch, tecnologia que abre um leque de possibilidades no uso do display e ainda não está presente na marca concorrente.

Desempenho: iPhone 6S

O Xperia Z5 é equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 810 octa-core e 3 GB de RAM. No armazenamento interno estão 32 GB e entrada para cartão externo de até 200 GB. A tecnologia do iPhone 6S é diferente: o aparelho vem com o chip mais recente da Apple, o A9 dual-core, além de um coprocessador M9, para ajudar no funcionamento mais fluido. No armazenamento estão três opções: 16 GB, 64 GB e 128 GB, sem a possibilidade de expandir através de um microSD.

iPhone 6S vem com processador A9 e três tipos de armazenamento interno (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S vem com processador A9 e três tipos de armazenamento interno (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Vale a pena investir mais de R$ 2.500 em um celular? Comente no Fórum do TechTudo

Ambos os smartphones apresentam processadores potentes. Isso significa que os aparelhos não devem apresentar travamentos no uso diário e vão satisfazer até mesmo aos usuários mais avançados, que gostam de gráficos perfeitos e atividade mais intensa. O iPhone 6S ganha ponto neste quesito por ter mais opções de espaço interno, o que é ideal para quem não quer gastar mais com um microSD.

Sistema Operacional: Empate

Comparar dois smartphones com sistemas operacionais diferentes é uma tarefa difícil. Isso porque cada plataforma oferece peculiaridades que podem agradar a diferentes tipos de usuários. O iOS 9, que roda no iPhone, chega com seu funcionamento fluido e clean, com ações intuitivas e recursos próprios. O Android 5.1 (Lollipop) tem sua plataforma mais “aberta”, visual com Material Design e conta ainda com a personalização da Sony, o que implica também em apps exclusivos.

iPhone 6S chega com iOS 9 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S chega com iOS 9 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Tanto a Google Play Store quanto a App Store oferece milhares de aplicativos gratuitos e pagos. Os sistemas são compatíveis com as principais redes sociais, mensageiros, editores, o que torna esse quesito um empate. Cabe ao usuário testar os celulares para ver em qual sistema ele se adapta melhor, tendo assim uma experiência mais completa.

Câmeras: Xperia Z5

Quando o assunto é câmera, o celular da Sony sai na frente com uma arga vantagem. O Z5 tem câmera principal de 23 megapixels com lente grande angular, flash LED, tecnologia SteadyShoot, para dar mais estabilidade, e gravações de fazer vídeos em qualidade de até 4K. A lente frontal também é grande angular, com sensor de 5 megapixels e gravações em Full HD.

Xperia Z5 tem câmera traseira mais potente do que iPhone 6S (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia Z5 tem câmera traseira mais potente do que iPhone 6S (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

No iPhone 6S a câmera traseira oferece 12 megapixels com lente revestida em safira, para proteger contra arranhões, sensor se iluminação, flash, foco automático e modo panorama. A gravação de vídeos também vai até 4K. A câmera frontal tem 5 MP e faz vídeos em HD. 

Bateria: Xperia Z5

O smartphone da Sony vem com bateria de 2.900 mAh, que promete durar o dia inteiro de uso misto, mas o resultado pode variar de acordo com as ações do usuário. Já o iPhone 6S sai em desvantagem, com apenas 1.750 mAh. O componente da Apple deve durar cerca de 14 horas com o uso misto de 3G. Portanto, o ponto vai para o Xperia Z5, que, pela ficha técnica, deve durar mais tempo longe da tomada.

iPhone 6S tem bateria com menor potência do que a do Xperia Z5 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S tem bateria com menor potência do que a do Xperia Z5 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Disponibilidade e preço: iPhone 6S

Os dois aparelhos chegaram ao mercado nacional em novembro deste ano. O Xperia Z5 começou a ser vendido no Brasil a partir do dia 4 de novembro, com preço sugerido de R$ 4.299. Já iPhone 6S chegou ao mercado nacional no dia 13 do mesmo mês e tem valores a partir de R$ 3.999 na versão mais básica de 16 GB.

Xperia Z5 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 4.299 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia Z5 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 4.299 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Ambos acabaram de chegar no mercado nacional e devem estar disponíveis em diversas lojas físicas e online do país. O iPhone 6S consegue oferecer uma versão com preço menor, para quem não usa tanta memória interna, o que faz levar vantagem nesse quesito por dar mais opções para o usuário.

Conclusão: iPhone 6S

O embate entre os dois tops de linha deixa muitas configurações com resultados acirrados, principalmente no quesito desempenho. Os dois smartphones são potentes e não devem decepcionar nem mesmo os usuários avançados.

O Xperia Z5 é mais indicado para quem está procurando por um smartphone resistente à água e com uma câmera poderosa. Já o iPhone 6S inova na tela com o 3D Touch e ainda oferece mais opções para os usuários, com três tipos de memória interna e preço menor na versão mais básica. Sendo assim, o aparelho da Apple sai na frente.

iPhone 6S se sai melhor no comparativo com o Xperia Z5 principalmente pelas opções de armazenamento (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 6S se sai melhor no comparativo com o Xperia Z5 principalmente pelas opções de armazenamento (Foto: Arte/TechTudo)

Assista abaixo ao vídeo com o resumo das novidades do iPhone 6S. O smartphone está à venda no Brasil por preços a partir de R$ 3.999.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thales Mariano
    2015-12-22T10:09:49  

    Chega a ser ridículo o que eles falam para dizer que o iphone é melhor!! Um Octa e um Dual, ai vem me dizer que por causa que o SD não vem junto e vc tem que comprar, o iphone é melhor em desempenho. kkkkk. Quem são esses analista da TechTudo?

    recentes

    populares

    • Thales Mariano
      2015-12-22T10:09:49  

      kkkkkkkkkk, é a mesma coisa que falar que o intel 17 é pior q o i3....kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Thales Mariano
      2015-12-22T10:09:49  

      aututu benchmark msm!

  • Cássia Alves
    2016-05-15T08:16:16

    Sony ganha de mil vezes da Apple, tem nem comparação, o z5 é muito melhor que o iPhone 6S, e dizer que o iPhone é melhor por questão de escolher a memória interna é uma piada, nada haver, iPhone só é modinha '-'

  • Danilo Bruneli
    2015-11-20T16:39:13  

    sony não quis investir no site kkkkk

    recentes

    populares

    • Danilo Bruneli
      2015-11-20T16:39:13  

      O meu z1 caiu algumas vezes se qualquer proteção por sorte não quebrou.

  • Sylvio Neto
    2015-11-20T13:51:48  

    Galera ! Android nunca mais na vida o negócio é IOS , não é a prova d'água mais tem uma vantagem não trava , não quebra a tela e é rápido Obrigado! Valeu! Um abraço! Sylvio

    recentes

    populares

    • Sylvio Neto
      2015-11-20T13:51:48  

      ... crianças!

    recentes

    populares

    • Sylvio Neto
      2015-11-20T13:51:48  

      Deixa teu ios cair não pra ver o que acontece

  • Guilherme Silva
    2015-11-20T22:58:25  

    "O iPhone 6S ganha ponto neste quesito por ter mais opções de espaço interno, o que é ideal para quem não quer gastar mais com um microSD." Tirando o fato de que há uma diferença de uns R$400 de uma versão para a outra, com menos do que isso dá pra comprar um MicroSD com mais armazenamento que o próprio iPhone. Vamos rever esses detalhe aí né techtudo.

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-11-20T22:58:25  

      Mesmo sendo fã e dono de iPhone, a Sony é melhor em armazenamento e capacidade de expansão. Falar que o iPhone ganha nesse quesito por ter 3 opções de armazenamento é uma piada. Se não fosse o sistema Android, comprava o Sony agora.

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2015-11-20T22:58:25  

      sem contar que lá em baixo eles colocam preço do 16gb comparando com 32gb da sony. até nisso deram guela

  • Diego Tomassine
    2016-02-22T23:48:35

    Nossa são Loucos o z5 ganhou em quase tudo especialmente nos quesitos principais dando opções de expandir memória quase para dobro iPhone e ainda dizem que iPhone é melhor kkkkk o z3 ja bate o iPhone imagina z5, kkkk vcs são comédia viu...

  • Rodrigo Azevedo
    2015-12-29T10:32:04

    Já tive Iphone e hoje possuo um Z3 com adroid loolipop. Garanto que se não for melhor que o IOS no mínimo bate de frente. A apple já não é mais a mesma e siceramente não há justificativa técnica para se comprar um Iphone 6S quando comparado com o Z5. Até o Samsung é muito melhor.

  • Natanael Pereira
    2015-12-27T01:17:16

    tá na cara q eles puxar o saco do iPhone 6 nunca o iPhone é melhor q o Xperia z5

  • José Rodrigues
    2015-11-20T13:33:59  

    Um absurdo!!! Não pago mais de 200 reais num celular com Android. Ainda mais, um sistema que vive travando e pegando vírus com facilidade! Quem pega celular com Android, ostenta dificuldade financeira.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-11-20T13:33:59  

      iPhone é iPhone e resto é resto... Qualidade vs Quantidade.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-11-20T13:33:59  

      Fera tu pagou quanto no teu iPhone? 4 mil? Vai lá na best buy agora e veja o preço dele mas antes cólica um nariz de palhaço KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 1 DOLETA MEU AMIGO, E TU PAGOU 4 MIL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Yuri Coutinho
    2015-12-19T03:40:52

    IPhone é um bom celular pra quem quer ostentar, pagar 4.000,00 por tecnologia atrasada não vale a pena, parei de usar iPhone quando fui nos estados unidos e vi muita gente esnobando esse celular que está na best buy por apenas 1 dólar, esse Sony é meu próximo celular

  • Sincero
    2015-12-16T18:08:45

    $4.299 num celular tao brincando

  • Diego Prado
    2015-11-19T15:16:45  

    OK! Tente vender seu Sony daqui 1 ano e veja quanto ele valerá...e veja o iphone ! Iphone tem pouca desvalorização!

    recentes

    populares

    • Diego Prado
      2015-11-19T15:16:45  

      pra quem quer ostentar não se apega a preço de revenda não, se for assim ninguém mais anda de carro, e outra quem tem grana para bancar 4k num iphone ou s6 edge não ta nem preocupado no preço de revenda não fi, então não venha com esse papinho ai não, cola não, quer tira onde, pendura uma melancia no pescoço e sai na rua!

    recentes

    populares

    • Diego Prado
      2015-11-19T15:16:45  

      tu eh camelô? trabalha com compra e venda? operadora da o aparelho e pronto, depois uso de reserva ou algo do tipo

  • Raphael Simões
    2015-11-20T05:26:20  

    No que adianta o Z5 ter isso tudo e não possuir nem a metade da qualidade que a APPLE tem. Sinceramente, o sistema android ainda está muito atrás. ôôôo sistema irritante. TODA HORA TEM Q DAR BOOT NO CELULAR PQ TRAVOU ALGUMA COISA

    recentes

    populares

    • Raphael Simões
      2015-11-20T05:26:20  

      Sim Peterson, as versões mais antigas do Android eram bem chatas e menos amigáveis, o menu parecia mais uma lista de compras, hoje o sistema é bem diferente, mais limpo e intuitivo, possui um visual mais bonito, os ícones deixaram o menu mais atraente, hoje prefiro o visual do Android(Lollipop) que do iOS 9.

    recentes

    populares

    • Raphael Simões
      2015-11-20T05:26:20  

      ta desatualizado e bitolado na apple

  • Peterson Coelho
    2015-11-20T12:46:31  

    kk, esse sony ai parece muito com os falsificados que são vendidos aqui no centro da minha cidade. Vale a pena não, as melhores marcas de celular, na verdade os melhores celulares top de linha que podemos encontrar hoje são 3...1- iphone 6s plus, 2- samsung galaxy s6 edge plus e o galaxy note 5. Depois disso não existe celular melhor.

    recentes

    populares

    • Peterson Coelho
      2015-11-20T12:46:31  

      Falsificados? E com base em quê você fala? Que se você chegar na sua baladinha da sua cidade a noite pra ostentar o celular ninguém vai ter dar porque seu celular parece com os celulares do camelô?

    recentes

    populares

    • Peterson Coelho
      2015-11-20T12:46:31  

      O Peterson parece que manja da pirataria, pelo visto não pode colocar as mãos num Z5! kkkkkkkkk

  • Waldemir Junior
    2015-11-19T23:34:07  

    Vocês só podem estar de sacanagem......... Primeiramente, o iphone é a prova d'água e não só resistente... Prova disso foi o meu aparelho que caiu dentro de uma caixa d'água em funcionamento e saiu de lá da mesma forma... Nem precisei desligar nada....... Comparar o iOS com o Android é o mesmo que comparar um microcomputador de ponta com um Abaco.... Me poupem!!!!

    recentes

    populares

    • Waldemir Junior
      2015-11-19T23:34:07  

      Tem louco para tudo e acredita no coelhinho do NATAL

    recentes

    populares

    • Waldemir Junior
      2015-11-19T23:34:07  

      Se for por isso meu antigo StarTac da Motorola tbm é a prova d'água, levou um banho de mais ou menos meia hora na chuva e nunca estragou, o K1 da minha esposa na época tbm levou dois banhos e nunca estreagou! É muito sem noção mesmo o cara dizer que iPhone é a prova d'água porque caiu dentro de uma caixa dágua kkkkk Aí, faz o seguinte então, pega teu iPhone e faz o que a Sony manda fazer com os modelos dela a prova dágua, deixa debaixo dágua por meia hora a 1,5m de profundidade e tira umas fotos também, depois vem aki postar a sua péssima experiência! kkkkk

  • Sebastian Felipe
    2015-11-23T21:15:46

    "A apple investiu na tecnologia de Retina, permitindo bater de frente com o Full HD". Piada!!! A apple chama a tela de retina, por que ela tem mais de 300ppi. Acima dessa densidade de pixels, o olho humano, a "retina" não conseque mais perceber os pixels. Qualquer tela que tenha mais de 300ppi pode ser chamada de tela retina.

  • Felipe Silva
    2015-11-23T18:03:21

    Xperia Z5 pude passar para a tela do smartphone o jogo do PS4 ...coitado e iphone 6s... kkkkkkkkk olha nao me reclama

  • Felipe Silva
    2015-11-23T18:00:08

    prova de água iphone 6s??????

  • Fabio
    2015-11-20T13:00:21

    um absurdo esses preços!!!! Não pago mais de 500 reais num celular, e ainda acho caro. Celular é algo fácil de perder, cair, quebrar, ser assaltado..... tanta gente morrendo de fome enquanto uns ficam ostentando essas porcarias. Melcuh viu!

  • Paulo Santos
    2015-11-19T23:20:12  

    Porque todo mundo que Reclama, lá no fundinho sonha em ter o melhor Do Mundo? Um IPhone , A propósito Nunca um Celular Android vai superar um Apple.

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2015-11-19T23:20:12  

      O que mais precisa pra se comprar um iPhone, além de dinheiro?? É, porque o iPhone está ficando pra trás até no valor! Que mundo vcs dois vivem mesmo, crianças?

    recentes

    populares

    • Paulo Santos
      2015-11-19T23:20:12  

      Atestado de que nem leram a matéria. O Z5 é mais caro que o iPhone 6S, além de perder valor mais rápido, logo, quem gosta do Android e tem dinheiro MESMO não fica tirando onda de iPhone 4 usado, vai lá e compra um z5 novo.

  • Luiz Diniz
    2015-11-20T10:12:40  

    Processador Octa-core vs Dua core. 3GB de ram vs 2gb de ram. Tela Full HD vs Tela HD. Que que ta acontecendo??? O mundo inverteu, e o que era superior ficou inferior etc? Não entendi nada, o Sony leva a melhor em tudo e não ganha em nada. Ta que nem o Corinthians que tem 2 mundial e uma libertadores

    recentes

    populares

    • Luiz Diniz
      2015-11-20T10:12:40  

      Então pega seu zenfone e compara o desempenho com um iphone que você vai ver a diferença do seu (quad core / 4gb de ram) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Diniz
      2015-11-20T10:12:40  

      A verdade é que a sony não deu uma cotinha pra grobo

  • Fernando Bernardino
    2015-11-21T08:01:23  

    Hahahaha cada uma... Cada um tem sua particularidade. Em casa tenho as duas experiências. Pra o que eu preciso, o IOS não resolve. Tem muitas diferenças, boas e ruins. Mas o iPhone de casa já travou mais que o Android hehehe. Não se matem, fanboys da Apple!

    recentes

    populares

    • Fernando Bernardino
      2015-11-21T08:01:23  

      Todo tipo de tecnologia nova e avançada é muito bom,nenhuma é inútil,o único problema são os valores absurdos!

    recentes

    populares

    • Fernando Bernardino
      2015-11-21T08:01:23  

      Os fãnboys não relatam: programas fechando direto no iOS 9. Quase seis meses e a Apple ainda não corrigiu isso.

  • Barbieri Neto
    2015-11-22T08:23:00

    Os estagiários da techtudo fazem matérias ruins e matérias péssimas. Esta é uma das do segundo tipo.

  • Anderson Silva
    2015-11-22T02:50:23

    Matéria sem lógica...diz uma coisa e conclui outra...não vou ficar defendendo este ou outra empresa...só querem nossos dinheiros...

  • Donodaverdade
    2015-11-20T08:27:39  

    "Só o iPhone tem iPhone".Android tem em inúmeros modelos e marcas.Quem paga mais que 2 mil em um Android,seja qual for,vai perder dinheiro certo.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2015-11-20T08:27:39  

      Acho que ele quis dizer "só Apple tem iPhone" ou "só iPhone the iOS"

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2015-11-20T08:27:39  

      Se eu coloquei entre aspas é pq quis falar dessa forma.Seria muito lógico dizer só a Apple tem o IOS,portanto só o iPhone tem um iPhone ou então só o iPhone é um iPhone o resto é um monte de Android.