Internet

01/12/2015 16h58 - Atualizado em 01/12/2015 16h58

Adobe decreta o fim do Flash; Animate vai trabalhar com HTML5

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

A Adobe anunciou o fim do Flash Professional, na segunda-feira (30). O programa, que se tornou padrão para a produção de animações por quase duas décadas, vai ganhar um novo nome: Adobe Animate CC.

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

A partir do próximo lançamento, previsto para o início de 2016, usuários já vão poder instalar o serviço. O aplicativo de animação mudou nos últimos anos para incorporar o HTML5 nativo e suporte a WebGL. Com a alteração, o programa representará com precisão a atual posição de ferramenta premium. 

Adobe Animate CC (Foto: Reprodução/Adobe)Adobe Animate CC: Adobe Flash Professional ganhará novo nome (Foto: Reprodução/Adobe)

Atualmente, mais de um terço de todo o conteúdo criado no Flash Professional utiliza HTML5, com mais de um bilhão de dispositivos em todo o mundo. O programa também se tornou uma solução de HTML5 reconhecida, em conformidade com as normas recentes do Interactive Advertising Bureau (IAB).

O aplicativo da Adobe é muito utilizado na indústria de desenhos animados, inclusive em estúdios conhecidos, como Nickelodeon.

O novo Animate CC continuará com suporte aos formatos Flash (SWF) e AIR. Além disso, o software permitirá criar animações para quase todos os formatos com a arquitetura extensível, inclusive SVG.

Mais do que uma simples mudança no nome, o novo produto deve trazer  recursos significativos, para criar conteúdo para qualquer plataforma.

Adobe Animate CC é o novo Flash Professional (Foto: Reprodução/Adobe)Adobe Animate CC é o novo Flash Professional (Foto: Reprodução/Adobe)

A novidade contará com diversas funcionalidades, como lonas rotativas em 360º, lápis e escovas otimizados, melhorias na sincronização de áudio, mudança de cor mais rápida, suporte a multiplataformas, exportação de vídeo 4K e outros. Para completar, o Animate CC terá integração com o CreativeSync. Vale lembrar que as versões do Flash Professional lançadas até janeiro de 2016 continuarão disponíveis.

Via Adobe

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares