Produtividade

15/12/2015 12h59 - Atualizado em 15/12/2015 12h59

App da Anatel registra reclamações, mas não gera protocolo

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Anatel Serviço Móvel, app oficial da Agência Nacional de Telecomunicações, recebeu uma atualização que permite que qualquer usuário escreva reclamações e compartilhe relatos de experiências sobre os serviços de telefonia celular.

Quais modelos do iPhone 6S têm garantia no Brasil e selo da Anatel?

O update foi liberado ontem (14) e está disponível Android e iPhone (iOS). A expectativa é que o aplicativo para Windows Phone também seja atualizado em breve. Os dados fornecidos também servirão para alimentar o banco de dados da agência, que será usado para avaliar as prestadoras de serviço.

Anatel esclareceu detalhes sobre o Siga (Foto: Divulgação/Anatel) (Foto: Anatel esclareceu detalhes sobre o Siga (Foto: Divulgação/Anatel))App oficial da Anatel recebe atualização (Foto: Divulgação/Anatel)

Todos os relatos enviados pelos usuários terão referências em um mapa, que mostrará os locais onde os serviços de telecomunicação móvel mais apresentaram problemas nos 30 dias mais recentes. As opções de queixa são diversas, como queda de conexão, internet lenta e celular sem sinal, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Vale ressaltar que os dados inseridos no app não geram protocolos e não substituem as reclamações feitas pelos canais formais, que são o aplicativo Anatel Consumidor e as centrais de atendimento por telefone ou presencialmente nas “Salas do Cidadão”.

App possui ferramentas que ajudam a mapear a qualidade do sinal das operadoras no Brasil inteiro (Foto: Reprodução)App possui ferramentas que ajudam a mapear a qualidade do sinal das operadoras no Brasil inteiro (Foto: Reprodução)


LG G4 é bom? Comente no Fórum do TechTudo

Outras funções importantes do app da Anatel foram mantidas, como a possibilidade de consultar a qualidade dos serviços de voz e internet da telefonia móvel, além dos indicadores com intervalo de 12 meses, para que seja possível acompanhar o histórico de evolução dos serviços prestados. O aplicativo possui também um mapa com as estações licenciadas (2G, 3G e 4G) em funcionamento no Brasil, por cada operadora.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Troll Bsb
    2015-12-15T21:25:07

    Todos estão cansados de sabe que os serviços prestados não são equivalentes aos preços, e quando a Anatel aplica uma multa nessa empresas o dinheiro vai parar aonde? Aqui em Brasília você pede uma assinatura de telefone fixo com internet e tem que ficar se humilhando para o técnico ir em sua residência instalar...