Ferramentas de sistema

02/12/2015 08h00 - Atualizado em 02/12/2015 08h00

CCleaner ou PrivaZer: Qual o melhor programa para limpar o seu PC

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O CCleaner e o PrivaZer são programas gratuitos que realizam a limpeza de arquivos desnecessários e liberam espaço no disco rígido do seu computador. Ambos os softwares limpam o sistema e o registro do Windows e acabam aumentando a velocidade do PC.

CCleaner ou YAC? Veja qual o melhor programa para organizar o PC

Comparamos os dois softwares em categorias como interface, plataformas, funcionalidades e velocidade do computador para te ajudar a escolher qual o ideal para fazer uma limpeza. Confira. 

CCleaner ou PrivaZer? Veja qual é o melhor programa de limpeza do PC (Foto: Arte/TechTudo)CCleaner ou PrivaZer? Veja qual é o melhor programa de limpeza do PC (Foto: Arte/TechTudo)

Plataformas: CCleaner

CCleaner também possui versões para Mac OS e Android (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)CCleaner também possui versões para Mac OS e Android (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O PrivaZer é um programa de limpeza de disco rígido exclusivo para Windows, compatível com Windows XP e versões superiores do sistema operacional. Já o CCleaner está disponível para mais plataformas. Além da compatibilidade com Windows, o programa também possui versões para Mac OS e dispositivos móveis com Android.

Interface e usabilidade: Empate

Interface do PrivaZer é simples e intuitiva (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Interface do PrivaZer é simples e intuitiva (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Tanto o CCleaner quanto o PrivaZer possuem interfaces intuitivas, estão totalmente disponíveis em português e não apresentam dificuldade no uso, mesmo para o usuário iniciante. Em ambos os programas as funcionalidades disponíveis são de fácil acesso, tanto para varreduras quanto os modos de limpeza do dispositivo, garantindo boa usabilidade para todos os tipos de pessoas.

Funcionalidades: CCleaner

CCleaner possui versão Professional com mais funcionalidades (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)CCleaner possui versão Professional com mais funcionalidades (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

As funções presentes nas versões gratuitas do CCleaner e do PrivaZer são semelhantes, com o foco principal nos modos de limpeza do computador ou dispositivo de armazenamento externo, além de algumas outras poucas funcionalidades. O CCleaner traz localizador de arquivos duplicados, gerenciador de programas e analisador de discos, por exemplo, enquanto o PrivaZer conta com sistema de restauração de registro e a possibilidade de agendar limpezas diárias, semanais ou mensais no dispositivo.

O CCleaner também possui versão Professional, que é paga e conta com os mais diversos recursos, como monitoramento em tempo real, desfragmentador de disco, recuperação de arquivos, suporte premium e atualizações automáticas. Levando em consideração as funcionalidades disponíveis na versão paga do programa, e já que o PrivaZer só possui a versão gratuita, mais básica, o CCleaner vence na categoria.

Velocidade do computador: Empate

O aumento da velocidade do computador é apenas uma consequência em ambos os programas (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)O aumento da velocidade do computador é apenas uma consequência em ambos os programas (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Os dois programas prometem melhorar o desempenho do computador e aumentar a velocidade, mas isso não é feito diretamente, e sim como consequência da liberação de espaço pela eliminação de arquivos desnecessários. Porém, a diferença na velocidade só será percebida imediatamente caso a quantidade de espaço liberado seja considerável, ou seja, se você tiver muitos arquivos desnecessários antes de baixar os programas.

Conclusão: CCleaner

Tanto o CCleaner quanto o PrivaZer apresentam um desempenho satisfatório e cumprem bem o papel de eliminar arquivos desnecessários e liberar espaço no seu computador ou dispositivo de armazenamento externo. Porém, o CCleaner vence o rival por ser compatível com mais plataformas e ter mais funcionalidades, ao levar em consideração sua versão paga. Comparando apenas as versões gratuitas, os softwares empatam, já que nenhum dos dois possui grandes vantagens sobre o concorrente.

Meu computador está muito lento, como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Gauer
    2015-12-03T09:15:50

    Prefiro o Baidu

  • Gilberto Filho
    2015-12-02T22:51:28

    Sabão ou detergente... e muito água.