Produtividade

12/12/2015 11h00 - Atualizado em 12/12/2015 11h00

LibreOffice ou OpenOffice? Veja quem pode substituir Word e Excel

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Microsoft Office ainda é o pacote de programas de escritório mais encontrado em desktops. No entanto, o software ganhou alguns concorrentes de peso, como o LibreOffice e o Apache OpenOffice. Os dois softwares são gratuitos, de código aberto, com muitas funcionalidades em comum e alguns diferenciais.

LibreOffice: como colocar em ordem alfabética e classificar crescente

Mas qual deles pode substituir programas como o Word e Excel, da Microsoft? Conheça um pouco mais sobre cada um e descubra qual deles é a melhor opção.

LibreOffice ou OpenOffice? Qual é a melhor opção para substituir os programas da Microsoft (Foto: Arte/TechTudo)LibreOffice ou OpenOffice? Qual é a melhor opção para substituir os programas da Microsoft (Foto: Arte/TechTudo)

Um pouco de história…

A semelhança que existe entre o LibreOffice e o OpenOffice se deve ao fato de ambos terem a mesma origem: um software proprietário chamado StarOffice. Tudo começou quando a Sun Microsystems comprou a empresa Star Division em agosto de 1999 e liberou o código fonte do StarOffice 5.1. Assim, em 13 de outubro de 2000, iniciou-se o projeto de desenvolvimento do OpenOffice.org.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quando a Oracle comprou a Sun (e junto com ela os direitos do OpenOffice.org), alguns desenvolvedores e colaboradores do OpenOffice.org deixaram o projeto controlado pela Oracle para montar o LibreOffice, criando um fork (ramificação) do projeto original.

Atualmente, o OpenOffice é mantido pela The Apache Software Foundation, e o LibreOffice pela The Document Foundation. As duas suítes são bem completas e possuem um bom suporte aos formatos proprietários do Microsoft Office. Apesar das características em comum, os dois programas não são iguais e possuem algumas diferenças que podem ser determinantes na escolha de qual usar.

Compatibilidade de arquivos: empate

Recurso para a criação de desenhos no LibreOffice (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Recurso para a criação de desenhos no LibreOffice (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Recurso para a criação de desenhos no LibreOffice (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os dois pacotes possuem boa compatibilidade com os formatos de arquivos usados no Microsoft Office. Ambos permitem abrir, editar e salvar arquivos doc, .ppt, .xls, xmls .docx, .pptx, .xlsx e outros formatos usados pelo Office. Tal compatibilidade não é perfeita, pois dependendo da complexidade e dos recursos usados, pode haver diferenças na exibição de tais arquivos.

Estabilidade e velocidade: LibreOffice

O LibreOffice passou por uma grande limpeza do código obsoleto (herdado do StarOffice), e por conta disso, tem sido bastante adotado pelas principais distribuições Linux e pelos usuários que não querem ou podem usar o pacote da Microsoft. Esse ponto dá ao LibreOffice uma grande vantagem sobre o OpenOffice, pois resulta em uma maior estabilidade e velocidade.

Atualização: empate

Devido a sua comunidade e adoção, o LibreOffice tem sido desenvolvido mais rapidamente e recebido novas versões com mais frequência. Mesmo não tendo o mesmo ritmo, o OpenOffice também tem crescido e evoluído muito nos últimos anos.

Novos recursos: Libre Office

Além de ter um desenvolvimento mais rápido, o LibreOffice sai na frente por causa de sua licença. O projeto Apache OpenOffice usa a licença Apache, enquanto o LibreOffice utiliza uma licença dupla LGPLv3/MPL. O resultado prático disso é que o LibreOffice pode tomar código do OpenOffice e incorporá-lo, mas o OpenOffice não pode fazer o mesmo.

OpenOffice (Foto: Divulgação)OpenOffice (Foto: Divulgação)

No longo prazo, isso significa que grandes melhorias para o OpenOffice podem ser incorporadas no LibreOffice, enquanto grandes melhorias para o LibreOffice não podem ser incorporadas no OpenOffice. Isso dá claramente uma grande vantagem para o LibreOffice, que vai desenvolver mais rápido e incorporar mais recursos e melhorias.

Conclusão: Libre Office

O OpenOffice e LibreOffice são, basicamente, as mesmas suítes de escritório, sendo o segundo uma articulação do primeiro. A grande diferença é que o LibreOffice tem tido um desenvolvimento mais ativo e tem sido adotado por muitas distribuições Linux, enquanto que a Apache Software Foundation tem se esforçado para melhorar o OpenOffice para torná-lo um verdadeiro concorrente para o LibreOffice e também para o Microsoft Office.

Ao menos por enquanto, o LibreOffice é o grande vencedor nessa disputa. Contudo, como nenhuma solução é 100% perfeita, vale a pena experimentar ambas e testar qual funciona melhor com seus arquivos e sua rotina de trabalho.

Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mikael Almeida
    2016-01-12T14:16:21  

    Isso porque vocês ainda não conhecem o WPS Office, que promete ser 100% compatível com o MS Office. Vale a pena conferir.

    recentes

    populares

    • Mikael Almeida
      2016-01-12T14:16:21  

      A interface do WPS auxilia e muito na transição de usuários Windows para Linux.

    recentes

    populares

    • Mikael Almeida
      2016-01-12T14:16:21  

      Realmente o WPS é muito bom mas cada hora que abre uma planilha por exemplo, vem 2 publicidades na versão gratuita.