Celular

15/12/2015 07h00 - Atualizado em 15/12/2015 07h00

Moto X Play ou Galaxy S5: comparamos as especificações técnicas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Moto X Play e o Galaxy S5 são dois grandes celulares da Motorola e da Samsung. Embora o lançamento tenha ocorrido em 2014, o S5 ainda bate de frente com o smartphone de 2015 graças as especificações potentes. Ambos contam com tela de resolução Full HD, conexão 4G e suporte para cartões de memória MicroSD.

Moto X Play: cinco coisas para saber antes de comprar o celular

Galaxy S5 vs Moto X Play: neste embate, ambos os aparelhos são boas opções para quem quer desempenho, mas não deseja pagar o preço cobrado pelos telefones mais atuais.Para te ajudar a decidir, o TechTudo se debruçou sobre a ficha técnica dos smartphones – e aponta nesta matéria especial qual é o melhor para o seu tipo de uso.

Moto X Play vs Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play vs Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto X Play

Quando se trata de desempenho, o celular da Motorola se destaca por oferecer o dobro de núcleos de processamento. O octa-core presente no Moto X Play roda a 1,7 GHz, enquanto o processador de quatro núcleos do Galaxy S5 atinge 2,5 GHz. Os dois smartphones têm memória RAM de 2 GB.

Moto X Play sai na frente com configurações superiores (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play sai na frente com configurações superiores (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O Moto X Play apresenta outras vantagens, como o fato de rodar uma versão praticamente pura do Android , o que o torna mais ágil, e o suporte para dois chips. O Play também ganha pontos na bateria, com capacidade de 3.630 mAh, contra 2.800 mAh do Galaxy S5. Ambos aceitam cartão microSD de até 128 GB e podem ser adquiridos em versões com 16 e 32 GB.

Tela: Empate

Os dois aparelhos apresentam telas com resolução Full HD, mas o resultado é melhor no Galaxy S5 em virtude da densidade de pixels. O aparelho da Samsung tem tela de 5,1 polegadas, o que dá 432 pixels por polegada (a quantidade de pontos luminosos por polegada). Por outro lado, o Moto X Play tem tela um pouco maior, 5,5 polegadas, o que dá 403 ppi.

Galaxy S5 tem tela com densidade de pixels um pouco maior e tecnologia Super AMOLED (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S5 tem tela com densidade de pixels um pouco maior e tecnologia Super AMOLED (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro diferencial está na tecnologia usada na tela de cada celular. O Moto X Play usa LCD TFT, que costuma consumir mais energia e não fornecer a mesma riqueza de cores do display Super AMOLED do Galaxy S5. Entretanto, esse quesito pode depender do gosto do usuário, por isso consideramos um empate.

Design: Moto X Play

O celular da Motorola é um pouco maior, mais espesso e mais pesado do que o Galaxy S5, mas vence essa categoria pelo seu design mais atual e atraente. Soma-se a isso a possibilidade de personalização com capas de cores diferentes, através da plataforma Moto Maker. Embora o S5 esteja disponível nas cores preto, branco, azul e dourado, o usuário não pode customizar o aparelho.

Moto X Play permite diversas combinações de cor no painel frontal, nas bordas, detalhes e nas capinhas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto X Play permite diversas combinações de cor no painel frontal, nas bordas, detalhes e nas capinhas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Em relação às dimensões físicas, o Moto X Play mede 148 x 75 x 10,9 milímetros e pesa 169 gramas. O Galaxy S5 mede 142 x 72,5 x 8,1 mm e pesa 145 gramas. Os dois smartphones são feitos de plástico resistente.

Qual é a sua opinião sobre o Galaxy S6? Comente no Fórum do TechTudo.

Câmera: Galaxy S5

A câmera principal do Moto X Play tem resolução maior, com 21 megapixels contra os 16 do Galaxy S5, mas o app de câmera da Samsung oferece mais recursos. Entre eles está o reconhecimento de voz para disparar o obturador, estabilização digital de imagem e sensor iluminado, importante para tirar fotos em ambientes escuros.

Câmera do S5 tem menor resolução, mas oferece mais recursos na hora de fotografar (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera do S5 tem menor resolução, mas oferece mais recursos na hora de fotografar (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


O Galaxy S5 também sai na frente quando o assunto é vídeo. O celular da Samsung filma em 4K a 30 quadros por segundo, enquanto o Moto X Play produz vídeos de resolução Full HD. Para quem curte selfies, entretanto, o Play pode ser a melhor opção com câmera frontal de 5 megapixels, contra 2 megapixels do S5.

Sistema operacional: Moto X Play

Os dois celulares rodam Android, e o Galaxy S5 já está cotado para receber atualização para o Android Marshmallow. Entretanto, o celular da Motorola ganha pontos por oferecer uma experiência mais pura do sistema do Google, enquanto o usuário do Galaxy precisa conviver com a interface TouchWiz. Diversos donos de telefones da marca reclamam que o sistema fica mais pesado do que o Android “puro”.

Além disso, a Motorola costuma liberar com rapidez as atualizações de sistema operacional para seus celulares, ao contrário da Samsung.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Preço e disponibilidade: Moto X Play

O Moto X Play foi lançado em junho deste ano, e o Galaxy S5 em fevereiro de 2014. Com quase dois anos no mercado, o S5 aparece com menos facilidade nas lojas, mas não é uma tarefa difícil encontrá-lo. O Play pode ser comprado facilmente, inclusive pela loja oficial da Motorola. 

Moto X Play é mais barato do que o Galaxy S5 (Foto: Divulgação/Motorola)Moto X Play é mais barato do que o Galaxy S5 (Foto: Divulgação/Motorola)



O Galaxy S5 foi lançado pelo preço de R$ 2.599, mas já pode ser encontrado na faixa de R$ 1.500 em lojas online. Já o Moto X Play pode ser comprado por R$ 1.399 no site oficial da Motorola, ou por R$ 1.199. 

Conclusão: Moto X Play

A disputa é bastante equilibrada entre os dois aparelhos, mas alguns pontos como performance, design e sistema operacional dão clara vantagem ao Moto X Play. Lançado um ano depois, o smartphone da Motorola tira proveito de hardware mais potente e um design mais atual. Mesmo assim o Galaxy S5 pode ser recomendado para quem dá mais importância a qualidade das fotos. 

Moto X Play ganha em quesitos como câmera, desempenho e design (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play ganha em quesitos como câmera, desempenho e design (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Chagas
    2016-11-14T15:36:07

    Ia optar pelo Moto X Play justamente pela câmera ...

  • Charles
    2016-04-01T13:39:42

    o s5 muito melhor sem contar que aprova d'agua

  • Marcelo Rezende
    2016-01-12T10:25:33

    meu s5 eu dei para minha esposa pois não aguentava mais tanto travamento e comprei o moto x play! o motorola roda bem,sem aporrinhação e com um hardware mais potente ele ganha sim do s5! samsung nunca mais!!!

  • Gabriel Luiz
    2015-12-16T22:28:17  

    Mes desculpem aos amantea da Motorola. Mais um fato, o S5 é melhor qye o moto x play por vários motivos. Já começa pelo moto x play ser intermediário ( isso é um mau do Techtudo fazer essas porcarias de comparação que não tem sentido ), melhor processador, melhor camera, sensores, conectividade e por ai vai. Independente de quem gosta de Samsung ou Motorola, devermos ser imparciais pois esses comparativos feito por este site é sem nexo. Seria a mesma coisa de comparar LG G4 e o Moto G.

    recentes

    populares

    • Gabriel Luiz
      2015-12-16T22:28:17  

      Exato, Gabriel. Esse tectudo é pura desinformação. Eu sou usuário motorola e meu moto X tá me satisfazendo desde 2013, mas o S5 é muito mais aparelho que o moto X play (e até que o moto x). Eu prometi não pegar mais nada da samsung desde que essa abandonou o s3 e parou de dar suporte, mas não posso acreditar no nível de jabá desse site com esses comparativos.

  • Gustavo Volpe
    2015-12-23T19:33:48

    Até prefiro os motorolas, principalmente por causa do android puro. Tenho um moto X desde 2013 e o aparelho ainda tá ótimo. Agora, dizer que um snapdragon 615 (adreno 405) é melhor que um 801 (adreno 330), por causa do número de núcleos é o cúmulo do amadorismo. Esse techtudo é o cúmulo da desinformação. hahaha

  • Jefferson Aurélio
    2015-12-16T09:34:50  

    Nenhum aparelho SamLixo tem moral comigo, questão de pouco tempo pra travar ou começar com as lerdezas. Sou Muito mais um Motorolla. A nokia teria minha preferência se não tivesse dispensando o sistema Android quando foi oferecido.

    recentes

    populares

    • Jefferson Aurélio
      2015-12-16T09:34:50  

      Tenho Samsung a 5 anos e não tive problemas com travamentos e nem lerdezas, fale por você amigo.

    recentes

    populares

    • Jefferson Aurélio
      2015-12-16T09:34:50  

      Luiz, eu falo pela Maioria, Nunca tive e Nem pretendo ter Samlixo.

  • Fla Soberano
    2015-12-16T09:49:13

    Já tive dois Samsung s4 e um s5 (esse está na assistência Técnica).... Apesar de ser muito cuidadoso, TODOS APRESENTARAM DEFEITOS DE NÃO CARREGAR... O S5, ALÉM DE NÃO CARREGAR, QUANDO TENTO DESLIGAR, REINICIA SÓZINHO ... POR ISSO DESISTÍ DOS SAMSUNG, E COMPREI UM MOTO X PLAY...... A BATERIA DO MOTO É INIGUALÁVEL, MAS O SAMSUNG É MAIS PRÁTICO DE USO!...

  • Gilson Pereira
    2015-12-16T10:51:59  

    Se fosse de mesmo tamanho com certeza preferiria o Motorola, mas não tenho necessidade de tela maior que 4 polegadas em um "telefone" para o dia a dia, telonas só em tvs, ou tablets.

    recentes

    populares

    • Gilson Pereira
      2015-12-16T10:51:59  

      Bem de boa com minha tela de 5.7 polegadas.

  • Tayllanderson Castro
    2015-12-16T10:43:24

    Eu sempre soube disso.

  • Fla Soberano
    2015-12-16T09:59:55

    TIVE TRÊS SAMSUNG SENDO DOIS S4 E UM S5(esta no conserto, pois não carrega e não desliga, porque fica reiniciando)...... TODOS DERAM DEFEITOS DE NÃO CARREGAR!!!....... AGORA COMPREI UM MOTO X PLAY... A BATERIA É INIGUALÁVEL!... ESTOU EXPERIMENTANDO....

  • Samuel Sobrinho
    2015-12-15T17:15:24  

    JAMAIS TROCARIA MEU S5 POR UM MOTOROLA

    recentes

    populares

    • Samuel Sobrinho
      2015-12-15T17:15:24  

      Cara desde quando o x style é mil reais a menos que o s6?????? To no crack??????? O s6 na maioria das vezes vejo por 2199,00 e o x style por 2399,00, só se VC está comparando o style ao s6 edge plus, só se for, vai pesquisar melhor vai!!!!!

    recentes

    populares

    • Samuel Sobrinho
      2015-12-15T17:15:24  

      S6 plus, eu quis dizer. E você acha o Style por 2.000 a qualquer hora... é só dar uma procurada.

  • Jimbo Jalutão
    2015-12-15T22:59:44  

    Jamais compro qualquer smartphone da Samsung por um simples motivo: eles avacalham demais com o Android.

    recentes

    populares

    • Jimbo Jalutão
      2015-12-15T22:59:44  

      Perfeito jimbo

    recentes

    populares

    • Jimbo Jalutão
      2015-12-15T22:59:44  

      Muitos compram a linha galaxy por blz esquecem q eles são mais frágeis que o dá motorola

  • Pedro Vasconcelos
    2015-12-15T17:45:30  

    E EU AKI DE XPERIA Z5 HAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2015-12-15T17:45:30  

      Jose Junior. A falta de acento mostra que trata-se de uma pessoa dos países nórdicos... "vocês no Brasil..." hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahaha

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2015-12-15T17:45:30  

      E a falta de pontuação então, haja fôlego para ler.. kkkkk

  • Claudia Pinto
    2015-12-15T17:30:31  

    Bom a única coisa que posso afirmar com toda certeza é que não tenho nenhum jogo instalado uso normalmente e a bateria NUNCA DUROU MAIS QUE 24 HORAS e só comprei pela propaganda de 36hs de duração. Decepcionada

    recentes

    populares

    • Claudia Pinto
      2015-12-15T17:30:31  

      Po eu falo com toda certeza, eu saio de casa as 7 da manhã, uso o meu xplay diretório e vou dormir as vezes 2 da manhã e bichinho está com 40 % de bateria, detalhe, 4g e wi-fi ligados direto, caiu um entra o outro, uso demais o whats APP , LIGO direto, uso demais pra trabalhar e afirmo que nunca tive um smart com uma bateria tão boa, e já tive note 4 que está hoje com a minha esposa, e mesmo assim não se compara, isso é fato!!!!

    recentes

    populares

    • Claudia Pinto
      2015-12-15T17:30:31  

      Não se compara a bateria vllllw, Pq o note 4 e um show!!!! Rs

  • Rodrigo
    2015-12-16T00:52:18

    Quem tá comentando que o S5 trava direto não nunca usou o aparelho. Eu rodo jogos pesados nele numa boa. Com a configuração que ele tem, o hardware vai suportar suavemente os novos jogos e app's por vários anos ainda. Sem contar a atualização pro Marshmallow na área. A escolha fica por conta da marca, no meu caso escolhi o da Samsung e não me arrependo.

  • Bernardo Nobre
    2015-12-15T18:16:00  

    qual é o android do s5

    recentes

    populares

    • Bernardo Nobre
      2015-12-15T18:16:00  

      É o Lollipop

    recentes

    populares

    • Bernardo Nobre
      2015-12-15T18:16:00  

      Prefiro meu 6120 Cdma !

  • Bruno Sousa
    2015-12-15T21:40:00

    Pow Galera minha esposa tem o s5 e eu o x play,o s5 trava em tudo até pra abrir a câmera agora o x play fluido muito bom super rápido, o q adianta ter um processador um pouco mais rápido mais um Android todo poluído.

  • Joelson Klen
    2015-12-15T20:10:24  

    Celular bom é aquele que tem creditos

    recentes

    populares

    • Joelson Klen
      2015-12-15T20:10:24  

      KKK....tem gente de iphone 6, andando de onibus..

  • William Paula
    2015-12-15T20:24:52

    Meu deus que absurdo dizer que o Moto X Play ganha em desempenho só pq tem mais núcleos. Da onde tiram essas pessoas pra fazer matérias com esses absurdos escritos? Vão estudar um pouco.

  • Alexandre Melgaço
    2015-12-15T14:58:36  

    Matéria sem credibilidade alguma e sem técnica, tendo em vista que o S5 tem processador Qualcomm 801 considerado top e o play tem um 605 considerado intermediário.... Não só em capacidade de processamento quanto placa gráfica, o s5 é melhor, comprovado pelo antutu e vários outros testes....ABRAM O OLHO MINHA GENTE, PROCESSADOR NAO É SO NUMERO DE NUCLEOS!!!!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre Melgaço
      2015-12-15T14:58:36  

      Os estagiários do Techtudo continuam mandando ver, hein?! Sem contar que não levaram em consideração a GPU, né?

    recentes

    populares

    • Alexandre Melgaço
      2015-12-15T14:58:36  

      Um exemplo claro disso é o Zenfone 5 com apenas 2 nucleos no processador Intel,mas dá um banho em todos os seus concorrentes de 4 nucleos no quesito desempenho..

  • Marcos Santos
    2015-12-15T20:02:39

    So de falar que em desempenho por ser octa o X Play é superior ao Quad do S5 apenas pela quantidade de núcleos, da para perceber que quem escreve matérias pro Techtudo não tem noção nenhuma de tecnologia. O processador do S5 é superior ao do X Play, na verdade em tudo o S5 é superior menos na bateria.

  • Elenildo Lucas
    2015-12-15T19:22:57

    Microsoft lumia 640 xl 4g!

  • Douglas Dias
    2015-12-15T15:54:15  

    Kkkkk o s5 nao é um otimo celular mais ele é melhor do q o xplay em procesador eos demais azideia xplay snapdragon do moto g kkk

    recentes

    populares

    • Douglas Dias
      2015-12-15T15:54:15  

      sempre usei os aparelhos da motorola, razr i, motox 1 e 2 geração, mas depois q comprei o 1 sansung um S4 i9505 nunca mais optei por um motorola , o S5 então é ótimo...

  • Nilson Junior
    2015-12-15T12:41:07  

    Bom dia, esqueceram de comentar que o Galaxy S5 tem leitor de impressões digitais e é a prova d'água, pontos importantes que o aparelho da Motorola não tem!!

    recentes

    populares

    • Nilson Junior
      2015-12-15T12:41:07  

      A impressao pessima q tem o s5 nem precisa de comentar nao vale a pena

  • francisco meira