Armazenamentos

20/12/2015 07h00 - Atualizado em 21/12/2015 10h36

Novos SSDs da VisionTek de até 512 GB têm formato de pendrive

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Com versões de 128, 256 e 512 GB, as unidades chamadas de Pocket SSD da VisionTek se conectam aos computadores via USB 3.0 e oferecem velocidades de leitura e escrita mais altas do que aquelas possíveis em discos rígidos convencionais, entretanto, mais lentos do que os SSDs comuns. Nesse sentido, o Pocket SSD pode ser encarado como uma alternativa que se coloca entre os HDs e os SSDs convencionais.

Confira tudo o que é preciso saber antes de comprar o seu primeiro SSD

O Pocket SSD é visto, sobretudo, como uma alternativa para quem usa computadores em extremamente compactos, comprimidos no formato de dongle HDMI, ou em uma única placa, como o Raspberry Pi e seus clones.

VisionTek apresenta pendrives com muito espaço e USB 3.0 para uso em computadores compactos (Foto: Divulgação/VisionTek)VisionTek apresenta pendrives com muito espaço e USB 3.0 para uso em computadores compactos (Foto: Divulgação/VisionTek)

Usando a conexão via USB 3.0, o Pocket SSD da VisionTek pode atingir 450 Mbps (megabits por segundo) de velocidade de leitura, e até 150 Mbps para gravação de informação. Os registros ficam bem atrás do que é possível se atingir com um SSD comum, instalado no interior do computador, mas são bem melhores do que as velocidades de um disco rígido de 7.200 RPM com a vantagem de que, ao contrário dos dois outros formatos, o Pocket SSD cabe no bolso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A VisionTek se vale da grande capacidade de seus dispositivos para classificá-los como SSDs em formato alternativo. Vale destacar que pendrives comuns usam a mesma tecnologia flash presente nos SSDs. Nesse sentido, mesmo um pendrive de 4 GB é um “Pocket SSD”, só que com bem menos espaço.

Com versões de 128, 256 e 512 GB, a VisionTek já colocou os dispositivos em comercialização no mercado norte-americano. Por lá, os preços são de US$ 90, US$ 150 e US$ 280 (R$ 350, R$ 585 e R$ 1.095, em valores convertidos diretamente).

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo

Via PC World

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Xupisco1963
    2015-12-20T21:54:05  

    NÃO ENTENDO PRA QUE ISTO SERVE!!

    recentes

    populares

    • Xupisco1963
      2015-12-20T21:54:05  

      E ai Fluminense, quantos downloads vc já teve nesta semana?

    recentes

    populares

    • Xupisco1963
      2015-12-20T21:54:05  

      O gueizin quer saber minha formação escolar, olha isso! Só pode tá de sacanagem... hahahahahaha

  • Ivan Pereira
    2015-12-21T09:08:57  

    Preços no Brasil: 128GB = 800,00 - 256GB = 1400,00 - 512GB = 2000,00

    recentes

    populares

    • Ivan Pereira
      2015-12-21T09:08:57  

      Se não for mais caro!!

  • Marcello Castellani
    2015-12-20T18:59:31  

    O título da matéria é enganoso. O SSD não derrubou o HD porque seu preço é ainda muito maior que seu rival. Outra coisa que o SSD não ganha é no espaço. O maior SSD (acessível - custa mais de 2 mil reais!) que eu conheço é o de 1TB. Tem HD aí de 4TB que custa 900 reais. A propósito, a Samsung lançou um SSD de 16 TB, porém custa o preço de um carro popular.Então, que conversa é essa de "Tecnologia que 'derrubou' HD"??

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2015-12-20T18:59:31  

      Entendi jose, obrigado por esclarecer!

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2015-12-20T18:59:31  

      achava q a vida util seria tipo uns 5 anos ai era dose pagar mais caro pra ter menos vida util!

  • Armando Pinto
    2015-12-20T16:21:35  

    Que eu saiba o HD sata tem, no mínimo, 3.0 Gbps.

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2015-12-20T16:21:35  

      Tá, agora me digam se isso aí roda o Win 10 fluído?

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2015-12-20T16:21:35  

      Tudo bem isso que vocês dizem, só que estão esquecendo que os SSD's também são SATA, o que muda é modo de leitura e gravação que um é magnético e outro Digital , por isso a diferença de velocidade.

  • Claudio
    2015-12-21T00:32:03  

    "A tecnologia que 'derrubou' os HDs". Nem nos EUA essa afirmação é verdade. Não adianta ser mais rapido se custa 10x mais caro para obter a mesma capacidade. O WD My Passport de 1TB USB3.0 custa os mesmos 90 dolares que a versão de 128GB desse produto. E também cabe no bolso, já que um HD de 2.5" é menor que um iphone 6 em qualquer dimensão.

    recentes

    populares

    • Claudio
      2015-12-21T00:32:03  

      A equação: custo x benefício ainda não recomenda a aquisição desse disposítivo .. Aliás, pelos preços praticados está longe de recomendar ..

    recentes

    populares

    • Claudio
      2015-12-21T00:32:03  

      Exato. Não vi vantagem nenhuma. Mais lento e mais caro que SSD.

  • Ricardo Chaves
    2015-12-21T10:41:34

    no Brasil por apenas R$11.195,00

  • Luiz Ortiz
    2015-12-21T00:22:24  

    Se você quer espaço compre um HD, se quer velocidade um SSD.

    recentes

    populares

    • Luiz Ortiz
      2015-12-21T00:22:24  

      Boa! Simples assim.

  • Andre Infalsificavel
    2015-12-21T09:50:05

    Voces tem que agradecer de estarem nessa epoca! e seus pais/avós, que nem um pendrive de 128mb eles viram ! o resto junta dim dim e compra quem precisa!

  • Leonel Reis
    2015-12-21T07:46:28  

    A grande verdade é que, tanto PC quanto os note, estão em queda vendas e os fabricantes tentam desesperadamente criar algo que os torne atraentes novamente.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2015-12-21T07:46:28  

      Você não conhece a realidade dos PCs, então não bosteja.

  • Robson Macedo
    2015-12-21T00:08:38  

    R$ 1mil convertidos, ai pode colocar mais R$ 1mil em impostos e outras "taxas".

    recentes

    populares

    • Robson Macedo
      2015-12-21T00:08:38  

      USD 90 x 3,98 + 60% imposto x 300% lucro de revenda = 1.719

    recentes

    populares

    • Robson Macedo
      2015-12-21T00:08:38  

      Quem em sã consciência paga isso em um meio SSD de 512gb...

  • Luke Skywalker
    2015-12-21T00:00:37

    no brasil custara 5 mil dilmas e a verdade

  • Thomaz Cardoso
    2015-12-20T18:12:30  

    O de 500gb custa 1mil reais , Logo eu compro 5 hds de 1 TB da Samsung .... ou 3hds de 2tb cada e sobra 100 reais ! (Tecnologia que 'derrubou' HD ganha modelo de até 512 GB que cabe no bolso ) Será Mesmo?

    recentes

    populares

    • Thomaz Cardoso
      2015-12-20T18:12:30  

      Interessante as duas colocações

    recentes

    populares

    • Thomaz Cardoso
      2015-12-20T18:12:30  

      Concordo com vc Thomaz. Faço meus backups em 2 HD's Samsung de 1Tb cada. Pelo preço vai demorar a pegar, mesmo que com mais velocidade e resistencia

  • Elanio Gonzaga
    2015-12-20T21:48:44

    Infelizmente tudo no Brasil tem um preço elevado.

  • Tricolor Bbmp
    2015-12-20T19:37:22

    mas que piada ! materia pra enganar os leigos...

  • Elizeu Campos
    2015-12-20T18:53:40

    o disco rígido esta com os dias contados

  • Paulo Eduardo
    2015-12-20T18:35:02

    tenho um novo pendrive e HD que ninguem ainda tem. eu desenvolvi ele..alias sou um génio,sou um nerd,so estou esperando eu ser contratado pela samsung e assinar um contrato milionario. a caneta ja ta na mão. ele tem 20 Terabyte e mais 5 terabyte de reserva;;; se alguem quiser comprar faço preço camarada mas voces tem que me divulgar a mundo a fora!!!!!!! topa porfavor vou pedi uma coisa sem invejas para nao atrapalhar minhas invençoes obg

  • Paulo Eduardo
    2015-12-20T18:32:32

    tenho um novo pendrive e HD que ninguem ainda tem. eu desenvolvi ele..alias sou um génio,sou um nerd,so estou esperando eu ser contratado pela samsung e assinar um contrato milionario. a caneta ja ta na mão. ele tem 20 Terabyte e mais 5 terabyte de reserva;;; se alguem quiser comprar faço preço camarada mas voces tem que me divulgar a mundo a fora!!!!!!!!!!!!!!! topa

  • Lucio Silva
    2015-12-20T17:39:08

    Eu já tenho um ssd para o boot do windows e realmente a diferença é enorme, muito rapido para iniciar..

  • Axel Silva
    2015-12-20T15:39:54  

    Eu prefiro Mil vezes um HD. Que pen drive. Pelo menos se a porta Usb estiver em curto. A placa lógica da Case do HD dá pra reparar. Já no caso do Pen drive. Queima quase tudo. Resistor, transistor e em ultimo caso o processador .

    recentes

    populares

    • Axel Silva
      2015-12-20T15:39:54  

      É eu preferia a maquina de escrever tbm, e na rua só usava orelhão.... Maldita evolução tecnológica! hahahahaha

    recentes

    populares

    • Axel Silva
      2015-12-20T15:39:54  

      Proteção contra perda de dados é Backup meu amigo, não importa a mídia que você utilizar

  • Edi Rorato
    2015-12-20T16:17:23  

    Se eu pudesse dar apenas um conselho, não seria "use filtro solar" mas: "troque o seu HD por um SSD" e verá sua vida se transformar.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-12-20T16:17:23  

      Eu to esperando a capacidade dos ssds aumentar um pouco pra trocar e tbm a vida util. Toda tecnologia nova no começo é muito cara e evolui pra melhor muito rapido. Agora, esses pendrives ai eu compraria facil.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-12-20T16:17:23  

      e mais rapido mais ainda pouco confiavel.

  • Beto Jamaica
    2015-12-20T17:06:53

    Esperem até ver o preço disso aqui no Brasil.

  • Luciano Barroqueiro
    2015-12-20T17:00:13

    há algum tempo passaram a usar os ssd em data center mas existem problemas sérios desses dispositivos e hj estão voltando para os hds... enfim, são bons e tais mas melhor confiar na cloud ou nos hds mesmo se não quisserem perder os dados...

  • Ioseff 2000
    2015-12-20T16:55:26

    Derrubou? onde? Porque um hd ssd 500gb custa quase mil reais,enquanto um hd sata custa R$200 no mercado livre.vai demorar muito para isso se popularizar.