Jogos de arcade

21/12/2015 12h06 - Atualizado em 21/12/2015 15h47

O primeiro Pac-Man tinha apenas 14Kb, revela criador do personagem

Felipe Vinha
por
De Tóquio*

Toru Iwatani, criador e “pai” de Pac-Man, foi um dos participantes do evento especial de final de ano da Bandai Namco, no Japão, e conversou com jornalistas sobre novidades e curiosidades da série. Iwatani anunciou um novo game, comentou sobre seu processo de criação e revelou curiosidades, como o diminuto tamanho do primeiro título da série – apenas 14Kb.

Pac-Man completa 33 anos com direito a novo game, relembre o clássico

Origens inusitadas

Ainda sobre a origem, o autor lembrou que o visual de Pac-Man nasceu com uma pizza. “Olha essa foto no telão, quando eu comia uma pizza e tirei uma fatia, o visual me inspirou a criar a aparência de Pac-Man”, disse. Da mesma forma divertida, Iwatani comentou que criou o game para ser uma opção acessível a toda a família.

Toru Iwatani, criador de Pac-Man (Foto: Felipe Vinha)Toru Iwatani, criador de Pac-Man (Foto: Felipe Vinha)

“Antigamente os fliperamas eram locais apenas de meninos”, disse. “E não eram lugares amistosos. Criei o jogo para ser acessível e amigável a toda a família, para que todos pudessem ir no fliperama e aproveitar. Os personagens são bonitinhos, temos os fantasmas, mas que na verdade não assustam ninguém”, brincou.

Para o criador, o segredo de criar um bom game é ter ele como simples. “As regras são simples, então fez sucesso. Você não precisa de mais do que o controle mais comum do mundo para jogar, era preciso apenas mover em posições diferentes”, adicionou. “Não precisamos de controles complicados para jogar, essa é a maior lição de Pac-Man”, apontou Iwatani.

As origens de Pac-Man em uma pizza (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)As origens de Pac-Man em uma pizza (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

35 anos de Pac-Man

Na ocasião do evento, Toru Iwatani estava também comemorando os 35 anos de seu “filho”. Para comemorar, a Bandai Namco convidou uma série de artistas de quadrinhos e desenhos animados, para criarem homenagens para o personagem em artes exclusivas. Algumas delas estampam a parede do quartel-general da empresa e devem ser lançadas no mercado, em breve.

Além disso, o criador também revelou que está trabalhando em um novo jogo, que na verdade é o relançamento do clássico, o primeiro Pac-Man, mas desta vez no Xbox One e PS4. Dig Dug, Galaga e Ms. Pac-Man também serão relançados.

O Pac-Man clássico será lançado nos novos consoles (Foto: Divulgação/Bandai Namco)O Pac-Man clássico será lançado nos novos consoles (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Por fim, o criador de Pac-Man também lembrou sobre o personagem em outras mídias. Para ele, é importante levar em conta que seu “filho” tenha sido o primeiro game adaptado para outro tipo de produto. Iwatani frisou, como um dos exemplos, o filme Pixels, com o ator Adam Sandler – onde há ainda um ator que representa o próprio game designer.

Ele lembra que, mesmo fazendo algo errado no filme, Pac-Man não é um considerado um cara ruim. “É citado que Pac-Man não é mal de verdade. Ele é, para mim, considerado um ministro da justiça, e vai ser para sempre”, brincou, ao final.

* O colaborador viajou à Tóquio a convite da Bandai Namco

Qual o legado de Pac-Man para os jogos? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Giba Wath
    2015-12-21T17:27:30  

    So tenho 10 anos e queria saber quem foi Hideo Kojima? oq esse japa fez pelo mundo dos games? e pq o idolatram tanto?

    recentes

    populares

    • Giba Wath
      2015-12-21T17:27:30  

      Dmitri? :)

    recentes

    populares

    • Giba Wath
      2015-12-21T17:27:30  

      Que legal hein, O Deus dos video-games deve estar muito satisfeito então

  • Rodrigo Silva
    2015-12-21T15:46:20

    essa bizarrice me bizarrou bizzamente, fiquei embizarradi

  • Tenente Zureta
    2015-12-22T12:44:13

    Prefiro Elevator Action...

  • Leitor
    2015-12-22T09:24:27

    TechTudo vai passar a divulgar os filmes da Sessão da Sarde com muitas confusões bizarras e humilhantes.

  • Leitor
    2015-12-22T09:03:03

    pac-man bizarro humilha concorrentes até 14k

  • Coritiano Flamenguista
    2015-12-22T08:57:12

    BELEZA. O QUE TEM DE BIZARRICE NISSO? LI A MATERIA 3 VEZES E NAO ACHEI BIZARRICE NENHUMA.

  • Madruguinha Corinthiano
    2015-12-21T21:43:23  

    Jogo ruim da peste kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Madruguinha Corinthiano
      2015-12-21T21:43:23  

      Ta falando do jogo do seu time? zoa kkk

  • Neto Rodrigues
    2015-12-21T17:48:39  

    35 ou 33 anos: na materia diz 35, no link 33. Decidam?

    recentes

    populares

    • Neto Rodrigues
      2015-12-21T17:48:39  

      O link é de uma matéria de 2013, que mostra mais da história do game. Mano, vcs entram aqui só pra criticar, sem ler tudo? Ah, e o "filho", em questão, é o próprio game.

    recentes

    populares

    • Neto Rodrigues
      2015-12-21T17:48:39  

      Felipe ainda diz leia.... kkkk o game e o filho no caso são a mesma coisa meu chegado kkk

  • Eciladabino
    2015-12-22T07:29:48

    bizarrices' G1 OU VOCÊS SÃO DOENTES OU VOCÊS SÃO DOENTES

  • Pescador Parrudo
    2015-12-22T00:20:30

    Pq tudo pra Techtudo é Bizarro?

  • Giba Wath
    2015-12-21T17:42:47  

    pdf obolg

    recentes

    populares

    • Giba Wath
      2015-12-21T17:42:47  

      Joguei muito esse jogo era o melhor na época a quase 30 anos...Saudades.

  • Joãozinho
    2015-12-21T18:28:00

    Essa coisa de "bizarro" é de quem gerencia o conteúdo da home, não necessariamente de quem produz a parada. Mas sim, os caras da home tem que ampliar o vocabulário urgentemente... essa é a meta pra 2016 kk

  • Marcio Britto
    2015-12-21T18:25:23

    "-Bizarro esmaga escoteiro de Krypton!!!"

  • Samuel Pinheiro
    2015-12-21T17:06:07

    adj. Informal. Característica do que é estranho, grotesco ou incomum. Informal. Que possui bom condicionamento físico ou discernimento moral. Informal. Aquele que é ou está saudável. Que possui bizarria; garbo, elegância. Que apresenta comportamento insolente; característica do que ou de quem é arrogante. Que possui uma maneira apurada de se portar. Característica daquele que possui uma expressão corporal e/ou uma vestimenta elegante. Que se sobressai por possuir um bom aspecto.

  • Roberto
    2015-12-21T16:04:12

    eu tenho o pac man original no meu notebook e acho um excelente joguinho

  • Tiago Padilha
    2015-12-21T15:06:56

    bizarro é eu perdendo meu tempo procurando a bizarrice e vendo que o bizarro sou eu de estar aqui

  • Tiago Padilha
    2015-12-21T15:05:45

    Bizarrice em título aqui no tech tudo número 124969568495

  • Rafael Guimaraes
    2015-12-21T14:23:35  

    Techtudo tem um pacto com satanas para ganhar views ...e ele pede em troca que coloque a palavra "bizarro" nos titulos..

    recentes

    populares

    • Rafael Guimaraes
      2015-12-21T14:23:35  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Duas Barras
    2015-12-21T13:56:21

    É o "bizarro" e o tal do " X fone HUMILHA Y fone"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Techtudo não "TEComnada"1

  • Edemar Junior
    2015-12-21T12:24:00  

    Vou doar 1.000,00 reais para caridade no dia que o Techtudo não tiver algo " bizarro " para reportar.... Será que fazem isso de propósito??

    recentes

    populares

    • Edemar Junior
      2015-12-21T12:24:00  

      A unica coisa Bizarra é eles repetirem isso nas chamadas dia apos dia.

    recentes

    populares

    • Edemar Junior
      2015-12-21T12:24:00  

      Algo Bizarro e Apps Mágicos....

  • Andre Antoniazzi
    2015-12-21T13:12:15

    Onde está a parte "bizarra"?

  • Joel Silva
    2015-12-21T13:10:10

    SAUDADES tem nome Pac-Man !

  • Joel Silva
    2015-12-21T13:09:29

    SAUDADEA tem nome Pac-Man.

  • Raphael Biasotto
    2015-12-21T13:06:38

    A unica coisa bizarra que vi na matéria foi quem a escreveu.