Editores

05/12/2015 08h00 - Atualizado em 05/12/2015 08h00

Picasa ou PhotoFiltre? Veja qual é o melhor editor de fotos grátis

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um pouco esquecido pelo Google, o Picasa resiste e continua sendo uma boa alternativa gratuita para organizar fotos e vídeos no computador e fazer pequenas edições nas imagens antes de compartilhar ou guardar no HD. Já o PhotoFiltre faz sucesso entre os fãs do código livre e permanece vivo graças a uma comunidade fiel e um conjunto diversificado de ferramentas de edição na falta do Adobe Photoshop.  

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

Mas, afinal, qual é o melhor editor de imagens? Confira o comparativo entre os dois programas e descubra o melhor app grátis para ter no Windows.

Picasa x Photofiltre: qual o melhor editor de imagens (Foto: Arte/TechTudo)Picasa x Photofiltre: qual o melhor editor de imagens (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Picasa

O PhotoFiltre traz no DNA várias qualidades de um programa genuinamente open source, mas também com falhas. O design, certamente, não é a característica mais invejável. O visual não aparenta ter recebido atualizações importantes há anos e perde na atratividade até para o Paint – na verdade, ele parece o Paint do Windows 95.

Picasa traz visual mais moderno do que o PhotoFiltre (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Picasa traz visual mais moderno do que o PhotoFiltre (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Picasa, por outro lado, embora não tenha um design inovador, exibe traços de atualidade com botões de edição rápida facilmente identificáveis pelo usuário, além de menus laterais que se parecem com o Explorer do Windows, organizado em pastas. No geral, apesar de ter um visual poluído, o programa do Google é mais amigável de usar do que o PhotoFiltre.

Uso de memória: Picasa

PhotoFiltre usa mais memória RAM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)PhotoFiltre usa mais memória RAM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Nem o Picasa nem o PhotoFiltre ocupam muito espaço em disco, embora o segundo não informe exatamente quantos bytes tem de tamanho – o Picasa tem 61 MB. Porém, há diferença quando o assunto é consumo de RAM. Em estado de repouso, o PhotoFiltre consome até menos memória do que o Picasa, mas, quando suas ferramentas de edição começam a ser usadas, o gerenciador de tarefas do Windows acusa uma diferença, mesmo que pequena, a favor do editor do Google.

Em testes, o programa de código aberto consumiu, em média, o dobro de RAM do que o Picasa, mostrando que, por mais que o software faça varreduras no HD em busca de novas imagens para organizar na biblioteca, ele consome menos recursos do hardware do que o PhotoFiltre.

Ferramentas de edição: PhotoFiltre

PhotoFiltre traz mais recursos de edição, com suporte a camadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)PhotoFiltre traz mais recursos de edição, com suporte a camadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O PhotoFiltre justifica seu consumo maior de RAM na hora de editar imagens com opções muito maiores de ferramentas. O programa oferece retoques de cor, sombra e luz, cortes em vários formatos, criação de formas vetoriais e até suporte a camadas, permitindo fazer pequenas montagens e sendo uma alternativa viável e gratuita ao Photoshop.

Já o Picasa é modesto para editar. O programa se limita a oferecer controles automáticos de cor e iluminação, além de alguns retoques de sombra e olhos vermelhos – que funcionam muito bem, vale destacar. O app do Google é mais destinado a quem precisa fazer pequenas mudanças nas fotos.

Recursos extras: Picasa

Picasa edita fotos e organiza tudo em sua biblioteca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Picasa edita fotos e organiza tudo em sua biblioteca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O que o Picasa não oferece de edição, ele compensa por oferecer organização completa da sua mídia no computador. Com um visualizador de fotos embutido, o programa pode ser programado para realizar varreduras pelo PC inteiro em busca de fotos, o que facilita na hora de arrumar tudo em pastas ou visualizar acontecimentos em ordem cronológica. Isso sem falar no seu uploader integrado, que compartilha imagens na rede do Picasa ou por meio de URL pessoal. O programa também pode obter arquivos do Google Fotos, encurtando o caminho entre as fotos da câmera do celular e o PC.

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

O PhotoFiltre, por mais recursos de edição que ofereça, não vem com organizador de fotos e requer que o usuário guarde suas imagens em pastas pessoais no PC manualmente, sem qualquer ajuda.

Conclusão

Não há vencedor claro nessa disputa, pois os programas são feitos para dois tipos diferentes de usuário. Se você busca por um editor de fotos gratuito e open source poderoso para fugir do custo alto do Photoshop e outros programas de edição, vale tentar a sorte com o PhotoFiltre e explorar seus recursos, mesmo que não tenha um design bonito ou agradável de início.

Do outro lado, se você estiver buscando um editor simples que dê conta de ajustes de cor, cortes e outras edições amadoras, e acha agradável a ideia de ter um programa para organizar suas fotos, o Picasa mostra que ainda pode ser útil mesmo com uma regularidade menor de atualizações do Google.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares