Celular

01/12/2015 06h00 - Atualizado em 01/12/2015 10h11

Quantum Go: sete coisas para saber antes de comprar o celular

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Quantum Go é o celular (Android) desenvolvido no Brasil que chama a atenção pelo preço baixo, com especificações intermediárias e design que lembra o de smartphones top de linha – como o Xperia Z3+, da Sony. Ele tem câmera que promete bom desempenho, com 13 MP. Já a bateria e a conexão com a internet podem deixar a desejar.

Os seis melhores smartphones de até R$ 1.000 à venda no Brasil

Conheça neste artigo as especificações que compõem a ficha técnica do Go, um produto produzido pela Positivo. Nós falamos aqui sobre as diversas versões e os preços cobrados por ele.

Quantum Go (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Quantum Go: design lembra o de alguns Xperias, da Sony (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


1. Preços e versões

O Quantum Go está disponível em versões com 4G/3G e somente com 3G. Quem optar pela versão com 3G poderá escolher ainda o armazenamento interno, entre 16 GB ou 32 GB. O Go com 4G está disponível unicamente com memória interna de 32 GB.

O tipo de rede também define as opções de cores. O modelo com 3G está disponível nas cores prateada e dourada. Já a opção com 4G pode ser adquirida em prateado ou branco. A versão mais cara é a com 4G e 32 GB de armazenamento, que custa R$ 899. Com 3G e 32 GB, o preço fica em R$ 799. A opção mais barata sai por R$ 699, com 16 GB e rede 3G.

2. Design

O Quantum Go é um smartphone acessível, com boas configurações e um design agradável. Mesmo feito de plástico, o ele tem acabamento e cores que simulam o metal e tornam o design mais elegante. O aparelho é bem bonito, independentemente da cor escolhida, e chama atenção pela leveza: são apenas 115 gramas (para comparação, o iPhone 6S pesa 145 gramas) e espessura de apenas 6,5 mm.

Quantum Go (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tela do Quantum Go tem 5”, com resolução HD de 1280 x 720 pixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

3. Escorrega na mão

De acordo com o fabricante, são usados vidros com tecnologia Gorilla Glass 3.0 nas duas faces do aparelho. Ou seja, o celular tem proteção contra riscos, tanto na tela quanto na traseira. Essa característica pode, entretanto, representar um risco para usuários mais desastrados.

O material dá a sensação de que o celular vai escorregar das mãos com facilidade. Quem tem mãos pequenas pode sentir ainda mais desconforto, já que com 5”, o Quantum Go não pode ser considerado um celular pequeno.

“Com alguns dias de uso normal, já notamos alguns arranhões na lateral do aparelho”, é o que informa a análise do Quantum Go publicada pelo TechTudo.

4. Câmera de qualidade

Para a sua faixa de preço, o Quantum Go apresenta uma câmera bastante eficiente, com 13 MP. O ponto forte da ferramenta é o uso de um sistema de processamento de imagens via software que permite que a câmera gere fotos de até 24 megapixels, quase o dobro da resolução original.

Quantum Go Câmera (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Quantum Go: câmera de 13 MP (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Outro recurso interessante é o de fotografia multi-ângulo, que permite compor uma imagem com vários ângulos diferentes de um mesmo objeto. A câmera frontal tem 5 MP, lente grande angular, e uma espécie de "flash" que usa a tela do celular para iluminar as selfies.

5. Bateria fraca e problemas no 4G

A bateria do celular brasileiro tem apenas 2.300 mAh. A pouca capacidade do componente acaba prejudicando o aparelho, que mesmo com uso moderado, tem dificuldade em aguentar um dia completo de uso. No review do TechTudo, o 4G do aparelho também se mostrou instável. Em nossos testes, o celular apresentou oscilações e falta de conexão para usar aplicativos populares, como o WhatsApp e o Facebook.

6. A tela é muito boa

A tela do Quantum Go chama bastante atenção. Apesar da resolução relativamente baixa para os padrões atuais, de 1280 x 720 pixels em 5”, o aparelho se destaca pelas cores vivas e bem saturadas. Tudo isso graças a tecnologia AMOLED.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Com brilho ajustado para o máximo, as cores ficam vibrantes e a tela bem iluminada para uso confortável em ambientes com bastante luz. Quem prefere tons mais suaves, pode diminuir a intensidade do brilho para chegar a um resultado próximo ao de uma tela LCD.

Quantum Go (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Vidro na face traseira do smartphone, que tem tela de 5 polegadas, pode facilitar quedas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

7. O que mais tem no Quantum Go?

Outras especificações do Quantum Go chamam atenção e merecem ser abordadas. O processador é um MediaTek de oito núcleos com frequência de 1,3 GHz. A fabricante concorrente da Qualcomm também é utilizada em celulares da Xiaomi, por exemplo.

A memória RAM é de 2 GB e, como mencionado anteriormente, há versões com 16 e 32 GB de espaço para armazenamento. Em qualquer uma das versões, o usuário pode expandir a memória com cartões microSD. O Quantum Go sai de fábrica com o Android 5.1 e uma interface própria bastante bonita. O celular deve receber atualização para o Android 6.0 em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Priscila Alves
    2016-04-20T12:54:35

    não é barato, não é confiável, positivo é péssimo, usa soldas de terceira..... assistência ruim...

  • Luiz Gonzaga
    2015-12-01T17:38:24  

    não adianta processador bom, se o sistema vai travar....o nome da vez é windows phone...limpo fluido e nunca trava...

    recentes

    populares

    • Luiz Gonzaga
      2015-12-01T17:38:24  

      Kkkkkk já não basta fãboys da Apple agora tem do Windows tb?

    recentes

    populares

    • Luiz Gonzaga
      2015-12-01T17:38:24  

      Tenho um quantum go e nunca vou me arrepender

  • Rodrigo Miranda
    2016-09-06T18:34:35

    Comprei um GO 4G e o que posso dizer é que ele muito bom! O desempenho das câmeras deixa a desejar, mas no quesito processamento, ele é excelente.

  • José Henrique
    2016-07-18T21:34:39

    Eu vou comprar um quantum go. Depois eu posto meu comentário. Só posso falar o que conheço. Não o que dizem........

  • Talison Dalamaria
    2016-02-24T08:37:52  

    Nesse preço da pra comprar um zenfone da asus

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-02-24T08:37:52  

      Vlw pela dica romero, posso ate reconsiderar!

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-02-24T08:37:52  

      tanta critica e o que mais temos são esses sansungs ate 1500,00 reais que travam direto e nunca tem memória satisfatória

  • Kinho Barreto
    2016-06-19T19:10:28

    porque o quantum go mais barato 899 cartao 999? voces compraram por 799?

  • Edmilson Hora
    2015-12-01T10:45:39  

    ah nem, positivo, crendospai

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-12-01T10:45:39  

      Criticas sobre a parceria Quantum/Positivo. Bom, o iPhone é montado onde mesmo ? China ? Quer dizer que o iPhone é originalmente XingLing?

    recentes

    populares

    • Edmilson Hora
      2015-12-01T10:45:39  

      Positivo tb não me inspira confiança e IPhone nunca tive vontade de ter!

  • Jessica Alves
    2015-12-01T15:19:42  

    da onde isso é barato? tem uns bons que suprem qualquer necessidade em um smartphone e a metade disso ae.

    recentes

    populares

    • Jessica Alves
      2015-12-01T15:19:42  

      Quais?

    recentes

    populares

    • Jessica Alves
      2015-12-01T15:19:42  

      DEVE SER NA BOCA DE FUMO DO LADO DA CASA DELA !!! SÓ SE FOR...

  • Polyane Santos
    2016-01-01T12:43:26  

    Ótimo aparelho, tela muito viva, e a autonomia da bateria e muito boa e eu uso bastante durante o dia na verdade toda hora, não me arrependo de ter comprado

    recentes

    populares

    • Polyane Santos
      2016-01-01T12:43:26  

      mas o que vc comprou foi o 4g? ou o 3g que consome menos bateria?

  • Leonardo Pinheiro
    2015-12-01T15:43:37  

    eu sou usuário do Quantum Go 3G/32GB e a minha bateria dura o dia todo com 3G ligado 24hs E uso moderado videos vejo uns 2x videos de 4 minutos cada e whatsapp olhando e usando umas 10x ao dia com poucos minutos, chego em casa umas 21hs e ainda tenho de 20 a 30% de carga da bateria, saio de casa as 7hs da manhã, sucesso para isso não ter o 4G, e não usar o processador para jogos, quanto mais você acelera mais ele vai gastar combustível, e faço umas 3 ou 5 ligações por dia , gastando uns 10 minutos no total delas.

    recentes

    populares

    • Leonardo Pinheiro
      2015-12-01T15:43:37  

      Puxa, o meu tem a mesma configuração, mas não aguenta tanto. Se eu deixar o 3G ligado a bateria não aguenta até o fim do dia. E uso mais whatsapp mesmo. Ligações poucos minutos por dia. Você usa algum app gerenciador de bateria? No geral tô gostando do aparelho. Só a bateria mesmo que deixa a desejar.

  • Wesley Tavares
    2015-12-01T15:28:35  

    barato!!!!! quanto vale 1 mês de trabalho para um assalariado brasileiro, um celular, os brasileiros tem que aprender a valorizar seu salario. barato se foce 30% do salario minimo, agora vem me dizer que 799,00 é barato!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Wesley Tavares
      2015-12-01T15:28:35  

      ..rs.. Realmente... É menos caro do que outros de recursos semelhantes. Mas barato mesmo não é...

  • Luigi Barreto
    2015-12-01T23:10:39

    Lumia 640 XL > Quantum

  • Antonio
    2015-12-01T15:01:55

    Positivo/ Quantum. Paraná na vanguarda do país (para variar um pouco...) Aqui se trabalha, cria- se e desenvolve- se !!

  • Pedro Nogueira
    2015-12-01T13:18:45  

    O pós-venda da empresa é péssimo! Mandei o aparelho para assistência técnica em outubro, visto que o aparelho escorrega das mãos mesmo, e numa dessas escorregaras, caiu e trincou toda a tela! Entretanto já entrei em contato 7 vezes para que me passem o orçamento da manutenção, mas simplesmente falam que vão entrar em contato comigo em 48 horas só que isso já tem mais de mês e até hoje nada!.

    recentes

    populares

    • Pedro Nogueira
      2015-12-01T13:18:45  

      ja comigo eles atendem bem e sao rapidos nos consertos. Tenho um tablet lento da positivo, o bicho é movido a lenha, mas quebra um galho

  • Paula Taiis
    2015-12-01T15:03:11

    Maiis Celulares pro Povo Roubar :(

  • Alessandro Reis
    2015-12-01T12:49:45  

    Desenvolvido no Brasil, kkkkkkkkkkkk pode até ser montado no Brasil, mas as peças serão todas fabricadas lá fora, principalmente na china, quem conheçe sabe o que eu tô falando...

    recentes

    populares

    • Alessandro Reis
      2015-12-01T12:49:45  

      Isso acontece com qualquer aparelho e qualquer pais, de onde você acha que vem as peças do iphone e do galaxy, china, coreia e Taiwan.

    recentes

    populares

    • Alessandro Reis
      2015-12-01T12:49:45  

      Hoje em dia até a calcinha da sua irmã é feita na China !

  • Gilson Pereira
    2015-12-01T14:48:11

    Desenvolvido no brasil! Esse aparelho já era muito bem conhecido no mercado indiano antes de desembarcar por aqui.

  • Kamylo
    2015-12-01T14:06:03

    Fico com o meu Alcatel Pop C-7.

  • Alex Almeida
    2015-12-01T14:02:01

    Eu tenho um Quantum Go, estou plenamente satisfeito, é um celular barato e eficiente, não deixa a desejar em nada aos celualares "tops" que já tive.

  • Carlos Lima
    2015-12-01T12:27:45  

    Tenho um uahsuahsu vamos de Quantum Go ! hahahahaha antes de falar avaliem.

    recentes

    populares

    • Carlos Lima
      2015-12-01T12:27:45  

      sempre esculacham o quantum go aqui no techtudo, acho que são contra produtos baratos.

  • Rafael Silveira
    2015-12-01T13:33:00

    Não gosto de nada da Negativo. Já tive péssimas experiências com seus computadores...

  • Rodrigo Santos
    2015-12-01T13:30:01

    Sou mais meu Lumia 640 xml q saio por 512,00 (y)

  • David Moura
    2015-12-01T12:32:39

    Celular interessante, se for durável daqui um tempo dará dor de cabeça a outras marcas que so entregam pouco, por um preço alto. Quando ao processador a Sony também usa em seus celulares. Deve ser de qualidade.

  • Expedito Santos
    2015-12-01T12:31:34  

    Não entendi o termo preço baixo. R$ 899,00 e já vem dizendo que a conexão e a bateria não presta. Outra coisa, não me lembro de arrependimento maior em minha vida do que ter comprado um tablet YPY da Positivo. Boa sorte aos que vão se aventurar!

    recentes

    populares

    • Expedito Santos
      2015-12-01T12:31:34  

      Uma porcaria......

  • Almir Ribeiro
    2015-12-01T12:49:26

    Para um intermediário tá muito bom...e quer o que, bateria de 3.000mAh? Ai é querer muito. A ideia é baratear e com uso sem net, com certeza da para ficar o dia inteiro...2Gb de ram, 16/32 GB de armazenamento, processador 1,3 GHz, câmera de 13 mpixels...ta na media. Tá muito bom para um intermediário Brazuca. O preço é que poderia ser mais baixo ja que ele é fabricado aqui e um intermediário.