Jogos de ação

09/12/2015 07h00 - Atualizado em 09/12/2015 07h00

Resident Evil ou Silent Hill? Saiba qual é a melhor série de terror

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Resident Evil e Silent Hill são duas séries de terror que foram lançadas nos anos 90. As franquias surpreendem pela forma que evoluíram em rumos tão diferentes. Apesar de possuírem capítulos pouco populares entre elas, Resident Evil e Silent Hill ainda são referências em seu gênero. Confira qual das séries é a melhor.

Resident Evil Zero HD Remaster traz mais realismo ao clássico do terror

Os primeiros jogos

O Resident Evil original foi lançado em 1996, enquanto Silent Hill só teve seu primeiro game em 1999. Ambos foram grandes sucessos no PlayStation One e, aos olhos de muitos fãs, se tonaram rivais por terem surgido na mesma geração. 

Resident Evil e Silent Hill sempre foram ícones do terror mas evoluíram de formas muito diferentes (Foto: Reprodução/PlayStation Wiki e Gaming Memoirs)Resident Evil e Silent Hill sempre foram ícones do terror mas evoluíram de formas muito diferentes (Foto: Reprodução/PlayStation Wiki e Gaming Memoirs)

A estrutura dos jogos era um pouco diferente, Resident Evil utilizou cenários pré-renderizados e ângulos de câmera fixos em seus três primeiros games, o que sempre permitiu cenas controladas. Já Silent Hill trazia movimento totalmente 3D, permitindo que a atmosfera deixasse o jogador tenso e com sustos acontecendo mais naturalmente.

A história de Resident Evil sempre envolveu a maléfica corporação Umbrella. Apesar de muitas coisas acontecerem, o foco do jogo sempre esteve no combate à empresa. Silent Hill, por outro lado, começou a explorar vertentes estranhas e a cada jogo criava histórias mais bizarras.

Cidades de monstros

No primeiro Resident Evil os jogadores estavam presos em uma mansão onde mortos-vivos começavam a surgir. Esse conceito foi adiante em Resident Evil 2 e 3, mas o cenário é toda a cidade de Racoon City, completamente infestada por zumbis. A série é muito influenciada pelo trabalho do diretor George Romero, conhecido por “A Noite dos Mortos-Vivos”.

Silent Hill é macabra por si só, enquanto Raccoon City foi apenas o começo (Foto: Reprodução/Silent Hill Wiki e Wikipedia)Silent Hill é macabra por si só, enquanto Raccoon City foi apenas o começo (Foto: Reprodução/Silent Hill Wiki e Wikipedia)

Já Silent Hill sempre se passa na mesma cidade desde o primeiro game, um local estranho com um passado macabro e dimensões paralelas que se fundem com a realidade. Há algumas influências de Stephen King e H.P. Lovecraft, mas conforme o jogo evolui nota-se muitos elementos do tradicional terror japonês.

Ocidente vs. Oriente

Apesar de ambos os games serem produzidos por equipes japonesas, Resident Evil focou em um estilo de terror ocidental: mais visual, cheio de combate e com mais sustos. Silent Hill, até por limites de orçamento, optou pelo estilo de terror japonês mais sutil e que prefere uma atmosfera tensa e perturbadora do que sustos específicos.

Os “jump scares”, sustos que surgem de repente e fazem o jogador pular, eram muito comuns no primeiro Resident Evil, como a clássica cena em que uma janela se quebra e alguma criatura salta para assustar o usuário. O game confia nesses momentos para manter o medo.

Resident Evil espera você relaxar para assustar enquanto Silent Hill nem sempre assusta, mas não deixa você relaxar (Foto: Reprodução/Game Revolution e Unity Community)Resident Evil espera você relaxar para assustar enquanto Silent Hill nem sempre assusta, mas não deixa você relaxar (Foto: Reprodução/Game Revolution e Unity Community)

Grotesco vs. Incompreensível

Tão importantes quanto todos os pontos são os monstros que habitam esses mundos de terror e como eles refletem as diferenças das séries. Em Resident Evil seus principais inimigos são zumbis, cadáveres que andam lentamente sedentos por carne humana. No entanto, os mortos-vivos eram apenas o estágio inicial dos planos da Umbrella.

A intenção da empresa era criar monstros com capacidade sobre-humana que pudessem funcionar como uma evolução da raça humana ou como soldados sem capacidade de discernimento. Ainda “zumbis” porém em outro sentido. Quanto mais a série Resident Evil evoluía, mais grotescos e “trash” ficavam seus monstros, com tentáculos e olhos em toda parte.

Já Silent Hill demonstra em seus monstros a incrível influência de H.P. Lovecraft, mais conhecido pelo icônico monstro Cthulhu. São criaturas que desafiam a compreensão humana e poderiam causar insanidade apenas por serem observadas, causando desconforto extremo, como é o caso do monstro Pyramid Head.

Silent Hill aposta no incompreensível, mas Resident Evil mostra sempre as deformidades do vilão (Foto: Reprodução/Giant Bomb e The Ultimate Gamer)Silent Hill aposta no incompreensível, mas Resident Evil mostra sempre as deformidades do vilão (Foto: Reprodução/Giant Bomb e The Ultimate Gamer)

Porém, também vemos em Silent Hill outro exemplo clássico de terror com a “subversão” de valores. Qualquer coisa que é inofensiva, pura, alegre e positiva pode se tornar algo ainda mais assustador quando invertida. Cães sanguinários, espíritos de crianças, bebês monstruosos e, obviamente, enfermeiras assassinas.

O futuro das séries

A partir de Resident Evil 4, a franquia se tornou totalmente voltada para a ação, com menos momentos de terror. Resident Evil 5 e 6 seguiram essa fórmula e muitos jogadores já sentem que eles não fazem jus à clássica série, além de serem jogos medianos em seus próprios méritos.

No entanto, games como Resident Evil Revelations 1 e 2 mostram uma alternativa viável ao trazer algo mais próximo dos jogos originais, sem abandonar a parte de ação. É possível que o novo Resident Evil 7 seja um modelo simples, mais próximo do terror do que da ação.

Silent Hills / P.T. prometia ser o futuro dos games de terror antes de ser cancelado (Foto: Reprodução/Silent Hill Wiki)Silent Hills / P.T. prometia ser o futuro dos games de terror antes de ser cancelado (Foto: Reprodução/Silent Hill Wiki)

Por outro lado, no caso de Silent Hill, temos uma franquia que está agora no limbo. Após o cancelamento do mais recente game, “Silent Hills”, que gerou o eletrizante demo P.T. para PS4, não se sabe o que acontecerá com a série. A produtora Konami confirmou que pretende continuá-la, mas não há qualquer indício sobre isso.

Não existe nenhum conceito de como seria um futuro Silent Hill, se manteria o estilo em primeira pessoa de P.T. ou se acabaria sendo um game de qualidade questionável como os anteriores: Silent Hill: Downpour e Homecoming. Nesse caso, é mais provável ver um bom Resident Evil 7 do que um novo Silent Hill digno da franquia.

Conclusão

Resident Evil tem um nível de produção mais alto do que a série Silent Hill e isso custou ao jogo o fator “medo”, levando a franquia a apelar para o público dos games de ação. Resident Evil pode ter alguns sustos, mas o desconforto de Silent Hill faz o jogador ter medo após o videogame ser desligado. Mesmo com alguns capítulos de menor qualidade, Silent Hill ainda pode ser considerada a melhor série de terror.

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Português
    2015-12-19T14:35:20  

    SILENT HILL É O MELHOR OLHA O TEASER DO SILENT HILLS SÓ AQUILO FOI TERRÍVEL DE ASSUSTADOR IMAGINA O JOGO COMPLETO SERIA O MELHOR JOGO DA HISTÓRIA!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-12-19T14:35:20  

      amiguinho, vc ta falando de um teaser de 2016 de um jogo que nao sera lancado tao cedo. estamos falando de historia, jogos prontos... teaser.. kkkk oh,gloria...

  • Lucas
    2015-12-09T14:44:16  

    RE 4 MITO !!!!!

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-12-09T14:44:16  

      resident e muito melhor

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-12-09T14:44:16  

      para a epoca , os melhores foram resident evil 1 e 2. hoje, estao ultrapassados, mas na epoca, nao tinha comparacao. varios sustos, graficos de ponta. o resident evil 4 estava voltado para a acao, nada a ver com o proposito inicial da franquia. joguei todos, o 2 foi muito bom e o cod veronica foi show tb.

  • Maciel Martins
    2016-09-22T08:29:37

    As duas séries tiveram seus momentos no Topo, RE1 e RE4 pra mim são os melhores da série Resident Evil, Silent Hill o 1 e o 2 são os melhores da série SH, mas ambos tiveram sequências ruins, vejo que os dois, mesmo sendo Jogo de Terror, são tipos diferentes, e, ambos são bons.

  • Waddy
    2016-01-18T14:25:26

    Silent Hill, melhor jogo do gênero!!!

  • Elie Feghali
    2015-12-09T12:43:19  

    Infelizmente Resident abandonou o survival tem tempos! Silent é o unico que ainda usa terror psicologico, uma das poucas franquias que manteve a origem, independente de ganhar dinheiro ou não!

    recentes

    populares

    • Elie Feghali
      2015-12-09T12:43:19  

      A CAPCOM INVENTOU ESSES JOGOS RE4, RE5 SÓ JOGUINHO PARA FUNKEIROS DO MC BIEL VISH

    recentes

    populares

    • Elie Feghali
      2015-12-09T12:43:19  

      RE eh o melhor :3

  • Jayro F
    2016-01-04T05:03:11

    Acho que não poderia escolher uma das duas. Cada uma tem seus pontos fortes!!

  • A Mesma
    2015-12-09T13:40:26

    Numa boa, os dois jogos são bons, mas de seus segmentos o melhor é o Resident Evil Fourrrrrrrrr, além de sustos tem muita estratégia, na minha opinião inigualável.

  • A Mesma
    2015-12-09T13:44:16

    Numa boa os dois jogos são muito bons, ma na minha opinião em questão de medo e estratégia, nada supera o Residente Evil Fourrrrrrrrrrrr, massa demais....

  • Bruno Cruz
    2015-12-09T14:29:14  

    esses dois eram os meus preferidos, até jogar Fatal Frame!

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2015-12-09T14:29:14  

      FATAL FRAME JOGUINHO DE GALINHA

  • Maciel Martins
    2015-12-09T14:39:51

    Resident Evil até o 4 estava bom, mas foi perdendo a graça do terror e entrando mais na ação, Já S.H tirando o Homecoming, afinal o cara era soldado então manjava dos tiros, os outros são todos gasturento, nos causa apreensão, dar raiva, dar medo, dar susto. Enfim Silent Hill no quesito medo e espanto é melhor.

  • Danilo
    2015-12-09T14:51:16  

    Eu prefiro Silent Hill porque o terror la é 98% psicológico e 2% visual,em diversas partes dos jogos,pode nem ter nenhum inimigo na tela,mas um detalhe no cenário ou mesmo um som diferente já te deixa tenso.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-12-09T14:51:16  

      SILENT HILL 2 E SILENT HILL 3 TEM AS MELHORES SOUNDTRACKS E MELHORES EFEITOS SONOROS CADA EFEITO VISUAL É TERRÍVEL PERTURBADOR! OLHA O AMUSEMENT PARK COM A ALESSA AQUELA CARA EM DECOMPOSIÇÃO INCRÍVEL PARECE PS4 NO PS2

  • Bruno Damasceno
    2015-12-09T15:14:19  

    Melhor Resident Evil foi o primeiro, na época do lançamento joguei no PC , puro terror....

    recentes

    populares

    • Bruno Damasceno
      2015-12-09T15:14:19  

      E AS SOUNDTRACKS DO RESIDENT EVIL 1 CARA QUE SENSACIONAL!!!

  • Hugo Fraga
    2015-12-09T15:54:48  

    Se o assunto e Terror Silent Hill ganha obvio, RE o terror so foi nos primeiros jogos, depois do 4 viro ação, com alguns sustos. E os filmes de Silent Hill são bem mais fieis do que os do Resident.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2015-12-09T15:54:48  

      ESSE PRIMEIRO FILME DO SILENT HILL FOI BOM MAS PODERIA SER BEM MAIS FORTE, OS ESFEITOS VISUAIS E SONOROS DEIXAM A DESEJAR NO FILME, O FILME DO SILENT HILL DEVERIA SER EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA SEM ATORES!

  • Everson Oliveira
    2015-12-09T17:52:44

    a decadencia do RE foi muito grande... Silent Hill conseguiu manter a media

  • Thiago Silva
    2015-12-10T19:11:22  

    RE 1 o melhor de todos!

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2015-12-10T19:11:22  

      eu ja gostei na franquia do RE o dois, pois tinha aquele lance de jogar com os dois jogadores no que cada um viveu na historia...

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2015-12-10T19:11:22  

      O RESIDENT EVIL A TRILOGIA É FANTÁSTICA OS 3 RESIDENT SÃO BONS O MEU PREFERIDO É O 3 DE PREFERÊNCIA COM A JILL VALENTINE USANDO O UNIFORME DE OFFICER POLICE DO RESIDENT EVIL 1

  • Português
    2015-12-19T14:10:19

    CARA O SILENT HIL É JOGO DE TERROR E A TRILOGIA RESIDENT EVIL É AÇÃO COM TERROR, SÃO DIFERENTES! O RESIDENT EVIL 3 NEMESIS É JOGO DE HOMEM, E O SILENT HILL 2 RESTLESS DREAMS É UMA COISA MUITO IMPRESSIONANTE!!! DOIS DOS MELHORES GRÁFICOS DO MUNDO! CAPCOM E KONAMI

  • Ricardo Goiano
    2015-12-09T09:29:26  

    Gosto é gosto...eu comecei a jogar video game por causa do RE 4

    recentes

    populares

    • Ricardo Goiano
      2015-12-09T09:29:26  

      De fato. Eu curti jogar Silent Hill Downpour. Achei apavorante e com uma história perturbadora.

    recentes

    populares

    • Ricardo Goiano
      2015-12-09T09:29:26  

      Alex não sei se é apenas isto, acho que a coisa saturou mesmo, lembro que quando comprei o PS eu fiquei fascinado com o cd demo e com o demo do Tomb Raider 2, o lance do Tigre, achei aquilo o maximo. no RE eu curti muito o nr 2, aquele lance de jogar com os dois jogadores e mostrarem o que cada um viveu na historia fantastico.

  • Renato Monteiro
    2015-12-11T09:59:33

    Eu gosto muito das duas franquias, joguei todos os jogos de ambas. Mas, se for pra escolher um preferido, com certeza eu escolho Silent Hill: a história é muito melhor, a ambientação, os sons e até os gráficos, especialmente dos 3 primeiros jogos. Mas Resident Evil também é muito bom, principalmente o 2 e o Code Veronica.

  • Joaquim Vasconcelos
    2015-12-09T17:00:58

    Melhor terror: Alex Kidd in miracle world

  • Ah5n1
    2015-12-09T15:47:50

    Silent hill tem o melhor enredo dos jogos de terror em geral.

  • Danilo
    2015-12-09T15:18:09

    Hj SH manteve sua origem, já RE se perdeu no caminho....Mas nada supera jogar RE 1 em 96 pelo PSOne, aquilo era surreal pra época, um soco no seu estomago, muito mais impactante que SH;

  • Rodrigo Sobrinho
    2015-12-09T12:19:59  

    Sou jogador desde 1989... Gosto muito das duas séries mas mas mesmas pararam no tempo. Na minha opinião nada barra THE EVIL WITHIN no assunto terror...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2015-12-09T12:19:59  

      Cara , The evil Within é um jogo médio com Mistura de Resident , The Last of us , Sillent , é um Jogo mediano , eu zerei 1 x e joguei de lado , o jogo existem falhas Grotescas.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2015-12-09T12:19:59  

      Nunca fui muito fã de jogo de terror, mas hoje tenho RE Revelations 2, e estou achando bacana... Agora um que não é muito pesado e recomendo para iniciantes é o Alan Wake! Gostei muito da trama. Para entender a história joguei ele em PT-BR... muito legal!

  • Carlos Schneider
    2015-12-09T14:44:40

    Apesar de ser fã de RE principalmente o Remake do Gamecube pra mim o melhor jogo de terror já feito até hj se chama Silent Hill 2. Pelo enredo q utiliza temas pesados, clima tétrico, fúnebre com gráficos q na época causava desconforto com aquela granulação e claro personagens profundos e clima perturbador.

  • Daniel Lima
    2015-12-09T14:28:05

    joguei muito o resident evil 3 nêmesis, e um pouco do 2, cresci e joguei muito o 4, não fui muito fã do 5 o 6 somente a parte do Leon joguei, o Resident Evil Revelations 2 foi o ultimo que joguei, gostei muito tbm, mais para mim o melhor foi Resident Envil 3, a combinações das plantas, a dificuldade para salvar, fazer aquele trem funcionar nossa que saudade daquela epoca! fui feliz dmais jogando isso, Viva resident Evil!

  • Caio Silva
    2015-12-09T13:55:43

    O Resident evil foi muito bom, mais nada comparado a silent hill, no play 1 cheguei a parar um tempo de jogar chegando a ficar perturbado com o jogo.