Sistemas Operacionais

20/12/2015 10h00 - Atualizado em 20/12/2015 10h00

Retrospectiva 2015: a evolução do Windows 10 nos últimos 12 meses

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O ano de 2015 foi decisivo para a Microsoft e o Windows. A empresa lançou a versão 10 do sistema depois de uma série de testes e muitas mudanças para reconquistar a atenção dos consumidores.

Windows detectou mesmo endereço de IP? Saiba o que fazer

A plataforma não se limitou aos computadores, mas também chegou aos celulares, Xbox One, Internet das Coisas (IoT) e até aos óculos holográficos HoloLens. Para quem deseja lembrar tudo que mudou durante o ano para a fabricante, confira o especial do TechTudo com a evolução do Windows em 2015. 

Windows 10 teve um ano decisivo para recoquistar a confiança na Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 teve um ano movimentado para reconquistar a confiança na Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

Janeiro

O ano começou com o fim do suporte básico ao Windows 7, e os leitores do TechTudo puderam descobrir as consequências disso. Em um evento cheio de novidades, a Microsoft anunciou a atualização gratuita para o Windows 10 para as versões 7, 8 e 8.1, além de surpreender com o lançamento do HoloLens, do Project Spartan (Microsoft Edge) e também do novo Surface Hub.

Windows 10 teve atualização gratuita anunciada em janeiro pela Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 teve atualização gratuita anunciada em janeiro pela Microsoft (Foto: Reprodução/Microsoft)

A primeira Build do ano marcou a chegada da assistente Cortana aos PCs. É possível encontrar um teste completo no TechTudo com todas as mudanças, inclusive a nova loja de aplicativos, Xbox Jogos, central de notificações e o Menu Iniciar. Veja também tudo sobre o Windows Holográfico (HoloLens).

Fevereiro

Windows 10 Mobile teve versão prévia lançada para primeiros aparelhos em fevereiro (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 Mobile teve versão prévia lançada para primeiros aparelhos em fevereiro (Foto: Reprodução/Microsoft)

Em fevereiro, foi a vez dos celulares receberem o Windows 10 e o TechTudo explicou como fazer a instalação do sistema. A primeira Build trouxe mudanças na interface do sistema, melhorias nas notificações e os primeiros aplicativos universais compartilhados com PCs. Além disso, para surpresa dos usuários mais antigos, a Microsoft corrigiu um bug encontrado há 15 anos no sistema.

Março

O terceiro mês do ano marcou a estreia do Project Spartan, antigo nome do Microsoft Edge, na Build 10049. O novo navegador trouxe um sistema de anotação virtual sobre as páginas de Internet (como post-it), modo de leitura e profunda integração com a assistente Cortana ainda em inglês.

Microsoft Edge fez sua estreia em março ainda como Project Spartan (Foto: Reprodução/Microsoft)Microsoft Edge fez sua estreia em março ainda como Project Spartan (Foto: Reprodução/Microsoft)

A fabricante anunciou também o suporte a biometria e reconhecimento facial pelo Windows Hello e as especificações mínimas para rodar o Windows 10. Para auxiliar os leitores, TechTudo reuniu as cinco coisas que o usuário precisa saber sobre a atualização do sistema em versões piratas (cópias ilegais).

Abril

Abril terminou animador com a Build 2015, conferência de desenvolvedores da Microsoft com cobertura do TechTudo, direto de São Francisco, nos Estados Unidos. No evento, a empresa anunciou a portabilidade de apps do Android e iOS para o Windows 10, o nome oficial do Microsoft Edge e liberou uma Build do sistema com muitas novidades. Confira um resumo da conferência.

TechTudo cobriu lançamentos para Windows 10 em primeira mão na Build 2015 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)TechTudo cobriu lançamentos para Windows 10 em primeira mão na Build 2015 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Durante o evento, houve diversos testes exclusivos, como o do quadro interativo Surface Hub, o Windows 10 Mobile e os revolucionários óculos HoloLens. Por fim, talvez uma das partes mais animadoras para os brasileiros: informações em primeira mão sobre a chegada da Cortana em português, que, inclusive, deve ser liberada em breve. 

Maio

Windows 10 ganhou novos emojis mal educados como o do dedo do meio (Foto: Divulgação/Emojipedia)Windows 10 ganhou novos emojis mal educados como o do dedo do meio (Foto: Divulgação/Emojipedia)

Depois da enxurrada de novidades da Build, a Microsoft tomou uma decisão polêmica em maio: a inclusão do dedo do meio nos emojis do Windows 10. Enquanto isso, o TechTudo tirou dúvidas ainda atuais sobre as diferenças entre as versões de computadores e celulares, além de explicar o que é o Modo Continuum, serviço inovador que integra dispositivos da fabricante.

Junho

Windows 10 teve novo papel de parede apresentado pela Microsoft em junho (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 teve novo papel de parede apresentado pela Microsoft em junho (Foto: Reprodução/Microsoft)

Às vésperas do lançamento da versão final do Windows 10, a Microsoft divulgou um vídeo sobre a criação do novo papel de parede do sistema. Além disso, a Build 10158 trouxe ajustes finais no Microsoft Edge, na assistente virtual Cortana e no Windows Explorer. O TechTudo detalhou as mudanças do sistema em telas sensíveis ao toque com um teste completo.

Julho

O esperado Windows 10 foi lançado no fim de julho e bateu a marca de 14 milhões de instalações nas primeiras 24 horas. Para os mais curiosos, várias dicas foram divulgadas no TechTudo, em primeira mão, para deixar o Menu Iniciar perfeito e os melhores atalhos de teclado. Se você ainda não atualizou, não deixe de conferir 10 motivos para fazer a atualização e a comparação entre as versões 7, 8 e 10.

Windows 10 finalmente foi lançado no fim de julho (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Windows 10 finalmente foi lançado no fim de julho (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O sétimo mês de 2015 teve ainda ótimas surpresas para os brasileiros: o anúncio oficial do lançamento da Cortana em português para dezembro. Enquanto a Microsoft não cumpre a promessa, o usuário pode conferir detalhes exclusivos revelados pelo TechTudo sobre a assistente.

Agosto

Windows 10 ganhou versão para Raspberry Pi 2 e outros dispositivos IoT em agosto (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 10 ganhou versão para Raspberry Pi 2 e outros dispositivos IoT em agosto (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

No mês seguinte ao lançamento do sistema operacional, o Windows 10 atropelou a versão 8 e alcançou 75 milhões de instalações. A Microsoft não descansou e lançou a versão do sistema para Internet das Coisas (IoT) e a Build 10525 com mudanças na Interface. Quem não gostou da plataforma pode conferir as dicas do TechTudo para deixá-la com a cara da versão 7 ou simplesmente voltar para uma edição mais antiga. Por fim, o antigo Windows 95 completou 20 anos de idade.

Setembro

TechTudo investigou as causas de telas azuis em setembro (Foto: Reprodução/Felipe Garrett)TechTudo investigou as causas de telas azuis em setembro (Foto: Reprodução/Felipe Garrett)

Em setembro, a Microsoft liberou a Build 10547 para os participantes do Windows Insiders. A nova versão adicionou mais blocos ao Menu Iniciar, melhorias na função Snap, que divide tela e em outras áreas. Oficialmente, o sistema ganhou nova ferramenta para fazer prints da tela. Para fechar, foram publicadas dicas de como deixar o sistema mais rápido e descobrir as causas de telas azuis.

Outubro

Surface Book, Surface Pro 4 e Lumia 950 foram lançados com Windows 10 em outubro (Foto: Reprodução/Microsoft)Surface Book, Surface Pro 4 e Lumia 950 foram lançados com Windows 10 em outubro (Foto: Reprodução/Microsoft)

Outubro começou com mais um evento da Microsoft cheio de novidades como o Lumia 950, o Surface Pro 4 e o Surface Book, todos equipados com Windows 10. Na ocasião, a empresa anunciou a chegada do Facebook Messenger e Instagram para PCs, além do lançamento do sistema para celulares. O TechTudo detalhou ainda sete coisas que a plataforma móvel fará melhor que Android e iOS.

Novembro

A primeira grande atualização do Windows 10 foi liberada para todos em meados de novembro. Em teste completo da atualização, várias mudanças foram detalhadas, como personalização de cores, o novo rastreamento de PC em caso de roubo e melhorias na função Snapping. Os usuários do sistema puderam aprender ainda como substituir a foto da tela de bloqueio por um vídeo.

Xbox One recebeu grande atualização da Microsoft com Windows 10 e retrocompatibilidade (Foto: Divulgação/Microsoft)Xbox One recebeu grande atualização da Microsoft com Windows 10 e retrocompatibilidade (Foto: Divulgação/Microsoft)

Novembro também marcou a vez de o Xbox One receber o novo sistema da Microsoft. O Windows 10 renovou o dashboard do console, prometendo mais rapidez, além de trazer diversos games do Xbox 360 de volta, através do recurso de retrocompatibilidade.

Dezembro

Windows 10 chegou a diversos produtos em 2015 e diversificou a atuação da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 chegou a diversos produtos em 2015 e diversificou a atuação da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

O ano ainda não acabou, mas dezembro já trouxe bastante novidades. A principal notícia foi o vazamento dos primeiros plugins para o Microsoft Edge. Os leitores do TechTudo descobriram como acelerar o boot do sistema, como conseguir descontos na loja da Microsoft e dicas para usar o Menu Iniciar. Para concluir 2015 com estilo, a Build com funções da versão Redstone do sistema foi liberada. Até o fim do ano, porém, espera-se que a Cortana em português chegue ao Brasil. Será que vem?

Vale a pena baixar o Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Jonsson
    2015-12-20T22:19:59  

    estou com problemas no Windows 10 e vi em vários Fóruns a mesma reclamação, simplesmente ele não desliga o PC, desliga o monitor e a luz vermelha do gabinete fica acesa... mas alguém com esse problema?

    recentes

    populares

    • Ricardo Jonsson
      2015-12-20T22:19:59  

      TENHO MAC E UM SONY VAIO, PEFIRO MIL VEZES O MAC, AS VEZES ATE ESQUEÇO QUE TENHO OUTRA MAQUINA , SO LEMBRO QUANDO TENHO QUE SUAR O COREL DRAW.

    recentes

    populares

    • Ricardo Jonsson
      2015-12-20T22:19:59  

      se e para ter tela azul prefiro ficar com meu win XP

  • José Barcelos
    2015-12-21T10:16:08  

    Tenho um Utrabook da Dell, após a atualização do Windows 10 ele parou de funcionar, a Dell pediu para eu enviar o equipamento para eles para reinstalação, de graça mesmo após a garantia e reinstalaram a 8.0 e disseram para eu não atualizar para o windows 10, pois não vai funcionar no windows 10. Não sei que é ruim, o notebook da Dell ou o Windows 10.

    recentes

    populares

    • José Barcelos
      2015-12-21T10:16:08  

      Tem que ver qual ultrabook que é, pois eu teho um xps e nunca deu problema com Windows 10.

  • Luiz Nogueira
    2015-12-20T18:20:02  

    Android para PC já.....

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2015-12-20T18:20:02  

      ahahahahahahhahaa... Senhorrrrrrrrrrrrrr!!!!

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2015-12-20T18:20:02  

      Já tem, e se chama Chrome OS.

  • Gustavo
    2015-12-20T20:52:18  

    trava muuuito

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2015-12-20T20:52:18  

      Engraçado! No meu i7, 16gb ram, ssd e placa gráfica nunca travou. Qual sua máquina?

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2015-12-20T20:52:18  

      As minhas configs são: intel pentium dual core 2,7Ghz, 4GB de RAM, GTX 550Ti, estava melhor com o windows 7.

  • Carlos Guerra
    2015-12-20T19:44:16  

    Não gostei do windows 10, a minha versão está em inglês e não permite atualização para o português. Sou brasileiro e não falo inglês. A Microsoft deveria se preocupar com isto. Deveria pelo menos ser informado no ato da compra. Em 27/11 comprei um notebook novo e estou MUITO ARREPENDIDO!!! MORO NO BRASIL.

    recentes

    populares

    • Carlos Guerra
      2015-12-20T19:44:16  

      Patrick Marques, a educação passou longe de você!

    recentes

    populares

    • Carlos Guerra
      2015-12-20T19:44:16  

      Mano o problema então não é o Windows 10 e sim o teu PC. E esse parece ser um problema bem simples de se resolver. Se vc realmente esta com o Windows 10, basta CLICAR NO MENU INICIAL- CONFIGURAÇÕES - HORA E IDIOMA - REGIÃO E IDIOMA - em país e regiao coloque BRASIL ou BRAZIL (provavelmente vai ta assim ) e mais em baixo clique em ADICIONAR IDIOMA - PORTUGUES e pronto.

  • Claudio Menezes
    2015-12-20T17:00:50  

    Windows 10 ? devia se chamar Bosta 10! péssimo SO, a Microsoft esta afundando nela mesma,. Querem um SO de qualidade ? chamem a Apple que dá um jeito rapidinho. Mais uma vez, fora!

    recentes

    populares

    • Claudio Menezes
      2015-12-20T17:00:50  

      Tenho os 2 e o Windows dá um banho no OSX

    recentes

    populares

    • Claudio Menezes
      2015-12-20T17:00:50  

      Não liguem pessoal, esse deve ser mais um fandoido da apple que não suporta ver sua amada empresa perde

  • Edilson Santana
    2015-12-21T09:09:21

    Atualizei dia 18/12 para windows 10 e o meu pc está rodando de boa

  • Antonio Matias
    2015-12-20T23:28:05

    Ainda prefiro o 7

  • Julio Jorge
    2015-12-20T18:47:43  

    Eu instalei o 10 e me arrependi. Não tem compatibilidade com muito programas. Mesmo tentando o modo compatibilidade, não consegui instalar. Tive que voltar para o 7.

    recentes

    populares

    • Julio Jorge
      2015-12-20T18:47:43  

      Aqui uso o Windows 10 desde a versão preview e não tive problemas .. versão x64... mas ainda sim prefiro fedora....

    recentes

    populares

    • Julio Jorge
      2015-12-20T18:47:43  

      Cara, tudo que instalo nele, funciona de boa, até os programas mais antigos! Diga aí os programas que ele não esta aceitando ou que estão dando problema.

  • Peter Roque
    2015-12-20T15:26:30  

    Windows 10 e esse controle de usuário , bloqueia aplicativos e ficamos na mão! Quando vão resolver isso

    recentes

    populares

    • Peter Roque
      2015-12-20T15:26:30  

      Peter ... quando você adicionar os aplicativos nas devidas permissões que o sisop permite configurar, você não terá mais problemas...

    recentes

    populares

    • Peter Roque
      2015-12-20T15:26:30  

      Não funciona, com todas as permissões possíveis, ele só permiti instalando um programa e fazendo uma configuração. ..enfim da trabalho

  • José Araujo
    2015-12-20T20:17:00

    placa de video nvidia não é reconhecida e não aparece no gerenciador de dispositivos para poder instalar o driver que foi baixado no site da nvidia........após 5 tentativas de atualização do 7 para o 10, retornei ao 7 e estou feliz com minha placa de video funcionando

  • Valmir Bonvenuto
    2015-12-20T19:30:33

    Fiz a atualização do 8.1 para o 10 e estou satisfeito. Achei que meu notebook ficou mais leve e rápido, tanto na inicialização quanto na utilização.

  • Marcos Ramos
    2015-12-20T17:41:44

    no momento eu estou usando o ubuntu 15.04

  • Jorge Passos
    2015-12-20T15:06:00

    Aqui quando se escreve verdade não é publicado. UMA VERGONHA, continuam com censura, dá nojo..