Lançadores e buscadores

20/12/2015 11h00 - Atualizado em 20/12/2015 11h00

Samsung Kies ou Odin? O melhor app para sincronizar PC e Galaxy

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Samsung Kies e Odin são dois programas que rodam no computador para fazer atualização em dispositivos móveis da Samsung, como smartphones e tablets. Os usuários, no entanto, podem ficar em dúvida sobre qual aplicativo usar. 

Como resolver problemas na conexão via USB entre o Android e o PC?

Enquanto o Kies é o programa oficial destinado a donos de celulares Galaxy, o Odin foi desenvolvido apenas para uso interno da fabricante coreana, mas vazou na Internet há alguns anos. Para saber qual é o melhor software para baixar no PC e atualizar o gadget Samsung, veja o comparativo entre o Kies e o Odin e descubra qual é a melhor opção.

Odin ou Kies? Confira qual é a melhor opção de sincronizar PC e Galaxy (Foto: Arte/TechTudo)Odin ou Kies? Confira qual é a melhor opção de sincronizar PC e Galaxy (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: Kies

O Odin é um programa de teste, então não foi criado com o propósito de ser fácil de usar ou ter um design intuitivo. A interface é um tanto confusa, e o visual definitivamente não atrai, a não ser que você goste da aparência de softwares para Windows dos anos 1990.

Por outro lado, o Kies tem aparência mais moderna, que lembra, em certos aspectos, o iTunes. O serviço tem menus com ícones para navegação simples, e sempre traz orientações sobre como proceder para, por exemplo, atualizar o sistema do celular sem ter problemas.

Kies tem design mais refinado e é mais fácil de usar (Foto: Divulgação)Kies tem design mais refinado e é mais fácil de usar (Foto: Divulgação)

Desempenho: Odin

É comum que usuários de smartphones Galaxy usem fóruns e redes sociais para reclamar de problemas de funcionamento no Kies. Desde falhas pequenas, como interrupção do download de uma atualização, até erros que o impedem de funcionar no Windows, os problemas podem desencorajar quem ainda escolhe usar o computador para sincronizar mídia e baixar updates para o celular.

Já o Odin não costuma ser alvo de tantas críticas, desde que o usuário saiba como usar o serviço. Por exemplo, instalações de firmware são feitas rapidamente, o que é raro no Kies.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Atualizações: Odin

Odin é o ideal para instalar ROMs, firmwares e atualizações (Foto: Reprodução/Odin Download)Odin é o ideal para instalar ROMs, firmwares e atualizações (Foto: Reprodução/Odin Download)

Embora seja o aplicativo oficial, o Kies não é o melhor programa para instalar atualizações para o Galaxy. Isso porque o Odin, talvez por ser dedicado à tarefa, é mais eficiente para instalar ferramentas no celular, mais rápido e com menos chances de apresentar falhas no meio do caminho.

O Odin também é o único que poderá ajudar a instalar ROMs customizadas no aparelho, como a CyanogenMod, o que é importante para quem tem Galaxy S2 e quer usar o Android KitKat, por exemplo.

 Funcionalidades extras: Kies

Se você precisa de um programa para sincronizar músicas, arquivos, vídeos e podcasts entre o PC e o celular, o Kies será útil.

Dos dois concorrentes, ele é o que oferece sincronização de mídia, download de apps e atualizações em um só pacote, além de ferramenta de backup, caso você precise salvar dados para restaurá-los no futuro. O Odin, por outro lado, se restringe à aplicação de firmwares e ROMs no aparelho.

Conclusão: Odin

Tanto Odin quanto Kies podem perfeitamente coexistir no PC, mas só o Odin será essencial se você quiser mudar o sistema. O programa é mais rápido, estável e permite instalar softwares de terceiros e atualizações oficiais da Samsung. Apesar de perder em recursos acessórios, como a sincronização de mídia para o celular, entrega o mais importante: deixa o smart Samsung atualizado com segurança.

Não consegue conectar o Kies com o smart Samsung? Comente no Fórum do TechTudo.

O Odin, porém, é dedicado a usuários avançados que já aprenderam a manuseá-lo. É importante ter isso em mente antes de tentar instalar um firmware novo sem conhecimento, pois um procedimento errado pode danificar o celular ou tablet de forma definitiva. Para iniciantes, o mais recomendado é continuar a usar o Kies, mesmo com os defeitos, já que traz processos mais automatizados e é mais fácil de usar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edricio Vieira
    2016-08-04T05:03:30

    qual e o site que vocês indica para fazer o downloads das roms para celulares samsungs ?