Mapas e Localização

01/12/2015 12h00 - Atualizado em 01/12/2015 12h00

Teatro Municipal de SP ganha Street View e visita virtual no Google Maps

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

O Google lançou nesta terça-feira (01) um projeto de inovação digital em parceria com uma das maiores casas de espetáculo do mundo. O Teatro Municipal de SP (São Paulo) é o representante da América Latina nessa iniciativa e agora pode ser visitado virtualmente pelo Google Street View, que oferece a visão de todos os ângulos e detalhes de dentro do teatro. O Ópera de Paris e o Carnegie Hall de Nova York também podem ser explorados usando as mesmas ferramentas como fotos em 360° e zoom detalhado. Todo o conteúdo está disponível no site do Instituto Cultural do Google.

Tudo Sobre o Google Street View

Teatro-Municipal-Google-Street-View-3 (Foto: Teatro-Municipal-Google-Street-View-3)Google registrou todos os ângulos do Teatro Municipal de SP (Foto: Reprodução/Google)

Inaugurado em 1911, o Teatro Municipal de São Paulo é um dos cartões postais da capital paulista e referência em espetáculos de balé, orquestras e documentos de arte. Nos próximos meses o Google Maps deve digitalizar o acervo do teatro, que conta com diversos programas, cartazetes e gravações em vídeo e áudio.

Teatro Municipal de SP no Street View

Além do passeio pelo Street View, é possível conferir uma série de exposições e de conteúdos captados especialmente para o projeto. Um dos destaques é o vídeo em 36o graus da mais recente montagem da ópera "Lohengrin", de Richard Wagner. Os usuários podem assistir um trecho com cerca de cinco minutos do espetáculo de forma imersiva, com pontos de vista de quem está em cima do palco e de quem está nas coxias, por exemplo. Um giro tridimensional no teatro.

Há também quatro exposições virtuais: o Municipal Tim­Tim por Tim­Tim, um áudio­guia sobre a história e arquitetura do prédio; Atrás da Cortina Vermelha, que revela fotos dos bastidores de quatro montagens do Municipal; Ficha Técnica, conta a história do Teatro de 1911 até 1940 e o #DIVASEASROS, homenageia os grandes nomes que se apresentaram no palco do teatro clássico na capital paulista.

Teatro-Municipal-Google-Street-View (Foto: Teatro-Municipal-Google-Street-View)Agora é possível visitar o Teatro Municipal de São Paulo pelo Google Street View (Foto: Reprodução/Google)


Instituto Cultural do Google

O Instituto Cultural do Google foi lançado em 2011, unindo a tecnologia e a arte. O projeto conta com 900 parceiros de 6o países, com coleções de museus e acervos de todo o mundo. É possível navegar por exposições inteiras, explorar momentos históricos e patrimônios da humanidade, como as Pirâmides de Gizé, a construção da Torre Eiffel e o Museu da Arte Moderna em Nova York. Os usuários podem visualizar tudo nos mínimos detalhes com recursos 3D, criar galerias e compartilhar 252 itens.

Teatro-Municipal-Google-Street-View-2 (Foto: Teatro-Municipal-Google-Street-View-2)É possível ver todos os detalhes do Teatro Municipal de SP no Google Maps (Foto: Reprodução/Google)


No Brasil, participam da plataforma a Pinacoteca de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa, Museu Lasar Segall, entre outras. Os usuários podem visualizar tudo nos mínimos detalhes, criar galerias e compartilhar seus itens favoritos.

Para acessar, basta visitar (google.com/culturalinstitute/) usando seu computador ou celular. Para ver exatamente o projeto do Teatro Municipal de São Paulo com quatro exposições, vídeos e intens, visite o link (google.com/culturalinstitute/collection/fundacao-theatro-municipal-de-sao-paulo) e navegue.

Alessandro Germano, chefe de parcerias do Google, em evento no Teatro Municipal (Foto: Alessandro Junior / TechTudo)Alessandro Germano, chefe de parcerias do Google, em evento no Teatro Municipal (Foto: Alessandro Junior / TechTudo)

Você também pode assistir uma ópera em 3D no Performing Arts, que tal? Divirta-se e compartilhe com seus amigos a novidade. (performingarts.withgoogle.com/en_us/performances/theatro-municipal).

Que passeios virtuais ainda faltam no Google Street View? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares