Ferramentas de sistema

09/12/2015 08h30 - Atualizado em 09/12/2015 08h30

VirtualBox ou Virtual PC? Qual o melhor emulador para Windows

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Emular o Windows por meio de máquinas virtuais é um processo simples, com vários softwares para realizar a tarefa sem problemas. Entre as alternativas estão o  VirtualBox, famoso programa de virtualização da Oracle, e o Windows Virtual PC, fabricado pela Microsoft para rodar versões do sistema operacional dentro de outra máquina com o sistema.

Como instalar uma máquina virtual no Windows 8

Confira o comparativo e saiba qual opção oferece os melhores recursos e ferramentas para simular um PC para testes de programas. 

VirtualBox ou Virtual PC? Qual o melhor emulador para Windows  (Foto: Arte/TechTudo)VirtualBox ou Virtual PC? Qual o melhor emulador para Windows (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

O Virtual PC é um software que foi praticamente abandonado pela Microsoft e não recebe mudança de visual considerável desde 2007. No entanto, com uma janela única onde são exibidas todas as máquinas virtuais instaladas, o programa permite uso simples e rápido para quem não precisa de configurações rebuscadas na hora de usar o Windows 7 em uma VM, por exemplo.

Virtual PC, assim como VirtualBox, não têm visual rebuscado mas são fáceis de usar (Foto: Divulgação)Virtual PC, assim como o VirtualBox, não tem visual rebuscado, mas é fácil de usar (Foto: Divulgação/Microsoft)

O VirtualBox também não é um primor de design, perdendo facilmente nesse quesito para concorrentes como o Parallels, mesmo conseguindo agregar muitas funções também em janela única. No final, nenhum dos dois atrai pela aparência.

Desempenho: VirtualBox

O VirtualBox não é o virtualizador mais rápido do mercado, perdendo em velocidade de boot, suspensão e desligamento para concorrentes como Parallels e Fusion 8. No entanto, o programa apresenta desempenho melhor do que o Virtual PC por oferecer aceleramento de hardware, tornando-o capaz de rodar programas mais pesados e jogos feitos para Windows. 

VirtualBox suporta quanta memória o usuário desejar para uma VM (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: VirtualBox suporta quanta memória o usuário desejar para uma VM (Foto: Reprodução/Paulo Alves))VirtualBox suporta quanta memória o usuário desejar para uma VM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O software da Oracle também aceita configurações com muito mais memória RAM e armazenamento, já que as preferências da VM dependem unicamente do que é disponibilizado pela máquina hospedeira. 

O Virtual PC, por outro lado, limita o disco virtual a 15 GB e a memória RAM a 2 GB, valores modestos para rodar com qualquer fluidez programas feitos para o Windows 8 ou 10.

Recursos: VirtualBox

O VirtualBox também ganha do Virtual PC em recursos. Enquanto o software da Microsoft se limita a oferecer relatórios de falhas, o concorrente oferece gerenciamento avançado e fluxos automatizados, mapeamento de configurações, migração em tempo real e alta disponibilidade, além de suporte a múltiplos grupos de recursos, sejam eles compartilhados ou somente do hospedeiro. Sua lista de funcionalidades também inclui clonagem de VMs e, talvez a principal, múltiplos snapshots da máquina virtual.

Plataformas: VirtualBox

VirtualBox suporta mais plataformas (Foto: Divulgação)VirtualBox suporta mais plataformas (Foto: Divulgação)

O Virtual PC é um software feito para rodar no Windows 7 ou anterior. Por outro lado, o VirtualBox tem versões plenamente funcionais para Windows, Mac OS, Linux e Solaris, entregando todas as suas funções de maneira igualitária para usuários desses sistemas.

Em termos de sistemas que podem ser emulados, o VirtualBox também é a melhor opção, pois aceita toda a família de Windows, do 98 ao 10; inúmeras distribuições Linux, do ArchLinux ao Ubuntu 6; todas as versões do Solaris; Mac OS X Server, FreeBSD e OpenBSD, assim como DOS e outros menos conhecidos, como Haiku, ReactOS e BeOS.

Preço: Empate

Os dois programas são gratuitos para baixar (Foto: Divulgação)Os dois programas são gratuitos para baixar (Foto: Divulgação/Microsoft)

Apesar de serem frutos de duas formas diferentes de desenvolvimento, já que o Virtual PC é da Microsoft e o VirtualBox é de código aberto, os dois softwares de virtualização são gratuitos para baixar e utilizar.

Conclusão: VirtualBox

O VirtualBox é, de longe, a melhor opção para criar máquinas virtuais do Windows ou qualquer outro sistema operacional suportado se comparado com o Virtual PC. Em uma busca rápida e pouco atenta, o usuário pode até se confundir entre os dois programas, mas, na hora de usar, não há dúvidas: o software da Oracle oferece o melhor pacote de recursos e plataformas e está entre os melhores do mercado mesmo sendo gratuito. 

O Virtual PC é um virtualizador ultrapassado e que não justifica o download, a não ser que você esteja usando o Windows 7 e queira um desempenho otimizado para rodar outro sistema operacional para fins de teste.

Como funciona o VirtualBox no uso de memória RAM? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Lima
    2015-12-09T09:19:05  

    Sério que compararam o Virtual PC com qualquer coisa? O correto seria comparar com o Hyper-V, e não um software que há anos está abandonado.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2015-12-09T09:19:05  

      Ou pelo menos com o VMWare que também é uma opção bem mais difundida e conhecida que esse dinossauro aí...

  • Maicol Vieira
    2015-12-09T13:01:19

    Pelo amor, vcs não batem bem das idéias, que comparação ein.