Redes sociais

02/12/2015 08h00 - Atualizado em 03/12/2015 14h12

WhatsApp tem tentativa de ataque que promete emojis grátis

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O WhatsApp vem sendo usado por internautas maliciosos para a disseminação de um link que leva a páginas suspeitas. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, os cibercriminosos usam uma oferta de emojis a mais no teclado do mensageiro para atrair a atenção dos internautas.

WhatsApp bloqueia links do mensageiro Telegram no Android

A mensagem em português se espalha no aplicativo desde o fim de semana. Ela contém um link que obriga a instalação de um programa antes de permitir o download do suposto pacote adicional de carinhas.

Recado do WhatsApp cite emojis e encaminha para link com ação mal-intencionada (Foto: Divulgação/Kaspersky)Recado do WhatsApp cite emojis e encaminha para link com ação mal-intencionada (Foto: Divulgação/Kaspersky)

Não é a primeira vez que o WhatsApp vira isca para a disseminação de links mal-intencionados. Outros golpes no mensageiro usam marcas famosas, como as lojas de roupas Zara e a H&M, para roubar dados pessoais e financeiros. Neste ano também surgiu na web o WhatsApp “azul”,  uma versão falsa do mensageiro. Para se proteger, o usuário pode seguir algumas dicas práticas.

Sobre a nova ação descoberta pela Kaspersky Lab, um recado anuncia novos emoticons animados do WhatsApp, seguido de um link. Ao acessar, o usuário é forçado a encaminhar a mensagem para três grupos de amigos no app ou dez contatos. E esse detalhe acelera o impacto da campanha para mais pessoas, em um tempo curto.

Veja os verdadeiros emojis da Unicode 9 que chegam aos celulares em 2016:


Qual a diferença entre smile, emoticon e emoji? Descubra no Fórum do TechTudo

O software que aparece é o UC BrowserNesse caso, é exibida uma mensagem no celular falando que a memória do navegador está com problemas, forçando uma atualização. E os alertas se repetem insistentemente na tela até o usuário aceitar.

Em nota, o escritório do UC Browser no Brasil classificou como “maliciosa” a tática utilizada para instalar o aplicativo. “Sendo uma empresa legítima que prima pela ética, o UC Browser gostaria de reiterar que não endossa essas práticas maliciosas de marketing”, disse o gerente nacional do navegador, Raphael Farinelli Silva.

Uma investigação foi iniciada e, de acordo com a empresa, os resultados iniciais sugerem que o scam “tem origem numa rede de propaganda aleatória que conduz várias atividades promocionais não autorizadas ou aprovadas por nossa equipe. Até o momento, acreditamos que apenas uma pequena parcela de usuários do WhatsApp foi afetada por esse problema”.

Para se proteger, é fundamental não clicar em links desconhecidos, principalmente se estiverem ofertando algo muito chamativo, mesmo se for recebido por algum amigo. Além disso, é recomendado instalar um antivírus no celular: veja a lista com opções gratuitas para Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Araújo
    2015-12-02T17:04:54  

    Mas será q alguém cai num truque desses, ond tem em um link q vc clica e te obrigam a instalar um programa? Vamos acordar galera.

    recentes

    populares

    • Fernanda Araújo
      2015-12-02T17:04:54  

      se tem gente que cai no bilhete premiado até hoje....todo dia um mané sai de casa...

  • Ana Polina
    2015-12-02T12:05:59

    iPHONE é melhor

  • Rafael Bulcão
    2015-12-02T11:54:51

    Trouxa é quem cai nessa...esse truque dos novos emoticons, de mudar a cor do app, de ganhar créditos de graça, nada disso tem lógica, se o app tem novidade, ele mesmo lança e promove.