Redes sociais

18/12/2015 16h22 - Atualizado em 18/12/2015 18h22

WhatsApp tem histórico de bloqueios e problemas técnicos

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O WhatsApp foi bloqueado pela Justiça brasileira na última quinta-feira (17), deixando mais de 100 milhões de usuários no Brasil sem o serviço. O episódio não foi o primeiro a envolver o aplicativo no país e também em outras partes do mundo.

Bloqueio do WhatsApp: conheça apps alternativos de mensagens

O mensageiro já enfrentou pressões de outros governos e até falhas técnicas que prejudicaram seu funcionamento. Para ajudar a conhecer o “lado B” do aplicativo, o TechTudo reuniu outros casos polêmicos envolvendo problemas no WhatsApp.

WhatsApp passou por diversas falhas técnicas no Brasil e no Mundo, além de bloqueios (Foto: Arte/TechTudo)WhatsApp passou por diversas falhas técnicas no Brasil e no mundo, além de bloqueios (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Problemas no Brasil

A razão para o bloqueio da última quinta-feira (17) foi a negativa da empresa controlada pelo Facebook em colaborar com a polícia na investigação de uma facção criminosa de São Paulo. Como punição, a Justiça estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil, segundo o SPTV . Como não obteve sucesso, o aplicativo foi bloqueado em todo o país.

Apesar da punição desta semana, os desentendimentos entre o WhatsApp e as autoridades brasileiras não começaram agora. Em fevereiro deste ano, o juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, também determinou o bloqueio do app em todo o país, numa situação semelhante que envolvia investigações criminais. A ordem, porém, foi suspensa.

O WhatsApp também é alvo constante de ataque das operadoras de telefonia móvel no Brasil. Em agosto deste ano, o presidente da Vivo chegou a declarar que o app operava como uma “operadora pirata” e que agiria na ilegalidade no país. O SindiTeleBrasil, sindicato das operadoras brasileiras, pede que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) puna aplicativos de mensagens e ligação por voz (chamados OTTs, over-the-top, em inglês) alegando concorrência desleal.

WhatsApp fora do ar em outros países

Em outras nações, o WhatsApp também é alvo de ataques constantes. Nos últimos meses, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, tentou banir aplicativos que usam criptografia na troca de mensagens, o que inclui o WhatsApp, o iMessage (da Apple) e o Telegram. A alegação é a falta de colaboração das empresas nas investigações de crime e combate ao terrorismo.

WhatsApp pode ser banido por falta de cooperação no combate ao terrorismo ou por ligações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp pode ser banido por falta de cooperação no combate ao terrorismo ou por ligações (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A turbulenta relação entre o app e diversos países ao redor do mundo já é antiga. Em 2012, o governo sírio baniu o WhatsApp no país durante a revolta da população. Na Arábia Saudita, o app recebeu duras ameaças de suspensão em 2013, enquanto o Viber chegou a ser bloqueado.

O Irã também promoveu censuras no último ano contra o serviço, após o Facebook anunciar a compra da empresa. Em janeiro foi a vez de Bangladesh impedir o funcionamento do app, alegando que o ele dificultava as investigações contra o terrorismo.

A briga entre o WhatsApp e as operadoras de telefonia também é constante. Nos Emirados Árabes Unidos, a função de ligação pela Internet, VoIP, chegou a ser bloqueada. Em outros países, como o Egito, é grande a mobilização de empresas de telefonia, que alegam perder dinheiro com a funcionalidades do app.

Seu WhatsApp ainda está com problemas? Aprenda entrar no app mesmo fora do ar: 

Whatsapp bloqueado e não funciona. Que história é essa? Entenda no Fórum do TechTudo.

Problemas técnicos

Pouco tempo depois de ser comprado pelo Facebook, o serviço de mensagens passou por graves falhas técnicas que afetou brasileiros e estrangeiros. Em fevereiro de 2014, o app chegou a ficar cerca de quatro horas sem enviar ou receber mensagens. A repercussão foi tanta que o criador do mensageiro veio a público se desculpar pelo problema.

WhatsApp teve vários problemas técnicos no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp teve vários problemas técnicos no Brasil e no mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Em maio do último ano, o WhatsApp foi retirado da loja do Windows Phone sem nenhuma explicação por parte da Microsoft ou da equipe do app. O sumiço deixou os donos de smartphones apreensivos por uma semana, até que o problema fosse resolvido.

Por conta desses e de outros problemas, o WhatsApp possui uma página especial para que usuários verifiquem o status da rede diretamente no aplicativo. Além disso. há um perfil no Twitter, o @wa_status, responsável por fornecer esse tipo de informação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kamylo
    2015-12-18T17:31:17

    Antigamente não existia e todo mundo vivia bem, mas, se acostumaram e alguns se viciaram, daí tanta polêmica.

  • Júnior Ortega
    2015-12-18T16:47:48  

    Ah sim, Irã, Emirados Árabes, Egito... tudo país tranquilo, livre, onde a população tem muitos direitos... ótimas comparações!!! ;)

    recentes

    populares

    • Júnior Ortega
      2015-12-18T16:47:48  

      Brasil tá assim tbm, com o PT aí, ditadura disfarçada.

    recentes

    populares

    • Júnior Ortega
      2015-12-18T16:47:48  

      Só os países "LIVRES", parabéns BRASIL!