Redes sociais

20/12/2015 07h00 - Atualizado em 21/12/2015 10h28

Pizza pelo WhatsApp: brasileiro cria atendente robô que registra pedidos

Raíssa Delphim
por
Da redação

WhatsApp para pedir pizza: aliando o aplicativo de mensagens e uma paixão nacional, o desenvolvedor Alfred Reinold, de Curitiba, criou uma ferramenta que permite pedir qualquer coisa diretamente do celular – e sem a necessidade de instalar mais um aplicativo somente para isso. A tecnologia, batizada de Commerce Chat, já está em funcionamento.

WhatsApp: sete funções 'escondidas' que deixam o app ainda melhor 

Por meio do programa é possível fazer um pedido, agendar uma consulta e até mesmo realizar pesquisas.

WhatsApp no iPhone 6S Plus com marca (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)WhatsApp pode ser usado até para pedir comida (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

O funcionamento para os usuários é simples: ao entrar em contato com um estabelecimento via WhatsApp, o robô Fred – como foi carinhosamente batizado – envia as opções para o cliente, que só precisa digitar o número referente ao pedido, assim como acontece em atendimentos telefônicos. 

O desenvolvedor lista diversas vantagens do serviço pelo WhatsApp, na comparação com o atendimento humano. “Os clientes não terão que repetir o pedido diversas vezes e terão tudo registrado no chat. Já os estabelecimentos receberão diversos pedidos ao mesmo tempo ao invés de um por vez e ainda podem cortar os gastos com linhas telefônicas”, diz.

Apesar de simplificar a vida de quem usa, o processo de criação não foi fácil. De acordo com Reinold, o maior desafio foi encontrar uma forma de integrar o serviço com o app de mensagens. Por não ser uma plataforma aberta, o WhatsApp não permite a integração com outros programas automatizados. Um exemplo disso foi o bloqueio do WhatsBot, uma espécie de assistente virtual dentro do mensageiro.

O criador de Fred é otimista quanto à permanência do serviço: “Na versão atual, como o cliente fala primeiro e adiciona o número na agenda do celular, é como uma conversa entre amigos”.

Os pedidos pelo WhatsApp têm funcionamento semelhante ao serviço telefônico (Foto: Reprodução)Os pedidos pelo WhatsApp têm funcionamento semelhante ao serviço telefônico (Foto: Reprodução)

A ferramenta já está sendo utilizada em diversos restaurantes e lanchonetes de Curitiba, mas a ideia é expandi-la para os mais variados ramos de vendas. A empresa de Alfred, Comidrama, também está trabalhando para integrar o robô Fred com os principais mensageiros do mercado brasileiro.

A proposta de praticidade, que pode abolir o uso de ligações até mesmo para fazer pedidos, já faz sucesso. As empresas recebem um número de celular único e específico que é integrado ao servidor da empresa Comidrama, que hospeda toda a estrutura de e-commerce. Desta forma, quando um cliente enviar uma mensagem, o robô Fred entrará em ação.

Devido à alta demanda pelo serviço, há uma fila de espera no site da desenvolvedora para o credenciamento de novos empreendimentos.

Assista ao vídeo do Fred em funcionamento.

Como vigiar alguém no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Soares
    2015-12-22T14:37:27

    Para mais informações Whatsapp para o 83 98732-9962 e dar uma consultoria sobre a utilização e suas diversas aplicações da solução.

  • Rubens Neto
    2015-12-22T14:43:02

    tá rico

  • Tenente Zureta
    2015-12-21T07:55:38  

    bem bolado.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-12-21T07:55:38  

      É uma plataforma automatizada de atendimento via Whatsapp, que trabalha de forma dinâmica e eficiente. Divulgar sua empresa ou produto através do Whatsapp Marketing ficou muito mais simples e eficaz, e o que é melhor, a um custo acessível para empresas de qualquer porte. Mais informações: 63-81052303 Whatsapp Representante da De Nardi Tecnologia.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2015-12-21T07:55:38  

      Há parabéns garoto

  • Deivison Lourenco
    2015-12-21T13:34:12

    Legal mas já desenvolvemos isso a muito tempo. Á De Nardi Tecnologia e pioneira neste tipo de aplicação dentro do whatsapp .

  • Julio Souza
    2015-12-21T10:56:55

    Muito legal! Excelente idéia! Mas tenho uma dúvida que é crucial! O WS não permite integração de envio de mensagems por aplicativos de terceiros! Alguns até conseguem fazer a integração mas depois de um tempo o WS bloqueia o numero impedindo o serviço! Afinal, se fosse fácil assim vários espiritos de porco já teriam criado programas pra enviar span pra qualquer um! Será que esse cara está tendo esse problema ou ele arrumou uma forma de burlar isso?

  • Alex Santos
    2015-12-21T09:28:34

    e rocha

  • Wagner Soares
    2015-12-21T08:45:20

    Parabéns Alfred. Porém informando ao TechTudo e aos seus leitores. Meu amigo BRUNO DE NARDI também desenvolveu a mesma ferramenta! Inclusive interessados nesse tipo de solução podem passar um Whatsapp para o 83 98732-9962 que posso enviar mais informações, dar uma consultoria sobre a utilização e suas diversas aplicações da solução.