Navegadores

02/12/2015 14h16 - Atualizado em 02/12/2015 14h16

Wikipedia usa inteligência artificial para caçar vândalos e atrair editores

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Wikipedia tem um novo robô responsável por rastrear vandalismo nos verbetes. Dotada de aprendizado de máquinas, a inteligência artificial caça usuários que realizam edições sem base em fontes confiáveis, e que pretendem apenas bagunçar a maior enciclopédia online do mundo ou cumprir objetivos próprios, como dar destaque a determinados temas. 

Lista tem 10 dicas para você se tornar um usuário ‘Wikipedia Master’

O objetivo final seria identificar facilmente usuários bem intencionados que podem ser editores eficientes, diminuindo as barreiras de entrada de interessados em compor a equipe de editores humanos e diminuindo a dependência em robôs.

Wikipedia começa a usar inteligência artificial para banir vândalos (Foto: Divulgação)Wikipedia começa a usar inteligência artificial para banir vândalos (Foto: Divulgação/Wikipedia)

A presença da inteligência artificial (IA) também deve ajudar a economizar tempo de editores que vigiam vândalos na rede. Eles já obtinham ajuda de máquinas para o trabalho, mas nada tão inteligente quanto agora.

Como editar uma foto no Wikipédia? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

A grande diferença está na identificação de padrões: enquanto algoritmos comuns trabalham com repetição, sistemas com aprendizado conseguem entender comportamentos e criar novas programações para si próprio. É um robô que analisa o ambiente e aprende com ele.

“Esse projeto é uma tentativa de trazer de volta o elemento humano, para alocar a atenção humana onde ela é mais necessária”, diz Dario Taraborelli, chefe de pesquisa da Wikimedia, organização sem fins lucrativos por trás da Wikipedia, em entrevista para a Wired.

Com a remoção mais eficiente dos vândalos, as regras de entrada para a equipe de colaboradores será afrouxada.

O site espera também que editores permaneçam por mais tempo, já que terão uma experiência mais humana e menos preocupações em vigiar se verbetes estão sendo vandalizados. A inteligência artificial está sendo liberada globalmente, e a Wikipedia espera receber feedback dos usuários sobre sua efetividade para melhorá-la.

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Figueira
    2015-12-03T15:29:13

    Que bom que estão investindo nisso! Creio que isso ajudará também os leitores, que terão os artigos em melhor qualidade!