Celular

23/12/2015 08h01 - Atualizado em 23/12/2015 08h01

Xperia Z5 vale a pena? Especificações são boas, mas preço assusta

Carol Fernandes
por
Para o TechTudo

O Xperia Z5 é o top de linha da Sony, com tela de 5,2 polegadas. O smartphone teve lançamento no Brasil em novembro de 2015, chamando a atenção também por causa da câmera de 23 MP e do leitor de impressões digitais na lateral. Quem quiser comprar este dispositivo deve encarar o preço sugerido de R$ 4.299. Será que vale a pena? É o que a gente responde este texto especial, baseado na ficha técnica do produto.

Testamos o Xperia Z5 e o Z5 Compact, com leitor de digitais na lateral

Vale lembrar que o design do Z5 segue o padrão de outros celulares da linha Xperia. A novidade fica por conta do vidro na parte traseira. Agora ele é fosco, o que reduz a incidência de marcas de dedos, de acordo com a Sony.


Câmera de 23 MP

Quando o assunto é fotografia, o Sony Xperia Z5 sai na frente de muitos smartphones. A câmera de 23 megapixels possui autofoco super-rápido, que leva apenas 0,03 segundo para encontrar o melhor foco para as imagens. Já a câmera frontal não apresentou mudanças em relação à versão anterior: continua com os 5 megapixels e lente grande angular de 25 mm.

Leitor de impressões digitais

Sony Xperia Z5 tem botão na lateral com leitor biométrico  (Foto: Sony Xperia Z5 tem botão na lateral com leitor biométrico )Sony Xperia Z5 tem botão na lateral com leitor biométrico (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Localizado na lateral do aparelho, o leitor digital integra o botão liga/desliga do smartphone e pode ser usado para a função de desbloqueio. De acordo com a Sony, a escolha do ponto em que se localiza o sensor tem o objetivo de oferecer mais praticidade ao usuário.

O que acharam do Xperia Z5? Leitores comentam no Fórum do TechTudo

Design e proteção à prova d’água e poeira

Xperia Z5 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 4.299 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Xperia Z5 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 4.299 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Xperia Z5 tem corpo compacto, típico da linha Xperia (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))

Seguindo o padrão de design dos demais celulares da família Xperia, o Z5 apresenta algumas novidades como a traseira protegida pelo Frosted Glass, que é um tipo de vidro fosco com a função de reter menos marcas de dedos. Além disso, ele tem corpo à prova d'água e conta com proteção contra poeira. O smartphone tem dimensões de 146 x 72 x 7,3 mm e pesa de 154 gramas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Desempenho e bateria

O Xperia Z5 possui processador Snapdragon 810 e memória RAM de 3 GB, além de 32 GB de memória interna para salvar arquivos. Ele tem entrada para cartão de memória do tipo MicroSD de até 200 GB.

Embora apresente um processador poderoso, o aparelho não esquenta devido aos dois dutos de cobre preenchidos com pasta termal implantados para o resfriamento. A bateria tem 2.900 mAh e não pode ser removida. De acordo com a fabricante, a carga dura o dia inteiro com uso misto.

Opções de cor da linha Xperia Z5 Opções de cor da linha Xperia Z5

Display

A tela do Xperia Z5 tem 5,2 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Fazendo as contas, chegamos ao índice de densidade de pixels de 424 ppi. Isso quer dizer que em cada polegada há este número de pontos luminosos; um indicador elevado, que nos leva a concluir que o telefone terá boa legibilidade e também reproduzirá bem vídeos e jogos

Preço

O smartphone da Sony é considerado um dos mais caros do mercado brasileiro devido ao preço sugerido de lançamento de R$ 4.299. Quem estiver disposto a investir no top, poderá comprá-lo em lojas nacionais, físicas ou online.

Conclusão

O Xperia Z5 é um excelente aparelho e apresenta melhorias em vários aspectos em relação às versões anteriores da linha. Mas ainda assim, o preço é salgado – ele entra na categoria dos melhores celulares com preço até R$ 5 mil para comprar no Brasil.

O investimento vale a pena para quem deseja comprar um smartphone top de linha e não está com o orçamento apertado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Carvalho
    2015-12-23T10:42:11  

    Não adianta ser fosco ele vai super aquece do mesmo jeito que o Z3 pois a bateria esquenta muito e acaba trincando o vidro. Não adianta custar 3000 e vim com defeito dos outros

    recentes

    populares

    • Marco Carvalho
      2015-12-23T10:42:11  

      Cara você é louco????? O vidro é temperado, não trinca assim tão fácil... nem foi com z5, mas sim com o Z3 que alguns aparelhos entortavam com uma pressão maior... E outra coisa, creio que vc não teve um z3, tão pouco um Z5 o aquecimento é só na região da câmera que é a mesma do processador (não é no aparelho inteiro) e mesmo assim fica em uma temperatura de 70 a 80 graus, é só pensar um pouco, o z3 e o z5 tem partes plásticas, se eles trincassem o vidro só por causa do calor, essas partes plásticas derreteriam antes...

    recentes

    populares

    • Marco Carvalho
      2015-12-23T10:42:11  

      O meu z3 trincou o vidro traseiro em duas partes por esquentar demais. E ainda perdi a garantia por causa disso. O centro técnico alegou que foi mau uso sendo o aparelho só ficava dentro da capa protetora e nunca tinha caído de altura nenhuma. Sempre usei Sony. Ontem fui a uma loja para dar uma olhada no z5 e o aparelho é top de linha. O que mais me chamou atenção foi o fundo fosco dele, parace que não é de vidro, e sim um acrílico fosco. Muito top.

  • Professor
    2015-12-25T12:23:42  

    10 bilhões de RAM para rodar um sistema operacional e ainda assim apresenta travamentos e lentidões. O Google precisa melhorar o Android, pois iOS e Windows Phone conseguem rodar Asphalt 8 com meros 512 de ram.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-12-25T12:23:42  

      É óbvio sendo tão básicos e simples o Windows Phone e IOS, teriam que nada menos consumir menos.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-12-25T12:23:42  

      Isso, professor, android puro nas mãos... tenha um e me mostre travamento... travar touchwizz e afins é fácil...

  • Frederico Oliveira
    2015-12-23T14:24:35  

    Culula da Sony aprovada d'água é piada não ? PQ o último que eles lançaram estraga dentro do teu bolso se vc pegar chuva ...Isso sem contar que celular com android não vale 100 reais ...

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-12-23T14:24:35  

      Mais um sem noção que segue modinha...Se informe melhor e pare de seguir a cabeça dos outros.

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-12-23T14:24:35  

      android nao presta neh;;pq eh o sistema mais usado entao..

  • Luiz Messias
    2016-01-03T19:51:44

    Em abril/maio vai fazer dois anos que estou com o meu Z2, é um ótimo celular, nunca travou, a bateria dura muito e tira fotos ótimas, já entrou na água algumas vezes sem problemas, meu celular anterior é um Zq e acabei voltando a usar ele tb, pois o iPhone 5s que me deram no trabalho só trava e a bateria dura 4 horas no máximo, não troco sony e Android por nada.

  • Thiago Sabaia
    2015-12-26T15:45:47

    Prefiro continuar com meu Note 3.

  • Douglas Dias
    2015-12-24T12:31:22

    Os xperias z da sony toda vez q lanca é quase mesma coisa do modelo anterior na minha opniao os celulares da sony sao uns dos melhores em desempenho etc.. Mas nao vale a pena pagar tao cara mais facil comprar um xperia z3

  • Sergio Juliana
    2015-12-23T23:29:29

    Tenho um z1 a dois anos e está ótimo até o momento

  • Demis Silva
    2015-12-23T14:04:29  

    tenho Z3 Plus e vamos ser sincero a sony hoje tem os melhores celulares,mas prescisa melhorar no preço. sansung e iphone tambem sao caros e nao chega nem perto do meu imagina do Z5.

    recentes

    populares

    • Demis Silva
      2015-12-23T14:04:29  

      Meu Deus , quanta besteira. Pega um s6 edge plus ou um Note 5 e vai ver oq é um smartphone e não viram ou fogão depois de 2 min de gravação. Kkkkk

  • Daniel Freitas
    2015-12-23T13:33:47  

    4300 num Android? Esse mundo tá de cabeça pra baixo

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2015-12-23T13:33:47  

      Android 4.4 roda liso no meu Zenfone 5, que é um celular de baixo custo... Vou atualizar pro 5.1 pra ver o que dá

    recentes

    populares

    • Daniel Freitas
      2015-12-23T13:33:47  

      Daniel, vou corrigir seu comentário... "4300 num CELULAR? Esse mundo ta de cabeça pra baixo".

  • Paulo Guarda
    2015-12-23T12:35:02  

    A câmera é superior, mas no resto é bem similar ao meu Zenfone2, q eu paguei milão...

    recentes

    populares

    • Paulo Guarda
      2015-12-23T12:35:02  

      Mas é menos de 1/4 d preço... na relação custo benefício é imensamente superior!

    recentes

    populares

    • Paulo Guarda
      2015-12-23T12:35:02  

      Um e da Sony, o outro da Asus. Um pode mergulhar o outro nao. Um Snapdragon 810 com 3Gb de memoria e Adreno 430, o outro...deixa pra lá!

  • Fabiano Fabio
    2015-12-23T14:20:48  

    é tipico da linha xperia,ter pouca memoria,pouco espaço para armazenamento vc coloca um cartão de trinta gigas,com dez gigas ele acusa falta de espaço;estou pensando em processar a sony por propaganda enganosa!

    recentes

    populares

    • Fabiano Fabio
      2015-12-23T14:20:48  

      Tive o mesmo problema com um celular da Samsung. O problema está em modelos mal projetados por ter um custo baixo.

  • Pedro Vieira
    2015-12-23T14:32:26  

    depois de seis meses de uso começa a fazer raiva em quem usa. só de pegar começa a atualizar algum aplicativo inútil e fica travado enquanto a atualização não acaba. nunca mais compro xperia...

    recentes

    populares

    • Pedro Vieira
      2015-12-23T14:32:26  

      vixi

  • Fabiano Fabio
    2015-12-23T14:38:41

    a dez meses comprei um sony xperia c,pensa em uma propaganda enganosa de qualidade,ja testei vários cartões de memoria e todos acusam espaço insuficiente com 40% da capacidade,sem contar que o aparelho so baixa arquivos ou programas se tiver mais de 110 mb na memoria interna,independente do espaço no cartão;se o aparelho tiver na memoria 50 mb de espaço e o programa for de 1 mb,não a quem faça baixar,se o mesmo viesse com um sistema operacional de qualidade,acho que poderia ser considerado um bom aparelho!!!

  • Joao Porfirio
    2015-12-23T14:04:30

    KKKKKKKKK TODO MUNDO COLOU AS PLACA KKKKKKKKKKKKKK MUITO CARO

  • Fabiano Fabio
    2015-12-23T14:31:58

    a dez meses comprei um sony xperia c,pensa em uma propaganda enganosa de qualidade,ja testei vários cartões de memoria e todos acusam espaço insuficiente com 40% da capacidade,sem contar que o aparelho so baixa arquivos ou programas se tiver mais de 110 mb na memoria interna,independente do espaço no cartão;se o aparelho tiver na memoria 50 mb de espaço e o programa for de 1 mb,não a quem faça baixar,se o mesmo viesse com um sistema operacional de qualidade,acho que poderia ser considerado um bom aparelho!

  • Mariana Pazetto
    2015-12-23T13:09:10  

    Nunca comprem aparelhos da Sony Xperia, não tem durabilidade nenhuma e assistência zero. A garantia se equipara a do Paraguai. Respeito zero com o consumidor.

    recentes

    populares

    • Mariana Pazetto
      2015-12-23T13:09:10  

      Concordo com você, Mariana! Tenho um Sony Xperia! Essa ideia de ser a prova d'água é totalmente controversa! Aqui em SP só existe uma assistência autorizada!

    recentes

    populares

    • Mariana Pazetto
      2015-12-23T13:09:10  

      Tive um Sony Xperia e até hoje foi disparado o melhor celular que tive. Realmente a assistência é péssima, até pra vc consertar "por fora" pq as peças são muito caras mas eu que deixei cair. Vale muito a pena pra quem tem dinheiro. Muito superior ao galaxy, que deu problema em 1 ano.

  • Jonathan
    2015-12-23T14:04:24

    Até em um anúncio Sony, a Apple está presente!!!!! Kkkkkkkkk

  • Tiago Gomes
    2015-12-23T11:55:20  

    comprei um... uma porcaria...

    recentes

    populares

    • Tiago Gomes
      2015-12-23T11:55:20  

      na santa efigenia?

  • Christyan Leal
    2015-12-23T13:55:51

    Por esse preço sugerido acho pessimo custo-beneficio. Mas peguei na Vivo por 2750,00 e ficou imbativel no custo-beneficio. E para quem esta indo no pre-pago, tem varios magazines vendendo por cerca de 3500,00 ou pouco menos. Um bom pareo para Moto X Force, Z5 e os Galaxys da vida.

  • Thiago Rojas
    2015-12-23T13:47:51

    Nem ganhando na mega sena eu pago R$ 4.000 num telefone... em 1 ano ele não vale nem R$ 1.500

  • Mauro Junior
    2015-12-23T13:32:38  

    Celulares sony são uma porcaria...Montados aqui no Brasil por uma empresa extremamente PORCA!!!!

    recentes

    populares

    • Mauro Junior
      2015-12-23T13:32:38  

      Melhor que monte na China ou no México por uma empresa de mesmo porte né hauhauhauha

  • Ivan Silva
    2015-12-23T11:08:13  

    As pessoas estão perdendo o senso do ridiculo indo atrás de celulares superfaturados, compra quem tem dinheiro, mas só vejo pobres se individando para se elevar aos ricos e modernos comprando essas tecnlogias com valores absurdos.

    recentes

    populares

    • Ivan Silva
      2015-12-23T11:08:13  

      fale por você! Se você é pobre e só conhece pobre o problema é seu... Desculpe se existe gente que pode comprar a vista , não gostar e ainda comprar outro a vista sem ficar chorando pelo preço.

    recentes

    populares

    • Ivan Silva
      2015-12-23T11:08:13  

      Falou tudo "Sinto Autorizado"... Cada um estende a mão aonde alcança. Eu com bala na agulha comprei 2 Z3 em janeiro, um pra mim e outro pra minha esposa. Assim que novamente tiver condições, comprarei sem pena alguma este Z5.

  • Jordan Galvão
    2015-12-23T13:01:11

    3 palavras: TA DE SACANAGEMMMMMMMMMMMM

  • Rodrigo
    2015-12-23T12:40:20  

    Me arruma um cargo público em brasília que eu pago no primeiro salário.

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-12-23T12:40:20  

      ou na primeira propina.

  • Vitorm
    2015-12-23T12:32:26

    Ainda prefiro mil vezes meu Moto x 2 desde que comprei nunca travou , sapohha é frodis!