Celular

17/12/2015 10h49 - Atualizado em 24/01/2016 12h55

Zenfone 2 ou Zenfone Selfie: ficha técnica ajuda na comparação

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Zenfone 2 ou Zenfone Selfie? A dúvida permanece desde que os dois celulares tiveram lançamento no Brasil, em agosto de 2015. Eles têm boas especificações de hardware, mas seus propósitos são diferentes. O Zenfone Selfie dá destaque para a câmera frontal de 13MP. Já o Zenfone 2 impressiona pelo desempenho, com memória RAM de 4GB. Então qual tem a melhor ficha técnica: Zenfone Selfie ou Zenfone 2?

Review do Zenfone Selfie, celular para quem ama fotos

Veja nesse comparativo – baseado nas fichas técnicas fornecidas pelas fabricantes – qual smartphone se sai melhor nos quesitos câmera, tela, design, bateria e desempenho.

Zenfone 2 vs Zenfone Selfie (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 2 vs Zenfone Selfie (Foto: Arte/TechTudo)


Design: Zenfone Selfie

O Zenfone 2 tem um design agradável. Ele está disponível em cinco cores (preto, branco, dourado, prata e vermelho) e tem bordas extremamente finas, com apenas 3,9 mm. Isso garante maior conforto na hora de segurar o celular. Suas dimensões são de 152,5 x 77,2 x 10,9 mm e o peso, 170 g.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Traseira do Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


O Zenfone Selfie segue a mesma linha de design do top da Asus, mas a grande câmera frontal com flash duplo dá um charme maior ao celular. Ele está disponível em três cores de tons pastel, batizadas de Branco de neve, Rosa penélope e Azul Tiffany. 

As dimensões do Zenfone Selfie são de 156.5 x 77.2 x 10.8 mm. Apesar de ligeiramente maior que o Zenfone 2, ele pesa as mesmas 170 g. Nesse quesito, o Selfie apresenta vantagem sutil graças às cores diferentes e à protuberância da câmera, mas os dois celulares são praticamente gêmeos. 

Tela: Zenfone Selfie

O Zenfone 2 tem uma tela enorme de 5,5 polegadas com resolução Full HD. Ele usa um painel IPS LCD e conta com proteção Gorilla Glass 3. O Selfie conta com tela do mesmo tamanho e resolução. Porém, com a tecnologia TruVivid e ângulo de visão de 178º, as cores exibidas pelo seu display tendem a ser mais brilhantes e vívidas - bem propícias para a visualização das selfies, que são a marca do produto.

Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Tela do Zenfone Selfie (Foto: Luana Marfim/TechTudo)




A tela do Selfie tem ainda proteção Gorilla Glass 4, que oferece o dobro de resistência do Gorilla Glass 3, usado no Zenfone 2. De acordo com a fabricante, ele é 85% menos propenso a quebrar no uso diário.

Desempenho: Zenfone 2

O Zenfone 2, mais especificamente o modelo ZE551ML, usa um processador Intel com quatro núcleos atuando a 2.3 GHz. Ele usa a GPU PowerVR G6430 e tem excelentes 4 GB de memória RAM. O celular ainda disponibiliza 16 ou 32 GB de espaço interno com possibilidade de expansão via cartão MicroSD.

Zenfone tem tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone tem tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Já o Zenfone Selfie faz uso de um processador Qualcomm Snapdragon 615 com quatro núcleos Cortex-A53 de 1.7 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 de 1 GHz. A GPU é uma Adreno 405 e ele possui 3 GB de RAM. No uso diário, o Zenfone 2 promete oferece mais “poder de fogo”.

Câmera: Zenfone Selfie

O principal destaque do Zenfone Selfie é a sua câmera, especialmente a frontal, que quase se equipara a lente traseira. Ambas possuem 13 megapixels de resolução, flash duplo e um auto-foco a laser que demora apenas 0,2 segundos para identificar um objeto, segundo a fabricante. 

Zenfone-Selfie-home (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Zenfone-Selfie-home (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Sua câmera frontal possui uma lente grande angular de 88 graus, ideal para tirar "selfies em grupo". As duas câmeras também respondem à funcionalidade ZenMotion, que abre o app de tirar fotos quando o usuário desenha um "S" na tela do celular. Além disso, elas têm o modo Super HDR,  de Pouca Luz, Embelezamento e Panorama.

O Zenfone 5 é melhor que o Moto G? Comente no Fórum do TechTudo. 

A câmera do Zenfone 2 também é ótima. Possui praticamente as mesmas especificações técnicas da câmera traseira do Zenfone Selfie. A frontal, entretanto, deixa a desejar, com apenas 5 megapixels e sem flash duplo.  

Bateria: Zenfone 2

Zenfone 2 vem com carregador BoostMaster para carregamento rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 vem com carregador BoostMaster para carregamento rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tanto o Zenfone 2 quanto o Selfie têm bateria de 3.000 mAh. O Zenfone 2, entretanto, traz um recurso extra: o carregador BoostMaster, que promete recarregar 60% da bateria em apenas 39 minutos. Com 10 minutos na tomada, o celular ganha 4 horas de autonomia em conversação 2G e quase 3 horas de conversação com 3G. O carregamento rápido garante a vitória do Zenfone 2.

Preço e disponibilidade: Empate

O Zenfone 2 e o Selfie têm preços de lançamentos iguais. Eles podem ser comprados na loja oficial da Asus por R$1.299, mas o valor pode diminuir em varejistas online. Em lojas físicas, os celulares podem ser encontrados com facilidade.

Conclusão

O Zenfone Selfie ganha este comparativo graças ao design diferenciados, tela com maior proteção e duas câmeras excelentes. Vale lembrar que a Asus também comercializa no Brasil os smartphones Zenfone 2 Deluxe e Zenfone 2 Laser, porém, para públicos-alvo diferentes, já que os preços variam mais.

Zenfone Selfie levou a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone Selfie levou a melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Justo
    2015-12-17T14:38:28  

    Até meu Iphone 3GS roda melhor que esses celulares. para né... Se vc é pobretão que nao usa Iphone faz um favor, nao compra Android, android tudo trava, tudo é ruim, Iphone nao, nunca travou, to rodando FIFA 13 no meu 3gs bacana aqui liso sem travar.

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2015-12-17T14:38:28  

      O cara fala de pobre mais ta usando um iphone 3gs kkkkkk não tem grana pra comprar um 6s ou mais ne!

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2015-12-17T14:38:28  

      Esse cara que falou que o iphone nunca trava devia estar sonhando e agora espero que já tenha acordado, lembrando que o iphone até o 6 não tinha nem 1GB de RAM, sempre falo, quer status, compre um iphone, quer um smartphone de vdd, compre qualquer outro...

  • Mamameolhando
    2015-12-17T12:14:27  

    Zenfone 5 , DECEPÇÃO! Bateria não dura nada!!!

    recentes

    populares

    • Mamameolhando
      2015-12-17T12:14:27  

      verdade! a bateria do zen 5 é horrorosa! no início era até razoável, porém depois de um tempo de uso... não dura nem duas horas em uso constante.

  • Johnnie Walker
    2015-12-17T12:23:34

    O Zenfone 2 é realmente muito bom. Comprei um recentemente e estou admirado com o desempenho do aparelho. Roda vários aplicativos ao mesmo tempo sem delay, sem travar. A câmera é satisfatória, mas acredito que poderia ser melhor.

  • Carlos
    2015-12-17T18:33:06

    Uma dica Galera !!!! Quem gosta de interface recomendo TSF Shell 3d.... Eu sempre uso em meus smarts.. é linda super personalizável e muitos efeitos . Aproveitem pois na Play store está gratuita eu já havia pago uns 38,00 ...sempre tem atualizações. Espero ter ajudado..abraços

  • Gabriel Silva
    2015-12-17T11:24:56

    eu prefiro z2

  • Rogério Sousa
    2016-02-06T01:37:30  

    Dizer que o selfie ganha este comparativo é A mesma coisa que afirmar que o snapdragon 615 é superior ao 801. Completamente sem nexo. O chipset atom do zenfone 2 até supera o snapdragon 801 em várias situações.

    recentes

    populares

    • Rogério Sousa
      2016-02-06T01:37:30  

      mas a matéria está toda confusa, olha na parte que começa a falar do selfie, fala 2 vezes as cores e medidas, lógico que um seria do zen 2 mas a matéria foi toda feita com uma falta de atenção!!!

  • Rafael
    2016-02-04T12:49:21  

    No próprio site da Asus mostra que o Zenfone2 de 16Gb tem processador de 1.8Ghz e não o mesmo de 2.3Ghz do 32Gb... e aí nesse quesito ainda sim o zenfone 2 teria um desempenho melhor?

    recentes

    populares

    • Rafael
      2016-02-04T12:49:21  

      Ainda assim o zenfone 2 é superior.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2016-02-04T12:49:21  

      Brigadão Rogerio!

  • Jean Roque
    2015-12-18T11:39:48  

    tem um problema no final da matéria , onde mostra as especificações, está dizendo que o zenfone 2 possui 816/32 GB de armazenamento

    recentes

    populares

    • Jean Roque
      2015-12-18T11:39:48  

      e o certo é 8/16/32

  • Andréa Silveira
    2015-12-17T12:23:57  

    Tem que ter coragem...

    recentes

    populares

    • Andréa Silveira
      2015-12-17T12:23:57  

      eu tenho um S5 e achei que o zenfone 2 em questão de qualidade e desempenho da até pra comprar com o S5

    recentes

    populares

    • Andréa Silveira
      2015-12-17T12:23:57  

      Ta ai alguém que não manja nada de tecnologia...

  • Pablo Santos
    2015-12-17T11:43:57  

    Comprei o Zenfone 2 há pouco tempo e estou admirado com o aparelho, não o vejo travar, rodas todos os aplicativos de forma super rápida, a transição entre apps é muito fluente, e a câmera, ao menos pra mim, não deixou a desejar. Não uso intensamente o aparelho, chego a carregá-lo uma vez por dia. Enfim, considero uma excelente compra, custo x benefício ótimo!

    recentes

    populares

    • Pablo Santos
      2015-12-17T11:43:57  

      A bateria do meu só durava das sete ao meio dia, e os quatro GB de RAM já era quase todo ocupado com os aplicativos já instalados , até APP de espelho tinha, quando VC abre é a mesma coisa de abrir a câmera frontal. Tinha tudo para da certo, mas eles pecaram na quantidades de APP já instalados.

    recentes

    populares

    • Pablo Santos
      2015-12-17T11:43:57  

      Alex e Ilidio, tive o mesmo problema. E isso se deve a função do Zenmotion. Desabilite o Gesto de movimento nas opções que ele para de destravar sozinho. Para solucionar e usa o Zenmotion sem se incomodar tem que comprar a Asus Cover...

  • Carlos
    2015-12-17T18:32:40  

    Comprei o Zenfone Selfie e estou gostando muito do aparelho. Fácil de usar, configuração robusta e não deixa a desejar. Não trava e sempre tem atualizações do própria Asus, melhorando a Câmera e suas funções além de outros app"s. Realmente tem muitos apps pré instalados muitos úteis outros nem tanto, porém é só desativá-los para não interferir. A bateria segura bem em uso moderado. Fiz um teste a abri cerca de 30 apps e não travou.. Vale ressaltar que o laser da câmera para foco é excelente captura imagens rapidamente. A interface da Asus é bem fluida e muito rápida...

    recentes

    populares

    • Carlos
      2015-12-17T18:32:40  

      Eu comprei o zenfone 2 para trabalho , e troquei por um moto x play, pois travava muito com os APP que eu usava para trabalho. Ele vem muito APP que VC usa para nada, de minuto a minuto aparecia comercial por conta de aplicativos que já vem instalados nele, w VC não pode desinstalar. Horrível por conta disso. O aparelho é bonito.

  • Professor
    2015-12-18T00:00:24

    Desafio o Zenfone selfie a bater no quesito fotos um smartphone de R$546,00 chamado Lumia 640XL.

  • Ricardo Santos
    2015-12-17T13:30:04  

    Configuração maravilhosa! Mas e o som, que ninguém comenta. Horroroso!!!!

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-12-17T13:30:04  

      Saudades dos speakers do meu antigo Moto G 2014

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-12-17T13:30:04  

      sério que alguém usa celular para ficar ouvindo musica ou algo do tipo? pra isso tem fone, ou então liga-lo a uma entrada auxiliar, sei la... tantas maneiras.

  • Ricardo Santos
    2015-12-17T13:32:54

    O melhor custo benefício hoje, além da configuração, beleza e muito mais para alguns exigentes, é sem dúvida, o MOTO X STYLE !!!

  • Flavio
    2015-12-17T15:05:31  

    Não entendi o porque de colocar "barato" no título da matéria?

    recentes

    populares

    • Flavio
      2015-12-17T15:05:31  

      Onde isso??

  • Guilhers
    2015-12-17T16:06:01  

    Falar que é barato um celular por R$ 1.299,00 só pode estar de sacanagem!

    recentes

    populares

    • Guilhers
      2015-12-17T16:06:01  

      É que no brasil criou-se a moda que quanto mais grande melhor.

  • Joao Paulo
    2015-12-17T15:13:10

    Sou mais meu Lumia 640XL, roda liso sem problema nenhum.. show

  • Rafael Silva
    2015-12-17T11:20:52  

    Só eu msm que dei azar e meu zenfone 5 ja foi para a autorizada 3x e agora esse mês de Dezembro acaba a garantia e eles se quer esboçaram uma troca do aparelho que deu o mesmo problema 2x.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2015-12-17T11:20:52  

      Tenho o aparelho a uns 5 meses e até agora só alegria.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2015-12-17T11:20:52  

      Rafael toda vez que o consumidor manda o produto pra concerto, volta a garantia de 3 meses prometida. Todo consumidor deve saber disso pra evitar futuros transtornos.

  • Darci Mendonça
    2015-12-17T13:38:33

    Melhor custo beneficio são os da microsoft, 640 xl 4G que foi lançado a uns dois meses e é top de linha da marca sai por menos de mil reais windows 8.1 e garantia da microsoft nunca trava e não pega virus é lindo e maravilhoso.

  • Claudio Barbosa
    2015-12-17T13:36:45

    nossa muito barato?

  • Ricardo Santos
    2015-12-17T13:34:40

    É a mesma coisa que perguntar, qual é a melhor borracha, a minha ou a do Kid Bengala???? Depende do gosto, né mesmo? Qual vc prefere, sem nenhuma vergonha???

  • Douglas
    2015-12-17T13:24:25

    Não fossem as baterias bem abaixo dos concorrentes seria uma ótima opção

  • Marcos Alves
    2015-12-17T13:12:58

    O meu a bateria só dá duas horas de duração

  • Tiago Silva
    2015-12-17T12:16:58

    Não pago mais de 700 em celulares!

  • Luis Nascimento
    2015-12-17T11:17:12

    Realmente é top, vi e testei numa loja aqui, acho que vou de Selfie.