Jogos de corrida

16/01/2016 08h00 - Atualizado em 16/01/2016 08h00

The Crew, Forza Horizon 2 ou DriveClub? Descubra qual é o melhor

Thomas Schulze
por
Para o TechTudo

The Crew, Forza Horizon 2 e DriveClub fizeram a alegria dos fãs de automobilismo na nova geração de consoles. Os três simuladores de corrida apresentam propostas bem distintas, mas inovam bastante e deixam sua marca entre os grandes jogos do PS4, PC, Xbox One e Xbox 360. Neste comparativo, descubra o que cada game tem de melhor e qual é o mais recomendado para o seu gosto.

DriveClub ganha expansão surpresa que adiciona motocicletas ao game

Visual

O poderio gráfico da nova geração de consoles fez maravilhas pelos jogos de corrida e proporcionou alguns dos visuais mais belos já vistos na história dos videogames. Dos extensos mapas de The Crew à chuva realista escorrendo pelo vidro dos possantes de DriveClub, não faltaram cenas deslumbrantes.

Forza Horizon 2 é mais bonito que DriveClub e The Crew (Foto: Divulgação/Microsoft)Forza Horizon 2 é mais bonito que DriveClub e The Crew (Foto: Divulgação/Microsoft)

Embora os três games sejam tão bonitos quanto uma Ferrari desfilando pelo principado de Mônaco, Forza Horizon 2 assume a dianteira por explorar ao máximo o hardware do Xbox One e apresentar cidades tão caprichadas quanto o interior dos seus mais de 200 veículos, a maior lista de carros licenciados entre os três jogos.

Melhores DLC

Se DriveClub foi acusado de chegar incompleto às prateleiras devido à escassez de corridas, falta de modos de jogo e estrutura online problemática, patches e DLCs gratuitos resolveram esses problemas e o tornaram um game bem completo e competente, que ficou ainda melhor com a expansão paga DriveClub Bikes.

The Crew Wild Run é um DLC mais robusto que os de DriveClub e Forza Horizon 2 (Foto: Divulgação/Ubisoft)The Crew Wild Run é um DLC mais robusto que os de DriveClub e Forza Horizon 2 (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Forza Horizon 2 também recebeu um misto de DLCs pagas e gratuitas que aumentaram ainda mais a sua já farta seleção de carros e pistas. A melhor expansão, no entanto, ficou com The Crew, pois Wild Run ofereceu uma experiência tão completa e extensa que mais pareceu um jogo inédito. Certamente o DLC com melhor custo-benefício do trio.

Jogabilidade

Os três jogos apresentaram controles extremamente diferentes entre si. O mais esquisito do trio é The Crew, cuja jogabilidade um tanto escorregadia rendeu diversas reclamações dos jogadores e da crítica especializada. Leva um bom tempo para se acostumar mas, uma vez familiarizado, é possível se divertir com o game.

DriveClub também apostou em uma pegada mais arcade e simplificada, mas calibrou seus controles muito melhor que The Crew e, assim, alcançou um confortável meio termo entre diversão imediata e pilotagem séria.

DriveClub, The Crew e Forza Horizon 2 contam com ótimos controles (Foto: Divulgação/Sony)DriveClub, The Crew e Forza Horizon 2 contam com ótimos controles (Foto: Divulgação/Sony)

É Forza Horizon 2, no entanto, que leva o prêmio de melhor piloto da temporada. Tanto empunhando o confortável joystick do Xbox One como investindo em um volante top de linha para aprimorar ainda mais a jogatina, o jogo exclusivo da Microsoft deu uma aula de pilotagem e apresentou uma jogabilidade perfeita.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Multiplayer

Como de praxe nos videogames modernos, o componente online exerceu um grande papel nos três jogos avaliados neste comparativo. Assim, ter uma conexão de banda larga confiável e estável é essencial para o jogador interessado em competir com outras pessoas obter o máximo de diversão.

Driveclub, Forza Horizon 2 e The Crew possuem bons servidores e, felizmente, não obrigam o jogador a esperar muito tempo em um lobby antes das corridas começarem. Por outro lado, a alta exigência de performance não permitiu que os jogos tivessem um modo cooperativo ou competitivo local em tela dividida. Com essa tremenda mancada, os jogos acabam empatados em último lugar nesse quesito e decepcionaram bastante.

Mundo aberto

Tanto Forza Horizon 2 como The Crew ofereceram mundos sandbox para passear, enquanto DriveClub preferiu uma apresentação mais simples, disponibilizando todas as suas corridas em menus bem simples, o que o torna uma opção melhor para os jogadores mais objetivos e imediatistas.

O mundo de The Crew é muito maior que os de DriveClub e Forza Horizon 2 (Foto: Divulgação/Ubisoft)O mundo de The Crew é muito maior que os de DriveClub e Forza Horizon 2 (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Aqueles que buscam experiências mais encorpadas e extensas devem optar por qualquer um dos outros jogos, que possibilitam viajar por um mapa extenso em busca de missões, outros corredores e pontos de interesse.

Como The Crew recriou fielmente algumas das principais cidades dos Estados Unidos no maior mapa já visto em um game de corrida, vence disparado nesse quesito e, mais do que isso, se consagra como uma verdadeira conquista técnica pela excelência de sua réplica de estradas e ruas do mundo real.

Saldo final

Os jogadores que estiverem em busca de um sandbox gigantesco com um fator replay quase infinito e muita coisa para fazer não precisam procurar além de The Crew, cujos atrativos são capazes de deixar o disco do game no leitor do seu console por anos a fio.

Forza Horizon 2 supera DriveClub e The Crew e levanta a taça (Foto: Divulgação/Microsoft)Forza Horizon 2 supera DriveClub e The Crew e levanta a taça (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já aqueles que procuram por corridas rápidas, eletrizantes, divertidas e imediatamente gratificantes, podem comprar DriveClub sem medo, já que patches, DLC e atualizações corrigiram seu lançamento problemático e o tornaram um game bastante completo.

Mas, no balanço geral, considerando todos os pontos fracos e virtudes dos jogos citados nesse comparativo, Forza Horizon 2 levanta o troféu de campeão e, por enquanto, é a melhor pedida para os entusiasta de automobilismo na nova geração de consoles.

Qual é o melhor jogo de corrida? Comente no fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz
    2016-01-17T11:11:11

    Pra quem se interessar, tem desconto de 10% em lançamentos de games no submarino. Para isso, digite cuponizado no googe para conseguir o cupom

  • Luiz
    2016-01-17T11:11:26

    Pra quem se interessar, tem desconto de 10% em lançamentos de games no submarino. Para isso, digite cuponizado no google para conseguir o cupom

  • Guilherme
    2016-01-17T08:10:39

    Forza é disparado o melhor driveclub e um arcade com uma pitada de simulador o que deixa o game estranho sem contar que o game é curto sem suas dlc

  • Marco Ferreira
    2016-01-16T12:43:35  

    Para mim o melhor é Project Cars, o qual vcs nem mencionam nas matérias de vcs, relacionada à simuladores. Porque???

    recentes

    populares

    • Marco Ferreira
      2016-01-16T12:43:35  

      Pq foi mais hype do que realmente foi apresentado

    recentes

    populares

    • Marco Ferreira
      2016-01-16T12:43:35  

      Tiago, compre o forza 6 e seja feliz! ( aliás to vendendo o meu, justamente por que comprei o Horizon 2, prefiro sandbox).

  • Paulo Lima
    2016-01-16T13:55:03  

    matéria totalmente errada, dos três apenas o DriveClub tem UM POUQUINHO de simulador, pois são os 3 arcades, simulador mesmo é Forza 6, GranTurismo, Asetto Corsa, Project Cars

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2016-01-16T13:55:03  

      Onde que Project Cars é simulador? Simulador é rfactor 1 e 2 Iracing, Raceroom, Assetto Corsa o resto é arcade

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2016-01-16T13:55:03  

      Project Cars é o "popuplar"que mais se aproxima de simulação. O melhor serviço hj em dia é o iRacing, pena que é para poucos

  • Leonardo
    2016-01-16T16:00:44  

    Cadê o Project Cars e Assetto Corsa? Dessa lista aí, tudo é arcade

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2016-01-16T16:00:44  

      Concordo plenamente.