Celular

13/01/2016 10h09 - Atualizado em 13/01/2016 10h09

iPhone 4S ou iPhone 5: qual dos celulares da Apple é o melhor para comprar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 4S e o iPhone 5 são dois modelos de celular da Apple com preço mais baixos do que os sucessores, como iPhone 5S e iPhone 6. Com display menor e especificações inferiores aos smartphones mais novos, comprar um dos iPhones antigos, ou até mesmo usados, pode deixar dúvidas, principalmente quando são comparados. Vale lembrar que, entre os celulares mais antigos, há modelos de 8GB, 16 GB, 32 GB e até 64 GB. 

iPhone 5C ou iPhone 5: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?

Há motivos para levar o iPhone 4S para casa, como a alta disponibilidade em lojas físicas e online e um preço melhor. Ao mesmo tempo, o iPhone 5 tem a vantagem de contar com configurações mais avançadas, o que permite maior desempenho. Confira o comparativo para saber qual smartphone com iOS vale mais a pena. 

iPhone 4S ou iPhone 5: descubra quem vence essa briga (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 4S ou iPhone 5: descubra quem vence essa briga (Foto: Arte/TechTudo)

Tela: iPhone 5

Tanto o iPhone 4S quanto o iPhone 5 contam com telas inferiores aos displays dos últimos lançamentos. O irmão mais velho, o 4S, tem o menor deles, com 3,5 polegadas e resolução de 960 x 640 pixels e densidade de 330 ppi. Esse modelo deve agradar quem prefere celulares menores, mesmo com problemas de exibição em certas tarefas. 

O iPhone 5, por outro lado, é um pouco maior: tem 4 polegadas, resolução de 1136 x 640 pixels e densidade de 326 ppi. Lançado em 2012, o smartphone está entre o 4S e o iPhone 6S, considerando uma linha do tempo. Ou seja, ele é ideal para quem não gosta de telas enormes, mas também não quer um painel tão pequeno quanto o do antecessor. 

iphone-5-destaque-home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Maior, a tela do iPhone 5 é superior à do iPhone 4S(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Configurações: iPhone 5

Um fator bastante importante a se considerar são as especificações do celular. O iPhone 4S tem processador dual-core Apple A5, com 1 GHz e memória RAM de 512 MB. Sem dúvidas, são características bem ultrapassadas. Já o iPhone 5 conta com processador dual-core A6, de 1,3 GHz, e 1 GB de memória RAM.

O dobro de memória presente no iPhone 5 faz do aparelho uma opção mais vantajosa, até porque é a mesma quantidade de memória RAM do sucessor, o iPhone 6. O iPhone 4S, por sua vez, já apresenta lentidão e travamentos em tarefas que exigem mais do hardware, como games e aplicativos pesados. 

No que diz respeito ao armazenamento, o 4S tem opções de 8 GB a 64 GB. Já o iPhone 5 tem um mínimo de 16 GB e máximo de 64 GB, sendo os dois sem cartão de memória. A dica é evitar as versões de 8 e 16 GB, afinal o limite pode ser facilmente alcançado. 

Por fim, os dois telefones têm conexão Wi-Fi, 3G e Bluetooth. O iPhone 5 tem ainda outra vantagem: com a ativação da banda de 1800 MHz, o modelo passa a ser compatível com a rede 4G brasileira. Além disso, o 4S ainda tem o antigo conector dock de 30 pinos, abandonado pela Apple em 2012 e incompatível com a entrada lightning.

Câmera: iPhone 5

Quando o assunto é tirar fotos com a câmera traseira, há pouca diferença entre o iPhone 4S e o 5. Os dois smartphones têm sensor de 8 megapixels, flash LED simples e função HDR. Para completar, os celulares conseguem gravar em resolução Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo (FPS), qualidade ainda aceitável para os padrões atuais.

iPhone 4s e 5 tem câmera traseira de 8 megapixels com resolução Full HD (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: iPhone 4s e 5 tem câmera traseira de 8 megapixels com resolução Full HD (Foto: Reprodução/Elson de Souza))iPhone 4S e 5 tem câmera traseira de 8 megapixels com resolução Full HD (Foto: Elson de Souza/ TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

A semelhança, no entanto, não continua no quesito câmera frontal. O iPhone 5 tem resolução de 1,2 megapixels e pode gravar ou fazer FaceTime em HD (720p). Já o 4S é bem inferior, com sensor VGA e vídeos de 480p, o que deve render selfies de baixa qualidade. 

Atualizações do iOS e aplicativos: iPhone 5

Em 2015, a Apple surpreendeu ao atualizar o iPhone 4S para o iOS 9. No entanto, isso dificilmente acontecerá novamente com a próxima versão do sistema. Então, a tendência é de que quem comprar o gadget fique com um dispositivo obsoleto, o que inclui incompatibilidade com aplicativos e jogos.

iPhone 5 é bem fácil de configurar (Foto: Allan Melo / TechTudo) (Foto: iPhone 5 é bem fácil de configurar (Foto: Allan Melo / TechTudo))iPhone 5 ainda deve receber atualizações do iOS (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O iPhone 5, por outro lado, deve receber o provável iOS 10 em setembro. Além de ter configurações melhores, a Apple costuma aposentar apenas uma geração de telefones por ano. É importante lembrar que, apesar da boa notícia, é possível que, em 2017, o posto de iPhone abandonado seja do 5. 

Preço: iPhone 4S

O iPhone 4S é o modelo mais barato da fabricante, sendo encontrado por cerca R$ 999 em lojas online ou grandes varejistas do Brasil. Enquanto isso, o iPhone 5 é vendido por, em média, R$ 1,2 mil em mercados online, com menor disponibilidade, uma vez que a Apple descontinuou a linha.

O que você espera do próximo iPhone? Comente no Fórum do TechTudo.

Os preços cobrados pelas versões mais recentes do top de linha são de R$ 1,5 mil pelo iPhone 5C (8 GB), R$ 1.999 pelo iPhone 5S (16 GB), R$ 2.855 pelo iPhone 6 (16 GB) e R$ 3.149 pelo iPhone 6 Plus. Os preços são do site de buscas Zoom, em que o lançamento iPhone 6S pode ser encontrado por R$ 3.570 e a versão maior, o iPhone 6S Plus, por R$ 3.870.

Confira as dicas para saber se o iPhone 4S é original (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Confira as dicas para saber se o iPhone 4S é original (Foto: Luciana Maline/TechTudo))O iPhone 4S é o celular mais barato da Apple atualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conclusão: iPhone 5

O iPhone 4S é uma opção razoável apenas para quem não quer gastar muito mais que R$ 1 mil em um celular. É recomendado que o usuário pechinche ao máximo com o vendedor, já que as características do aparelho, como baixo desempenho, deveriam derrubar seu preço.

Já o iPhone 5 é a melhor opção da disputa, pensando a longo prazo. O modelo deve ter uma vida útil mais longa e ter rendimento melhor com apps e games. A desvantagem fica pelo fim das vendas em grandes lojas, o que limita os consumidores a comprar produtos usados e a redobrar a atenção com supostas falsificações e outros golpes.

Para quem não faz questão de ter um modelo com iOS, a recomendação é investir em um celular com Android ou Windows Phone. Com o valor pago nesses dois aparelhos da Apple, é possível encontrar celulares com configurações superiores e vida útil mais longa, como Moto X Play, o Lumia 640 XL e o LG G3.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Fiel
    2016-01-13T11:15:04  

    Android é tudo

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2016-01-13T11:15:04  

      Android e sansung nem na bala

    recentes

    populares

    • Bruno Fiel
      2016-01-13T11:15:04  

      Tenho iPhone e acho que ele é superior aos outros por causa da disponibilidade de certos apps que não tem em outro SO e pela integração. MAS... Se fizerem um Galaxy iOS eu poderia até considerar a compra...

  • Maria Clementino
    2016-01-13T15:58:16  

    Vou comentar aqui mesmo: da vontade de vomitar de ler as chamadas do BBB 2016, com tantas coisas acontecendo no país e na vida de tantos Brasileiros, temos que ter estomago p aguentar esse BBB!!!!

    recentes

    populares

    • Maria Clementino
      2016-01-13T15:58:16  

      É isso mesmo Victor, obrigada por esclarecer...e quanto ao controle remoto é exatamente isso que eu faço, mudo de canal até quando passa só a propaganda do BBB, meus heróis?? não dá né?? herói é quem conseguir sair dessa crise inteiro...herói é o professor, herói e as mães que saem pra trabalhar e ainda cuida dos filhos e da casa, heróis é quem ganha um salário miséria e ainda consegue levar seus filhos p se divertir!!!!

    recentes

    populares

    • Maria Clementino
      2016-01-13T15:58:16  

      BBB é programa de alienado que não tem nada pra fazer.

  • Victor Corrêa
    2016-01-13T23:21:01  

    Você encontra usado o iPhone 5s por mil reais fácil fácil, com nota e tudo, é só pesquisar. E na boa tech tudo: que comparativozinho fraco hein...

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-01-13T23:21:01  

      Bicho, no facebook tem altas comunidades de compra e venda de celulares usados, galera trocando aparelhos e pah... Já vi muitos vendendo o iPhone 5s em excelente estado, completo com nota, por 1000, 1200, as vzs até menos se não tiver tão novinho assim. Mercado livre vc tbm acha fácil.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-01-13T23:21:01  

      Mais fraco que isso só o processamento desse Smart kkkkkkkkkk

  • Thiago Pereira
    2016-01-14T08:44:39  

    troquei meu iphone 5 por um moto maxx, mesmo valor, mas muito superior!

    recentes

    populares

    • Thiago Pereira
      2016-01-14T08:44:39  

      comparando preço, e se vc ver a comparação dele com o 6 verá que não perde por muito. detalhe, metade do preço e a bateria dura dois dias, o maior motivo de ter trocado.

    recentes

    populares

    • Thiago Pereira
      2016-01-14T08:44:39  

      Se o maior motivo é a bateria, sugiro que compre um Nokia 1100 que vai ficar muito melhor servido. A dele dura uns 20 dias...

  • Afonso Maluf
    2016-01-13T20:25:27  

    So Trouxa e nego sem noção nenhuma de informatica e em tecnologia compra um Iphone!, ainda mais usado!, ter um Smartphone que não faz nem metade de um Galaxy por um preço exorbitante e usado?...kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Afonso Maluf
      2016-01-13T20:25:27  

      Duas pessoas da minha familia tinha ilusão pra comprar o Iphone e compraram e se arrependeram, hoje estão com o Galaxy felizes e pagaram metade do preço com muito mais recursos, até mesmo em cameras, eu mesmo tenho um simples da sansung que é o galaxy gran prime g531H que arrasa em tudo, tela de 5, processador de 1.3 e mais... Não desmerecendo o iphone, mas são tão bons, menos no preço.

    recentes

    populares

    • Afonso Maluf
      2016-01-13T20:25:27  

      Falou e disse toninho....deixa os fãs boys acharem que estão arrasando com um Iphone!, existem hoje vários smartsphone melhores e mais em conta ainda,....

  • Marcos Aurelio
    2016-01-14T09:29:01  

    fizeram um comparativo do iphone 4s com 5 é isso mesmo??

    recentes

    populares

    • Marcos Aurelio
      2016-01-14T09:29:01  

      Isso.

    recentes

    populares

    • Marcos Aurelio
      2016-01-14T09:29:01  

      ah entendi, valeu.

  • Ninja
    2016-01-14T12:20:39

    Prefiro meu moto G3. Mais barato e aibda é a prova de água não essa porcaria de aifone.

  • Vitor
    2016-01-14T07:19:42  

    vocês acham que o 3GS vale apena ainda?

    recentes

    populares

    • Vitor
      2016-01-14T07:19:42  

      Retificando: Vale a pena SE tiver por volta de 200, 250 reais e em estado de conservação muito bom.

    recentes

    populares

    • Vitor
      2016-01-14T07:19:42  

      Dj Maya o IOS E 6.1.6

  • Dj Maya
    2016-01-14T10:25:35  

    Então, o comparativo está mal feito. Vamos lá: o iPhone 4S é um aparelho lançado em novembro de 2011 (tem mais de 4 anos); o iPhone 5 em novembro de 2012 (tem pouco mais de 3 anos). O iPhone 5C tem o mesmo hardware do iPhone 5. O iPhone 5, diferente da matéria, não está entre o 4S e o 6S. entre o 5 e o 6S tem ainda o 5S e o 6. O 4G do iPhone 5, diferente do seu irmão de hardware 5C e dos sucessores 5S, 6 e 6S não funcionava no Brasil.

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2016-01-14T10:25:35  

      E por 1200 reais você compra um iPhone 5C tranquilamente, portanto, vale mais à pena ter um aparelho que tem as mesmas características técnicas (ok, ele parece um celular pobre por ser de policarbonato, mas o 4G dele é homologado pela Anatel). E quanto a capacidade de 8GB, até hoje não entendi isso, porque isso só existe no Brasil.

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2016-01-14T10:25:35  

      Quanto a gravar em Full HD... Quantos vídeos temos no youtube com essa resolução? Outra coisa, o que adianta gravar em 4K se só dá pra gravar alguns minutos, porque o formato é enorme? Sugiro nesses casos investir numa filmadora profissional.

  • Laercio Civali
    2016-01-14T10:25:07  

    A Apple continua fabricando o 5 ou é sobra de estoque até hoje?

    recentes

    populares

    • Laercio Civali
      2016-01-14T10:25:07  

      Se fabrica é só no Brasil. ele já foi retirado do site da Apple.

  • Henrique Pivaro
    2016-01-14T10:08:51

    Meu 4S grava com a câmera frontal em HD (720p)

  • Realmember Fox
    2016-01-14T09:39:54

    Esse comparativo é somente para fanboys alienados que ainda tem coragem de dar quase 1mil em um 4s ou quase 2mil em um iphone 5, sendo que temos várias outras opções bem melhores e nas mesmas faixas de preços, seja Lumia ou Android. Um z3 compact é um exemplo, e destrói, literalmente massacra o iphone 5.

  • Leandro Oliveira
    2016-01-14T09:05:42

    Por que não não compararam o Motorola V3 com o S6 Edge? Que comparação hein!!!

  • Adelson
    2016-01-13T11:51:56  

    Tirando os paradigmas e partindo para o racional, se compararmos todos os smartphones do mercado o melhor a investir é Apple. Explico o porque. O sistema operacional é desenvolvido em conjunto com hardware, assim ambos trabalham em sintonia. Diferente do Android que é um sistema operacional "genérico" ai o resultado é travamentos constantes, instabilidades, mesmo o smartphone tendo um bom hardware. Escolho a Apple somente por isso.

    recentes

    populares

    • Adelson
      2016-01-13T11:51:56  

      "Se compararmos TODOS os smartphones do mercado". Puxou forte a sardinha pra sua brasa, hein? A linha Nexus funciona da mesma forma, jovem... fora isso, você ignorou completamente os aparelhos Lumia, da Microsoft. Se esse realmente era o ÚNICO motivo para você escolher a Apple, boas novas... há vida fora da maçã!

    recentes

    populares

    • Adelson
      2016-01-13T11:51:56  

      iPhone 5??? eu compro

  • Pedro Almeida
    2016-01-14T07:02:00

    Que comparação mds! Quando for assim mais antes não postar nada. =="

  • Marllon Costa
    2016-01-14T03:10:43  

    1000 REAIS? Compre o Zenfone2 ou Moto x Play e vai ser feliz

    recentes

    populares

    • Marllon Costa
      2016-01-14T03:10:43  

      plasticofone 2 não

  • Vagner Souza
    2016-01-13T13:52:57  

    comprei um iphone 4 usado por 280 reais , em excelente estado. depois troquei ele por um moto g2, tambem em excelente estado, depois troquei o moto g2 por iphone 4s , em estado de zero que ainda estava na garantia em seguida troquei o 4s + 400 reais por um iphone 5c usado na caixa e com acessórios. isso tudo em 8 meses. Só assim mesmo para ter um iphone no brasil.

    recentes

    populares

    • Vagner Souza
      2016-01-13T13:52:57  

      pobre e a sim mesmo

    recentes

    populares

    • Vagner Souza
      2016-01-13T13:52:57  

      kkkkkk "a sim mesmo " kkkkkkkkk . Esse advérbio eu ainda não conhecia! kkkkkk

  • Jorge Duarte
    2016-01-14T01:19:47

    Que comparação mais ridícula ! Tá sem assunto, diga...

  • Herman Sales
    2016-01-13T22:20:49

    Techtudo, onde é que eu posso enviar currículos pra redação? Pq sinceramente, nesse comparativo vcs se superaram! Meu Deus!

  • Julia
    2016-01-13T21:32:38

    .Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • José Oliveira
    2016-01-13T21:29:03

    Só besta para comprar um iPhone velho o único motivo de se ter um iPhone é o status de ter o ultimo que se perde com o lançamento de um novo...

  • Daniel Costa
    2016-01-13T17:16:44  

    É sério que o Techtudo comparou duas versões do Iphone pra dizer qual é melhor? Que matéria inútil

    recentes

    populares

    • Daniel Costa
      2016-01-13T17:16:44  

      Kkkkkkk...surreal esse comparativo!!! Esses estagiarios são demais.....nem sei o que comentar...kkkkkkkk

  • Adm Brena
    2016-01-13T19:24:52  

    que analise mais tosca, obvio que o iphone 5 vai ser melhor em tudo , so nao vai ser em preço porque o outro é pior em tudo, falta do que escrever estagiario

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2016-01-13T19:24:52  

      kkkkkkkk 2 lixos obsoletos e caros...melhor um alcatel. kkkkkk

  • Rafael Messias
    2016-01-13T17:50:16  

    O iphone 5 vale a pena comprar desde que esteja com boa condições de conservação obviamente e principalmente se tiver com o IOS 8.3...se tiver com o IOS 9 já não aconselho...isso serve para o 5S também! Iphone 5 bem conservado esta na faixa de 900 reais.

    recentes

    populares

    • Rafael Messias
      2016-01-13T17:50:16  

      O sistema é livre para quem usa Iphone, se não quer o sistema atual, basta regredir para o anterior. Sem sentido sua recomendação

  • Alex Lima