Redes sociais

26/01/2016 06h30 - Atualizado em 01/02/2016 11h14

A maioria das suas amizades no Facebook é falsa, diz pesquisa

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os seus amigos do Facebook podem, realmente, ser chamados de amigos? De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, há pouca relação entre ter muitos contatos na rede social e poder contar com eles de verdade. Ou seja, a maioria das suas amizades são falsas e "muito distantes".

Campus Party 2016: com ingressos esgotados, começa a CPBR 9 em SP

O estudo foi conduzido por Robin Dunbar, que dá aulas de psicologia evolucionista na universidade britânica. Dunbar criou um perfil do usuário “comum” do Facebook que teria, aproximadamente, 150 amigos. Segundo o experimento, após resultado de testes, apenas 14 se importariam se acontecesse algo de ruim com qualquer pessoa do Facebook.

Facebook é a maior rede social do mundo (Foto: Reprodução/The Dripple) (Foto: Facebook é a maior rede social do mundo (Foto: Reprodução/The Dripple))Ter muitos amigos no Facebook não significa amizades na vida real, segundo estudo (Foto: Pond5)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dentre os entrevistados para a pesquisa, Robin explicou que chegou ao número que acredita ser a média: somente 27% dos seus colegas no Facebook são “amigos de verdade”. Isso comprovaria o fato de que a interação “cara a cara” não pode (nem poderá) ser superada pelas mídias online.

“A questão é que nem mesmo as vantagens da comunicação nas mídias online podem superar o fato de que os relacionamentos de verdade precisam ter, nem que seja de forma ocasional, interações face a face para serem mantidos”, analisou Dunbar.

Segundo o estudo, as pessoas tendem a organizar seus amigos em “camadas”. Os cinco mais próximos, depois os 15 "mais chegados", 50 amigos ou 150 contatos com quem se tem maior interação, e daí por diante. A grande conclusão da pesquisa é um pouco óbvia: ter amigos no Facebook não quer dizer que você pode contar com eles na vida real. E você, já fez algum teste semelhante na sua lista de amigos do Facebook?

Como baixar vídeo de Facebook? Veja dicas de aplicativos no Fórum do TechTudo.

Via Independent e Royal Society Publishing 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Rocha
    2016-02-05T20:08:07

    A felicidade anda junto

  • Sr. Respeito
    2016-01-27T01:37:47

    Todo mundo parece ser o rei do camarote no facebook. Pessoas que pregam de cultas, donas da verdade, populares, egocentricas, superiores..... mas na verdade não são nada na vida. Muitas só tem dinheiro, e diversão, nada mais a oferecer. Por isso, mantenho meus 16 contatos apenas, para mensagens urgentes...e só, nada de ficar vendo conteúdo inutil...

  • Renato Nascimento
    2016-01-26T12:26:40

    Precisou de pesquisa pra saber o óbvio? Facebook e qualquer outra Rede Social são só falsidade!

  • Pedro Almeida
    2016-01-26T16:19:48

    Deveria chamar "Falcebook".

  • Douglas Dias
    2016-01-26T13:14:56

    Facebook nooosssa porisso q eu nem uso a pessoas se matam por causa de curtidas, muita modinha amigos falsos oq mais tem

  • Brahma Napapuda
    2016-01-26T11:18:57  

    FALSEbook

    recentes

    populares

    • Brahma Napapuda
      2016-01-26T11:18:57  

      Fakebook

    recentes

    populares

    • Brahma Napapuda
      2016-01-26T11:18:57  

      kkkkk

  • Carlos Filho
    2016-01-26T12:21:21

    Não vi falar, mas serve também pra construir uma imagem de uma pessoa de sucesso, quando na verdade não é! É tão ridículo ver alguém força essa ideia!

  • Bruney Trindade
    2016-01-26T12:16:49

    Achei 70% um número muito baixo.

  • Valente
    2016-01-26T12:07:36

    Tanta idiotice. Todo mundo sabe que aquilo ali não passa de uma tremenda falsidade. Ninguém é amigo de ninguém.

  • Carlos Pereira
    2016-01-26T11:39:49  

    Precisava de uma pesquisa para comprovar isso?

    recentes

    populares

    • Carlos Pereira
      2016-01-26T11:39:49  

      kkkkkkkkk Nmrl

  • Amanda Martins
    2016-01-26T11:51:45

    Mais falsos que nota de 120,00

  • Amanda Martins
    2016-01-26T11:51:44

    Mais falsos que nota de 120,00

  • Neto Rodrigues
    2016-01-26T11:46:33

    Só as namoradas se importam.. usam para fiscalizar

  • Nilo Berberick
    2016-01-26T11:35:02

    No meu face a maioria me ignora kkkkkkkkkkk

  • Nelio Junior
    2016-01-26T11:33:25

    FACEBOOK???? SÓ BOBEIRA, SÓ ASNEIRA!!! UM BANDO DE FOFOQUEIROS!!! UM TANQUE CHEIO DE ROUPA SUJA PRA LAVAR SERIA UMA ÓTIMA TERAPIA PRA ESSE BANDO DE CANDINHA!!!

  • Ask
    2016-01-26T11:32:34

    70%? No meu caso, acho que é 100%. Nem minha mãe liga pra mim no face...

  • Rafael Matos
    2016-01-26T11:26:10

    No meu é 95 porcento, os que se importam só é familiares e namorada, mas concordo, eu também sou assim com os demais, então não posso reclamar dos 95 porcento.

  • Alberto Diogo
    2016-01-26T11:12:27  

    Fora das redes sociais também é assim!

    recentes

    populares

    • Alberto Diogo
      2016-01-26T11:12:27  

      rede social só serve para invejar a vida do outro

  • Thaisa Cardoso
    2016-01-26T11:23:52

    To rindo HUEHUHUHUHUEHUEEHU nem precisava de pesquisa

  • Beto Jamaica
    2016-01-26T11:23:45

    Who cares?

  • Elenor Andrade
    2016-01-26T11:23:29

    tem amigos e ,conhecidos.

  • Sinto Autorizado
    2016-01-26T11:22:43

    Nossa! Precisava de um estudo pra dizer o que todo mundo ja sabe... Quanto custa uma pesquisa dessas nesse nivel de imbecilidade?

  • Gabryella Teles
    2016-01-26T11:20:28

    o meu só 10% de 4000

  • Santos Fc
    2016-01-26T11:14:54

    Isso eu já sabia.

  • Alguém
    2016-01-26T11:14:51

    Precisaram fazer um estudo? Acho que a maioria das pessoas adiciona "conhecidos", isso não quer dizer que necessariamente seus contatos são somente os seus amigos.