Acessórios

20/01/2016 11h01 - Atualizado em 20/01/2016 11h01

Microsoft quer melhorar chamadas em vídeo usando hologramas; entenda

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Microsoft está trabalhando em um novo estilo de chamadas de vídeo usando realidade aumentada para criar um holograma da pessoa com quem você está falando. O projeto está sendo chamado de Room2Room (de sala para sala, em tradução literal), e possui a supervisão da Microsoft Research, o braço de pesquisas da companhia. O objetivo é fazer com que as chamadas de vídeo se tornem mais interativas e naturais.

Hololens terá bateria de até cinco horas e meia de duração, diz Microsoft

De acordo com pesquisadores, os níveis de interação são impressionantes. A ideia é usar a realidade aumentada, com câmeras do Kinect e projetores, para capturar a imagem de uma pessoa em uma sala e projetá-la em outra, com tamanho real. A imagem seria exibida, então, em uma cadeira, por exemplo, para conversar com quem está ligando. 

WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação) (Foto: WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação))Tecnologia da Microsoft poderá colocar hologramas em chamadas de vídeo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Segundo os responsáveis pelo projeto, cada pessoa da conversa vê uma versão virtual da outra e, como tudo é feito em 3D, pode visualizá-la de diversos ângulos e interagir de várias formas. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Por enquanto, porém, tudo está em fase de testes e, como o Room2Room precisa de um hardware de difícil acesso, ainda não há previsão para a tecnologia ser fabricada em larga escala. De qualquer forma, é um passo importante  para o uso deste tipo de recurso no futuro.

Microsoft está testando novo sistema de conversas por vídeo (Foto: Divulgação/Microsoft Research)Microsoft está testando novo sistema de conversas por vídeo (Foto: Divulgação/Microsoft Research)


Alto nível de interatividade

Os resultados de um teste, inclusive, provam que o Room2Room é eficiente. Estudiosos criaram uma espécie de quebra-cabeça para avaliá-lo. Uma pessoa ficava na sala com o quebra-cabeça enquanto outra dava as instruções. Quem ficou cara a cara com sua dupla fez o desafio em 4 minutos. Com o Room2Room, foram 7. No Skype tradicional, 9.

O que vocês acham do Projeto Hololens? Comente no Fórum do TechTudo

Assim, a comunicação pelo Room2Room pode ter uma interpretação melhor e um nível de interatividade e naturalidade maior do que as conversas comuns de vídeo no Skype ou outros mensageiros. A tendência é de que as avaliações avancem e, em breve, já haja mais novidades relacionadas ao projeto.

Via The Next Web e Technology Review


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2016-01-21T08:08:07

    Telesexo.

  • Carlos Dinão
    2016-01-20T14:26:05

    lll

  • Carlos Dinão
    2016-01-20T14:21:53

    Se fosse uma loiraça, até seria interessante fazer um buraco no sofá. hauhauhauhauhauhauhauhau