Áudio e Vídeo

15/01/2016 10h52 - Atualizado em 15/01/2016 10h52

Netflix vai bloquear uso de VPN e proxy após chegar a 190 países

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

A Netflix anunciou na quinta-feira (14) que passará a impedir que os assinantes utilizem proxy, VPN e extensões para desbloquear conteúdo de catálogos de outros países. Muitos usuários utilizam essas ferramentas em navegadores e smarts TVs para ter acesso ao catálogo de filmes e séries que só estão disponíveis em outras regiões, como nos Estados Unidos e Europa, por exemplo.

Assistir catálogo americano do Netflix no Brasil com VPN é ilegal? Entenda

O anúncio foi feito dias depois da expansão global do serviço de transmissão, que agora atua em 190 países. Aqueles que continuarem utilizando táticas para burlar o sistema de localização receberão uma mensagem de erro, solicitando que os programas sejam desativados para que o acervo seja liberado.

Erro NW-2-5 do Netflix pode impedir que usuários assista filmes e séries no serviço (Foto: Arte/Elson de Souza) (Foto: Erro NW-2-5 do Netflix pode impedir que usuários assista filmes e séries no serviço (Foto: Arte/Elson de Souza))Erro NW-2-5 do Netflix pode impedir que usuários assista filmes e séries no serviço (Foto: Arte/Elson de Souza)


Apesar da Netflix não ter mencionado os VPNs – redes privadas virtuais, em português – no comunicado oficial, um porta-voz da empresa confirmou ao site Ars Technica que esses softwares também entram na restrição.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A motivação pelas regras mais rigorosas pode estar relacionada a pressão dos estúdios e parceiros que licenciam suas obras para a plataforma de transmissão. Os acordos de distribuição costumam servir apenas para determinadas localidades, e para levar o conteúdo a outros lugares é preciso comprar novos licenciamentos.

Na nota divulgada, a companhia afirma que está trabalhando para tornar acessíveis os mesmos filmes e séries em todas as regiões que atua. “Se todo o nosso acervo estivesse disponível globalmente, não haveria razão para os membros usarem proxies para enganar nossos sistemas”, disse o vice-presidente de conteúdo da Netflix, David Fullagar.

A Netflix não revelou quais métodos irá utilizar para impedir o uso de proxies e VPNs, nem a data que passará a fazer o bloqueio. Entretanto, afirmou que a mudança não deve impactar os membros que não usam tais ferramentas.

É possível usar o Netflix dos EUA na minha TV? Comente no Fórum do TechTudo.

Com objetivo de acabar com a prática do uso de VPN e beneficiar seus assinantes, o Netflix se manifestou em 2015 sobre o desejo de um catálogo global. O fim do bloqueio de conteúdo por país seria uma solução para combater a pirataria, principal inimigo da indústria de streaming. 

Porém, ainda não há previsão para que um catálogo global se torne real, pois é preciso negociar o conteúdo com os estúdios e autores dos filmes e séries. Sendo assim, é mais seguro "andar na linha".

Via Netflix

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Otacilio Barros
    2016-02-23T15:55:50

    Já fui bloqueado hoje.

  • Oswaldo Nobre
    2016-01-17T18:18:27

    O título deveria ser "Netflix perde milhares de assinantes fora dos EUA".

  • Analista Souza
    2016-01-15T16:07:03

    Eis mais um motivo para seguir sites alternativos(pirata), e ainda falam que querem combater a pirataria.

  • Geraldo Gomes
    2016-01-15T13:06:39  

    Podiam pelo menos liberar as legendas em inglês. É uma opção interessante para quem quer estudar o inglês.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2016-01-15T13:06:39  

      Verdade, o único motivo por eu acessar dessa forma são as legendas em inglês.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2016-01-15T13:06:39  

      Opções de legenda (- -'). Existe desde a época do vídeo K7

  • Thiago Souza
    2016-01-15T14:17:33

    Sem VPN e proxy não se acessa a internet.