Celular

25/01/2016 10h00 - Atualizado em 25/01/2016 10h00

Vale a pena comprar o Lumia 1020? Câmera de 41MP é destaque

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Lumia 1020 foi o lançamento da antiga Nokia ainda em 2013, que futuramente foi adquirida pela Microsoft. O smartphone é procurado especialmente por quem gosta de registrar fotos tops, por causa da sua lente Carl Zeiss de 41MP. Ainda vale a pena comprá-lo? Eis a pergunta que continuamos ouvindo, quase três anos após seu anúncio.

Como instalar Windows 10 no Lumia

Neste texto você vai conhecer a ficha técnica do Lumia 1020 com todas as especificações. Os destaques são a tela e o desempenho, mas também falaremos da bateria, da disponibilidade e até sistema operacional Windows Phone.

Veja a ficha técnica e se vale a pena comprar o Lumia 1020 atualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Veja a ficha técnica e se vale a pena comprar o Lumia 1020 atualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela

Para começar, o Lumia 1020 não vem com um display tão amplo, se compararmos os smartphones com telona no mercado atual. O aparelho é equipado com uma tela AMOLED de 4,5 polegadas com resolução HD de 1280 x 768 pixels. Para uma maior proteção está a tecnologia Corning Gorilla Glass 3, que evita arranhões.

O display supre as necessidades de um usuário mais básico no dia a dia, com visualização de vídeos em HD e até jogos, mas não é indicado para quem está procurando um smartphone com tela top, para gráficos mais avançados ou visualização de mídias em Full HD.

Lumia 1020 vem com tela compacta de 4,5 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1020 vem com tela compacta de 4,5 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)











Quais os melhores aplicativos para Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

Desempenho

Por dentro o Lumia 1020 roda um processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz acompanhado de uma memória RAM de 2 GB. Sobre espaço para guardar arquivos, o celular oferece 32 GB internos sem slot para cartão de memória. Mas o que isso quer dizer? No mercado atual, os smartphones tops estão vindo com processadores quad ou octa-core para usuários intermediários ou mais exigentes.

Já o aparelho da Nokia (Microsoft) tem um processamento mais básico, que deve ser suficiente para quem quer usar as funções do celular, como câmera, acessar redes sociais, navegar na internet e até rodar jogos mais simples.

Por dentro do Lumia 1020 está um processador mais simples dual-core (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Por dentro do Lumia 1020 está um processador mais simples dual-core (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Sistema operacional

O Lumia 1020 vem com sistema operacional Windows Phone 8.1 com Lumia Ciano. A atualização disponível para o aparelho, por enquanto, conforme o site da Microsoft é para a versão  Lumia Denim. Ainda não há previsão se os usuários do celular no Brasil receberão o Windows 10 Mobile, nem a data para essa alteração. No entanto, o desempenho do smartphone, para quem gosta do Windows Phone, não deixa a desejar no sistema operacional atual, como mostra a análise do TechTudo.

Câmeras

Esse é o grande destaque o Lumia 1020: a câmera traseira de 41 megapixels Carl Zeiss com sistema óptico de 6 lentes. O recurso oferece ainda foco automático, estabilização de imagem óptica e flash Xenon. Na lente frontal está uma resolução HD de 1,2 MP com lente grande-angular, o que é uma vantagem para tirar selfies.

Câmera de 41 megapixels é destaque no Lumia 1020 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Câmera de 41 megapixels é destaque no Lumia 1020 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para gravar vídeos, o celular tem qualidade HD (720p) na lente frontal e de Full HD (1080p) na câmera traseira. Então, o usuário que está procurando um “Câmera-Phone” não deve se decepcionar com a qualidade.

 Bateria

A bateria do Lumia 1020 vem com 2.000 mAh e essa configuração é bem intermediária, levando em consideração que o usuário provavelmente vai usar muito o recurso de câmera, que consome bastante carga tanto para fotos quanto para os vídeos. Segundo a fabricante, a carga dura cerca de 13,3 horas com conversação (3G) e dura 6,7 horas com navegação na internet Wi-Fi. Com essas configurações e dependendo do uso diário, talvez o usuário passe mais tempo perto da tomada do que gostaria.

Preço e Disponibilidade

Atualmente, o Nokia Lumia 1020 não é tão fácil de ser encontrado, principalmente porque já foram lançados modelos atualizados da marca. Na loja da Nokia, o aparelho aparece como indisponível nas três cores: amarelo, branco e preto. No site da Microsoft, são apontadas algumas lojas online para a compra, mas o aparelho aparece fora de estoque. Nas lojas online de aparelhos usados, o celular aparece com preço a partir de R$ 1.090.

Lumia 1020 não é facilmente encontrado em lojas brasileiras online (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1020 não é facilmente encontrado em lojas brasileiras online (Foto: Luciana Maline/TechTudo)











Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conclusão

O Lumia 1020 é um celular com desempenho intermediário, se comparado com os modelos mais atuais. A câmera é destaque, com 41 megapixels, mas no Brasil a disponibilidade é quase nula, o que prejudica quem pensava em investir no celular. É possível que a Microsoft esteja tirando o aparelho de linha por ter sido lançado há quase três anos.

Outros aparelhos, como o Lumia 930, ou de marcas rivais como Motorola, Samsung e LG podem ser encontrados no mercado nacional e vêm com boas configurações. No final das contas, considerando o processamento mais fraco, tela de apenas 4,5 polegadas com resolução básica, sistema sem previsão de update, a bateria mediana e principalmente a falta de disponibilidade no mercado, não vale a pena investir no Lumia 1020.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Figueira
    2018-12-30T22:54:26

    Nokia foi adquirida pela Microsoft? Motorola foi comprada pela Lenovo? Na verdade não, foi a parte de "telefonia móvel" é que foi vendida e não a empresa.

  • Vanderson Faria
    2016-01-25T21:47:40  

    eu dou risada quando vejo smarts com 15,20,40 megapixel kkkkkk,megapixel é o que menos importa para uma camera ser boa...coisa para iludir consumidor aff UMA PROFISSIONAL CANON 5D MARK 3 DE 12 MIL REAIS TEM 23 MEGAPIXEL E COM CERTEZA É MUITOO MELHOR QUE ESSE NOKIA.....

    recentes

    populares

    • Vanderson Faria
      2016-01-25T21:47:40  

      megapixel realmente não faz diferença se a lenta não presta, mas no caso do Lumia 1020 ainda são lentes Zeiss

    recentes

    populares

    • Vanderson Faria
      2016-01-25T21:47:40  

      claro que é melhor, mas vc ta comparando uma semi com a camera de um smartfone de 1000 reais

  • Rafael Rejaili
    2016-01-26T10:41:40  

    PRA QUE 41 MEGA PIXELS?? SE EU BATER 50 FOTOS JÁ VAI ACABAR O ESPAÇO DE 500GB DO MEU NOTEBOOK. RIDÍCULO!

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-01-26T10:41:40  

      ninguém mandou você comprar... --'

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-01-26T10:41:40  

      Existe a opção de vc salvar a foto em apenas 5 megapixels.

  • Tenente Zureta
    2016-01-26T07:46:28  

    Em relação a camera: Nokia PureView 808 >>>> Lumia 1020

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-01-26T07:46:28  

      Ambos modelos tem o mesmo sensor.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-01-26T07:46:28  

      com pqeuenas diferenças amigo, fora que o 808 tem um soft de camera superior (por incrivel que pareça). Testes feitos jah em sites especializados.

  • Luiz Barboza
    2016-03-04T16:55:01

    a resolução é boa p se mandar nudes das novinhas lol

  • Rodrigo Zimmmermann
    2016-01-26T10:33:26  

    ai você da zoom e a foto esta uma porcaria, de que adianta tudo isso.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Zimmmermann
      2016-01-26T10:33:26  

      41MP, pra quê Zoom? A foto já sai enorme... afff

    recentes

    populares

    • Rodrigo Zimmmermann
      2016-01-26T10:33:26  

      Você usa o zoom se quiser... --'

  • Marcelo Andrade
    2016-01-25T16:33:32  

    engraçado nao publicam o que escrevi...e nao foi nada de mais...so falei do desinteresse de todos pela microsoft... lumia defasado e etc...

    recentes

    populares

    • Marcelo Andrade
      2016-01-25T16:33:32  

      é só rolar a pagina para cima, publicaram sim

    recentes

    populares

    • Marcelo Andrade
      2016-01-25T16:33:32  

      Valeu...mas não publicaram mesmo não...critiquei de mais....rsrsrs

  • Marcelo Andrade
    2016-01-25T16:25:57  

    Estou saindo da microsoft por falta de novidades...sequer lançam o Lumia 950 aqui...e os aplicativos ainda continuam deixando a desejar...Por exemplo necessito do aplicativo STRAVA para monitorar meus treinos de Bike junto com os meus amigos...Cade???? Não tem...e assim todos vão se desinteressando pela plataforma....

    recentes

    populares

    • Marcelo Andrade
      2016-01-25T16:25:57  

      Pode ate não ter ESSE app mas ja viu algum similar?

    recentes

    populares

    • Marcelo Andrade
      2016-01-25T16:25:57  

      Estão todos usando STRAVA é o melhor e mais interativo...E junto com outros aplicativos que não chegam na loja... Quando falo todos se desinteressando eu só quis generalizar um pouco...Vejo aí o maior problema dos Lumias/windows phone..Já uso a plataforma a mais de 3 anos...

  • Paulo Cruz
    2016-01-26T05:42:05  

    Sério isso? Apontar em 2016 um celular de 2013? Celular muito bom, porém não precisa escrever matéria dele, né?

    recentes

    populares

    • Paulo Cruz
      2016-01-26T05:42:05  

      concordo plenamente... a falta de matérias por aqui está drástica.

    recentes

    populares

    • Paulo Cruz
      2016-01-26T05:42:05  

      Pois e Paulo, conseguem desmerecer um aparelho q ja esta 3 anos no mercado e que é show...

  • Fabiano Oliveira
    2016-01-26T10:11:16

    41 MP , agora eu pergunto para que isso ? Eu não vou imprimir minhas fotos no tamanho de um outdoor rs

  • Direg
    2016-01-26T09:45:44

    Desde o princípio tive Nokia. Incomparável em termos de durabilidade e qualidade. Nokia é Nokia. O resto é aparelho de telefonar...

  • Leo Freitas
    2016-01-26T09:19:37  

    Lente de 41MP? Meu Deus, seria o sensor com 41MP certo? Vamos pesquisar, entender um pouco antes de escrever a reportagem

    recentes

    populares

    • Leo Freitas
      2016-01-26T09:19:37  

      Mudou a minha vida.....

  • Rodrigo Souza
    2016-01-25T18:17:04  

    Windows Phone tá muito atrasado, comprei um Chrome cast e tive que voltar pro Android. Não aconselho, não mim. Legal q não trava, mas para por aí msm

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2016-01-25T18:17:04  

      Se não gosta por que vem em tal matéria ?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2016-01-25T18:17:04  

      Rodrigo Souza, ai é briguinha de gigantes. Chrome Cast é da google, mesmo fabricante do android, que tirou recentemente vários plugins e app que tinha para Windows. Infelizmente quando vc compra um eletrônico smart legal, os fabricantes vem tentando amarrar você a marca deles dessa forma.

  • Antonio Silva
    2016-01-26T09:38:15

    Alguém ai, ja leu alguma materia no Techtudo sobre a nokia, valorizando sua câmera ou seu aparelho? eu,nunca! extranho isso, sendo que falando de câmera é difícil bate na nokia.

  • Léia Frizzo
    2016-01-26T09:10:59

    Comprei o meu em 2014 e até hoje da uma lavada em um monte atual, se eu falar da câmera nossa, sem comparação.

  • Bruno Zabot
    2016-01-26T08:17:42

    O titulo da excepcional "reportagem" destaca a câmera do celular, mas é o que menos se fala!!! e outra esse celular é antigo!!! esse pessoal do techtudo não fazem nada que preste. Será que eles são pagos pelas empresas para fazerem propaganda ou são b.a.b.a.c.a.s mesmo??

  • Júnior Gomes
    2016-01-25T16:12:56  

    Tenho um Lumia 1020 e acho ele muito bom! Já levou vários tombos e pancadas e continua funcionando muito bem! A câmera, apesar do tempo, ainda deve ser a melhor do mercado. E para as funções e aplicativos que a maioria das pessoas utiliza ele atende muito bem! Achar que a cada novo lançamento que o seu smartphone está totalmente ultrapassado e que vc tem uma carroça nas mãos é exatamente o que eles querem.

    recentes

    populares

    • Júnior Gomes
      2016-01-25T16:12:56  

      Tenho um 930... melhor celular que já tive. Adeus Android, nunca mais!

    recentes

    populares

    • Júnior Gomes
      2016-01-25T16:12:56  

      tem um grupo do lumia 1020. quem quiser participar, basta chamar no whats que eu adiciono - (65) 92256466 - no grupo falamos sobre o lumia 1020 e ajudamos uns ao outro.

  • Rafael Anjos
    2016-01-25T14:34:43  

    NOKIA NÃO SE COMPARA EM QUESITO CAMERA.

    recentes

    populares

    • Rafael Anjos
      2016-01-25T14:34:43  

      Já tive a oportunidade de testar a camera da Sony em seus Xperias'. Na moral, nada a ver. No celular fica uma maravilha, confesso que até representa melhor que o 1020. Mas quando tira do celular, passa pro PC, amplia ou imprime... Não há comparações, 100% melhor Nokia.

    recentes

    populares

    • Rafael Anjos
      2016-01-25T14:34:43  

      Qtde maior de megapixels SÓ faz diferença na hora de imprimir!! Na tela do pc não faz diferença em questão de qualidade.

  • Rafael Tex
    2016-01-25T20:41:10  

    juro que não entendi essa matéria. o aparelho foi descontinuado há tempos ...

    recentes

    populares

    • Rafael Tex
      2016-01-25T20:41:10  

      Uai meu caro. Já foi descontinuado no sentido de fabricação. Mas ainda sim continua sendo mais top (no que diz respeito a suas características) do que os atuais ai no mercado.

  • Juliano César
    2016-01-25T22:13:47

    Tenho um e não troco por nenhum desses atuais de mercado.

  • Pablo Correa
    2016-01-25T20:57:39

    E tem gente que reclama das protuberâncias dos Galaxys e iphones da vida.

  • Sinto Autorizado
    2016-01-25T20:33:33

    Só podia ser matéria da barbara Mannara, a analfabeta digital

  • Paulinho Gogo
    2016-01-25T20:21:24

    Dizem que a câmera é tão boa quanto a Tekpix.

  • Alex R
    2016-01-25T18:19:11  

    Mais e ai, a qualidade da imagem presta, mega pixel não representa qualidade de imagem., a não ser que queira imprimir.

    recentes

    populares

    • Alex R
      2016-01-25T18:19:11  

      Veja as avaliações no youtube, parece que o resultado é ótimo.

  • Vinícius Bastos
    2016-01-25T18:52:10

    Eu tenho um e não troco por nenhum outro. A câmera não é profissional, mas com alguns ajustes, chega bem perto...dá pra configurar mais luz, menos luz, ajustar o foco, etc...a imagem fica perfeita e com a ajuda de um aplicativo do próprio telefone as fotos ficam com acabamento quase profissa! A bateria de fato deixa a desejar, mas ainda sim, pra quem curte fotografar com celular, é o melhor aparelho pra esse fim.