Celular

15/01/2016 09h00 - Atualizado em 15/01/2016 09h00

Xperia M5 vs Xperia M4 Aqua: as diferenças nas especificações dos celulares

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

Comprar o Xperia M5 ou o Xperia M4 Aqua? Mais recente dentre os dois, o M5 tem como especificações de destaque a câmera de 21,5MP, a câmera frontal de 13MP e a proteção contra água e poeira. Em relação ao preço, ele está à frente do Xperia M4 Aqua, que teve lançamento em junho de 2015. Como ambos estão à venda no Brasil, chegou a hora de olhar para a ficha técnica e determinar qual o melhor para cada perfil de uso.

Review: Xperia M4 Aqua

Além da grande diferença nos valores, os smartphones trazem algumas especificações que podem ser decisivas na hora da compra. Confira abaixo o comparativo dos dois dispositivos da Sony e tire suas dúvidas.

Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 (Foto: Arte/TechTudo)

Tela: Xperia M5

O display está entre as especificações que mais chamam a atenção no Xperia M5. O aparelho conta com tela de 5 polegadas e resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), resultando em 441 ppi (pixels por polegada). O Xperia M4 Aqua também possui tela de 5 polegadas, mas a resolução é apenas HD (720 x 1280 pixels), chegando a 294 ppi (pixels por polegada). Para quem é exigente com o display, o M5 oferece uma experiência melhor.

Xperia M5 possui tela FullHD (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Xperia M5 possui tela FullHD (Foto: Divulgação/Sony))Xperia M5 tem tela Full HD (Foto: Divulgação/Sony)

Câmera: Xperia M5

O Xperia M5 também leva vantagem no quesito câmera. O sensor traseiro possui 21.5 megapixels e abertura f/2.2, acompanhado do flash LED. A câmera é capaz de gravar vídeos em 4K e é equipada com a nova função Clear Image Zoom de 5x, possibilitando um zoom digital de até cinco vezes, que, segundo a Sony, consegue resultados equivalentes aos obtidos com o uso de zoom ótico. A fabricante também apostou em melhorias para câmera frontal, que conta com 13 megapixels.

Já o Xperia M4 Aqua tem câmera traseira de 13 megapixels, também acompanhada do flash LED. Ela grava apenas em 1080p e não tem a tecnologia Clear Image Zoom. Em contrapartida, a abertura da lente desse modelo é superior, f/2.0 – para essa especificação, quanto menor o valor melhor, pois a captação de luz é maior. A câmera frontal é de 5 megapixels. 

Quais são os cinco melhores smartphones Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo

O sensor traseiro do Xperia M5 também é melhor, com 21.5 megapixels (Foto: Divulgação/Sony)  (Foto: O sensor traseiro do Xperia M5 também é melhor, com 21.5 megapixels (Foto: Divulgação/Sony) )O sensor traseiro do Xperia M5 também é melhor, com 21.5 megapixels (Foto: Divulgação/Sony)

Design: empate

Os dois smartphones são praticamente idênticos. As diferenças mais evidentes estão no posicionamento e no tamanho do sensor da câmera e dos alto-falantes. O modelo mais novo é ligeiramente mais compacto, mas também um pouco mais pesado. São 145 x 72 x 7,6 mm e 142,5 g para o M5, contra 145,5 x 72,6 x 7,3 mm e 136 gramas do M4 Aqua.

Além disso, eles são vendidos em cores diferentes: o Xperia M5 pode ser encontrado nas cores preto, branco e dourado, enquanto o Xperia M4 Aqua conta com opções em preto, branco e coral.

Xperia M4 Aqua é grande e pouco anatômico  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Xperia M4 Aqua e Xperia M5 são praticamente idênticos (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Desempenho: Xperia M5

Os dois celulares contam com processador octa-core, mas de fabricantes e especificações diferentes. A GPU e a quantidade de memória RAM também mudam.

O Xperia M5 tem processador octa-core Helio X10 da MediaTek com velocidade de 2 GHz, GPU PowerVR G6200 e 3 GB de memória RAM.

O Xperia M4 Aqua tem processador Qualcomm Snapdragon 615, que também é octa-core mas trabalha com velocidades diferentes em seus núcleos. Quatro deles rodam a 1,5 GHz e os outros quatro a 1 GHz. A GPU é uma Adreno 405 e são 2 GB de memória RAM.

No papel, o conjunto de hardware do M5 é superior. O modelo mais novo também tem mais espaço para armazenamento, são 16 GB de memória interna que podem ser expandidos pela entrada de cartão microSD (até 200GB), contra 8 GB de espaço interno com suporte a cartão microSD (até 128 GB) do M4 Aqua. As opções de conectividade são as mesmas: 4G, Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Conjunto de hardware do Xperia M5 é melhor. (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Conjunto de hardware do Xperia M5 é melhor. (Foto: Divulgação/Sony))Conjunto de hardware do Xperia M5 é melhor. (Foto: Divulgação/Sony)

Bateria: empate

O Xperia M5 conta com bateria de 2.600 mAh, enquanto o M4 Aqua tem 2.400 mAh. Na teoria, o M5 deveria alcançar mais horas de uso, mas, na prática, pode ser que isso não ocorra, já que ele conta com um processador que demanda mais.

O chip Snapdragon 615 do M4 Aqua possui uma tecnologia que utiliza os oito núcleos de cada vez. Os mais potentes são responsáveis pelas tarefas pesadas e os outros quatro para as demandas básicas. Apesar disso, ele é capaz de rodar os oito ao mesmo tempo, se for necessário.

A diferença de autonomia entre os dois, no entanto, é pequena. A bateria maior acaba por compensar a potência do chip.

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Disponibilidade e preço: Xperia M4

A Sony passou a vender o Xperia M4 Aqua em junho de 2015 com o preço sugerido de R$ 1.499, porém já pode ser encontrado mais barato em vários lojas do varejo. O Xperia M5 entrou no mercado brasileiro no final de novembro, custando R$ 2.599.

Embaixo d'água, a câmera do Xperia M4 Aqua só funciona pelo botão na lateral  (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Ambos são resistentes à água (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Conclusão: Xperia M5

O Xperia M5 é uma opção mais interessante para os usuários exigentes, já que supera o M4 Aqua em diversos aspectos, como a resolução da tela, processador, memória RAM e câmera. No entanto, o Xperia M4 Aqua tem especificações respeitáveis, se tornando uma ótima opção para aqueles que não fazem questão do conjunto mais potente e querem economizar.

Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 Aqua (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo Xperia M5 e Xperia M4 Aqua (Foto: Arte/TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mariana
    2016-09-20T16:40:00

    Já encontro esse modelo por R$1.800, vale o custo benefício?

  • Everton Turnes
    2016-01-16T09:38:41  

    Tenho um Z3 da Sony que infelizmente as fotos estão ficando horríveis, perdendo longe para o LG G4 da minha esposa, além do que, meus dois filhos possuem um M4 Aqua cada um deles, que já comprei justamente por ser a resistente à água, porém um dos aparelhos já está na assistência por ter entrado água ao entrar na piscina., ou seja, ou as informações da Sony são enganosas com relação as fotos (Z3) e a resistência à água (M4 Aqua) ou então não tive sorte com 02 aparelhos.

    recentes

    populares

    • Everton Turnes
      2016-01-16T09:38:41  

      Everton Turnes, eu comprei meu M4 em dezembro e não tenho problemas com ele, tiro fotos submersas inclusive, não sei se foi o seu caso, mas vale lembrar que o fabricante alerta para que a profundidade máxima seja de 1,5 mt e permanência na água não exceda 30 minutos. Abçs.

  • João Fernando
    2016-01-16T10:58:41

    HTC ou XIAOMI

  • Antonio Junior
    2016-01-16T09:44:02

    Tenho um xperia z 2, entrou água nele e embaçou a lente e o flash , logo depois estufou a bateria e soltou a tampa traseira , tive que trocar a bateria . ainda continua funcionando mais não compro mais celular da sony e nem indico .

  • David Cm
    2016-01-16T02:02:31  

    Primeiro lugar este é o segundo celular da sony que não dura até o final da garantia. Comprei um Xperia z ultra em 2014 e o botão power simplesmente parou de funcionar. Fui até a assistência técnica e eles me deram um novo com uma nova garantia. O novo aparelho simplesmente quebrou a tela após super aquecer sozinho. A tela esta trincada de dentro para fora, não há marcas de quedas, nem nada.

    recentes

    populares

    • David Cm
      2016-01-16T02:02:31  

      Essa matéria só pode ser comprada! Que vergonha Techtudo!!!

  • Admir Rosa
    2016-01-16T08:59:42

    Comparação absurda e desleal. Os equipamentos são totalmente diferentes em tudo. Tenho um Z3 da Sony que é impressionante. Aparelho completo. Se comparar Sony x Samsung, da Sony disparado. A Samsung lança aparelhos e abandona o usuário. Suporte e atualização zero. Sempre Sony.

  • Antonio Almeida
    2016-01-16T08:32:57

    minha filha comprou o m2 aqua e entrou numa piscina de menos de 1 metro, fechou todas a tampinhas mesmo assim o celular encheu de água e travou (ma vedação das tampinha usb ) , Mandou para a sony. resultado, alegaram mau uso e ela ficou com um prejuízo de mais de 1000 reais. (Cuidado com esse celulares a prova d'agua)

  • Ezequiel Rodrigues
    2016-01-16T08:02:46

    SONY uma porcaria de celular!

  • Aloisio Junior
    2016-01-16T00:12:58  

    não tem Autorizada no Rio de Janeiro (Pecado mortal)

    recentes

    populares

    • Aloisio Junior
      2016-01-16T00:12:58  

      so mais o galaxi Aloisio

  • Krodoaldo
    2016-01-16T03:59:17

    2600 reais...kkkkkkkkkkkkkkkkk tem quer ser muito trouxa pra comprar esses celulares da pony!

  • Ricardo Santos
    2016-01-15T22:11:26  

    Baterias ruins e ultrapassadas. O papo de hoje é acima de 3000 mAh.

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2016-01-15T22:11:26  

      bla bla bla

  • Fernando Bernardes
    2016-01-16T01:36:09

    Post patrocinado. 2celulares Sony?!?!?!

  • Alexandre Kalil
    2016-01-15T15:17:31  

    ANDROIDO NUNCA MAIS , SÓ SE FOR ANDROID DA CABEÇA!

    recentes

    populares

    • Alexandre Kalil
      2016-01-15T15:17:31  

      Android e favela! Um foi feito para o outro...pobre por si só,já leva uma vida travada!

  • Marcelino Silva
    2016-01-16T00:33:27

    meu velho lumia 720 já caiu de uma altura de dois metros no mármore, sem capinha , sem película e não aconteceu nada e não tem nem um risco na tela, trocar essa porcaria prá que?

  • Wilmar Silva
    2016-01-15T23:31:37

    Tenho a muito tempo um Nokia 930' coloca estes no bolso e os demais!

  • Katapimba
    2016-01-15T14:18:07  

    De verdade, acho legal quem não tem condições de ter um iphone se esforçar nesses aí

    recentes

    populares

    • Katapimba
      2016-01-15T14:18:07  

      Xperia trava trava tentou mandar um abraço mas travou na metade do caminho!

    recentes

    populares

    • Katapimba
      2016-01-15T14:18:07  

      Qualquer ramelento tem condições de comprar um iphone em 500x, so que tem gente que tem noção do que faz

  • Rodrigo Nobre
    2016-01-15T14:48:54  

    Os comentários dessa página são em sua maioria pobres que compraram um iPhone em 500 vezes nas casas bahia... E ficam falando que iPhone é o melhor do mundo

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nobre
      2016-01-15T14:48:54  

      ibosta

  • Ivan Aragão
    2016-01-15T22:09:39

    O Pior celular de toda minha vida, prestem atenção nesse comentario, jamais comprem esse tal M4 é uma bosta.

  • Ioseff 2000
    2016-01-15T20:55:33  

    R$2600 em aparelho com 16gb,sem contar que os aparelhos da sony possui excelentes configurações na teoria porque na prática não são nem a metade do que diz ser,falo de experiência própria .

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2016-01-15T20:55:33  

      Eu já tive diversos aparelhos de marcas diferentes, de todos os aparelhos que eu tive, os melhores foram da motorola, custo benefício bom, e aparelho super potente, só deixa a deseja um pouco na câmera mais o resto e show, atualmente tenho o moto maxx, câmera 23 mega, 64 giga, carregamento turbo, bateria 3900 ah, aplicativo moto voz que e um espetáculo, não tem marca melhor, tudo que eles lançam e pra melhor benefício pró usuário, fica aí a dica

  • Alexandre Alves
    2016-01-15T21:50:59

    A Pergunta que não quer calar: Ele Humilha ????

  • Wladimir Froes
    2016-01-15T17:43:46  

    Melhor celular do mundo (camera, som com fone ou sem.) é HTC.

    recentes

    populares

    • Wladimir Froes
      2016-01-15T17:43:46  

      no quesito grill então.... ganha de lavada

  • Cgirumble14
    2016-01-15T21:38:36

    Não comprem essas porcarias. Caros demais e com opções melhores. Se continuar assim vão empurrar só tranqueira pra cima de vocês, e caro.

  • Julia
    2016-01-15T21:28:36

    !!Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • Geraldo Leite
    2016-01-15T13:38:12  

    Matéria paga. Isso não tem nada a ver com comparativos entres smartphones, e sim, uma tentativa de empurrar umas tranqueiras nos incautos!!!

    recentes

    populares

    • Geraldo Leite
      2016-01-15T13:38:12  

      Alguém duvida? hehehe Tudo aqui é pago... nada sai de graça.

    recentes

    populares

    • Geraldo Leite
      2016-01-15T13:38:12  

      $$$$$$$$$$

  • Linguador
    2016-01-15T18:11:52  

    Os comentários dessa página são em sua maioria favelados que compraram uma porcaria de celular com Android de R$ 200 no camelô da esquina... Aí ficam falando que o seu Android vive travando e pegando vírus sem parar.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-01-15T18:11:52