24/02/2016 09h07 - Atualizado em 26/02/2016 10h35

5G vem aí e o Brasil pode ser um dos líderes do projeto mundial; entenda

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2016, em Barcelona*

O 5G está mais perto do que nunca. E ele vai mudar a nossa relação com a Internet. Durante o Mobile World Congress (MWC), conexões mais rápidas e eficazes foram tão importantes quanto gadgets como Galaxy S7 ou LG G5. O Brasil não poderia ficar fora dessa tecnologia.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Para tentar fazer diferente do que foi feito com o 4G – quando ficamos de fora da criação da rede – o ministro das Comunicações, André Figueiredo, veio pessoalmente assinar um acordo para desenvolver o 5G no mundo. Em conversa exclusiva com o TechTudo, Figueiredo garantiu que, dessa vez, seremos protagonistas, e não espectadores, da nova tecnologia.

Segurança no celular: veja dicas para proteger dados e evitar hackers

André Figueiredo, ministro das Comunicações, fala sobre internet 5G na MWC 2015 (Foto: Reprodução/Ministério das Comunicações)Ministro das Comunicações, André Figueiredo, assina acordo para desenvolver internet 5G no mundo durante o MWC 2016 (Foto: Reprodução/Ministério das Comunicações)

“O Brasil quer investir no futuro e, assim como Japão e China, faz parte do grupo de países que vai participar ativamente do desenvolvimento ativo do 5G em nível mundial”, disse. Ainda para o ministro, o esforço para o desenvolvimento do 5G não prejudica a implementação do 4G, que anda bastante atrasada no pais.

“O desenvolvimento do 5G ainda está muito embrionário. Mas tudo está evoluindo muito rápido. Se a gente participa do início da padronização, com certeza o Brasil vai contribuir mais para adoção desse processo”, explicou Figueiredo.

Jay Parikh garante: Facebook não vai virar 'operadora de celular' (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Jay Parikh garante: Facebook não vai virar 'operadora de celular' (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Mas, se o cenário para o futuro, quando falamos de 5G, parece promissor, o panorama atual segue desapontador. E para ajudar países como o Brasil – além de outros em desenvolvimento na Ásia, Oriente Médio e África – os especialistas do Facebook Jay Parikh, Yael Maguire mostraram, também no Mobile World Congress – seu plano para ajudar a levar Internet para regiões que, hoje, seguem sem conexão. Vivem offline, atualmente, 1.7 bilhão de pessoas.

Qual é a melhor empresa de banda larga no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo

Os drones ou Vants (veículos aéreos não-tripulados) terão autonomia de até 3 meses (hoje o recorde é de duas semanas!), voarão acima das nuvens (e estarão imunes a condições climáticas) e da aviação comercial. Ainda segundo o Facebook, o avião, que está “escondido” em algum lugar dos Estados Unidos ainda depende de ajustes para voar, o que deve acontecer em breve.

Painel solar flexível do drone do Facebook (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Painel solar flexível do drone do Facebook (Foto: Fabrício Vitorino /TechTudo)

O painel solar do aparelho é realmente muito leve. E, para fazer o drone voar, ele precisa ser ainda rígido e resistente. Nas amostras que o TechTudo pôde conferir, a densidade e a leveza do material impressionam. Sobretudo se levarmos em consideração o que temos disponível no mercado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para conectar as cidades “isoladas”, o Vant precisará alinhar um laser, que tem o diâmetro de um cabo de vassoura entre 18km – quase a distância de uma meia-maratona – com a precisão de uma moeda de 10 centavos. Ou seja, praticamente uma missão impossível.

Painel rígido do Facebook é incrivelmente leve (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Painel rígido do Facebook é incrivelmente leve (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

E não adianta, segundo os engenheiros do Facebook, levar uma conexão 2G para quem não tem nada. É preciso pensar hoje no que virá amanhã. E apenas a Internet 5G, com seu baixo custo e alta capacidade, além da maleabilidade suficiente para a “Internet das coisas”, seria uma opção viável.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

“Não queremos ser a operadora. Não queremos operar isso, mas queremos que a comunidade, que outras companhias e provedores, usem isso. Queremos descobrir e criar a tecnologia”, diz Parikh.

“Qual o motivo de o Facebook está fazendo isso? A nossa missão é conectar as pessoas no mundo. Para isso, construímos uma plataforma digital, uma rede social, que conecta 1.5 bilhão de pessoas. Mas ainda há bilhões de pessoas no mundo. E queremos que elas tenham acesso à informação”, diz Maguire.

Para especialista do Facebook, é preciso levar internet de qualidade a todos (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Para especialista do Facebook, é preciso levar internet de qualidade a todos (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Ao que parece, Facebook vai cada vez mais “mudando” sua cara e buscando outros objetivos. E o 5G, tema do momento, parece aproximar a empresa de Mark Zuckerberg do governo brasileiro. “Nós fomos apresentados o projeto do Facebook nesta quarta (23) e gostamos. Toda ajuda é válida, mas o Brasil vai ter todo o seu território coberto por um satélite”, finaliza Figueiredo. É esperar para ver os próximos capítulos dessa novela, que está apenas começando.

Além disso, Fabrício Vitorino falou mais sobre a implementação da tecnologia 5G no Brasil na rádio CBN. Ouça o boletim:

Brasil participará ativamente da implementação da tecnologia 5G, diz ministro das Comunicações

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Guatura
    2017-06-09T22:07:15

    Não conseguiram fazer nem o 3g funcionar direito... já falam em 5g?

  • Tenente Zureta
    2016-03-01T07:01:32  

    Brasil não consegue ser mais líder nem no futebol.... quanto mais em projeto tecnológico.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-03-01T07:01:32  

      Ainda bem que não consegue ser líder no futebol mais, precisamos ser reconhecidos por coisas além dessa futilidade, isso sem falar do carnaval.

  • Daniel Cunha
    2016-02-29T09:08:31

    A Google já lançou um projeto parecido, 5G através de Drone. E quanto ao Brasil ser "protagonista" no mundo neste projeto?? Piada de muito mal gosto. Infraestrutura péssima, serviço extremamente caro e de péssima qualidade, podem ter certeza de uma coisa, podem ate melhorar a infraestrutura do país, mas adivinhem quem pagará esta conta!!!

  • Hediel Feitosa
    2016-02-28T21:17:47

    os Ministros brasileiros deviam ter vergonha, e trabalhar com a verdade. o Brasil não tem estrutura decente nem no 3G, que dirá 5G. parem de sonhar, pois nem serviços móveis de qualidade e com preços justo, o Brasil consegue oferecer. é muita hipocrisia.

  • Edilamario Souza
    2016-02-26T10:15:14

    Aqui no Brasil tem lugares que não tem sinal de Tv, radio e internet, agora esse ai querendo aparecer com 5G, isso sim é a piada do século.

  • Rafael Silva
    2016-02-25T22:28:02

    Piada, só vai funcionar em uma área de 100 metros quadrados, ainda estamos no 2G, tem lugar que nem isso ,tem

  • Thiago Fialho
    2016-02-24T16:33:44

    HUAHUAHUAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUA Q PIADA CARA BRASIL LIDER DO 5G KKKKKKK ESSA É MUITO BOA MITOU!

  • Bruno Borges
    2016-02-24T16:32:02

    A ultima foto o cara é irmão do Marco Luque kkkkk'

  • Zé Caichão
    2016-02-24T15:15:23

    BRASIL O PAIS HU3HU3HU3, NAO FUNCIONA NEM O 3G AINDA

  • Alysson Oliveira
    2016-02-24T09:54:03  

    Se o 4G não funciona direito, imagine o 5G!

    recentes

    populares

    • Alysson Oliveira
      2016-02-24T09:54:03  

      nem o 3G funciona 100%